Argo

Tony Mendez

Resenhas - Argo

Andre.28 25/04/2020

Um Relato Autobiográfico de um Plano de Resgate Arriscado
Quando se trata de relatos autobiográficos temos que ter uma medida de avaliação bem cuidadosa, de forma estabelecer critérios de medida entre a realidade e ficção, entender os limites dessas narrativas. Em ARGO temos um tipo narrativo que representa essa narrativa autobiográfica sem deixar de lado os componentes de uma ficção histórica. Publicado em 2012 por Antonio “Tony” Mendez, um ex agente que trabalhou na CIA durante 25 anos e que teve a colaboração de Matt Baglio, ARGO conta a história do plano de resgate de seis diplomatas americanos que conseguiram se esconder na embaixada canadense em Teerã após a invasão de estudantes e militantes do regime do Aiatolá Khomeini em 1919, no que ficou conhecido como “Crise dos Reféns Americanos no Irã.”

Mendez, agente experimentado em “exfiltrações” e demais mecanismos de falsificação, era o encarregado e chefe do Departamento de Disfarces e Autenticações da instituição e mestre em falsificações, disfarces e instrumentos de espionagem e planos de exfiltrações. Relatado em 1° pessoa pelo próprio Mendez, basicamente o livro conta de forma objetiva como ele exfiltrou seis diplomatas americanos do Irã em janeiro de 1980, organizando-os para fazer parte da equipe de filmagem canadense de um fictício filme de ficção científica que se chamava “ARGO”.

No inicio do livro Mendez conta a sua história como artista e como foi recrutado pela CIA, e passou por todos os cargos que envolviam falsificações e operações de espionagem em diversas partes do mundo. Até a chegada do plano ARGO, Medez relata todos os instrumentos de espionagem, falsificação, disfarces, experimentos para criação de apetrechos para espiões e etc. Enquanto relata o seu plano ARGO, ele vai apresentando o panorama político no Irã e nos Estados Unidos, as dificuldades e inabilidades do governo Jimmy Carter e a necessidade de se criar, urgentemente, um plano de fuga daqueles que estavam na embaixada do Canadá em Teerã. Mendez, através da CIA, contatou o governo canadense e teve o apoio para a operação de retirada dos diplomatas no Irã. Contatou também a indústria cinematográfica de Hollywood, para adquirir a “expertise” na concepção da produção de um filme e no intuito de dar credibilidade a história de “fachada”, caso houvesse qualquer problema com o governo iraniano.

O agente Mendez, como parte de seu trabalho de cobertura, conseguiu ajuda do governo canadense. Os diplomatas que conseguiram sair do Irã carregavam passaportes emitidos pelo governo canadense, com falsificações de visto feitas pelos agentes Mendez e “Julio”. O livro em si não tem tantos atrativos em termos de ação. Tem alguma tensão pelo risco do plano dar errado, e do próprio Mendez na sua participação na Operação ARGO, porém como é narrado em 1° pessoa logo esse relato cansa o leitor. Não que seja ruim, apenas se prende em preparativos e o plano em si só é posto em prática lá nos últimos 10% do livro. Acredito que ele funcionaria melhor como uma completa ficção histórica do que um livro de memórias autobiográficas. Para quem gosta de diplomacia e história é um livro válido de ser lido.

Vorspier 24/11/2012

Argo - Antonio Mendez e Matt Baglio
Este livro é um relato interessante sobre uma arriscada missão realizada através de parceria entre a CIA e o governo canadense, no final da década de 1970, durante a Guerra Fria.

Em 1979, a embaixada americana em Teerã é atacada por militantes iranianos, que ficaram furiosos pela intromissão dos EUA nos assuntos políticos do país. O xá Mohammad Rehza Pahlavi era o governante do Irã apoiado por americanos e britânicos, mas era uma figura nada querida por grande parte da população e das autoridades religiosas. Por conta desse apoio americano ao ditador, a população e grupos políticos contrários a Pahlavi decidiram tomar a embaixada americana, mantendo funcionários reféns. Mais de 50 pessoas foram presas e torturadas pelos militantes, e apenas um pequeno grupo de seis diplomatas americanos conseguiu escapar, sendo ajudado pela embaixada canadense no Irã.

O autor do livro, Antonio Mendez, foi um dos agentes da CIA responsáveis por resgatar os seis diplomatas sem que as autoridades iranianas soubessem de sua existência. Para realizar o trabalho de exfiltração - retirar agentes de situações de perigo em outros países - Mendez colocou em prática seu conhecimento no campo das artes e da autenticação de documentos. Para isso contou também com a ajuda e a astúcia de colegas de trabalho, como um maquiador de Hollywood, e a solidariedade do governo canadense, que providenciou elementos essenciais para o resgate dos seis funcionários americanos.

Aliás, o clima de Hollywood foi a inspiração para o grande plano de Mendez e seus companheiros. Só não direi mais sobre isso já que muitos aqui ainda vão ler o livro.

Com uma linguagem simples, ágil, Argo é rápido e fácil de ser lido. Torna-se mais rápido ainda quando o autor conta em detalhes como ele e seus colegas armaram a operação Argo, deixando o leitor ainda mais curioso para saber mais sobre a operação da CIA.

Selminha 28/11/2012minha estante
Eu li argo, e não entendi devido ao grande número de personagens...o Raptor ele faz era uns dois 6 fugitivos?? ou ele era só mais um agente da CIA??
Agradeço se você poder me esclarecer rsrsrs Eu ia assistir o filme mas me falaram que não é citado o personagem Raptor acabei desistindo..bjs

Vorspier 28/11/2012minha estante
Raptor era um agente iraniano do alto escalão que o Antonio Mendez ajudou a resgatar, mas ele não estava junto com os seis diplomatas. Raptor foi resgatado meses antes.

Não vi o filme, então não sei te dizer te eles citam o Raptor lá.

Juliana Magalhã 28/11/2012minha estante
Não citam esse Raptor no filme...

Bruno Malini 06/10/2023

Filme ou livro?
Confesso que, mesmo não gostando do Bem Affleck como ator, eu adorei a direção do filme baseado nessa história do livro.

Alberto 24/12/2013

DECEPÇÃO
SEM DUVIDAS, o Ben Affleck fez uma magica e tanto com o filme!
QUE LIVRO SACOOOOOOOOOO!

O Tony Mendes ficou enrolando em quase 80% do livro, pra poder chegar na historia real do acontecido! Tirava o foco da targedia e falava da vida dele em 4 capitulos seguidos e de outras operações..
hehe, TUDO pra ter mais que 200 paginas o seu livro, Tony? ¬¬

#DECEPÇÃO TOTAL, não comprem esse livro.
o/

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 30/03/2016

Argo
Fala, galera! Beleza?

Vocês já assistiram o filme Argo estrelado por Ben Affleck? Eu não.

Argo foi indicado à sete Oscar e ganhou em três categorias em 2013: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Filme. Isso mesmo Melhor Filme, estrelado e dirigido pelo belíssimo e talentoso Ben Affleck.

Mas não estou aqui para falar do filme, mas sim do livro que foi roteirizado para os cinemas. Na trama, Antônio Mendez, o Tony, foi enviado ao Teerã, para resgatar reféns e retornar aos Estados Unidos.

Embora Tony tenha experiência de 25 anos na CIA, se viu em uma baita enrascada e como poderia fazer para resgatar os prisioneiros foi sua principal atuação no país que considerava até então, os Estados Unidos um grande inimigo.

De modo bem elaborado, porém super arriscado, ele e outros companheiros montaram uma gravadora de filmes para cinema que a chamam de ARGO, então, o nome da obra literária, e com muita sabedoria de uma forma inusitada conseguem resgatar os prisioneiros e enviá-los aos Estados Unidos de uma forma, digamos... estranha para sua época, mas plausível pelo resultado alcançado.

O livro em si é um relato da principal atuação de Antônio Mendez na CIA que por sua vez, é narrado por ele mesmo, ou seja, o livro é uma biografia documentada em uma época que foi a ascensão de sua carreira como agente secreto.

Para quem gosta de livros com gênero documentário, é uma excelente indicação e como a mim, muitos irão gostar por ser uma história continua e envolvente. Preferi não assistir ao filme sem que não lesse ao livro.

site: http://www.irmaoslivreiros.com/2016/02/argo.html

meteoro 17/11/2012

Nada a reclamar-até agora...
Estou lendo Argo.Começei na quarta-feira.Até o momento, nada a reclamar.apos terminá-lo de lê-lo, falarei mais sobre essa obra de Antonio Mendez.
Fábio 28/01/2014minha estante
Um dos melhores livros. Tem um capítulo que te deixa envolvido.

Dani Mansano 14/01/2015

Sem surpresas
Um livro sem grandes surpresas, sendo muito mais um relato do que uma narrativa, uma história. Sob à ótica do criador do plano Argo, mergulhamos nas façanhas e planos que foram necessários para que a operação fosse realizada, conhecendo os pequenos detalhes de caracterização e criação de falsos documentos. Cada detalhe é passado ao leitor (negociações, ideias e história de cada parte). Para quem sempre teve curiosidade de saber como a CIA realiza seus planos, este é o livro perfeito para matar a curiosidade. Para quem procura uma narração, o livro decepciona.

LadyDeMi 12/11/2023

Missão secreta e real
Em 1979, a embaixada americana no Irã foi invadida por iranianos armados.
Eles fizeram os funcionários de reféns, porém, seis deles conseguiram fugir e foram abrigados pelo embaixador do Canadá em sua casa.

O livro é sobre a história real, mirabolante e sensacional do resgate desses 6 americanos.

Essa foi uma missão secreta da CIA, ocorrida em 1980 e que só foi divulgada em 1997.

O livro é tão bom que virou filme com atuação e direção de Ben Affleck.

Alessandro 28/05/2014

Narrativa sofrível, o autor deveria ter procurado um romancista melhor para auxiliá-lo!
O livro que inspirou o novo filme de Ben Afleck conta a história da invasão da embaixada americana no Irã e usa uma estrutura narrativa em forma de um relato de um agente da CIA especialista em disfarces responsável por uma missão de resgate de parte dos funcionários da embaixada.
Trata-se de uma história real, apenas com alguns personagens que tiveram os nomes trocados para protege-los .
O autor é um dos agentes da CIA responsáveis pela missão e na verdade o livro é uma espécie de relato dos fatos e muito mais um documentário do que um romance de espionagem.
O livro apresenta uma boa análise desse período conturbado das relações EUA-Irã, mostrando que a ligação entre a CIA e o governo do Xá era na verdade um segredo conhecido por todos, e a forma atrapalhada com que o então presidente Carter lidou com a situação (apesar do autor não ser um crítico direto de Carter) e a ascensão dos radicais islâmicos ao poder.
Achei muito ruim a narrativa, ela é muito pobre e com excesso de notas de referência, chegando a ser cansativa. Os protagonistas são apresentados muito superficialmente, e o único que mereceu algum background é o próprio Mendez, mas essa parte do livro é tão ruim que tive que fazer uma leitura dinâmica deste trecho.

Resumindo, não espere muitas emoções deste livro, mas se você estiver interessado na conturbada relação Irã-EUA e quiser entender um pouco como eles passaram de aliados a inimigos mortais, então esse é o livro certo.

site: http://leiturasparalelas.wordpress.com/2013/02/19/argo-antonio-mendez-e-matt-baglio/

Julya 03/02/2023

Três estrelas e meia
resenha sobre o livro: argo
vamos lá. :)

esse livro é um pouco confuso, não foi muito pra mim, gostei, mas não foi uma leitura genial.

Bruno 27/02/2014

A história de ARGO se passa durante a crise envolvendo o Irã e os Estados Unidos no final da década de 1970, quando militantes iranianos invadem a embaixada americana em Teerã, tornado reféns todos os funcionários, ou melhor, quase todos, pois seis destes conseguem escapar durante a invasão, refugiando-se em outro local.
O narrador e autor do livro, o ex-agente da CIA Antônio Mendez, nos leva a uma viagem no tempo, descrevendo os motivos que levaram o Irã a invadir a embaixada, bem como todo o desenrolar dos fatos. Além disso, entra a parte mais interessante e importante do livro: como a CIA, Hollywood e o governo canadense fizeram para resgatar os seis diplomatas escondidos.
É óbvio que ele não é um exímio escritor, dada sua narrativa simples e sem muitos pontos que façam aguçar nossa curiosidade com relação ao desfecho. Mas isso é justificável. A ação de resgate é planejada tão detalhadamente, que acabamos sabendo por antecipação o desfecho da história. O ponto alto do livro, porém, é a maneira como todo o projeto foi criado e posteriormente executado, isso pra resumir o assunto.
Outro lado positivo, é Mendez nos colocar a par de toda a situação geopolítica envolvendo os dois países antes e depois da invasão da embaixada. Mesmo que as informações sejam por vezes sucintas, são bem úteis para nortear o leitor.
Mendez também narra como foi seu processo de aprendizagem e crescimento dentro da agência, até se tornar o especialista em exfiltração responsável pela operação de resgate dos seis diplomatas.
O livro conta com várias referências bibliográficas que serviram para enriquecer a história, o que é muito bom, caso alguém queira se aprofundar mais no assunto. Dentre as referências, fiquei curioso com o livro "The Master of Disguise: My secret life in the CIA", também de autoria de Mendez. Até onde descobri esse livro não foi publicado no Brasil.

Lilian 28/08/2013

Único livro, em que achei a adaptação cinematográfica melhor que o livro.

Jorge Lucas 01/09/2013

ARGO - Como a CIA e Hollywood realizaram o mais estranho resgate da história
Enquanto militantes mantêm em cativeiro dezenas de reféns na Embaixada dos EUA, outro drama acontece em uma parte diferente de Teerã, capital do Irã, em 1979: um grupo de seis americanos conseguiu fugir e se esconder, ajudados por autoridades do Canadá. Só que isso não os garante em nada. Caso não consigam deixar o país imediatamente, o preço a pagar pela fuga pode ser muito maior que ser feito refém. Para retirar o grupo que escapara do Irã, um funcionário da CIA, pensa num plano sensacional e inusitado: disfarça-los de integrantes de uma equipe de cinema que iria filmar no Oriente Médio um longa de ficção científica chamado Argo – mesmo nome dado à operação de resgate do americanos.

Albert 07/01/2014

Argo é um livro muito bom. Narrativa interessante conduz o leitor inicialmente como começou a tensão no Irã até o desenrolar e o desfecho final, e o autor consegue na minha opinião manter o leitor curioso. Eu particularmente esperava mais, por ter assistido primeiro o filme criei expectativa exagerada para o livro, mas é uma boa recomendação, o livro de forma geral vale a pena. Muito interessante também é como os agentes secretos se comportam, como planejam operação, como improvisam situações, disfarces... e o secreto mundo dos agentes secretos. Existe algumas partes no livro que não condiz com o que foi mostrado no filme. Recomendo primeiro ler o livro e depois ver o filme.

Ana 25/02/2013

Hollywood na Alta Espionagem!
Acesse a resenha em nosso blog:
Meu Livro na Bolsa