Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?

Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? Lemony Snicket

Resenhas - Quem poderia ser a uma hora dessas?

letscia 06/03/2024

39 (2024) errado, errado, errado.
DE: LM
ARQUIVAR EM: Leituras-LS, VFD.
1/4
cc: CSCh9
"Existe um método simples para encontrar uma pessoa quando você ouve seus gritos. Primeiro, pegue uma folha em branco e um lápis bem apontado.
Depois, trace nove colunas, cada uma delas com quatorze casas. Então, jogue
o papel fora e encontre quem estiver gritando para poder ajudá-lo. Não é hora
de perder tempo com papel."
O universo das Desventuras em Série tem muito a ser explorado, esse livro é a prova. Snicket sabe exatamente as perguntas necessárias para envolver um leitor, até mesmo as que são erradas. Seus personagens são bem construídos, permitindo uma conexão genuína com a história.
Sempre vi Lemony como alguém muito inteligente e sensato desde jovem, com uma personalidade bastante similar à de Klaus Baudelaire, foi bom saber que estava certa. A S. me irritou profundamente. É impressionante a presença constante de adultos com pouca inteligência no universo de ASOUE. Os mistérios são muito bem elaborados, lembrando bastante as obras de Agatha Christie e Doyle, e seu desenvolvimento, apesar de algumas nuances mais infantis, é bem executado. Admiro autores infantojuvenis que conseguem ser profundos na simplicidade, e Daniel Handler certamente é um deles.
Outro aspecto que apreciei foi a ambientação descontraída. Esperava uma diferença significativa em relação às Desventuras em Série, mas o estilo é bastante similar, pelo menos na escrita e na forma como a história se desenrola. Claro que uma conclusão melhor para os mistérios em aberto não faria mal... Mas para quem está há mais de cinco anos tentando descobrir o conteúdo do açucareiro, desta vez as coisas foram bem explicadas.
Em resumo, é uma obra fascinante, uma frase que aqui significa "um livro que eu releria diversas vezes e que eu mal posso esperar para ler a continuação". Mas aposto que você sabia disso.

Aime 07/12/2021

Não sei, o por quê
Esse livro foi 5 reais, eu olhei a capa e achei que eu iria gostar, mas misterio nunca foi o meu estilo, mas se você gosta, talvez goste do livro.

Jey 09/12/2012

Resenha Quem poderia ser uma hora dessas?

O livro gira em torno de Lemony Snicket que acaba de se formar em alguma organização secreta e terá que desvendar seu primeiro caso (não fica claro que se é o primeiro) junto com uma tutora muito estranha chamada pelo nome de “S” (cabelos encaracolados e selvagens, senti um preconceito com as meninas de cabelos cacheados, tipo eu... ¬¬’) no qual eles foram contratados para recuperar uma estatueta que foi roubada.

É um livro infanto-juvenil, voltado acredito para crianças e pré-adolescentes 10 a 12. Mas recomendo o livro para qualquer adulto. Pois é uma estória cheia de mistério e reviravoltas. E também é livro bem divertido.

O livro é contado em primeira pessoa e temos a visão do próprio Lemony Snicket. É um livro de 235 paginas, no qual levei umas 4 horas para ler, ou seja, é um livro curto. As ilustrações são lindas, o livro inteiro e todo caprichado.

O que é demais desse autor é que os personagens principais são crianças. Só que essas crianças não brincam de carrinho ou bonecas. Elas são peculiares e quando quero utilizar a palavra peculiar quero dizer que elas possuem características admiráveis, únicas e fortes. e conseguem enxerga coisas que maioria dos adultos não quer ver.

A forma como Lemony fala é diferente e engraçada. Ele sempre coloca uma palavra difícil e explica o significado da mesma em relação à ação que esta ocorrendo momento. E esse seu jeito espertalhão deixa sua tutora louca, porque, diga-se de passagem, ela é bem maluquinha e um pouco tapada.

Outro ponto que eu gosto muito do personagem/autor/pseudônimo Lemony Snicket é que ele sempre cita sua relação com bibliotecas e como elas são legais, ou como é interessante ler um livro. Ou seja, é um bom incentivo para as crianças que possivelmente possam ler o livro.

Mais um ponto engraçado e um pouco irritante é que os adultos geralmente são tapados, não entendem mesmo quando a verdade está estampada, não escutam ou não acreditam no que as crianças dizem. Acredito que isso acontece porque é um pouco do que vivemos quando crianças, isso é real, nós adultos várias vezes não damos importância para que uma criança as vezes quer falar.

“Dá um liga” nessa frase – “Repreender alguém deve ser muito divertido, mas muito divertido.Se não fosse, crianças também poderiam fazê-lo.” pg 142
Fala sério, demais neh!

Por que ler este livro:

A escrita de Lemony Snicket(Daniel Handler)lembra-me muito o Tim Burton.Não pelo terror, mas pelo tipo de criatividade.As vezes ele fala sobre um objeto vamos supor a estatueta em questão que foi roubada, como se esta tivesse vida ou fosse uma pessoa entende?
Ele faz de coisas que parecem não ter ligação, pelo menos aparentemente, ter. Os personagens possuem características um tanto quando excêntricas e ele não precisa ficar descrevendo vinte paginas cada personagem para você adotá-los para si ou simplesmente odia-los.
E tudo isso descrito de uma maneira simples, divertida e gostosa de ler. Olha eu não sou escritora e nem li tantos livros.Mas percebo que não são todos os escritores que conseguem ter essa coisa, essa identidade.E eu sinto essa coisa quando leio qualquer coisa desse cara,(tive esse sentimento em desventuras em série também.)

O que aprendi com esse livro?

É bom olhar a simplicidade das coisas, como as crianças fazem. Elas não pensam, elas vivem saca?
Gostei muito desse trecho, um amigo disse-me a mesma coisa um dia anterior a leitura do livro:
“-Tem alguma coisa acontecendo que a gente não está conseguindo enxergar.
-Geralmente é esse o caso – eu disse. – O mapa não é o território.” Pg.109 - Quem poderia ser uma hora dessas?, Lemony Snicket.

Mais resenhas, http://rjkideias.blogspot.com.br/

Tati- Leitora 19/06/2021

A história foi bem curta mas muito boa, estou gostando de saber mais sobre o passado do Lemony e mal posso esperar para ler os próximos livros. Realmente tô curiosa.

Suphie 27/02/2020

Um livro muito bom, pra quem curte desventuras essa é uma leitura indispensável pois conta um pouco sobre a juventude de alguns personagens da série. Li e recomendo, leitura fácil e rápida.

Lucas Canabarro 08/11/2019

Quem Poderia Ser a uma hora dessas?, primeiro livro da série “Só Perguntas Erradas”, escrito por Lemony Snicket e lançado em 2012 pelo selo Seguinte, da editora Companhia das Letras. O livro narra a infância do autor (de certa forma), quando ele, junto de sua tutora, vai para a cidade de Manchado-pelo-mar, com a intenção de resolver um grande mistério envolvendo uma estatueta.
A primeira vez que eu li esse livro foi (eu acho) em 2013, pouco depois do seu lançamento. Muito fã de Desventuras em Série, recorrer à nova série de um dos meus autores favoritos era meio que obrigação. Seis anos se passaram entre a primeira leitura e esse retorno e, antes de tirar o livro da prateleira, veio o pensamento de “ah, eu estou velho para esse tipo de livro. Eu vou ler achando um saco, tenho certeza. Eu leio coisas maduras hoje em dia! Não tenho tempo para literatura YA”.
Muitas vezes eu amo estar enganado.
Lemony é um autor que trás conforto para você. Um respiro, através de uma escrita leve e simples, que te diverte e cativa. Sua escrita melhorou, se comparada com Desventuras (que tinha uma escrita mais infantil, embora a temática fosse madura por diversas vezes), mas a essência ainda está ali: o cinismo, o sarcasmo, os diálogos rápidos e personagens bizarramente cativantes.
Nesse livro, ele sabe mais o que irá nos contar. Se em Desventuras ele iniciou contando sobre três irmãos órfãos, e aos poucos foi incluindo elementos que aumentavam a mitologia da história, em Quem Poderia Ser ele tem uma história já planejada para ter um fechamento, uma trama maior por trás daquela que ele nos mostra.
Acho que não posso fazer uma critica a fundo sobre a trama, ao menos, ainda não. Talvez ao término do quarto livro, com a história toda fechada, eu possa tirar conclusões. Mas, no total, é um livro divertido de se ler.

breno 10/12/2018

Só uma dica...
Para entender algumas teorias de desventuras em série é importante ler esse livro. No FANDOM americano do lemony snicket existe uma teoria que o grande desconhecido é a fera ressonante e que uma estatueta da mesma pode estar no açucareiro ( o que eu acho improvavel).
Indico para o fãs de carterinha de Lemony

Kymhy 13/04/2018

Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? - Lemony Snicket
Um alerta para os fãs de Desventuras em Série: nesse livro vocês conhecerão mais da infância do famoso investigador que ficou no encalço dos três jovens órfãos que conquistaram os corações de muitos!

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-quem-poderia-ser-a-uma-hora-dessas-lemony-snicket/

alice 07/03/2021

Eu amei o livro, o mistério e muito bom e eu sinceramente acho bem legal que o Lemony Snicket nunca entrega todas respostas para as perguntas que estão nos incomodando.
(ps: eu fiquei muito irritada que o Lemony não gosta de café)

Raffafust 25/01/2013

Surpreendentemente bom!
Quando recebi "Quem poderia ser a uma hora dessas? " da editora Seguinte, imaginei que seria um livro bobo para um público infantil com ilustrações bonitas. Ledo engano, me encantei tanto com esse livro que não poderia dar menos do que "Ötimo" em uma avaliação dele.
Já deveria ter desconfiado que o autor conhecido pelo excelente "Desventuras em série"conseguiria mais uma vez fazer um livro para todas as idades onde nos remete ao que víamos ou líamos na infância. Me lembrou muito as história que amo de Scooby Doo e de Tim Tim, porque a temática de desvendar mistérios é a mesma.
Lemony Snicket ( sim, o mesmo nome do autor) é um garoto de quase 13 anos que já começa avisando que durante toda a história só fez perguntas erradas. Ele é um detetive que tem uma tutora muito rabugenta chamada Theodora, talvez o personagem mais chatinho do livro no meio de tantos personagens engraçadíssimos. Ela é tão mala que quando ela não está ao lado de Snicket são as melhores partes desse livro.
Snicket entra no esportivo ( leia-se carro) de sua tutora e vão em busca de sua primeira missão em um lugar que ficava a beira-mar mas não fica mais e chama-se Manchado pelo mar. Contratados pela Sra. Sallis eles tem que achar quem roubou uma estatueta bem feiosa conhecida como Fera Ressonante que lembra um cavalo- marinho assustador.
Na busca pela tal peça, Snicket vai nos divertir com suas perguntas erradas, com suas amizades duvidosas e vai conhecer Moxie uma menina que sonha ser jornalista mas escreve para o jornal que nem existe mais. Mesmo sendo da família que deve ter roubado a tal Fera Ressonante, Moxie vai virar amiga de Snicket para desvendar essa história e juntos vão enfrentar alguns vilões bem estranhos.
Vão descobrir que nada é o que parece e que não podem confiar em ninguém a não ser neles mesmos.
Uma parte que adorei é da biblioteca pública onde Snicket manda recados como se fossem nomes de livros e autores, além de uma forma inteligente e bem-humorada percebemos como uma história que poderia ser infantil tem como agradar e prender mesmo a todas as idades.
O final também é ótimo, a altura do que já vimos do autor e com uma vontadezinha de que também vire filme, o livro é fantástico, uma grata surpresa !
brunabenne 25/04/2013minha estante
Pensei a mesmíssima coisa com relação a lembrar ScoobyDoo e Tintin! Ótima leitura.

JP Scofield 01/04/2024

Sobre Lemony Snicket
Quem Poderia Ser Uma Hora Dessas? É o começo de uma série de livros que conta a história do jovem investigador aprendiz, Lemony Snicket, em sua primeira missão de encontrar um objeto roubado. Mas será que é roubo quando o dono de verdade ainda tem o objeto em suas mãos?

Esse livro sempre me trouxe curiosidade, tanto pela capa quanto por não ter nenhuma informação sobre do que se trata o livro. É uma pura experiência às cegas.

No começo, achei que ia ser só um livro besta infantil, mas me surpreendi com os plot twists e a sagacidade da escrita que te surpreende e faz rir nos momentos certos.

Não gostei muito da ambientação, achei rasa, e o desenvolvimento estranho da Theodora me incomodou também.

Se quer algo leve para ler em 2 dias, indico esse livro.

Felibalex 27/05/2021

O frescor de lemony Snicket
Esse autor é incrível e tem o poder de me transportar diretamente para a infância. Encontrar um livro dele, depois de muitos anos, é como mergulhar em nostalgia. O livro é para crianças, bem mais leve que as famosas desventuras, mas não perde em nada para o estilo do autor. Recomendo a leitura para todos e todas independente da idade. O autor é um gênio. Difícil agora será não completar a coleção.

Prii 04/03/2022

Primeiro Lemony Snicket
Sim, esse foi o meu primo livro do Snicket e por isso foi uma sensação bem diferente principalmente por se diferenciar tanto dos livros que leio.

Uma leitura rápida, boa e relaxante. Enquanto eu lia eu ficava me lembrando da série de Desventuras em Série e entendendo a forma que ela era feita por o livro ser da mesma forma kkk.
Gostei e quero ler os outros.

Jadna 16/07/2014

Quem poderia ser a uma hora dessas? - Lemony Snicket

Me desculpem por isso que eu vou dizer mas terminei Desventuras em Série pedindo pra morrer.
Percebi que o mesmo que muita gente gosta no Lemony Skinet é simplesmente o que eu detesto.
Personagens e situações em que só acontece desgraça e injustiça,onde o protagonista geralmente imponente vai sendo jogado pra lá e pra cá sem poder fazer quase nada. E o tom do Lemony é sempre de deboche,como se ele sempre tivesse dizendo: a vida é assim mesmo,só acontece coisas ruins e se tá achando ruim simplesmente vá ler outro livro.

Pra muitos isso pode ser uma ótima sacada e muito inteligente da parte dele,mas também não faz com que seja menos torturante ler os seus livros.

Só tentei com mais esse porque achei que o problema era com Desventuras em Série,que a quantidade de livros fez com que a história ficasse massante,repetitiva e etc,mas não,o meu problema é com o Lemony mesmo,embora pelo visto só eu não goste desse estilo dele.

site: https://twitter.com/Jadna_Rocha