Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?

Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? Lemony Snicket

Resenhas - Quem poderia ser a uma hora dessas?

Página&Projetor 03/02/2014

Visto pela primeira vez na compilação de acontecimentos denominada “Desventuras em Série”, que narra a história dos Irmãos Baudelaire, Lemony Snicket (pseudônimo do autor Daniel Handler) volta a se apresentar aos leitores. Porém, desta vez conhecemos o sagaz investigador no início de sua carreira, ainda criança, trabalhando como aprendiz na resolução de mistérios em uma cidadezinha pitoresca chamada Manchado-pelo-mar [...] Leia a resenha completa no blog (link abaixo)

site: http://paginaeprojetor.wordpress.com/2014/01/14/resenha-quem-poderia-ser-a-uma-hora-dessas/

Kéu 25/01/2014

Havia um vilarejo, uma garota e também um roubo.
"Dizem que em toda biblioteca existe um livro capaz de responder uma questão que queima como fogo em sua mente." (Dashiell Qwerty, pág 76)

Lemony Snicket teve uma educação incomum, uma juventude desconcertante e uma vida adulta desesperadora - como pudemos conferir em seus relatos recolhidos e publicados em "Desventuras em Série".

"Quem poderia ser a uma hora dessas?" é uma das muitas perguntas erradas feitas ao longo do livro, onde Lemony, então com quase treze anos, está recém ingressado em uma sociedade secreta e é aprendiz de S. Theodora Markson, que ocupa a colocação de 52ª melhor tutora em uma lista de 52 tutores. Mas Lemony a escolheu de propósito, para que possa realizar um trabalho paralelo, e juntar-se a uma aliada misteriosa. Enquanto isso, está preso na cidadezinha de Manchado-pelo-mar, com suas florestas de algas e suas cavernas cheias de polvos assustados que soltam tinta, para solucionar o roubo de um objeto que não foi roubado.

Estando ou não familiarizado com a escrita de Snicket, é possível se divertir com o tom noir utilizado, personagens exóticos e bem caracterizados e cenários melancólicos e decadentes.

"Este livro vai me ajudar a entender as questões não respondidas em Desventuras em Série?" e "Afinal, quem poderia ser a uma hora destas?" são perguntas erradas a se fazer. A pergunta correta seria: "Por que este livro ainda não está na minha estante?".

naniedias 17/11/2012

Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?, de Lemony Snicket
Lemony Snicket já tem quase treze anos e acabou de se formar.
Agora é hora de ir para uma nova escola.

Só que ele deixa uma escada guardada no banheiro e decide partir em busca de uma aventura com a pior dentre cinquenta e dois tutores de uma misteriosa organização, embora ele pudesse ter coisa melhor (mas só com a pior tutora ele teria chances de continuar seus planos com sua aliada), para começar seu aprendizado.
Mas as coisas não saíram conforme planejado por ele e o menino acaba na cidade de Manchado-pelo-mar, onde terá que resolver o roubo de um objeto que nunca foi roubado.

Se pelo menos o garoto não ficasse fazendo todas as perguntas erradas...

O que eu achei do livro:
Eu AMEI o livro!
Sou super fã de Lemony Snicket e... peraí, como assim você nunca ouviu falar de Lemony Snicket?

Lemony Snicket é um heterônimo de Daniel Handler. Ele é o autor-personagem da série Desventuras em Série (que eu adoro!) e agora é o protagonista da nova série Só Perguntas Erradas.
Nessa série - que será composta por quatro livros - Snicket narra a história em primeira pessoa, como usual, mas dessa vez é uma aventura protagonizada por ele mesmo em sua adolescência (ou seja, antes dos acontecimentos de Desventuras em Série).

A escrita de Snicket é simples, dinâmica e super gostosa - a leitura é muito rápida e uma delícia!
O autor continua sarcástico, com aquelas tiradas que seus fãs gostam tanto.

Quem ainda não leu a história dos irmãos Baudelaire pode ler essa história sem o menor problema. Como as aventuras de Só Perguntas Erradas acontecem antes, acredito que em nenhum livro dessa série o leitor se depare com algo que possa ser considerado spoiler da outra (embora eu esteja ansiosamente esperando saber mais sobre a misteriosa organização nos próximos livros).

O autor preenche a história de mistérios e resolve apenas alguns, deixando muita coisa em aberto para os próximos volumes - o que ao mesmo tempo me deixa nervosa e ansiosa pelos próximos volumes, afinal de contas, ele conseguiu me deixar super curiosa sobre um monte de coisas.
Como o primeiro livro da série acaba de ser publicado (não apenas aqui no Brasil, mas lá fora também), o segundo deve sair no ano que vem (eu procurei, mas não consegui encontrar informações sobre o lançamento do segundo volume).

A edição da Seguinte ficou uma graça! Com a capa original (adaptada para o português) e recheada de ilustrações em três cores (branco, preto e azul), o livro é lindo. Achei muito bacana que ele tenha sido publicado aqui no Brasil assim que foi publicado lá fora - os fãs brasileiros não precisaram ficar esperando pela história.
As ilustrações de Seth dão um brilho a mais a obra e confesso que o que mais gostei foi sempre ver o jovem Snicket de costas (será que ele irá aparecer de frente em alguma ilustração?! Quem sabe no último livro da série...).

Ainda irreverente, irônico e divertido como sempre, Lemony Snicket nos conta as suas peripécias em sua nova série Só Perguntas Erradas.
Se eu recomendo o livro?! Só se você gostar de coisa boa... se não gostar de livros hilariantemente bons, talvez não seja uma boa ideia você ler "Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas" - porque o livro realmente é ótimo!

PS: Você já leu Desventuras em Série até o final?! Então provavelmente sabe qual é a organização para a qual Snicket entra nesse livro e como eu ficará ansioso por mais informações que provavelmente não serão reveladas.

Nota: 10

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

Abel Luiz 17/10/2013

Um mistério... misterioso
A história é narrado pelo autor/detetive fictício Lemony Snicket, que também publicou "Desventuras em série", entre outros.
Lemony tem uns 12/13 anos, e é aprendiz de detetive. Sua tutora não está no topo das melhores e ele acaba tendo de resolver o seu primeiro caso praticamente sozinho, pois ele é bem mais cauteloso do que ela. A cidade onde eles estão, Manchado-pelo-mar, guarda muitos mistérios. É toda vazia, muitas casas abandonadas, terrenos baldios, gente estranha e desconfiada e tal. A chegada repentina e mal-contada deles à cidade faz as pessoas ficarem ainda mais desconfiadas, o que aumenta os eventos misteriosos na cidade. Ora, o cara paga suas corridas de táxi com conselhos, ao invés de dinheiro! Também, os motoristas são crianças... Lemony conhece muitos personagens no livro, mas eu desconfiei de quase todos, tipo, você não pode confiar em ninguém, pois cada um tem uma versão. Tem o bibliotecário, os policiais, o filho deles, os taxistas, o cara do hotel, a jornalista e o pai dela, a Milionária e o mordomo, uma jovem que mora sozinha, e por aí vai. [Leia mais no blog]

site: casarvore.blogspot.com.br

03/12/2012

Sempre fazendo as perguntas erradas Snicket.
O livro "Quem poderia ser a uma hora dessas?" é o primeiro dos quatros livros da série 'Só perguntas erradas' escrita pelo famoso escritor Lemony Snicket, que escreveu a série 'Desventuras em Série' .

O livro conta a história narrada em primeira pessoa sobre o primeiro mistério que Lemony Snicket (isso mesmo, o escritor deu ao nome de seu personagem o seu próprio nome), um garoto de 13 anos tem que resolver. Um mistério muito curioso devo dizer, em que as pistas de repente não são mais pistas e vítimas de uma hora para outra podem virar os culpados. É, pelo visto Theodora estava certa quando disse que Lemony não sabia de nada.

O garoto deve de deixar um outro plano que tinha em mente de lado para embarcar em uma aventura junto com sua tutora, na 'cidade' Manchado-pelo-mar, praticamente um vilarejo, muito curioso, que um dia fora habitada e que agora estava abandonada, que antigamente tinha um jornal funcionando e que agora só tinha uma jornalista e que impressionantemente tinha uma floresta de algas.
Lá, ele tem que descobrir o que realmente tinha acontecido com a estatueta, quem eram os culpados, quem era aquela menina misteriosa e por que ele vivia fazendo perguntas erradas.
Acontece que, como já falei para vocês com outras palavras, o mistério é muito maior e muito mais complicado do que ele achava. E por isso mesmo conhecendo várias pessoas e pensando muito, ainda há muitas perguntas (erradas) a se fazer e poucas respostas.

Achei um ótimo livro, um tanto quanto confuso mas muito bom. Afinal, quem já leu 'Desventuras em Série' sabe como Lemony escreve não é mesmo? Recomendo para quem gosta de um bom livro de mistérios e perguntas sem respostas... falando nisso..

O que significa o S?

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 30/09/2013

Só perguntas erradas
Lemony Snicket é um garoto de quase treze anos que teve uma educação incomum. Ele acaba de se formar e precisa passar por um período de experiência: cumprir sua primeira missão sob as ordens de sua nova tutora S. Theodora Markson.
O primeiro encontro com sua tutora não se dá de uma forma muito convencional. Juntos, ele vão para a cidade de Manchado-pelo-Mar, uma cidade quase fantasma. Em Manchado-pelo-Mar, eles recebem a missão de recuperar um objeto roubado que não foi roubado (é isso mesmo que você leu).
Alguns trechos:
"Um mistério se resolve com uma história; e a história começa com uma pista. O problema é que geralmente você não tem ideia do que seja a pista, mesmo achando que sabe." (página 74)
" - Geralmente é esse o caso - eu disse. - O mapa não é o território.
- O que isso quer dizer?
- É uma expressão que os adultos têm para a confusão em que estamos metido.
- Os adultos nunca dizem nada as crianças.
- As crianças também nunca dizem nada aos adultos. - eu disse - As crianças e os adultos deste mundo estão navegando em barcos completamente separados, só se aproximam uns dos outros quando algum de nós precisa de uma carona ou quando algum deles quer que lavemos nossas mãos." (páginas 109 e 110)
Achei o Lemony Snicket um garoto inteligente, muito mais esperto que sua tutora, a S. Theodora Markson (que chegava a ser irritante em algumas partes).
"Quem poderia ser a uma hora dessas - Só Perguntas Erradas" tem várias reviravoltas e muito mistério.
É uma leitura rápida, dá pra ler em um dia, dependendo do tempo que você tenha disponível (a história é divida em capítulos curtos). No final, muita coisa fica sem ser totalmente esclarecida, acredito que por ser o primeiro de uma série de quatro livros.
Sobre a parte estética do livro: o tamanho da letra e das margens é bom; as folhas são amareladas; a capa é bonita (amo azul!), a parte de dentro da capa tem uma estampa de polvos bem legal. As ilustrações de Seth não estão presentes só na capa, mas também ao longo dos capítulos, elas também nos ajudam a entender um pouco mais da história.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2013/09/resenha-livro-quem-poderia-ser-uma-hora.html

JP Scofield 01/04/2024

Sobre Lemony Snicket
Quem Poderia Ser Uma Hora Dessas? É o começo de uma série de livros que conta a história do jovem investigador aprendiz, Lemony Snicket, em sua primeira missão de encontrar um objeto roubado. Mas será que é roubo quando o dono de verdade ainda tem o objeto em suas mãos?

Esse livro sempre me trouxe curiosidade, tanto pela capa quanto por não ter nenhuma informação sobre do que se trata o livro. É uma pura experiência às cegas.

No começo, achei que ia ser só um livro besta infantil, mas me surpreendi com os plot twists e a sagacidade da escrita que te surpreende e faz rir nos momentos certos.

Não gostei muito da ambientação, achei rasa, e o desenvolvimento estranho da Theodora me incomodou também.

Se quer algo leve para ler em 2 dias, indico esse livro.

Jey 09/12/2012

Resenha Quem poderia ser uma hora dessas?

O livro gira em torno de Lemony Snicket que acaba de se formar em alguma organização secreta e terá que desvendar seu primeiro caso (não fica claro que se é o primeiro) junto com uma tutora muito estranha chamada pelo nome de “S” (cabelos encaracolados e selvagens, senti um preconceito com as meninas de cabelos cacheados, tipo eu... ¬¬’) no qual eles foram contratados para recuperar uma estatueta que foi roubada.

É um livro infanto-juvenil, voltado acredito para crianças e pré-adolescentes 10 a 12. Mas recomendo o livro para qualquer adulto. Pois é uma estória cheia de mistério e reviravoltas. E também é livro bem divertido.

O livro é contado em primeira pessoa e temos a visão do próprio Lemony Snicket. É um livro de 235 paginas, no qual levei umas 4 horas para ler, ou seja, é um livro curto. As ilustrações são lindas, o livro inteiro e todo caprichado.

O que é demais desse autor é que os personagens principais são crianças. Só que essas crianças não brincam de carrinho ou bonecas. Elas são peculiares e quando quero utilizar a palavra peculiar quero dizer que elas possuem características admiráveis, únicas e fortes. e conseguem enxerga coisas que maioria dos adultos não quer ver.

A forma como Lemony fala é diferente e engraçada. Ele sempre coloca uma palavra difícil e explica o significado da mesma em relação à ação que esta ocorrendo momento. E esse seu jeito espertalhão deixa sua tutora louca, porque, diga-se de passagem, ela é bem maluquinha e um pouco tapada.

Outro ponto que eu gosto muito do personagem/autor/pseudônimo Lemony Snicket é que ele sempre cita sua relação com bibliotecas e como elas são legais, ou como é interessante ler um livro. Ou seja, é um bom incentivo para as crianças que possivelmente possam ler o livro.

Mais um ponto engraçado e um pouco irritante é que os adultos geralmente são tapados, não entendem mesmo quando a verdade está estampada, não escutam ou não acreditam no que as crianças dizem. Acredito que isso acontece porque é um pouco do que vivemos quando crianças, isso é real, nós adultos várias vezes não damos importância para que uma criança as vezes quer falar.

“Dá um liga” nessa frase – “Repreender alguém deve ser muito divertido, mas muito divertido.Se não fosse, crianças também poderiam fazê-lo.” pg 142
Fala sério, demais neh!

Por que ler este livro:

A escrita de Lemony Snicket(Daniel Handler)lembra-me muito o Tim Burton.Não pelo terror, mas pelo tipo de criatividade.As vezes ele fala sobre um objeto vamos supor a estatueta em questão que foi roubada, como se esta tivesse vida ou fosse uma pessoa entende?
Ele faz de coisas que parecem não ter ligação, pelo menos aparentemente, ter. Os personagens possuem características um tanto quando excêntricas e ele não precisa ficar descrevendo vinte paginas cada personagem para você adotá-los para si ou simplesmente odia-los.
E tudo isso descrito de uma maneira simples, divertida e gostosa de ler. Olha eu não sou escritora e nem li tantos livros.Mas percebo que não são todos os escritores que conseguem ter essa coisa, essa identidade.E eu sinto essa coisa quando leio qualquer coisa desse cara,(tive esse sentimento em desventuras em série também.)

O que aprendi com esse livro?

É bom olhar a simplicidade das coisas, como as crianças fazem. Elas não pensam, elas vivem saca?
Gostei muito desse trecho, um amigo disse-me a mesma coisa um dia anterior a leitura do livro:
“-Tem alguma coisa acontecendo que a gente não está conseguindo enxergar.
-Geralmente é esse o caso – eu disse. – O mapa não é o território.” Pg.109 - Quem poderia ser uma hora dessas?, Lemony Snicket.

Mais resenhas, http://rjkideias.blogspot.com.br/

Jacqueline 27/03/2013

publicada originalmente em http://www.mybooklit.blogspot.com.br
"Ali, parados na porta errada do lugar errado, parecia a coisa errada a se fazer. Mas fizemos mesmo assim. Saber que uma coisa está errada e mesmo assim fazê-la é algo que acontece com bastante frequência na vida, e duvido que algum dia eu saiba o porquê. (pág. 40)

Surpreendentemente, os livros infanto-juvenis vem conquistando um lugar cativo na minha preferência, já que raramente me decepciono com esse gênero. Quem poderia ser a uma hora dessas? foi mais uma leitura que me surpreendeu e agradou completamente.
O autor é o mesmo de Desventuras em série (que eu ainda não li, mas fiquei hiper curiosa). Daniel Handler escreveu a série com o heteronônimo Lemony Snicket, que narra em primeira pessoa a sua entrada para uma organização misteriosa.

Lemony Snicket está prestes a completar 13 anos, e decide escolher a pior tutora da organização - a senhora S. Theodora Markson - a fim de investigar um mistério paralelo com a ajuda de uma aliada misteriosa, ao mesmo tempo em que soluciona o caso do roubo da Fera Ressonante, na cidade de Manchado-pelo-Mar.
O mais interessante da história são os muitos mistérios apresentados durante a narrativa. Mistério esse, que já começa com o nome da tutora, já que ninguém sabe o que o S significa. Muitos deles são revelados ainda neste livro, porém, Snicket deixa um ótimo gancho para a continuação. Não vou detalhar muito o enredo, pois corro o risco de revelar algum spoiler. Apesar de parecer um simples caso de furto, o autor constrói uma trama intrincada, com muitas reviravoltas que prendem a atenção do leitor.

O autor abusa de muita criatividade na construção do enredo, onde a peculiaridade da cidade foi o fator que mais me encantou. Pense em uma cidade que fica à beira mar, só que não tem mar, pois o mesmo foi drenado. Parece esquisito, e é justamente isto que torna a história tão original e envolvente.
Todas as personagens secundários apresentam alguma relevância para a trama. Assim que chega na cidade, Snicket se depara com a jovem Moxie, que sonha em ser jornalista, e se torna peça fundamental na resolução do mistério do roubo.
Apesas da pouca idade, Lemony apresenta um comportamento maduro, exceto pelas perguntas incessantes, características de qualquer menino de sua idade. Perguntas essas que são regadas de sarcarmos.
Além de todo o mistério e do cenário inusitado, Quem poderia ser a uma hora dessas? traz ótimas tiradas de humor, e lindas ilustrações que enriquecem a obra. Um livro que agradará leitores de todas as idades. Estou ansiosa pela continuação, sem data prevista de lançamento.
A Editora Seguinte realizou um ótimo trabalho com a revisão e a capa, que possui um toque aveludado (eu não conseguia parar de alisar).

Alexandre 22/03/2013

Bonzinho.
Uma opção válida para aquela hora que não tem nada melhor a ser feito ou, naquela viagem que não passa nunca. Mas nada mais do que isso.

Si 10/03/2013

ϟ QUEM PODERIA SER A UMA HORA DESSAS? - citações
É interessante olhar para a família de alguém e imaginar como ela pareceria a um estranho.

Ele olhou para mim com o rosto em branco, como uma daquelas páginas no final dos livros que servem para anotações ou segredos.

É verdade que existem coisas mais importantes do que o jantar, mas é difícil ter essas coisas em mente quando a gente não jantou.

Faço o que eu faço, para poder fazer uma outra coisa.

"Interessante" é uma palavra que, neste contexto, quer dizer que aquilo me deixava nervoso.

Isso, é claro, não fazia o menor sentido, mas não há nada de errado em, de vez em quando, olhar pela janela e ficar pensando coisas que não façam sentido, desde que sejam só para você.

Uma boa maneira de falar baixo é simplesmente não falar, o que também é uma boa maneira de não arrumar uma discussão.

É bom escovar os dentes quando você está furioso, porque você escova com mais força e faz um serviço melhor.

Às vezes você tem tempo, dedicação e audácia para dar uma boa dura em alguém, mas não tem ninguém por perto que a mereça.

'Brigou com seu amigo?'
'Não foi uma briga. Eu só disse a coisa errada.'
'Cedo ou tarde, todo mundo faz alguma coisa errada na vida.'

CooltureNews 27/12/2012

Publicada em www.CooltureNews.com.br
Olá! Quem é você? O que você está fazendo aqui, lendo essa resenha? E que horas sai o jantar? Aliás, por que eu comecei essa resenha fazendo Só Perguntas Erradas? Ah, é mesmo! Acabo de lembrar que hoje eu trago para vocês a resenha de Quem poderia ser a uma hora dessas?, o primeiro volume da nova série escrita por Lemony Snicket, autor das tão consagradas Desventuras em Série.

Antes de começar a resenha propriamente dita, devo confessar que, infelizmente, não tive ainda a oportunidade de ler qualquer livro da série Desventuras em Série (pleonasmo detectado?). Sendo assim, não poderei destacar quaisquer ligações interessantes entre as duas obras. Todavia, eu ao menos fiz a lição de casa. Então, para os fãs da série, creio que será interessante saber que Só Perguntas Erradas é uma prequela das Desventuras em Série.

Isso quer dizer que, nos quatro volumes de Só Perguntas Erradas, podemos acompanhar ninguém mais, ninguém menos, do que o próprio Lemony Snicket, em aventuras que se passam enquanto ele efetua seus treinamentos para uma tal “organização que ninguém conhece”. Para os desavisados, que estranharam o fato de o autor participar da obra, saibam que na verdade Lemony Snicket é apenas o pseudônimo usado por Daniel Handler. Com esse subterfúgio, o autor se introduz na história como um personagem-narrador.

Agora que as introduções estão findadas (“findadas” é uma palavra que, aqui, significa que eu me lembrei de parar de enrolar e começar logo a resenha). É... Qualquer pessoa que já estiver acostumada com os escritos de Lemony Snicket saberá que ele faz esse tipo de piada diversas vezes durante suas obras (mas garanto que ele o faz quarenta e duas vezes melhor do que eu).

Quem poderia ser a uma hora dessas? já inicia mostrando o afiado humor de Lemony Snicket. O personagem-narrador nos apresenta seu relato que não deveria ser publicado nesse livro que não deveria ser lido. Nesse quesito, somos quase que seus confidentes. Os pensamentos e interpretações de mundo desse garoto de doze anos nos são apresentados de maneira cômica e sincera. E isso me permitiu uma completa identificação com as desventuras do protagonista.

Nesse quesito, impressiona o carisma não só de Lemony Snicket, mas de todas as outras personagens. Desde a misteriosa Ellington Feint aos divertidíssimos irmãos taxistas, todas as personagens são bastante críveis e interessantes, cada qual com suas características, personalidades e segredos únicos.

Além das personagens, destaca-se também o espaço, pois a cidade de Manchado-pelo-mar é um lugar intrigante e cheio de mistérios. Tudo começa com a estranhíssima necessidade de vestir uma máscara ridícula, toda vez que um sino toca. Além disso, existem algumas estações que extraem tinta de polvos. Quaisquer semelhanças com a extração de petróleo não são mera coincidência.

Repararam também na quantidade de vezes que palavras como “mistério” apareceram na resenha? Isso se dá pelo clima noir que permeia toda a história de Quem poderia ser a uma hora dessa?. Seguindo o estilo e clima dos filmes policiais das décadas de 40 e 50, a obra vai nos ensinando pouco-a-pouco que não devemos confiar em quase ninguém, e que não se deve beber café.

As ilustrações de Seth, que permeiam toda a obra, ilustrando tanto os inícios de capítulos quanto as cenas mais memoráveis, corroboram imensamente para a construção desse tom noir. Isso ocorre não só pela vestimenta e ambientação vistos nas ilustrações, mas os personagens são sempre retratados de perfil, com uma sombra os envolvendo, acrescendo um toque a mais nesse ar já tão misterioso.

Enfim, Quem poderia ser a uma hora dessas? é um livro de literatura infanto-juvenil inteligente e divertido, como há muito tempo não se via. A edição da Editora Seguinte (selo da Companhia das Letras, responsável pela literatura infanto-juvenil) é impecável, pois, além de ser composto por um papel amarelado, o que facilita a leitura, traz uma capa meio aveludada, muito bonita.

No mais, agora passo a palavra à vocês. Há por aí algum leitor de Desventuras em Séries que está ansioso por alguma nova aventura de Lemony Snicket? Se eu continuar com isso, farei outra pergunta errada? Comentem! Vamos fazer dessa resenha um espaço para discussão.

Babi 17/01/2013

Quem Poderia Ser A Uma Hora Dessas? http://tintapink.blogspot.com.br
Lemony Snicket é um gênio.

Lemony Snicket é o personagem principal desta história e também autor. A série Só Perguntas Erradas se passa antes dos acontecimentos de Desventuras Em Série e é contado pelo ponto de vista de Lemony que apesar de sua pouca idade já está treinando para se tornar detetive. Sua primeira missão é ajudar sua treinadora S. Theodora Markson num caso de furto o que neste contexto significa roubo (piada interna), então eles viajam até Manchado-pelo-Mar – que é uma cidade à beira mar sem mar – a procura de pistas e acabam encontrando algo muito mais sombrio e terrível do que eles pensavam (ou melhor, do que Lemony pensava, dúvida que Theodora pense racionalmente em alguma coisa) .

O último livro que li do autor foi Por Isso A Gente Acabou (no qual ele usa seu verdadeiro nome, Daniel Handler) e também li alguns volumes da série Desventuras Em Série quando eu era mais nova. Lendo Quem poderia ser a uma hora dessas? me lembrei dos meus tempos de criança (não que eu seja muito velha ou coisa parecida, mas mesmo assim...) quando eu voltava da escola cansada e pegava um livro de detetive/mistério para me acompanhar durantes as tardes tediosas (ah, sim salve mestre Hercule Poirot).

Quando li este livro me senti tão confortável, tão bem. Este é o tipo de livro que enche sua vida por algumas horas e num dia de chuva se torna a imagem da perfeição. Lemony Snicket não decepciona e entretêm o leitor do começo ao fim. Estou ansiosa pelos próximos livros dessa série.

+ RESENHAS: http://tintapink.blogspot.com.br

stsluciano 03/01/2013

Perguntar para qual faixa etária Lemony Snicket escreveu este livro é uma pergunta errada. Primeiro volume de uma série, "Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas" é o tipo de livro que pode ser lido por qualquer um e boa parte destes leitores vão apreciá-lo. É o tipo de livro que me agrada, me proporciona uma boa leitura sem exigir tanto. Alguns de meus melhores momentos como leitor foram proporcionados por livros assim, e não faz muito tempo…

Acredito que saí na vantagem por ter lido apenas um livro da série de maior sucesso do escritor, "Desventuras em Série", e há bons anos atrás. Li "Hospital Hostil" e, mesmo que um pouco perdido por apanhar o bonde andando e já em alta velocidade, consegui me divertir, assim como me identificar com os personagens e a narrativa de Snicket.

Em "Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas", Snicket é um aprendiz em uma organização misteriosa, que escolhe a pior tutora de uma lista para poder agir mais livremente, sem que ela se dê conta do que ele faz. Apesar de ser um tanto quanto paradoxal, faz sentido em pegar o pior professor da classe se você quer seguir seus próprios caminhos mais livremente: nada como um espertalhão para te barrar o caminho.

Sua tutora, S. Teodora Markson – não pergunte o que significa o S, é um dos mistérios do livro – e sua farta cabeleira rebelde, tem um modo peculiar de agir: em nenhum momento ela questiona o que diz o cliente, e elabora as mais impossíveis teorias para qualquer coisa, além de ter o péssimo hábito de explicar detalhadamente o que diz cada expressão.

Com ela, e sua cabeleira, parte para Manchado-pelo-Mar a bordo de seu esportivo maltratado, até uma enorme mansão. O vilarejo está em plena decadência com a diminuição da produção de tinta, antes maior fonte de renda da região: várias casas estão abandonadas, e um dos poucos comércios é um café automatizado; e são nestes cenários curiosos – entre eles um farol que já foi a sede de um jornal – que Snicket vai ter de desvendar grandes segredos.

Snicket possui um grande talento para compor cenários. Suas locações nunca são corretas - que aqui assume o sentido de certinhas, ou normais - e nos presenteia com uma cidade à beira mar que não tem mais mar por perto, um farol onde funcionava um jornal impresso com tinta de polvo que colocava seus exemplares para secar em uma grande boça; uma enorme mansão tão grande que parece que diversas mansões se juntara; e uma floresta de algas que não morreram quando o mar secou – ou sumiu, ou foi drenado – pelo contrário, cresceram.

Assim como seus personagens. O solícito dono do hotel onde ficam hospedados, Próspero Perdido; Qwerty, o sub-bibliotecário; os irmão Chico e Juca, que dirigem o táxi da família enquanto o pai está doente - e que cobram pela corrida um dica, e não dinheiro - o casal Mitchell, policiais da cidade, que fecham os olhos para as diabruras de seu filho Stew, são personagens adoráveis, estranhamente no lugar certo em uma cidade completamente deslocada do mundo.

Mas não se comparam com Moxie, filha do dono do jornal falido, que vive datilografando em uma máquina de escrever, se preparando para o dia em que trabalhará em um jornal de verdade. É a personagem que mais gostei, e, quando um segundo personagem feminino atrai a atenção do garoto não pude deixar de sentir um pouco de ciúmes por ela, mas o andamento do livro explica tudo.

A narrativa de Snicket me fez lembrar os antigos filmes de espionagens, e o tom de memória que ele assume - inclusive quando diz que o livro não deveria ser lido - só faz aumentar o clima, que é muito bem vindo para a cidade que o autor criou.

O trabalho gráfico da editora Seguinte foi excelente. As letras possuem um bom tamanho e um espaçamento adequado. Você não se cansa de ler e as páginas são consumidas bastante rápido, quase sem que você se aperceba. As ilustrações ajudam a entrar no clima, e estão no lugar certo, o que apesar de óbvio nem sempre é seguido pelas editoras. E o que posso falar da capa? Bastante chamativa, tem um estilo que casou bem com o livro, e ainda por cima é “emborrachada”, quase que não consigo começar a ler, só alisando-a, mas acho que não deveria mencionar isso.

Primeiro volume da série Só Perguntas Erradas, "Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas" não poderia ser um livro melhor. Há mais mistério do que se pode imaginar, o Snicket personagem desde o começo se vê envolvido neles, e a narrativa em primeira pessoa só aumenta o clima. O fato de o leitor pouco saber não estraga a aventura, que, de tão prazerosa, pode ser lida em um dia.

Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2012/12/quem-poderia-ser-uma-hora-dessas.html