O Mundo de Downton Abbey

O Mundo de Downton Abbey Julian Fellowes

Resenhas - O Mundo de Downton Abbey

Yasmin 26/10/2012

Interessantíssimo

Quando solicitei esse livro pela parceria ao invés do guia de As Crônicas dos Kane senti uma ponta de dúvida, afinal além de a maioria dos leitores preferirem o outro eu não assisti nenhum episódio da terceira temporada ainda. Contudo o guia retratava apenas as duas primeiras temporadas e a série é tão rica, tão elogiada em vários aspectos que não podia deixar a curiosidade passar. E não me arrependo. "O Mundo de Downton Abbey" vai além de um guia para a série e leva o leitor a uma imersão ao cenário britânico e do mundo a cem anos atrás.

A maioria aqui deve saber que antes da primeira guerra mundial a Inglaterra ainda era predominantemente aristocrata e com os abalos da grande guerra que o país começou uma nova era. Agora imagine viver na pele mudanças tão drásticas? Antes da guerra os criados eram criados, patrões eram patrões, cada um sabia o seu lugar e exercia com orgulho sua função. Mulheres eram criadas para o casamento e jamais herdavam títulos. Exercer a medicina ou a advocacia era para uma classe mais inferior e as grandes damas trocavam mais de quatro vezes o vestido durante um dia. E essa organização funcionava perfeitamente bem. Grandes propriedades, como o castelo de Highclere, eram cenário de festas e eventos importantes.

Na série a família Crawley vive em Downton há séculos. Acontece que o atual Lorde de Grantham não tem filhos homens e sua filha Mary se casaria com um primo, assim mantendo a propriedade na família e assim como a herança, mas o ano é 1912 e o primo morre no naufrágio do Titanic. Esse é só o gatilho que levará mudanças fortes não só para os Crawleys, mas também para o andar de baixo. Os criados sentem cada mudança na família e veem esse fato como uma ameaça ao bom funcionamento da casa. E esse não é o único choque, o século começou com mudanças na política, na economia, avanços na tecnologia e lutas sociais. Para as grandes casas, como Downton esse é o começo de uma nova era, e senhoras como a condessa matriarca o começo do fim. Ela não entende porque Downton precisa de telefone, eletricidade e não aceita tão bem essa mudança nos hábitos e costumes.

Essa é a premissa da série. Um cenário excepcionalmente rico e que no livro foi retratado de forma ampla. Mesmo os que ainda não assistem vão se ver presos a leitura. A autora dividiu o livro por partes e focou na maior parte em explicar melhor a época, contar curiosidades e fatos das grandes casas daquele período. Em vários momentos conta com frases e trechos a vida de pessoas de verdade. Mordomos, condes, ladys e diversos depoimentos de pessoas que viveram aquela época e suas mudanças. Por ex. eu não sabia que no começo do século passado jovens americanas iam para a Grã-Bretanha em busca de casamentos nobres. Elas tinham milhões em fortunas de família e os nobres tinham os títulos que suas mães tanto ansiavam. Era o casamento perfeito para época porque muitos nobres estavam afundados em dívida e salvavam tanto o título quanto às propriedades com o casamento americano.

É bem interessante mesmo. Fala ainda da guerra e do que ela trouxe para a Inglaterra, e um relato mais vivo, mais real do quão sangrenta foi a primeira grande guerra. Impressionante mesmo ler relatos de quem viveu aquilo tudo. É fantástico. Achei bastante rico e como eu disse recomendo a todos. Principalmente aos que tem interesse em história. Também para os que estão acostumados nos cenários dos romances de Jane Austen. A edição (...)

Termine de ler o último parágrafo em: http://www.cultivandoaleitura.com/2012/10/resenha-o-mundo-de-downton-abbey.html

Autora ACBarroso 18/01/2021

Interessante
Eu assisti a série Downton Abbey e simplesmente fiquei apaixonada pelo cenário, pelos personagens, mesmo aqueles que me deram um pouco de ódio.

Este livro trás as informações por trás das câmeras e também algumas que deixamos passar despercebido, é um livro repleto de fotos de cenas da série, o que o deixa ainda melhor.

stsluciano 03/01/2013

Obrigatório para os fãs da série
Downton Abbey é a série de maior sucesso na Inglaterra em muito tempo. Exibida pela ITV, possui uma audiência expressiva, incomodando a tradicional BBC mesmo na exibição dos especiais de Natais, e conseguiu causar furor até mesmo no mercado americano. com sua terceira temporada em exibição, segue conseguindo bons índices de audiência, voltando à essência da série que foi um pouco perdida durante a segunda temporada – assunto para um outro post.

Como fã fiel, fiquei eufórico quando soube do lançamento deste guia aqui no Brasil, e o grande momento chegou ;)

Para quem não conhece ou não está familiarizado com a série, vou tentar contar um pouco da história sem me alongar. A família Crawley é a proprietária de Downton Abbey há séculos, uma imensa e imponente propriedade rural, cercada por um cenário deslumbrante. A série acompanha a rotina da família e de seus empregados, tratando do paradoxo que é a distância com que os patrões se relacionam com seus funcionários, e do fervor e orgulho que estes sentem ao trabalhar para eles.

A primeira temporada se inicia com o anúncio do naufrágio do Titanic, que acabou por vitimar o herdeiro da propriedade, um primo – se não me engano – do conde, que se casaria com a primogênita da família, Mary. Na época, nos casos de sucessão e herança, regia a primogenitura, ou seja, apenas o filho mais velho herdava os bens de seus pais; assim como a diretriz de vínculo, onde todas as propriedades eram vinculadas à herança, sobrando para os outros herdeiros quantias simbólicas. Apesar de parecer injusto, este sistema é o que permitia a perpetuação da fortuna das famílias e suas propriedades, o que mantinha seu nome através dos tempos. Os demais herdeiros podiam esperar somente fazer um bom casamento.

Quando Robert Crawley herdou Downton Abbey, ela estava arruinada, precisava de dinheiro, e sua única opção foi procurar um casamento por conveniência com uma das buccaneers, as americanas ricas sem lugar na sociedade de seu país que partiam para a Inglaterra em busca de maridos da aristocracia, que lhes garantiriam um lugar na sociedade em troca dos milhões de dólares em dote que elas traziam consigo, uma vez que nos Estados Unidos todos os filhos, mesmo as mulheres, tinham direito à herança.

Assim Robert, um conde falido, se casou com a milionária Cora, uma americana em busca de uma posição social. Um arranjo perfeito, ainda mais depois que se apaixonam durante o primeiro ano de casamento.

Mas o problema – e que nos leva ao desenrolar da série em si – é que Cora não deu ao seu marido filhos homens, então a propriedade teria de passar para o parente mais próximo do sexo masculino, assim como o título nobiliárquico e a fortuna de Cora, que fora atrelada á propriedade por meio da diretriz de vínculo.

E se digo que “Cora não deu” é por ser convencionado na época que qualquer deslize na geração e educação dos filhos era uma falta cometida pela mulher. Isso só aumenta o tom de hostilidade da relação de Cora com a Condessa Viúva, a sensacional Maggie Smith (que já ganhou dos prêmios Emmy em anos consecutivos por sua atuação na série), que a culpa pelo fracasso e, também, pelo simples fato de ela ser americana.

Pra resumir, é aí que entra Matthew Crawley, um primo distante e desconhecido da família, novo herdeiro da propriedade, que passa a morar no vilarejo para ir se familiarizando com as responsabilidades que, mesmo sem querer, terá de assumir; ao mesmo tempo em que tenta se entender com os recém-conhecidos parentes.

O livro trás os pormenores que fazem da série algo tão admirável: a relação patrão-empregado, os diversos empregados que circulam pela propriedade, cada qual com seu papel: mordomo, governanta, valetes, camareiras, cozinheira, arrumadeiras, ajudantes de cozinha, lacaios, motoristas, um verdadeiro exército que desempenha sua função com orgulho da profissão – mas não sem reclamar quando se sentem injustiçados – para manter um estilo de vida que, como o próprio conde relutantemente observa, não deve durar mais muito tempo.

Pensei em colocar mais imagens mas já peço desculpa por estas, estou sem câmera, e o celular não é dos melhores.

Bom, a edição é de luxo, com um acabamento caprichado e todo este esmero salta aos olhos. Capa-dura, encadernação firme, e com a costura arrematada por fios dourados! ela representa muito bem o glamour de uma época que a série se propõe a retratar, nós fãs agradecemos o compromisso da editora em manter a qualidade do produto.

São centenas de imagens e textos que vão desde material para a construção de uma sólida ambientação histórica até as pesquisas que levaram à confecção de cenários, roupas, objetos e recriação de costumes daquela época. Há de se destacar também os depoimentos dos atores e da equipe técnica, falando sobre seu envolvimento com a produção e sobre como vêm o trabalho que estão desenvolvendo.

Um dos mais interessantes é o da atriz Elizabeth McGovern, que interpreta a Condessa de Grantham. Ela, que é americana e vive na Inglaterra, diz que sente, mesmo nos dias atuais, uma certa reserva dos britânicos quanto à sua nacionalidade. Não que seja algo declarado ou hostil, mas está sempre ali, subentendido, e são por situações semelhantes que seu personagem passa na série, principalmente por parte de sua sogra.

Estas passagens humanizaram os atores e contribuíram para que a ligação com eles ficasse ainda mais estreita, assim como lança luz ao processo de produção de uma série de época tão bem trabalhada. Mas não se limita a isso. Os trechos em que são narrados o funcionamento das casas rurais como Downton Abbey, assim como os costumes da época e as transformações sociais pelas quais a Inglaterra passava no período em que a série se situa amplia a visão do leitor/telespectador sobre os fatos, o que é muito bem-vindo.

Com uma edição caprichadíssima, e abrangendo as duas primeiras temporadas da série, o livro é item obrigatório para quem acompanha a vida dos Crawley e seu empregados.

Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2012/11/o-mundo-de-downton-abbey-resenha-080.html

Renata 05/01/2013

Maravilhoso!
Enquanto conhecemos os bastidores da aclamada série, temos uma maravilhosa aula de história. Nunca havia lido de maneira tão interessante sobre as mudanças que a Primeira Guerra Mundial trouxe, evento que modificou a estrutura social antes tão sólida. Passamos pela luta das mulheres pelo direito de votar, conhecemos detalhes de como viviam os aristocratas e a classe trabalhadora, como as mulheres deviam se vestir e se comportar, as mudanças que a energia elétrica, o telefone, o avião e os carros trouxeram, enfim, um livro fascinante. Curioso saber que o casamento para a mulher significava liberdade, pois finalmente sairia da casa dos pais e se livraria da mãe cujo principal objetivo era arranjar maridos para as filhas, "(...) antes de 1914, ninguém escondia o fato de que a única obrigação da mulher era o casamento, algo que ela devia a si mesma e à família, que até então a sustentara(...)". Gostei particularmente do capítulo "Casa & Propriedade", no qual é explicado por que as grandes casas daquela época tinham tanta importância. Elas refletiam as histórias das nobres famílias que ali viviam por gerações, famílias que tiveram de se adaptar às mudanças trazidas pela guerra e por novos fatores sociais. A única coisa chata é que fiquei com vontade de rever as duas primeiras temporadas da série, mas não terei tempo tão cedo. Com certeza veria tudo com novos olhos.
Wan 31/03/2013minha estante
Sua resenha é excelente! O livro realmente traz detalhes incríveis sobre essa mudança pela qual o país passa, tem até detalhes que eu nunca vi em livro de história. O livro faz jus a série que ( além de um elenco incrível ) trata os fatos históricos com muita veracidade.

Nat 09/08/2019

Como tantas séries, eu vi trocentas recomendações de Downton Abbey e me interessei em assistir. Foi amor á primeira vista, me apaixonei por tudo, sinceramente esta foi uma das poucas séries em que não se encontra nada de errado. Algumas coisas me deixaram chateada, como a decisão de alguns atores em deixar a série, mas o produtor soube direcionar a história muito bem, mesmo com os fins chocantes. Então, quando a série acabou, fiquei meio obcecada em conseguir colocar as mãos neste livro por pura curiosidade sobre os bastidores, e não fiquei decepcionada. Visitar o castelo de Highclere já está na minha lista de “lugares para visitar antes de morrer” (junto aos itinerários de lugares ligados a Tolkien, Jane Austen e Rowling, sim, sou desse tipo de fã). Livro completamente recomendado para qualquer fã de romances históricos e principalmente apaixonado por Downton Abbey.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/08/o-mundo-de-downton-abbey-jessica.html

Fernanda1389 16/01/2013

Para entender O mundo de Downton Abbey, você tem que pelo menos ter assistido alguns episódios da série que leva o mesmo nome. Algum tempinho atrás fiz um post falando um pouquinho dela e para quem gosta de séries de drama e de época, é mais do que recomendada.

Em Downton Abbey somos apresentados à vida da família Crawley e seus serviçais. A série se passa em uma época da decadência eduardiana, os dramas pessoais e os horrores da Primeira Guerra Mundial e as consequências e mudanças que ela trouxe. A história é voltada para os dois lados: patrões e empregados. E podemos perceber a grande diferença naquela época e agora, uma rígida hierarquia social, a sutileza de etiqueta, roupas sufocantes e a batalha da mulher em querer ser ouvida. Mas apesar de tudo isso, a convivência em família é o foco principal da história. A família vem em primeiro lugar em Downton tanto para os Crawley quanto para os serviçais. Um cuida do outro e assim que deve ser.

Agora que você sabe um pouquinho da história, vamos ao livro. O mundo de Downton é um apanhado de tudo para conseguir fazer uma série boa e digna de assistir. Eles se preocuparam com todos os detalhes e nada passou despercebido. Na verdade Julian Fellowes(roteirista) já havia feito uma experiência semelhante em um antigo roteiro onde mostrava o dia-a-dia de caçadores e seus empregados. Foi daí que surgiu a ideia de Downton Abbey.

O livro é dividido em nove capítulos que são Vida em família, Sociedade, Mudança, Vida no trabalho, Estilo, Casa e propriedade, Romance, Guerra e Bastidores. Cada capítulo é devidamente detalhado com tudo que foi pensado para trazer aquela época, desde costumes, modos, conduções, roupas, para a nossa . Acho que não foi trabalho fácil. Além de contar com muitas fotos tanto dos episódios quanto dos bastidores, o que os atores acham de seus personagens e falas ditas nos episódios. É realmente impressionante e lindo!

Eu queria mostrar tudo para vocês, dizer tudo o que esse livro aborda e como está realmente linda essa edição, mas são muitos detalhes e eu ficaria escrevendo aqui durante muito tempo. Acho que nas fotos dá pra ter uma ideia de como ela é. Não tem apenas dados da série, mas muitas anotações dos costumes da época para complementar e entender melhor o que estamos assistindo e do porque daquilo. Acho que da pra entender, né?

Eu recomendo esse "guia" apenas para aquelas pessoas que querem obter mais informações sobre a série, é mais como um item de colecionador e não dá pra ficar levando pra cima e para baixo um livrão desse. Para quem gosta é mais do que recomendado!

Resenha original(com fotos) em: http://www.colinadotordo.com/2012/12/o-mundo-de-downton-abbey-jessica.html

Simone de Cássia 08/11/2017

Adorei como forma de eternização da série, mas confesso que fiquei um pouco frustrada. Na verdade, as frustrações vêm normalmente das nossas expectativas rs rs e foi isso mesmo: eu esperava que o livro trouxesse informações sobres os bastidores, erros de filmagens, fatos pitorescos de um ou outro artista, mas, ele focou a história mesmo, a época, os costumes, os lugares, e fazia um paralelo sobre onde a série se encaixa nisso. Não é ruim, mas não é o que eu esperava. Valeu pelas fotos belíssimas, pela edição linda, pela lembrança de uma história que eu amei...

Nayra 29/12/2023

Donwtow??
Maravilhoso rever as cenas dessa série incrível... Imagens lindas e muitas curiosidades que não lembrava.

Jessica 21/03/2024

O Mundo de Downton Abbey
Esse livro é um presente aos fãs da série. Ele conta como surgiu a ideia da série, além de detalhar os bastidores, figurinos, rotina dos atores e detalhes das cenas das duas primeiras temporadas.
E ainda é uma aula da história Britânica, pois mostra como o criador se baseou em fatos reais pra construir a história da série.
O livro também trás muitas fotos e depoimento dos atores. Indico muito a leitura, principalmente se você gosta da série Downton Abbey.