Hannibal

Hannibal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal

BiaVasc 14/03/2024

QUE FINAL FOI ESSEEEE??????
Totalmente chocada. Super surpreendente e envolvente do começo ao fim.

Juju 17/02/2024

Caça, Ausência & Moralidade
Sete anos se passaram desde que Clarice Starling teve seu primeiro contato com o sádico Dr. Lecter ainda aprisionado em uma instituição de máxima segurança e com seu auxílio foi a responsável por capturar o assassino em série Jame Gumb, vulgo, Buffalo Bill. Era de esperar que a carreira de Starling como agente especial do FBI tivesse decolado e a mesma se consagrado de uma forma gloriosa, mas a verdade figura em um âmbito bem distante deste e de fato ela está prestes a enfrentar mais um fracasso magistral. Hannibal Lecter, por sua vez continua foragido, longe dos holofotes desde sua fuga há quase uma década, mas há quem diga que o doutor foi avistado em diversos cantos do mundo. E descobrir sua localização exata é mais do que uma obsessão para Mason Verger. Tal qual uma necessidade vital que o assombra dia e noite, um dos únicos sobreviventes do psiquiatra canibal, Verger fará de tudo para obter sua doce e saborosa vingança. E é em meio a este complexo quebra-cabeças que reúne passado, presente e um futuro incerto que os destinos de Clarice Starling e Hannibal Lecter se cruzarão mais uma vez em reviravoltas surpreendentes.

Este é, em tese, o último volume da série Hannibal. O quarto livro que o sucede é um resgate ao passado do psiquiatra, portanto, nós não temos informações novas sobre o futuro de Lecter ou dos demais personagens como Clarice Starling. E esse é também o livro que eu menos aprecio, ainda que não possa ser considerado de forma alguma uma obra ruim ou descartável. O fato é que desta vez Clarice Starling não está envolvida em nenhum tipo de investigação recente, na verdade ela está perseguindo um rosto conhecido do passado e tentando conhecê-lo melhor justamente para ser capaz de capturá-lo: Hannibal Lecter. Em paralelo, nós temos o arco dos irmãos Verger - Mason e Margot - e curiosamente para quem já assistiu aos filmes, vai notar que a irmã do sobrevivente de Lecter não existe na adaptação para as telas. Essa foi uma
decisão dos produtores bem como a alteração do desfecho da obra, por motivos que eu julgo extremamente válidos e compreensíveis, sensatos até - mas eu ainda vou chegar lá! Margot é interessante e eu acho que agrega profundidade, nos permite conhecer um pouco melhor a faceta terrível de Mason Verger, um degenerado completo e predador de crianças. Mas eu creio que tenha sido deixada de fora do filme, pois não era exatamente a personagem mais relevante dentro do livro e acrescentá-la serviria somente para tomar mais tempo de tela, correndo o risco de tornar a produção muito longa e cansativa. Ainda assim, eu particularmente gosto de Margot e gostaria de vê-la sendo interpretada por uma atriz competente.

A obra é dividida em 6 partes, creio que para torná-la mais fluída e seccionar de forma satisfatória os pontos-chaves que levam ao ápice final . Esse é de longe o livro mais descritivo e repleto de detalhes do autor Thomas Harris, o mais longo também, o que algumas pessoas podem enxergar como algo enfadonho. Eu penso que é o livro mais preciso, completo e bem escrito. A riqueza de detalhes em cenários, características físicas, aromas, locais, pensamentos, devaneios e reflexões nos permite conhecer melhor a psique do maior e principal personagem dessa obra que nos desperta extremo fascínio desde Dragão Vermelho: o Dr. Hannibal Lecter. Sobre o desfecho: eu consigo entender, porque o autor é competente ao correlacionar o passado do psiquiatra e suas lembranças a respeito da irmã morta - Mischa - com o que ele enxerga e projeta na agente Clarice Starling, as expectativas que possui em relação à ela que o levam a persegui-la mesmo anos depois (antes mesmo do último volume, Hannibal: A Origem do Mal, alguns detalhes sobre a infância de Lecter aparecem neste livro). Desse modo entendemos o grande interesse do doutor e a suposta clemência que ele demonstra em relação à Starling. Porém, tendo dito isto, eu não gosto do final. Eu não acho apropriado considerando que Hannibal Lecter é sobretudo um psicopata incapaz de nutrir sentimentos de qualquer estirpe. Não vou entrar em muitos detalhes, porque não quero estragar a experiência com o uso de possíveis spoilers, mas a mim soa incoerente e um tanto irreal esse desfecho, ainda que de um ponto de vista psicológico eu possa compreender que o tipo de relação existente ali é justamente baseada em benefício próprio e mútuo. Tanto Lecter quanto Starling projetam um no outro as ausências, os vazios que possuem dentro de si e os preenchem de uma forma bastante disfuncional, a própria Starling abrindo mão da própria moralidade apenas para dar um sentido à própria vida. Só não sei se isso seria possível mesmo em um cenário dentro da nossa realidade, portanto, permaneço cética e um tanto desgostosa. Enfim, acredito que a decisão dos produtores do filme ao alterarem o final do filme foi bastante acertada em vários níveis, não creio que um final semelhante ao do livro teria sido bem recebido pelo público em geral. Em resumo, foi esse o motivo que não me permitiu dar as 5 estrelas para Hannibal, todo o resto me foi extremamente satisfatório.

Novamente agradeço à editora Record por esse box incrível que me permitiu reviver essa série que tanto estimo em grande estilo.
gabspittol 17/02/2024minha estante
Eu senti que ele criou esse final para agradar a alguns fãs. Não sei se gostei ou não kkkkkk mas o resto da trama eu gostei bastante

Juju 17/02/2024minha estante
Faz sentido mesmo. Eu particularmente não gosto não. O restante do livro é incrível, mas o final não me desce ?

gabspittol 18/02/2024minha estante
Não faz sentido né? Kkkkkk

gabspittol 15/02/2024

Dos três que li até agora, esse foi o que achei mais lento, mas não de um jeito ruim. Harris continua descrevendo tudo com riqueza de detalhes, o que eu, particularmente, gosto bastante. Mas tiveram cenas que eu senti que poderiam ter sido cortadas. Entretanto, nada disso torna o livro maçante ou cansativo, tanto que eu o li bem rápido até.
Achei um livro cheio de ação e com muitas reviravoltas e, embora meu preferido seja Silêncio dos Inocentes, esse aqui com certeza tem um lugar especial no meu coração. Não poderia dar outra nota, se não a nota máxima. Não quero soar clichê, mas dos filmes, depois de ler os livros, esse é o meu “menos preferido”. Simplesmente porque, apesar de o filme ser longo, detalhes foram deixados de fora, detalhes que tinham tudo para serem mais bem desenvolvidos. Quanto ao livro, é como falei, nota máxima!
Spoilers a partir daqui
Vou começar falando sobre Margot Verger, que não existe no longa-metragem, mas é uma personagem bem falada no livro. Confesso que depois de ler senti falta de ter ela no filme. É uma pena, porque simpatizei verdadeiramente com ela, apesar de não ser uma santa. É aquilo, né? Nem todo mundo é bom ou mau.
Também teve a exclusão de menção à família de Hannibal. No terceiro volume já somos apresentados a Mischa, irmã caçula dele, assassinada quando criança. Nos filmes, só descobrimos sobre Mischa em Hannibal: a origem do mal. Mas nos livros ela já é mencionada nesse livro.
A morte de Mason Verger, que no filme é obra de Hannibal Lecter, aqui é uma obra de sua própria irmã, e de forma bastante cruel! O que eu achei plausível e melhor do que no livro. Sim, seria uma cena difícil de fazer, ainda mais considerando a época, mas ia ter sido tão fantástico!
E para fechar nossa sessão de spoilers, Clarice e Hannibal não ficam juntos no final do filme, como o que acontece no livro. Honestamente, não sei qual final eu gosto mais. Era de se esperar que surgisse uma espécie de amor doentio entre os dois, e uma adolescente dentro de mim grita que amou o final, enquanto minha parte racional me diz que esse relacionamento é no mínimo perturbador. De todo modo, ambos os finais são surpreendentes: o do filme por fazer Hannibal cortar a própria mão para salvar a vida de Clarice, e o do livro por deixar os dois juntos e a constante pergunta, em algum momento Hannibal vai saborear sua amada?
Honestamente, não consigo decidir mesmo qual é o melhor final, mas gosto de imaginar que em algum momento Clarice ou Hannibal terão que matar um ao outro. Eu não conseguiria me apaixonar por um cara como Hannibal. E acho que é isso. Gostei bastante, mas talvez eu mudaria o final. Embora criminosos também se deem bem na vida real e sejam capazes de amar, do jeito deles, né? Enfim, é isso.

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Leandro423 12/02/2024

Contém possíveis spoliers
Me decepcionei com esse livro e achei uma fechando muito abaixo da expectativa para o doutor Hannibal Lecter.
O livro ate que andou muito bem, mas no final ficou um enrolação, um lenga lenga, quando vc nao vê a hora de saber o que acontece e fica se arrastando, e página é mais páginas que não acrescenta nada a história só serviu pra dar volume...
Depois de O silêncio dos Inocentes, esperava no mínimo que o desfecho fosse equivalente.

A única surpresa que tive em relação ao filme foi que explicou mais detalhadamente o que aconteceu com o Policial Pazzi.

vivianbooks 02/02/2024

“Não há consenso na comunidade psiquiátrica de que o Dr. Lecter deva ser considerado um homem.”
Terceiro e último (em ordem cronológica) livro a saga de Hannibal Lecter, alguns anos após ter escapado de sua prisão, deixando corpos em sua rota de fuga, o formoso psiquiatra se encontra em Florença, na Itália, vivendo de forma extravagante, sem se importar com o fato de ser um dos 10 homens mais procurados no mundo.
Até ele ser encontrado por um antigo inimigo, Rinaldo Pazzi, um policial italiano que anos atrás o caçava por uma série de assassinados. Pazzi decide que é melhor vender o Dr. Lecter a entregá-lo a polícia. E assim começa outra caçada fracassada a el mostro.
Devo admitir que a parte em que o Hannibal se encontra na Europa é meio chata para mim, muitas descrições as quais eu não conseguia associar e muitas referências históricas italianas as quais eu não tinha conhecimento, isso dificultou minha leitura, mas tudo se torna mais emocionante quando ele retorna aos Estados Unidos.
Novamente não tenho críticas negativas a escrita do Harris ou a sua riqueza nos detalhes, é assim que eles faz com que conseguimos ou, com que acreditamos conseguir, compreender nem que seja um pouco Hannibal. Mas o que ele é afinal?
Um homem? Um mostro?
Ele não se importa com nomenclaturas e nem deveríamos nós. Sendo ele um homem ou um mostro é impossível não se deleitar com sua elegância e inteligência, nisso acho que Clarice pode concordar comigo. O final me surpreendeu eu diria, eu gostei bastante, um final onde ele vive a vida como ele quer me parece muito legitimo já que o Dr. Hannibal Lecter sempre consegue o que quer.

Tha 12/12/2023

Final esperado porém cheio de deleite
De todos os livros dessa sequência, meu favorito até então era o Dragão Vermelho, a construção de personagem fazia Dolarhyde ser odioso e envolvente ao mesmo tempo.

Agora, Hannibal entra em minha pequena lista de favoritos!
Vi que muitas pessoas ficaram surpresas ou decepcionadas com o andamento e o desfecho, mas contrária a isso, foi o que mais gostei! Mudanças, camadas de consciência, envolvimento, calmaria e densidade, arrisco dizer que eu torci para esse final! No fundo ele já era até anunciado, tamanha era a admiração mutua entre Lecter e Clarice.

No mais, dos três livros esse foi o que de fato em muitas cenas fez meu estômago embrulhar. O antagônico ao Dr., Mason, foi uma figura desprezivelmente maravilhosa! Se busca isso no gênero literário, então está no lugar certo.

ArthurmalariA 15/11/2023

Hannibal é o quarto livro publicado de Thomas Harris e o terceiro que trás seu personagem mais conhecido: o dr. Hannibal Lecter. Acompanhamos aqui uma Clarice Starling mais velha e mais experiente, porém descreditada por uma ação que resultou num tiroteio, perseguindo o dr. Lecter que fugiu para a Europa. Incitada por um sobrevivente do dr. Lecter que busca uma vingança pelo seu sofrimento, Clarice persegue Hannibal na tentativa de redimir seu nome dentro do FBI. Acho que esse é o livro mais gráfico dessa série de livros, com direito à descrição de como sobreviveu e como pretende matar o dr. Lecter, além da icônica cena do cérebro, que quem viu o filme já sabe do que se trata. Nesse livro o dr. Lecter tem também muito mais espaço, e podemos estar mais próximo dele e de suas ideias. O livro termina de uma forma genial, eu me fascinei bastante por esse personagem... ele é tão grotescamente vilanesco ao mesmo tempo que é inteligentíssimo e sensível em alguns momentos... Acho, inclusive que maior que sua crueldade é apenas sua inteligência. Não me lembro o quanto a adaptação é fiel ao livro, mas com certeza irei reassistir ao filme. 10/10

Jeferson.Alcantara 19/10/2023

Jogo de gato e rato entre Hannibal e Clarice
Neste livro, Hannibal Lecter está foragido e vive sob uma nova identidade nos Estados Unidos. Ele é caçado pelo agente do FBI Clarice Starling, que já havia tido um encontro perturbador com ele em "O Silêncio dos Inocentes", o segundo livro da série. A trama explora o jogo de gato e rato entre Hannibal e Clarice, enquanto revela mais sobre o passado sombrio do personagem.

"Hannibal" é conhecido por seu suspense e suas cenas chocantes, bem como por aprofundar a complexa relação entre Clarice Starling e Hannibal Lecter. O livro também foi adaptado para um filme de mesmo nome, dirigido por Ridley Scott e estrelado por Anthony Hopkins como Hannibal Lecter.

É uma leitura recomendada para aqueles que gostam de thrillers psicológicos e histórias de crime envolvendo personagens complexos e perturbadores.

Amanda3808 02/10/2023

Sangue, tripas, mortes...
O final me deixou revoltada, realmente esperava qualquer coisa menos isso. Porém vou dá 5 estrelas pelo elemento surpresa, fui pega por esse final mirabolante.

Tiane 28/07/2023

Como eu gosto de Hannibal Lecter, eu não canso de ler esse livro por isso resumindo livro maravilhoso.

Luizspeed 26/06/2023

De cair o queixo
Hannibal é um dos livros mais bizarros que já li. A forma em que ele manipula tudo a sua volta chega a ser sobrenatural. O final é de deixar você com os olhos arregalados.