Freddie Mercury

Freddie Mercury Jim Hutton

Resenhas - Freddie Mercury

Didi 10/11/2018

Comprei e li este livro em 2005, tão logo foi lançado e diponibilizado para venda. Foi a primeira biografia que li sobre o Freddie, pois sempre prezei por biografias de pessoas contemporâneas escritas por pessoas que viveram um mínimo com quem elas se propoem a contar a história.

Lembro com se fosse hoje qual foi a sensação ao ler este livro. Foi uma mistura de sentimentos. O relato de Jim Hutton, bastante pessoal, mostra um lado de Freddie Mercury que até era pouquíssimo conhecido pelos fãs. Há alguns incoerências de data na biografia e alguns relatos que possuem um ponto de vista muito pessoal, às vezes com certa decepção, acerca de algumas pessoas que faziam parte do círculo de amizades de Freddie.

Quero relê-lo, porém, o meu exemplar acabei doando há muito tempo atrás. E percebi neste mês que quem tem o livro para vender (sebos) anda inflacionando absurdos o preço de forma bastante sacana. Acho que irei comprar a edição original em inglês e esta é a única solução para os brasileiros que nunca leram esta biografia e que desejam tê-la.

Felipe 01/03/2013

O melhor dos livros biográficos de Freddie Mercury traduzidos par ao portugues. Escrito por seu último amante, Jim Hutton retrata o artista fora dos palcos humanizando o astro do rock e os bastidores do ápice da carreira junto ao Queen e sua acarreira solo nos momentos como Live Aid e sua majestosa apresentação com Montserrat Caballe para os Jogos Olímpicos de Barcelona.

Bia 05/08/2022

O homem por trás da lenda
Este livro foi escrito pelo último companheiro do Freddie Mercury, Jim Hutton, que conta detalhes dos seis anos que passaram juntos até a morte do cantor em 1991. Através da leitura conheci o humano Freddie Mercury que era perfeccionista, autoritário, tinha repentes de mau humor, consumista e vaidoso. Mas ele também era romântico, generoso, leal e apaixonado por sua música, caloroso anfitrião, e com bom gosto para artes e decoração.

O título original do livro (Mercury and me) faz mais sentido, já que conta a história do relacionamento deles e não é propriamente uma biografia. O autor nos mostra um lado não conhecido pelo público sobre a lenda do Rock. Um artista tão gigante, carismático, dono de uma presença de palco inigualável, se sentia tímido quando pego de surpresa por uma multidão de fãs. Algo que poderia ser melhor sobre a narrativa do livro, são a marcação das datas que não são muito claras e corretas.
O Queen e o Freddie Mercury estão na minha lista de bandas e artistas favoritos. Se nós fãs sentimos muito a perda dele, nem consigo imaginar a tristeza do Jim e dos amigos que conviveram com ele. Quando comecei a leitura fiquei com medo de me decepcionar com o Freddie, já que desde criança sou fã da banda. O que descobri é que ele era uma pessoa normal, tinha qualidades e defeitos como todos nós. A minha conclusão é que ele só queria ser feliz fazendo sua música, amar e ser amado.