Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?

Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? Lemony Snicket

Resenhas - Quem poderia ser a uma hora dessas?

naniedias 17/11/2012

Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?, de Lemony Snicket
Lemony Snicket já tem quase treze anos e acabou de se formar.
Agora é hora de ir para uma nova escola.

Só que ele deixa uma escada guardada no banheiro e decide partir em busca de uma aventura com a pior dentre cinquenta e dois tutores de uma misteriosa organização, embora ele pudesse ter coisa melhor (mas só com a pior tutora ele teria chances de continuar seus planos com sua aliada), para começar seu aprendizado.
Mas as coisas não saíram conforme planejado por ele e o menino acaba na cidade de Manchado-pelo-mar, onde terá que resolver o roubo de um objeto que nunca foi roubado.

Se pelo menos o garoto não ficasse fazendo todas as perguntas erradas...

O que eu achei do livro:
Eu AMEI o livro!
Sou super fã de Lemony Snicket e... peraí, como assim você nunca ouviu falar de Lemony Snicket?

Lemony Snicket é um heterônimo de Daniel Handler. Ele é o autor-personagem da série Desventuras em Série (que eu adoro!) e agora é o protagonista da nova série Só Perguntas Erradas.
Nessa série - que será composta por quatro livros - Snicket narra a história em primeira pessoa, como usual, mas dessa vez é uma aventura protagonizada por ele mesmo em sua adolescência (ou seja, antes dos acontecimentos de Desventuras em Série).

A escrita de Snicket é simples, dinâmica e super gostosa - a leitura é muito rápida e uma delícia!
O autor continua sarcástico, com aquelas tiradas que seus fãs gostam tanto.

Quem ainda não leu a história dos irmãos Baudelaire pode ler essa história sem o menor problema. Como as aventuras de Só Perguntas Erradas acontecem antes, acredito que em nenhum livro dessa série o leitor se depare com algo que possa ser considerado spoiler da outra (embora eu esteja ansiosamente esperando saber mais sobre a misteriosa organização nos próximos livros).

O autor preenche a história de mistérios e resolve apenas alguns, deixando muita coisa em aberto para os próximos volumes - o que ao mesmo tempo me deixa nervosa e ansiosa pelos próximos volumes, afinal de contas, ele conseguiu me deixar super curiosa sobre um monte de coisas.
Como o primeiro livro da série acaba de ser publicado (não apenas aqui no Brasil, mas lá fora também), o segundo deve sair no ano que vem (eu procurei, mas não consegui encontrar informações sobre o lançamento do segundo volume).

A edição da Seguinte ficou uma graça! Com a capa original (adaptada para o português) e recheada de ilustrações em três cores (branco, preto e azul), o livro é lindo. Achei muito bacana que ele tenha sido publicado aqui no Brasil assim que foi publicado lá fora - os fãs brasileiros não precisaram ficar esperando pela história.
As ilustrações de Seth dão um brilho a mais a obra e confesso que o que mais gostei foi sempre ver o jovem Snicket de costas (será que ele irá aparecer de frente em alguma ilustração?! Quem sabe no último livro da série...).

Ainda irreverente, irônico e divertido como sempre, Lemony Snicket nos conta as suas peripécias em sua nova série Só Perguntas Erradas.
Se eu recomendo o livro?! Só se você gostar de coisa boa... se não gostar de livros hilariantemente bons, talvez não seja uma boa ideia você ler "Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas" - porque o livro realmente é ótimo!

PS: Você já leu Desventuras em Série até o final?! Então provavelmente sabe qual é a organização para a qual Snicket entra nesse livro e como eu ficará ansioso por mais informações que provavelmente não serão reveladas.

Nota: 10

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

Flavia 19/04/2013

Genial!
Lemony Snicket em "Quem poderia ser a uma hora dessas?", primeiro volume da série composta por 4 livros "Só Perguntas Erradas", é o protagonista de sua própria história, e narra os acontecimentos após ter se tornado aprendiz em uma organização secreta e misteriosa, cuja tutora escolhida por ele, S. Theodora Markson, é a pior entre os mais de 50 tutores disponíveis, com a pior e mais indomável cabeleira já vista na face da Terra. E a ideia de escolher a pior de todos, foi proposital, pois assim, Lemony poderia tratar de seus assuntos particulares em paz.
Snicket e S. Theodora (não pergunte o que o S. significa, é uma pergunta muito errada) acabaram sendo designados para investigarem o roubo da Fera Ressonante, uma estatueta que não foi roubada na cidade a beira-mar e decadente de Manchado-pelo-Mar, que já não está mais a beira-mar. A cidade sobrevivia da renda proveniente da tinta produzida pelos polvos, inclusive o jornal que funcionava no Farol que usava a tinta dos polvos em suas impressões, porém, o mar sumiu, escafedeu-se, foi drenado, ou sabe-se lá o quê, acabando com os polvos e com a localização da cidade. E é durante as investigações que Snicket irá se surpreender com as suas descobertas e revelações que eram muito maiores do que imaginava, sempre com seu toque de humor, fazendo suas perguntas inocentes e erradas na hora errada.

A facilidade que o autor tem pra escrever e descrever cenários geniais com tanta originalidade, e sendo narrado em primeira pessoa de forma hilária, ágil, fluída e dinâmica, de uma jeito que fica evidente que ele está contando algo proibido, o leitor consegue se aproximar e entender os motivos que levam Snicket a tomar certas atitudes e decisões, ou fazer suas ótimas perguntas, por mais erradas que sejam.
Somos apresentados a personagens interessantíssimos, como os irmãos taxistas que fazem suas corridas em troca de "dicas" em vez de dinheiro, Próspero Perdido, o dono do hotel da cidade super atencioso, a aspirante a jornalista mui misteriosa, dentre outros que são essenciais para o desenrolar da história.
Os capítulos contam com ilustrações que colaboram para que possamos imaginar os cenários e até termos noção de todo o mistério que envolve a trama, onde se destaca sombras e coisas do tipo.
É um livro bastante introdutório, que deixa várias perguntas no ar e um gancho bem bacana para a continuação, mas nem por isso deixa de ser uma ótima pedida.
A diagramação do livro é super caprichada, a capa é aveludada e sua parte interna com ilustrações dos polvos tem tudo a ver com a história, as páginas amareladas e o tamanho da fonte colaboram bastante pra uma leitura rápida e a revisão está impecável.
"Quem poderia ser a uma hora dessas?" é uma história que, por trás de toda a maluquice, tanto de personagens quanto dos cenários, nos mostra que muitas vezes os adultos se acham espertos só por serem adultos, mas mal vêem a verdade diante dos próprios olhos, e que as crianças, por mais inocentes que sejam, são puras e verdadeiras. Nem tudo que parece, é, e nem tudo que já foi, continuará sendo. Tudo está em constante mudança e ler essas pequenas lições nas entrelinhas em meio a uma narrativa tão bacana, foi divertidíssimo! Super recomendo!

Letis 16/06/2022

ah sei lá
Eu comprei esse livro por 10 reais em uma feira no shopping e como é do mesmo autor de "Desventuras em série" eu achei que seria muito bom, mas na verdade não foi tudo isso KKKK eu li na força do ódio pq não foi nada do q eu estava esperando e me decepcionou muito!

Fláv 14/02/2022

"Qual o título da resenha?" é a pergunta errada a se fazer.
Só perguntas "erradas" e muitos mistérios envolvem a narrativa leve e divertida de Lemony Snicket em "Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?".
E é claro que é uma confusão misteriosa (ou uma misteriosa confusão) que ainda tem muitos pontos de interrogações a serem respondidos (esperemos que com as respostas certas) e isso torna a leitura que é bem rápida e fácil de acompanhar, ainda mais interessante.

Vasya - A Corsária 26/12/2020

Meta 97% Concluída
“Dizem que em toda biblioteca existe um livro capaz de responder uma questão que queima como fogo em sua mente.”

#212 - Eu e minha metas loucas. Todo ano eu tento fazer o alfabeto literário e todo ano as letras Q, X e Z me derrubam sem dor, mas esse ano não. Quando tirei esse livro do book jar, fiquei “uai esse livro começa com Q??” Li ele em uma hora, ele é muito legal e gostosinho, recomendo.

Ps: Sim só vou ler o segundo ano que vem - nem começou e eu já estou roubando.

Nathy215 25/10/2020

Quem poderia ser a uma hora dessas ?
O livro é um encanto, desde a capa, é tudo muito lúdico e as vezes é ótimo ler um livro mais "jovem", um mistério onde nada muito cruel pode acontecer, mas é cheio de surpresas e como é contado por uma criança, faz a gente se sentir tão envolvido e próximo do personagem, uma graça.
Eu fiz todas as perguntas erradas e como pode acabar assim ? já quero ler a continuação.

MaveySá 24/05/2020

Eu não sei fazer resenha, estou tomado pela preguiça nesse momento e preciso escrever pra registrar no desafio 2020, isso me parece desonesto mas quem se importa?
Lua 24/05/2020minha estante
talvez seja desonesto, mas está valendo, então, quem se importa? :P

Pedro Schabarum 02/07/2020

Quem poderia ser a uma hora dessas?
Em uma cidade decadente, Lemony começa seu aprendizado em uma organização secreta. Ele e sua tutora devem resolver um assunto de um cliente. O livro tem uma prosa descontraída e suave.

CooltureNews 27/12/2012

Publicada em www.CooltureNews.com.br
Olá! Quem é você? O que você está fazendo aqui, lendo essa resenha? E que horas sai o jantar? Aliás, por que eu comecei essa resenha fazendo Só Perguntas Erradas? Ah, é mesmo! Acabo de lembrar que hoje eu trago para vocês a resenha de Quem poderia ser a uma hora dessas?, o primeiro volume da nova série escrita por Lemony Snicket, autor das tão consagradas Desventuras em Série.

Antes de começar a resenha propriamente dita, devo confessar que, infelizmente, não tive ainda a oportunidade de ler qualquer livro da série Desventuras em Série (pleonasmo detectado?). Sendo assim, não poderei destacar quaisquer ligações interessantes entre as duas obras. Todavia, eu ao menos fiz a lição de casa. Então, para os fãs da série, creio que será interessante saber que Só Perguntas Erradas é uma prequela das Desventuras em Série.

Isso quer dizer que, nos quatro volumes de Só Perguntas Erradas, podemos acompanhar ninguém mais, ninguém menos, do que o próprio Lemony Snicket, em aventuras que se passam enquanto ele efetua seus treinamentos para uma tal “organização que ninguém conhece”. Para os desavisados, que estranharam o fato de o autor participar da obra, saibam que na verdade Lemony Snicket é apenas o pseudônimo usado por Daniel Handler. Com esse subterfúgio, o autor se introduz na história como um personagem-narrador.

Agora que as introduções estão findadas (“findadas” é uma palavra que, aqui, significa que eu me lembrei de parar de enrolar e começar logo a resenha). É... Qualquer pessoa que já estiver acostumada com os escritos de Lemony Snicket saberá que ele faz esse tipo de piada diversas vezes durante suas obras (mas garanto que ele o faz quarenta e duas vezes melhor do que eu).

Quem poderia ser a uma hora dessas? já inicia mostrando o afiado humor de Lemony Snicket. O personagem-narrador nos apresenta seu relato que não deveria ser publicado nesse livro que não deveria ser lido. Nesse quesito, somos quase que seus confidentes. Os pensamentos e interpretações de mundo desse garoto de doze anos nos são apresentados de maneira cômica e sincera. E isso me permitiu uma completa identificação com as desventuras do protagonista.

Nesse quesito, impressiona o carisma não só de Lemony Snicket, mas de todas as outras personagens. Desde a misteriosa Ellington Feint aos divertidíssimos irmãos taxistas, todas as personagens são bastante críveis e interessantes, cada qual com suas características, personalidades e segredos únicos.

Além das personagens, destaca-se também o espaço, pois a cidade de Manchado-pelo-mar é um lugar intrigante e cheio de mistérios. Tudo começa com a estranhíssima necessidade de vestir uma máscara ridícula, toda vez que um sino toca. Além disso, existem algumas estações que extraem tinta de polvos. Quaisquer semelhanças com a extração de petróleo não são mera coincidência.

Repararam também na quantidade de vezes que palavras como “mistério” apareceram na resenha? Isso se dá pelo clima noir que permeia toda a história de Quem poderia ser a uma hora dessa?. Seguindo o estilo e clima dos filmes policiais das décadas de 40 e 50, a obra vai nos ensinando pouco-a-pouco que não devemos confiar em quase ninguém, e que não se deve beber café.

As ilustrações de Seth, que permeiam toda a obra, ilustrando tanto os inícios de capítulos quanto as cenas mais memoráveis, corroboram imensamente para a construção desse tom noir. Isso ocorre não só pela vestimenta e ambientação vistos nas ilustrações, mas os personagens são sempre retratados de perfil, com uma sombra os envolvendo, acrescendo um toque a mais nesse ar já tão misterioso.

Enfim, Quem poderia ser a uma hora dessas? é um livro de literatura infanto-juvenil inteligente e divertido, como há muito tempo não se via. A edição da Editora Seguinte (selo da Companhia das Letras, responsável pela literatura infanto-juvenil) é impecável, pois, além de ser composto por um papel amarelado, o que facilita a leitura, traz uma capa meio aveludada, muito bonita.

No mais, agora passo a palavra à vocês. Há por aí algum leitor de Desventuras em Séries que está ansioso por alguma nova aventura de Lemony Snicket? Se eu continuar com isso, farei outra pergunta errada? Comentem! Vamos fazer dessa resenha um espaço para discussão.

prltgiuuu 29/12/2021

Mais uma vez o Lemony nao deixa a desejar, um livro perfeito.
O final é incrível, o livro é pfto...

wikibibs 27/03/2021

eu adoro o estilo de escrita do Lemony, adoro os mistérios. Os mistérios dessa série parecem-me que serão bem no estilo de desventuras. A leitura é bem fluida e, por ser um livro voltado pra crianças, é bem mais interessante e profundo do que eu imaginava.
É interessante ver os personagens de desventuras aparecendo no passado do Lemony.
Tô curiosa demais para os próximos

Juliana.Duarte 09/08/2023

As vezes é melhor nem perguntar
E uma aventurar fantasiosa mas ao mesmo tempo tão real, que as vezes parece que aconteceu de verdade.

A escrita de Lemony me dá essa sensação, de que tudo são fatos não só um livro inventado.

Nesse livro vemos o início da vida dele como agente, e como ele resolver os mistérios que vão se desenrolando, só 13 anos e me pareceu chato as vezes, outras ingênuo demais, mas sempre verdadeiro.

Lulis 04/08/2020

Muito, muito legal!!!
Adorei!!! Que livro gostoso de ler!!! A trama é muito envolvente e os capítulos curtos me fizeram ler mais rápido ainda. Já vou pro próximo.

@gabrielnscmt 08/03/2021

Quem poderia ser a uma hora dessas? ? De Lemony Snicket
O que dizer de uma obra que o autor
consegue prender o leitor de tal forma,
que nos faz devorar o livro tão rapidamente?
Simplesmente, maravilhoso; só tenho a elogiar. Pela facilidade na escrita, devido ser uma obra infanto-juvenil (Esse é um ótimo livro para intercalar com leituras mais complexas), pelo enredo da trama que vai se desenrolando ao decorrer das páginas, e instiga o leitor a cada vez querer saber mais, até as diversas imagens e perguntas que estão estampadas na capa, ambas são respondidas ao decorrer da história.
Ps: Esse foi o primeiro livro que li do autor e do gênero; foi uma indicação de uma amiga, que gosta muito do Snicket. Quero muito ler as sequências .