Histórias de Alexandre

Histórias de Alexandre Graciliano Ramos

Resenhas - Histórias de Alexandre

Mauro 05/01/2023

Um clássico desconhecido!!!
Hoje terminei de ler esse livro de contos de Graciliano Ramos, "Histórias de Alexandre".
Lembro que um conto desse livro tinha no meu livro didático quando eu fazia a 7a série. No conto, o personagem titular contava porque tinha um olho torto, pois, enquanto corria como vaqueiro, no meio dos espinheiros, seu olho ficou preso num espinho e quando ele colocou o olho de volta na cabeça, ele ficou entortado.
E o livro é assim, cheio de histórias inacreditáveis contadas pelo velho Alexandre, e seus interlocutores ingenuamente acreditam.
Nota: 9,0

Dinha 21/10/2022

Xandu
Que livro gostosinho de se ler, muito fá.Há nele um dialeto difícil para os tempos atuais mas nada que dificulte muito o andamento da leitura.

As aventuras de Alexandre fazem qualquer um cair na risada e se aventurar em cada palavra, seja ela mentira ou não, dita por ele.

Mais uma vez Graciliano trazendo um excelente clássico para a literatura brasileira.

5 estrelas, sem dúvidas.

Marcos 01/07/2022

Senta que lá vem história!
No terreiro de seu Alexandre somos bem vindos para ouvir as melhores histórias que o cancioneiro popular pode proporcionar. Livro leve e divertido, que nos transporta para um cenário tipicamente nordestino e cheio de criatividade.

Mafer 27/06/2022

O livro fala sobre Alexandre um cara que já foi rico é do Sertão de olho torto e conta várias histórias. Alexandre é casado com cesária que concorda com tudo que ele fala

Alexandre conta histórias para cego Preto Firmino, mestre gaudênciliandeiro, cesária e das Dores

azzy 02/06/2022

não teria passado da metade se nn tivesse sido obrigada.
Se você for ver meus histórico de leitura vai perceber que esse livro não tem nada a ver comigo.
Só li pela leitura didática e sinceramente achei bem nada a ver com nada, não me cultivou em nenhum sentido.

rafa // @_rafalapa 13/04/2022

Me identifiquei com as mentiras que Alexandre conta.
Primeiro livro nacional (clássico) que li esse ano e achei a história bem divertida.

Acho que eu estava precisando de uma história leve, que me fizesse dar risadas, como foi o caso de "Histórias de Alexandre". Sinceramente, esse tal Alexandre é uma figura e tanto. Um senhor já de idade, nordestino, vaqueiro, caçador e o melhor de tudo: um baita de um mentiroso.

A história se passa com Alexandre em sua casa contando a seus amigos vizinhos histórias de seu passado. Com o apoio de sua esposa, Cesária a qual dá mais veracidade ao que Alexandre fala.

O incrível é que mesmo quando os amigos de Alexandre o contestam sobre furos que ele deixa escapara de suas mentiras, ele ainda assim se sente no direito de ficar bravo e contestar, o que deixa mais cômico ainda as histórias que ele conta.

Esse é o primeiro livro que li de Graciliano Ramos, não quis começar com algo tão popular, peguei um livro mais desconhecido pra ver se a escrita do autor me interessaria. E interessou, talvez eu leia "Vidas secas" em breve,

Brendinha 19/03/2022

Histórias de Alexandre
Realmente é um livro que leria de novo. Não é um livro pesado, cansativo de ler, mais sim um livro leve e bem engraçado.
O livro contém várias histórias, e aqui mais me chamou a atenção foi a do papagaio falador. É muito engraçado ver Alexandre contando histórias que de acordo com ele são verdadeiras, mais as vezes são bem difíceis de acreditar. O livro tem alguns personagens, entre eles são: cego preto firmino, Cesária, seu Libório cantador, Das Dores, Mestre Gaudêncio entre outros. O livro e narrado por Alexandre e que as vezes é interrompido pelo senhor Libório, que não acredita muito bem nas histórias. Ao seu lado está a sua esposa, Cesária, que sempre concorda com suas histórias. Enfim, é um livro bem divertido de ler, e que fará você dar umas boas risadas.

Bianca 22/01/2022

Releitura
Realizei a leitura deste livro achando que iria gostar dele do mesmo jeito que gostei quando li pela primeira vez, porém isso não aconteceu. Alguns casos do Alexandre ainda me parecem interessantes, mas outros me parecem chatos.

Se você quer conhecer algumas histórias do folclore alagoano vá em frente e tire suas próprias conclusões desta obra do autor Graciliano Ramos.

vivic.png 03/11/2021

Cativante
Histórias bem escritas e personagens marcantes. Pequenos trechos do que é característico no sertão nordestino

igsuehtam 23/04/2021

Alexandre
Estas histórias que Alexandre conta depende de você acreditar ou não. São muito boas de ler, rápidas e engraçadas como exatamente eu gosto.

Pensei que fosse um romance, ele contando várias histórias, mas na verdade são contos baseados (alguns) no folclore nordestino que ele conta para nós os que mais marcaram eles.

Muito bom, quero ler de novo logo logo.

Ayumi.kimura 08/04/2021

Aquele livro que você lê e não quer parar
Alexandre e seus contos verídicos e um tanto hilário acima de qualquer suspeita, sem muitos exageros e prezando sempre pela verdade, veracidade e honestidade

jordanacassiano 18/01/2021

Fábulas de uma cultura alagoana
É aquele livro, pra se ler bem devagarinho e aproveitar a leitura. Que delícia é viajar e se divertir com cada conto narrado por Alexandre.
Sem dúvidas nenhuma, Graciliano Ramos é um gênio imortal. Que honra ser sua conterrânea!

Alexandre 27/12/2020

Causos incríveis de um sertão mágico
Graciliano Ramos nos apresenta um sertão mágico e incrível através dos causos de Alexandre, Seu Xandu para os íntimos. Eu que amo um causo e que gosto de contá-los por aí, fui pego de jeito. Entraram pro meu repertório.

Ana 17/10/2020

Causos do Alexandre
Alexandre é um homem do campo, experiente e cheio de histórias pra contar. Onde mora é conhecido por todos como Major Alexandre, e seus amigos e conhecidos sempre se reúnem em volta dele e de sua mulher Cesária, para ouvir seus "causos" que ele jura serem verdadeiros. Mas alguns são bem difíceis de acreditar, hein...
Essas histórias fazem parte do imaginário popular. "Histórias de Alexandre" é um dos expoentes da literatura regionalista brasileira. Livro excelente e lindamente ilustrado. O que eu mais gostei foi o causo do papagaio falador e o da pobre cachorra Moqueca. É sem dúvida um dos melhores que li esse ano.
Marcia 08/04/2021minha estante
Mais comentado por seus romances densos, Graciliano Ramos faz um livro leve e divertido, não obstante, brilhantemente bem escrito. Alexandre serviu de inspiração para um personagem de muito sucesso do humorista Chico Anisio

Ana 08/04/2021minha estante
Sim.

Ally 30/08/2020

As típicas histórias contadas pelos mais velhos ..... carregadas de fatos sem duvidas fantasiosos, mas que por amor ao senhorzinhos, jamais questionaremos, logo, jamais saberemos se na cabeça da pessoa realmente aconteceu, ou se querem trazer mais emoção as histórias.

Os contos são quase engraçados, leitura rápida é válida!