Julie & Julia

Julie & Julia Julie Powell

Resenhas - Julie & Julia

1 | 2 | 3 | 4

KariVegas 16/11/2009

Eu nem sei por onde começar. Começaria elogiando o modo leve e engraçado porém inteligente que Julie Powell escreve? Ou pela veia sarcástica que o livro segue, bem-humorado até na crises de Julie? Ou, quem sabe, pelo marido da mesma, Erik, que é um fofo? Aliás, pelas ótimas descrições dos pratos? Mas escolho começar por aqui: tudo o que foi escrito no livro realmente aconteceu, o que deixa tudo milhões de vezes melhor!

Sim, o blog do projeto realmente aconteceu. Julie & Julia é autobiográfico, não focando apenas nas comidinhas, mas também em Julie e seu marido, seu relacionamento, sua família, seus amigos, sua vida. Eu acho muito corajosa a pessoa que consegue fazer isso, sabe? Abrir sua vida, que é longe de perfeita, para o mundo. E é isso que ela faz, sem mentir ou mascarar as partes dolorosas. Só por isso ela ganhou meu respeito.

Julie estava completamente infeliz e sem saída antes de começar o projeto Julie/Julia: seu trabalho era uma bosta, seus dias enfrentando a gigante New York eram uma bosta, seu apartamento era uma bosta. Para ela, as únicas coisas que a impedia de bater com a cabeça até estourar no chão do metrô eram (a)seu marido e (b)cozinhar.

CONTINUE A LER AQUI: http://karidoread.blogspot.com/2009/11/review-julie-julia.html

Karoline 09/08/2022

Me interessei por esse livro porque adoro o filme, mas esse é um daqueles casos (não tão mais raros quanto antes, na minha experiência) em que a adaptação é melhor. Achei umas passagens bastantes problemáticas, e apesar de entender um pouco das angústias e ansiedades da Julie, me cansou um pouco suas tentativas de piadas durante a narrativa.
Um livro bem ok.

uyara 06/05/2010

meio sabor...
A proposta do livro é descrever o blog de Julie Powell contando sobre suas peripecias na cozinha, tentando fazer todas as receitas do livro de Julia Child em um ano.
O que eu vi foi uma narrativa tumultuada, sem começo nem fim. As vezes ela pulava de um assunto para outro sem se preocupar em situar o leitor e eu me via perdida em fragmentos de história sem um elo entre elas. Ela começa a descrever uma receita e vai ao passado e volta ao presente e fala de coisas que as amigas estavam passando que não tem nada a ver com o que ela estava falando antes.... enfim... uma bagunça.
E A Julia? A Julia nada! Ela coloca alguns pedaços de história da Julia entre alguns capítulos (no total acho que apenas umas 5) que, no fundo, não dizem nada sobre o livro dela ou sua vida na cozinha, e sim sobre o que ela fez antes de entrar para a escola de culinaria.
Não há como o leitor simpatizar com a Julia através dessas cartas, pois durante o "blog"(livro) a Julie não conta muito sobre a vida de Julia, apenas algumas tiradas sobre "como Julie ACHAVA que Julia era".
Espero que o filme seja melhor.

Paula 17/05/2010minha estante
Achei o filme infinitamente melhor! A Meryl Streep está imperdível como Julia Child. Fiquei um tanto decepcionada quando saí do cinema e fui ler o livro. Veja o filme que vc vai gostar! =] Gostei das resenhas, temos em comum o gosto pelos livros que falam de culinária, pelo visto =]

Lia 10/12/2009

Confesso que só tive interesse pelo livro depois de ver o trailer do filme e pensei "por que não?"
Claro que a Julie Powell me deixou desarmada - e me fez passar o final de semana perdida no seu relato - e comovida com o seu modo de falar sobre sua própria vida. Ela se expôs com uma facilidade (aparentemente, pelo menos) impressionante e encantadora. Conduz sua narrativa de forma espirituosa, inteligente, engraçada, sarcástica, enfim, humana. Julie realmente parece estar sendo honesta - em meio à tristeza, aos seus fetiches, à loucura e ao tédio do seu casamento. Powell é uma mulher audaciosa que revelou ao mundo suas feridas, seus podres e sua paixão pela vida. Entregou um ano de sua vida na mão de Julia Child durante um ano e, sem medo, contou sua experiência (que foi meio insana, convenhamos). Mas foi só assim, depois de todos os problemas, da irritação e da tristeza, das lagostas, dos patos, depois de Julia, enfim, que ela conseguiu se encontrar.
O livro é ótimo, e ao terminar fui tomada por uma vontade imensa de conhecer Julie.

Claudiapnm 26/06/2022

Então?não melhorou muito. Algumas partes foram legais. Li que o filme é melhor que o livro, mas não deu muita vontade de ver o filme?triste

Adriely.Yamamotto 01/09/2021

Bon Apetit
Adorei esse livro!! Além de uma leitura leve e engraçada (estava precisando) conta uma história cheia de percalços, vontade de desistir, surtos, insatisfação com a vida e pequenas coisas que são imensamente importantes.
5 estrelas sem nenhum questionamento.

Ana 14/09/2010

O filme é melhor que o livro
Junto-me aos que consideram, pela primeira vez na história, o filme melhor do que o livro.

O texto não flui em um ritmo bom. A tradução é definitivamente ruim. Na primeira página a tradutora optou por deixar "Left Bank" na inserção de Julia, falando-se em Paris. Demonstra desinteresse pela tradução, porque obviamente não se fala inglês na frança, então se você vai deixar o nome em alguma língua, é francês (Rive Gauve) ou traduza para margem esquerda, oras, já que estava traduzido no original. E assim prossegue o livro, truncado e com um ritmo esquisito.

Não sei se o texto original é ruim assim, mas desconfio seriamente que não seja brilhante. Talvez eu me dê ao trabalho de lê-lo em inglês se esbarrar com ele por aí, então poderei dizer.

Há partes boas, o desespero dela, algumas piadas, ela parece muito honesta na narrativa, só que confusa.

Recomendo aos encantados pelo filme a leitura de "Minha vida na França", que é realmente genial, fluido, fácil e doce.

Ari 06/11/2010minha estante
concordo em gênero, número e grau com vc!!!
e vc só aumentou a minha vontade de comprar e ler o Minha vida na França. ^^

Patricia.Granado 11/04/2021

Comida... Que ótimo assunto para um livro!
Apesar desse ser o tema principal do livro, a comida é só uma boa fotma pra dar "liga"! Pra mim, o tema principal é superação. Conquistar o que nem mesmo vc acha que vai conseguir, mas que aí mesmo tempo, não está disposta a desistir! Gostei, bastante! O tipo de livro que te faz ter vontade de cozinhar, comer, ir para NY, viajar, fazer um blog, etc, etc... Um livro leve, como eu estava precisando no momento, depois de ler dois livros bem "pesados". Recomendo se essa for também a sua intenção! E se não for, recomendo do mesmo jeito!

Thayana 11/09/2015

Que decepção!
Que decepção é ver um filme tão encantador estrelado por duas atrizes tão queridas e bem conceituadas como Amy Adams e Meryl Streep, sentir a necessidade de saber mais da história dessas duas Julias e ir de encontro com um livro tão raso e de gosto tão duvidoso. Julie Powell se mostrou uma pessoa totalmente desinteressante e em nenhum momento pareceu levar o desafio a sério. Todo aquele dramalhão desnecessário e essa necessidade constante de ser o centro do universo meu cansaram.
2 estrelas pelas 2 risadinhas que aconteceram em 2 cenas isoladas.

Carous 27/03/2019

Me junto ao coro que achou o filme melhor do que o livro, mas isso não é problema para mim. Já li outras obras em que gostei mais da adaptação cinematográfica, o que não significa que o livro era ruim.

Não neste caso.

Não escreverei nada que já não foi dito pelos demais leitores que deram nota inferior a três. O livro peca pelo ritmo. E isso é só o começo dos problemas deste livro. A narração é picotada entre Julie preparando a comida, contando (mais) uma anedota irrelevante sobre sua família, irmãos, amigos, o tempo em que era solteira, um dia passando por alguma rua em Nova York, blá blá blá. As histórias chegam do nada e vão a lugar nenhum, deixando o leitor tonto até que Julie retorne a falar da cozinha e o prato do dia.
Eu estava pouco me lixando para todo o círculo social de Julie e depois de ler as histórias, meu interesse diminuiu ainda mais, se é possível.
A tradução também não é das melhores. Mas desconfio que o texto original não seja muito melhor do que isso.

É irônico ter uma cena no filme em que Julie reclama que ninguém quis publicar seu romance. Bom, se ela o escreveu do mesmo jeito que aqui, entendi a razão.

Cortando em miúdos, me arrependi de ter colocado o livro na minha TBR, me arrependi de ter perdido meu tempo lendo. Estava tudo insuportável, mas os últimos 10% do livro foram intermináveis.

O filme é tão divertido, não sei da onde saiu o roteiro!

O que mais me irritou em Julie nem foi maltratar o marido (que nem achei algo tão gritante assim a ponto de destacar como outros leitores), nem o excesso de palavrão (idem). É que ela sabia que tinha uma receita para preparar quando retornasse para casa, mas parecia incapaz de ler a porra da receita para ver quais ingredientes eram necessários, o modo de preparo (para não ter surpresas ao descobrir que o frango precisava ficar dois dias descansando no molho, por exemplo) e ainda tinha piti quando dava tudo errado. Ela e o marido passaram dois anos neste projeto engordando com jantares ruins. Tem noção?

Último conselho que dou é de não ler este livro com fome ou durante uma refeição. Não porque as receitas te darão água na boca, mas porque ela é porca e os relatos detalhados do estado da cozinha ao longo deste ano lhe darão nojo.
Ela tenta fazer graça com esse traço pessoal dela, porém não há graça nenhuma em falta de higiene.

E é isto. Viu o filme? Dê-se por satisfeito. Se detestou o filme melhor nem passar perto deste livro então.

Viviane.Lopes.Costa 30/05/2023

Precisamos falar sobre Julie Powell
Precisamos falar sobre Julie Powell e este livro?
Geralmente sou bem sucinta sobre os livros que leio, porém, coisas bizarras aconteceram durante esta leitura e eu preciso falar?
Antes de mais nada preciso dizer q foram preciso dois exemplares, quase um terceiro para que esta leitura fosse concluída, uma vez que afoguei o primeiro e o substituto, comprado com urgência em um sebo lá do centro, praticamente se desfez na minha mão?
Hoje, quase ao final da leitura me perguntei o que teria sido feito de Julie Powell e me meti no Google para saber? imaginem qual não foi meu susto e total choque ao descobrir q a moça havia falecido de parada cardíaca em outubro do ano passado?

Sobre o livro, o que dizer da releitura de Julie & Julia?
Não sei!
Me lembro de ter amado o livro na primeira vez que o li há muitos anos e, agora com a leitura de ?Minha Vida na França? de Julia Child, achei que seria uma ótima oportunidade para reler?
Bom?
Não sei se foi a tradução (já que li uma outra versão de uma outra editora) ou se foi influência do pavoroso ?Destrinchando? (resenha aqui em algum lugar deste Skoob) eu achei Julie extremamente mimada e oportunista?
Talvez Julia estivesse certa a respeito dela?
Coisas que eu tinha achado extremamente divertidas na primeira leitura, apresentaram-se bastante infantis e imaturas nessa?
Mediante a isso, e ao fato que não é de bom tom falar mal dos mortos, diremos aqui que a leitura foi deveras agradável, porém, definitivamente os únicos 15 minutos de fama de Julie Powell?

Tami 24/01/2012

Apenas para quem gosta de culinária
Esse livro li como parte do Desafio Literário, do mês de Janeiro.
Acho que superação é uma palavra um pouco forte para o livro. Desafio tudo bem, mas superação? Não senti muita diferença entre a Julie de antes do desafio e a de depois. Ok, ela escreveu um blog, depois um livro, e ficou famosa por isso. Mas e o que mais? Além de tudo, ela não tinha uma vida difícil para ser superada, apenas não estava satisfeita.

Não foi um livro que me chamou muita atenção. Talvez porque eu saiba nada de cozinha, fiquei meio boiando em várias partes - e decididamente não entendo toda a empolgação da Julie. O livro tem muitas e muitas partes com descrições de receitas, ingredientes, formas e utensílios que não tenho ideia do que são.

Como o livro gira muito (muito mesmo) em torno dos pratos que ela faz, acabou não me interessando tanto. Contudo, as partes que fugiam um pouco disso eram legais.

"Até onde sei, não há no mundo som mais sexy do que os arrulhos do homem que você ama diante dos crepes que você fez para ele. E isso manda para o inferno o Botox e os pescoços pelancudos."

Não consegui sentir muito a ligação Julie e Julia. Tirando alguns momentos, o livro poderia simplesmente ser algo como "Julie e seu desafio culinário". Julia está ali simplesmente como coadjuvante - que poderia ser substituída por qualquer outro livro antigo e famoso de culinária.

As partes mais interessantes - para mim - são justamente quando ela sai da cozinha. Comentários sobre o seu blog são engraçados e alguns fazem pensar - em especial uma comparação da relação diários x blogs.
A parte final também é interessante, onde realmente (e finalmente) se vê mais a ligação Julie e Julia - e o que Julie conseguiu tirar de inspiração.

Enfim, não foi o meu estilo de livro. Se não fosse pelo Desafio Literário, provavelmente não teria pego ele para ler. Talvez quem goste de culinária ache mais interessante, consiga entender e se identificar melhor.
Dizem que o filme é legal (e que é um daqueles raros casos onde o filme é melhor que o livro), fiquei curiosa para ver!

Resenha publicada em: http://gavetaabandonada.blogspot.com/2012/01/resenha-julie-julia.html

Karin 30/01/2012

Julie e Julia
Tenha uma certeza: para ler Julie e Julia você deve deixar de lado todo o julgamento que você tem sobre comidas. Porque a cozinha francesa é assim: uma grande sensação de sabores que vem dos alimentos que você nunca imaginou que poderiam sem comestíveis.

Julie & Julia conta a história de Julie Powell, uma texana de quase 30 anos, moradora de Nova Yorque, que trabalha como secretária (nada satisfeita!) em uma instituição governamental, com o relógio biológico tiquetaqueando em sua mente e nada feliz com sua vida e o rumo (ou falta dele) que está tomando. Ela (re)descobre a bíblia da culinária francesa para donas de casa norte americanas: Mastering the Art of French Cooking, de Julia Child. Então ela decide fazer um desafio consigo mesma: fazer as 524 receitas contidas no livro em apenas 356 dias, literalmente 1 ano.

Julia começa o projeto o e decide relatar a aventura e suas impressões escrevendo em um blog. Ela relata todas as receitas que são feitas e logo nota que pessoas acompanham toda a “loucura” que ela está fazendo.

O livro vai se desenrolando com Julie contando todas as alegrias, frustações, decepções e superações na sua tentativa de “mastering” a culinária francesa. Além de também falar sobre o seu cotidiano e sobre as relações que a cercam. Posso dizer que em determinadas passagens, me identifiquei um pouco com Julie. Muitas mulheres passam por situações parecidas quanndo chega nessa idade.

Vou confessar que enquanto lia o livro não sabia o que escrever na relatar que me aguardava no final. Não sentia inspiração em escrever. A história é leve e agradável com uma pitada de bom humor e sarcasmo. Não sei bem expressar a minha sensação enquanto lia, tinha determinadas horas que não me sentia entusiasmada com a leitura. Em alguns momentos, achava que havia uma certa enrolação a história não desenrolava. mas passou.

Ao mesmo tempo que o livro te apetece, ele também te dá um certo asco. Você se pergunta o tempo todo: – Será que isso é bom?. Descobri que a Cozinha francesa não tem muita frescura, se come de tudo.

Depois de ler Julie e Julia tenho uma certeza não irei comer aspic com ovos, lagosta, muito menos rins.
Silvana Barbosa 17/05/2013minha estante
Ah , eu vi o filme que fizeram sobre o livro , e curti muito ! Legal sua resenha .

1 | 2 | 3 | 4