Lobo Solitário #1

Resenhas - Lobo Solitário volume 01

1 | 2 | 3 | 4

Teo 26/03/2024

Um clássico
Desde criança li muitos mangás, mas é a primeira vez que decido colecionar em mídia física, por isso fiquei na dúvida em por qual começar a coleção e decidi em fim dar inicio com "O lobo solitário" já que é dito por muitos como um dos melhores da história, se não o melhor. Meu Deus, esses comentários não poderiam estar mais certos!

De inicio estava achando somente bom, nada demais, mas na reta final ele começou a dar indícios do que realmente se tratava a obra e de todo o rumo que a obra tomaria. Por causa disso, não consegui tirar o olho de cada página, li em uma única tarde, e não só me fez gostar demais da obra como também me deu vontade de completar esta coleção o mais rápido possível. Realmente uma obra prima japonesa.

Lu._.zia 16/01/2024

Neste mangá acompanhamos a trajetória de Itto Ogami, um ronin (samurai sem mestre) em busca de vingança, o Lobo Solitário. A história é ambientada no período Edo (1600-1868), a época de ouro dos samurais. Ogami é um exímio assassino que oferece sua espada para aluguel, ignorando muitas vezes o código de honra samurai a fim de cumprir seus objetivos. Mas o lobo não é tão solitário assim. Ogami tem a companhia de seu filho, Daigoro, um bebê de colo que quase sempre exerce papel de ajudante nas missões arriscadas em que o pai se envolve. Os dois são sobreviventes da família Ogami, que foi vítima de uma trama da família Yagyu. Todos do clã Ogami foram assassinados, exceto Itto Ogami e seu filho. O samurai passa a vagar pelo Japão feudal com a intenção de executar sua vingança, juntando dinheiro como assassino de aluguel.
Cada capítulo traz uma história diferente e independente das demais. Isso reforça a ideia de que o objetivo de Ogami é apenas cumprir a missão para a qual foi pago e depois partir. Algumas missões são, aparentemente, impossíveis de serem realizadas, mas Ogami consegue cumpri-las com facilidade devido à sua grande habilidade, força e inteligência.
Aqui, temos uma obra destinada ao público adulto e, através de um traço realista, quase cinematográfico, presenciamos batalhas sangrentas e doses de violência. Outro ponto interessante é a pureza e a inocência do bebê que contrastam com a personalidade fria e impiedosa do pai.
Um clássico japonês que todos os amantes dos quadrinhos precisam conhecer. Lobo Solitário ultrapassou fronteiras espaciais e temporais, um grande marco na história dos mangás feito pela “dupla de ouro”, Koike e Kojima.

Will 10/12/2023

Uma das HQs mais relevantes da história!
Um espetáculo em 28 volumes; que pena ter terminado essa epopeia sobre honra, vingança e autoconhecimento.

A reta final é um absurdo de tão excepcional. Tive um temor genuíno pelos personagens, um medo de perdê-los (algo que só vivenciei nas HQs em The Walking Dead).

Daigoro, Itto Ogami e, por que não, Retsudô Yagyu: a dinâmica entre esses três é algo que só se vê em obras-primas!

Oscar.Valeriano 08/07/2023

Primeiro volume da saga de Itto Ogami, começa a mostrar sua trajetória como lobo solitário e mestre da espada.

Polli 07/07/2023

Não dá para largar a leitura, o lobo solitário é muito estratégico ao mesmo tempo que se importa com o filho e cuida dele, um lobo em pele de cordeiro, desde o início vemos o caminho que pai e filho estão seguindo, com muita calma o que me deixa chocada pelo tanto de desafios que os dois encontram, somos introduzidos da história que o lobo solitário se virou contra o Xogun (figura de poder, lider dos senhores feudais) e está buscando vingança, quero ver mais do desenrolar da história nos próximos volumes.

Felipe Lima 18/06/2023

O Início de uma Lenda
Cinco anos após o meu primeiro contato com "Lobo Solitário", eu decidi revisitar os primeiros volumes para finalmente poder ler a obra integralmente, uma vez que agora eu tenho todos os volumes. O primeiro volume (O Caminho do Assassino) traz boas histórias sobre o ronin que vaga pelo Japão feudal alugando a sua espada e seu filho, apresentando mais conceitos da lenda da personagem titulo do que de Itto Ogami propriamente dito.
Enquanto eu lia o primeiro conto ("Alugo minha espada, alugo meu filho"), eu me peguei pensando porquê eu tinha gostado tanto deste manga quando eu li a primeira vez. A narrativa era lenta, recheada de clichês nos quais o personagem fazia poses depois de atacar seus oponentes que pareciam totalmente fora da realidade e até mesmo a minha percepção sobre a arte sofreu com essa revisita, pois ainda que Goseki Kojima tenha belos traços e um ótimo olho para retratar as paisagens nipônicas, é difícil não compará-lo (numa posição desfavorável) a arte de Vagabond.
Contudo, ao terminar de ler o primeiro conto (e especialmente depois de ler o segundo), eu me lembrei qual era a grande cartada da obra de Kazuo Koike: a cada aventura do herói há uma lição que reforça a mística envolta da lenda do Lobo. Mais interessante do que a adaptação dos princípios de Sun Tzu, é a forma como o autor o utiliza em suas narrativa: os ensinamentos sempre vem por meio de ações, nunca por falas explícitas. Estas por sinais também são bem pontuais, acentuando um traço característico em samurais e personagens fortes. Itto Ogami é um homem de ações e poucas palavras, as poucas que são proferidas por ele são muito mais para entender o mundo a sua volta do que para justificar ou anunciar suas ações e motivos.
Deste volume, os contos do "meio" ("Suiou-ryu Zanbatou", "À Espera da Chuva de Outono" e "Formação Hachimon Tonkou") foram o que eu menos gostei. Eles não são necessariamente ruins, mas me parecem muito mais um acúmulo de clichês do gênero que deve agradar a fãs do nicho. Os dois últimos ("Asas para os pássaros, Presas para as feras" e "O Caminho do Assassino") são de longe as melhores aventuras do compilado. O primeiro mostra uma trama redondinha, onde a situação em que a personagem se encontra se encaixa na ideia de um acontecimento que espalharia a fama de Ogami pelo país. E o segundo por mostrar um pouco mais sobre a origem da saga do Ronin assassino e o que o levou a "caminhar pelo meifumadou". Apesar disso, há diálogos e cenas incríveis nessas duas histórias que me fazem compreender a paixão que muitos nutrem pelo mundo dos samurais.

Wilber.Lacerda 28/05/2023

Uma saga que começou muito bem
É a minha segunda experiência lendo esse estilo de mangá. E definitivamente é maravilhoso. Essa história é muito boa. Os desdobramentos de cada conto e as explicações dos motivos do protagonista sendo entregue aos poucos, aliado a toda a ambientação e contexto histórico. Torna essa obra muito rica.

Thalia86 10/05/2023

Épico
Vi muita gente falando que era um dos melhores mangás que existia, comprei e enrolei pra ler com medo de me decepcionar com o hype e fico feliz em dizer que foi uma preocupação atoa. Que inicio magnifico!

Luan Michel 22/01/2023

Caramba?
Não sei como esperei tanto pra ler esse mangá. Simplesmente sensacional, arte, narrativa, personagens, tudo!

Pequod.3 19/01/2023

De fato é um bom quadrinho, principalmente na reta final desse primeiro volume já fica claro para mim porquê é uma obra tão reverenciada.

Barbara Miho 24/11/2022

Resenha no Instagram @livrosdamiho
Lobo Solitário conta a passagem de Itto Ogami e seu filho Daigoro no Japão Feudal. Itto Ogami é conhecido como o lobo Solitário, o assassino. Mas o amor e cuidado que ele tem por seu filho o torna um homem nobre de valores.

Ele é o melhor espadachim que o Japão Feudal já conheceu, manuseia a sua arma e mata na velocidade da luz.

É realmente um mangá surpreendente, tanto na sua arte quanto na sua história madura. Madura pq este não é um "quadrinho" para crianças. A história é tensa, tem desde situações de deixar o coração aquecido até crimes hediondos.

É uma narrativa complexa e acredito que é isso que torna os mangás do Lobo Solitário tão incrível.

Nina 09/11/2022

Um mangá que esboça a ideologia dos Samurais
Eu queria me aprofundar na tradição dos Samurais por vários caminhos, inclusive pelos mangás. Mas não sei, não funcionou para mim mas sei que é bem famoso e que muitas pessoas gostam.

Rodrigo Leão 11/09/2022

Incrível
Recomendo para quem quer iniciar a ler um bom mangá ,ou até mesmo curar uma ressaca literária , é uma obra clássica.

Marcos Han 01/01/2022

Resenha
Resenha de leitura para validacao e contagem do mesmo pelo aplicativo skoob para contagem no desafio de leitura anual

1 | 2 | 3 | 4