Conversas Difíceis

Conversas Difíceis Bruce Patton...

Resenhas - Conversas Difíceis

lady day 01/04/2024

"Transmitir uma conversa difícil é como jogar uma granada. Só que não existem granadas diplomáticas"
Tive que marcar como “lido” só pra vir aqui fazer a resenha, mas a realidade é que abandonei essa leitura em 12%.

Fica evidente que se trata de um assunto importante pra nossa vida, tanto pessoal como profissional, mas por algum motivo o livro é ENTEDIANTE.

Em quase 50 páginas lidas, o livro não conseguiu captar minha atenção ao tema, e me pareceu que nessas páginas lidas os autores estavam basicamente dizendo a mesma coisa, utilizando outras palavras.

Pra mim a leitura definitivamente não funcionou! Primeiro abandonado do ano rs

Heloisa Motoki 18/03/2024

Lidando com pessoas no ambiente corporativo e na vida
O livro é um verdadeiro guia, mostra exemplos de ferramentas e diálogos, às vezes soa um pouco artificial e cansativo, mas fale a leitura para quem tem dificuldade em se expressar e quer ter um norte.

Vanessa.Bugdanovicz 31/12/2023

Traz ferramentas para conversas difíceis
Sabe aquela conversa que você tem adiado? Ela será a mais importante para fortalecer seus relacionamentos. Além de apontar a importância delas, o autor traz ferramentas para que você possa conduzi-las de forma que proporcione crescimento a todos, simplesmente sensacional.

LarissaLemes 06/08/2023

Que livro incrível!
Sem dúvida um dos melhores livros que li esse ano! Para mim foi uma virada de chave nas interações com outras pessoas. Recomendo demais.

Tamara 12/07/2023

Leitura obrigatória
Essa leitura me trouxe muitas reflexões, muito prática e cheia de exemplo, acredito ser um livro que deve ser lido todos os anos...

1 12/06/2023

Boa leitura.
Da umas dicas legais sobre como iniciar, manter e termnianr uma conversa difícil. Por exemplo, demissões, finais de relacionamentos, reprovações, entre outras.

Pucca.Farion 01/05/2023

"Os integrantes do Projeto de Negociação de Harvard mostram como lidar com conversas difíceis com mais habilidade e confiança.

Todos os dias nos esforçamos para ter ou evitar conversas difíceis – seja ao lidar com um funcionário de baixo desempenho, discordar do marido ou da esposa, negociar com um cliente ou simplesmente dizer “não” ou “me desculpe”.

Baseado em 15 anos de pesquisas, este livro traz uma abordagem passo a passo para que possamos travar esses diálogos delicados com menos estresse e mais sucesso.

Você vai aprender a:

• decifrar os elementos ocultos de cada conversa difícil
• iniciar uma conversa sem ficar na defensiva
• ouvir o significado do que não está sendo dito
• manter-se equilibrado diante de ataques e acusações
• sair do modo emotivo para o modo de resolução de problemas

Esta edição comemorativa de 10 anos de lançamento inclui a nova seção “Dez perguntas que as pessoas fazem sobre conversas difíceis”.

Livro muito interessante. O melhor ponto dele são os vários exemplos apresentados. Os autores trazem vários casos em que as conversas difíceis estão presentes, explicam o que pode ser aplicado para melhorar a comunicação, e novamente trazem modelo de como a conversa poderia ser feita.

É um livro bem prático, e as ideias apresentadas são fáceis de ser entendidas (apesar de nem sempre serem fáceis de ser aplicadas).

Canoff 14/04/2023

O livro que me ensinou a lidar com pessoas.
Ao comprar esse livro, achei que seria um simples livro de autoajuda, mas me deparei com um conteúdo muito promissor e útil, já que a escrita é bem sucinta e objetiva. O livro reúne vários especialistas nas áreas que cercam o assunto, sendo alguns deles psicólogos, terapeutas, estudiosos do intelecto humano e afins. Os tópicos tratados no livro são bem autoexplicativos, o que faz com que a leitura flua melhor e a compreensão seja priorizada.

O autor aborda a mente humana como algo modelável e extremamente influenciável, apontando assim os erros aparentes e involuntários do ser humano. O livro também conta com diálogos reais, mas habituados para uma didática mais simples, para que haja uma melhor absorção das dicas oferecidas.

O livro me despertou interesse, pois estou em uma vibe de melhorar minha dicção e desenvoltura linguística, e encontrei no livro e na sinopse um conteúdo de qualidade que poderia ser útil nessa minha jornada por uma comunicação melhor. Ao contrário de outros livros de autoajuda encontrados por aí, este livro não oferece soluções milagrosas, muito menos perfeitas.

O autor deixa claro que, para evitar entrar em um diálogo difícil, é preciso, primeiramente, evitá-lo, para que, se possível, tenha um tempo para refletir sobre os pontos positivos e negativos, priorizando sempre a saúde mental. O que chamou minha atenção é que o autor mostra o diálogo sem as abordagens necessárias e, em seguida, reconstitui o diálogo com as técnicas. Isso, além de ser de extrema importância, é uma forma prática de demonstrar a eficácia e veracidade do conteúdo oferecido por ele.

Recomendo este livro para pessoas que não possuem controle emocional/mental em uma discussão calorosa, fazendo com que um simples diálogo visando solucionar problemas do cotidiano se torne um pesadelo iminente.

Notas:
"Não procure alívio de curto prazo a um preço de longo prazo" - posição: 2070; capítulo 8; 52%
"Escutar os outros facilita que escutem você" - posição: 2488; capítulo 10; 62%

Nota: 5/5

- Resenha revisada por IA.

Pam 03/06/2021minha estante
Parabéns pela bela resenha.

Canoff 04/06/2021minha estante
Muito obrigado ;)

Nyna 24/06/2021minha estante
Amei sua resenha.

Canoff 24/06/2021minha estante
Muito obrigado, Nyna ;)

Leo Vieira 15/01/2023

Constantemente enfrentamos conflitos por conta de divergências de gostos, costumes e opiniões. Isso está presente na família, no trabalho, na vizinhança e principalmente nas redes sociais. Vivemos em torno de diferenças que tendem a ficar cada vez mais acaloradas e desgastadas. Este livro é um completo e detalhado manual para identificar, compreender e argumentar sobre coisas importantes sem ser prolixo. Com o domínio da arte da articulação do vocabulário para assim identificar e tecer o problema, sabendo o momento certo para interagir. Com muitas palavras-chaves e organização do argumento, como se fosse um quebra-cabeça. Fala sobre conversas emotivas, comunicação bilateral usada em negócios, separando assunto e emoções pessoais pra não haver debate e confronto. Conexão e diálogos com todo o tipo de amizades e afinidades. Ensina sobre como pedir aumento, terminar relacionamento, fazer crítica, dizer não, enfrentar desrespeito, discordar, pedir desculpas, demitir alguém, como interagir com alguém que te odeia, explicar ao cliente sobre prazo de entrega modificado, se declarar a alguém, etc.
Nossa vida é toda feita de dilemas e problemas a serem resolvidos com diálogo. Em todos esses problemas existem consequências nas escolhas, sejam boas ou ruins e aprendemos que pode haver felicidade nessas duas consequências. Temos que ser realistas e não nos esquivarmos dos desdobramentos e responsabilidades, assim aprendendo a ouvir, identificar e entrar em consenso.
Quando nos sentimos culpados e na necessidade de resolver, fazemos uma projeção dessa culpa, em busca de solução. Quando é o inverso e entramos em confronto com alguém grosseiro, aprendemos a extravasar sem descer ao nível, virando o debate e saindo por cima.
Temos que investigar os dois lados porque a discussão acalorada nos priva de ouvir o outro lado. Conclusões refletem nosso interesse; impaciência demonstra desequilíbrio emocional. O livro ensina sobre a habilidade de unir os dois pontos de vista como consenso. O fumante geralmente sabe o mal do cigarro, mas quem reclama não entende a dificuldade para se largar o vício.. O alcoólatra nem sempre entende o impacto que o vício traz para família e amigos. Aprendemos a atenuar problemas, reconhecer erros e estarmos dispostos à soluções. Para abandonar sensação de culpa, também buscamos solução aprendendo a identificar e encontrar medidas para conscientizar os dois lados. Quando ficamos irritados, não queremos pensar pelo outro e a linha de pensamento gira somente no nosso conflito pessoal. Com o controle de sentimentos, também ficamos com evidências de comunicação visual e verbal, negociando as emoções antes de um embate, não aceitando também ser desrespeitado ou diminuído. Isso é chamado de diálogo de identidade, construindo e integrando nossa personalidade.
Outra questão é compreendermos nosso valor no espaço. Quantas vezes nos permitimos ser menosprezados e até diminuídos para evitar embates, seja no trabalho ou na família? Humildade não é subserviência. Num constrangimento ou irritação, procuramos entender o motivo e focar na solução, antes de qualquer atitude impensada, que possa nos fazer arrepender depois. Gerenciando conflitos e ego, lidamos com perdas, ira, perdão, ressentimentos, até porque perdoar não é esquecer. O domínio sob as nossas ações, pensamentos e sentimentos tomamos a frente na solução de todos os problemas.

Priscila 11/01/2023

O livro apresenta técnicas para serem utilizadas em conversas difíceis. Traz algumas situações cotidianas como exemplo e possíveis soluções de impasse. É denso e talvez até repetitivo, mas útil como um todo.

Rafael.Prearo 08/09/2022

O livro usa bastante exemplos e achei os dialogos bem irreais. Principalmente as respostas. No entanto como todo livro da pra tirar alguns pontos positivos.

Larissa 28/07/2022

Bom driver de conversas e dicas
A mãe de todas as competências profissionais é a comunicação, comecei a fazer a leitura pensando no desenvolvimento das lideranças com que eu atuo, foi um bom direcional para os temas e focos principais que eu gostaria de levar. Indico sim a leitura se você está com um propósito similar. ?

AdrielleSantos 24/02/2022

muito bom!
contém instruções e dicas valiosíssimas que me ajudaram bastante.
recomendo a leitura!!!!
Luara 25/02/2022minha estante

Lucimaura.0 08/04/2021

Desorganizado
O livro tem uma temática incrível. Como lidar com conversas difíceis? Não são raros os momentos que transformamos pequenas coisas em grandes problemas simplesmente pelo fato de não ter uma comunicação eficiente. O livro cumpre sim o que propõe, ele fornece dicas e exemplos para amenizar conversas difíceis e chegar em uma resolução de conflito. Porém, é um livro muito arrastado. A forma como o conteúdo é exposto é bem desorganizada, sem uma linha lógica e muito repetitivo. Por conta disso, a absorção de informações é dificultada, pois é uma leitura bem cansativa. Além do mais, pode se dizer que o conteúdo de todo o livro é entregue apenas no final. Se tivesse uma escrita e a estruturação mais organizada seria melhor e mais rentável.

Velym 01/04/2021

Super válida a leitura
Esse livro que foi escrito por um projeto para estudantes de Direito, mostra páginas ferramentas para lidarmos com conversas difíceis.

Com vários exemplos de situações, acompanhamos como conduzir uma conversa para entender os diferentes pontos de vista, nossas emoções e como isso afeta nossa identidade.

Também somos convidados a pensar se o tema vale a pena ser abordado, a sermos ouvintes sinceros e usarmos de perguntas e formas de parafrasear o que o outro verbalizou.

Tudo para lidarmos melhor com conversas. ?