Hannibal

Hannibal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal

calie 11/11/2020

aquele com um clímax violentamente animado à base de sangue e bizarrice
finalmente! depois de eu ter largado o primeiro na metade (porque assistir o filme antes quebrou meu clima) e ficar um pouco entediada com o segundo, Thomas Harris gloriosamente prendeu toda a minha atenção. "Hannibal" atingiu uma qualidade de horror que, em comparação com os anteriores, pareceu chocante e satisfatoriamente elevado. foi uma verdadeira competição de "quem é o personagem mais bizarro aqui?", e não poderia ter sido melhor. percebi que o que eu queria ter visto desde o princípio era Lecter sendo quem ele era, longe da prisão, ao ar livre, fazendo sua vida com suas próprias escolhas (o que é uma loucura, penso comigo mesma, por mais interessante que ele fosse, continuava sendo um assassino canibal e eu estava torcendo por sua liberdade). o decorrer da leitura ofereceu uma clareza maior (ainda que algumas perguntas tenham ficado sem respostas) sobre a história de fundo de Lecter, com flashbacks e descrições do palácio que ele criou em sua mente para guardar memórias e conhecimento, que foi cativante e humanizou o personagem. o que não gostei foi a breve parte com a narrativa do investigador Pazzi, que se arrastou demais. o que fez a lentidão valer a pena foi o final da ambientação dele ter sido incrivelmente chocante e satisfatório e, também, dado espaço para a volta de Starling com seus capítulos cheios de ação.

sinto que vale a pena tentar.
Israel Filho 05/09/2021minha estante
?Hannibal? trás o personagem como centro das atenções, diferentemente dos dois primeiros. Inteligente, elegante, sadico e frio! Conhecemos o passado do personagem e suas metáforas fazendo sentindo. Clarice Starling mais experiente e com novos problemas! um fantasma apaixonado nos mais belos prédios da era renascentista da Itália. Incrível !

Francisco 24/02/2023

Dr. Hannibal Lecter fugitivo e um hediondo plano de vingança
Nesse terceiro livro da série sobre o famigerado Dr. Hannibal Lecter, acompanhamos a história após sete anos desde o desfecho de "O Silêncio dos Inocentes". A agente especial Clarice Starling é alvo de uma investigação da corregedoria após a morte de um colega policial durante um tiroteio de gangues.

Lecter é um fugitivo da justiça que refugiou-se no Brasil e com um passaporte falso fugiu para Florença, na Itália. Neste local é investigado pela polícia local e pelo inspetor Rinaldo Pazzi, que planeja vender Lecter a Mason Verger, uma antiga vítima que planeja uma vingança hedionda até mesmo para Hannibal.

De uma forma geral, é uma história muito boa, mas muito mais "violenta e macabra" que as anteriores e com um desfecho inimaginável. Recomendo com reservas.

Jess 27/05/2022

A escrita do autor é bem fluida como nos livros anteriores, mesmo que em alguns momentos tenha se tornado mais lenta nesse volume, e os personagens são mais descritos e explorados, para o bem ou para o mal. Porém, todo o final foi uma coisa muito rápida e um pouco sem sentido que me decepcionou um pouco, como se tudo o que eu tivesse lido até o momento no livro tivesse se encaminhado diretamente para o nada.

Vinícius Alves 16/03/2021

Hannibal, de Thomas Harris.
O romance se passa sete anos após os acontecimentos de O silêncio dos inocentes, aqui nós temos o retorno não só daquele que dá título ao livro, mas como também da protagonista, Clarice Starling.

Nesse livro conheceremos Mason Verger, umas das vítimas sobreviventes de Hannibal Lecter, que tem como único objetivo se vingar do seu agressor. É a partir desse ponto que acompanharemos uma caçada pela paradeiro de Hannibal.

De um lado veremos Clarice agora mais experiente e carrancuda, tendo que lidar com o preconceito e perseguição de uma FBI comandada majoritariamente por homens. É uma baita jornada e um deleite poder acompanhar a evolução de uma personagem forte, inteligente e tão bem construída. Do outro, agora em liberdade conheceremos ainda mais o Dr. Hannibal Lecter, desde seus gostos artísticos, musicais e claro, gastronômicos. Essas novas camadas são de suma importância para de certa forma humanizar ainda mais o personagem, e fazer com que o leitor, em uma maravilhosa confusão, torça por um assassino.

Os novos personagens adicionados à trama têm seus pontos fortes e são importantes para o desenrolar da narrativa, onde praticamente todos participam de alguma cena icônica.

A experiência da leitura é fantástica, pois Thomas Harris traça pistas do que poderá acontecer no futuro mas em momento algum chega a subestimar o leitor. A leitura também é bastante fluida, as páginas passam sem que percebamos, e o ritmo alucinante da história só vai aumentando a cada novo capítulo.

Hannibal dá o ponto final na história desses personagens de maneira visceral, apaixonante e surpreendente.

ig: @literariocuscuz

Andre.Crespo 02/06/2009

Ousado, Sanguinário e Perturbador
Ao ler "O Silênsio dos Inocentes", tive vontade de ler este pois era a continuação e também porque o Ridley Scott, diretor deste filme, disse que o final do livrro era infilmável. Fiquei curioso e quis saber que final era esse!
Bem, o livro é muito bom, mas não está a altura do outro. E por que não? Isso se deve ao fato de não haver mais aquela atmosfera de suspense, pois você esperava que o Hannibal pudesse fazer qualquer coisa, mesmo preso. Agora solto, você sabia que aí que ele podia fazer qualquer coisa mesmo!
Outro aspecto que não gostei muito do livro foram as sucessivas descrições. Teve um capítulo onde só houve descrições! Tudo bem que elas ajudam você a entender o ambiente em que se passa o filme, mas se demasiadas, elas as vezes atrapalham e fazem você meio que cansar um pouco. Ainda mais eu, que tinha que ler até as quatro da manhã, pois antes não tinha tempo pra ler!
Dizem que o filme é muito sanguinário. É sim, mas não como falam. O autor foi muito ousado em misturar romance com cenas nas quais pessoas "delicadas" não aguentariam ler!
Bem, sobre o final, não concordo que ele seja infilmável. Talvez pelo fato de que no primeiro filme a Clarice Starling ter sido tão durona que não fazia sentido ela se unir ao Hannibal e gostasse dele e vivesse com ele. Mas afinal das contas, o Ridley Scott soube muito bem adaptar o filme e o encurtou muito bem!

Alê 10/08/2021

Livro maravilhoso, reflete bem o Hannibal da série. Apesar de todo o horror e as cenas sangrentas, é impossível não se apaixonar pelo Dr. Lecter.

Luiz Amaro 04/03/2020

NÃO VOU FALAR SOBRE A QUALIDADE DESSA EDIÇÃO
Não vou perder tempo nem espaço discursando sobre essa edição. Até porque acho eu que 99,9% dos leitores não ficaram satisfeitos com essa publicação, ainda mais os fãs da franquia Hannibal. É uma baita falta de respeito.

Ressalvas feitas, vamos falar de coisas boas. Que livro meu amigo! Que história do c*%@4! , além de trazer a nostalgia do livro anterior, ele amarra a cronologia do passado com o presente e a transição para o futuro de uma forma impressionante, fazendo com que tudo faça sentir e tenha tido um porquê. Como diria minha avó ele ?não da ponto sem nó?.

Na minha opinião, sem medo de errar, entre os 4 livros esse é o melhor da série. É aqui que o ?parquinho pega fogo?. Essa é uma saga que recomendo de olhos fechados.

Adiel Barbosa 05/10/2020

Excepcional!
Sanguinário e implacável, Hannibal é de tirar o fôlego. É o terceiro livro da saga e a história se passa sete anos após os acontecimentos em O Silêncio dos Inocentes. Dessa vez, Lecter é a caça e poderá se tornar a vítima.
No decorrer do livro, vemos alguns fatores outrora desconhecidos e que moldaram os personagens. Com auxilio da psicologia, vamos destrinchando esses personagens e percebendo a sua grandiosidade, o que os tornaram o que eles são hoje. A saga Hannibal Lecter é de uma genialidade e complexidade incríveis. Não que o livro seja difícil de compreender ou que tenha uma narrativa não-democrática; o fato é que este é um livro bem escrito e inteligente, com uma trama e desenvolvimento excelentes. Não se trata de um simples romance policial, mas de um belo livro que enriquece no que tange à natureza humana.

Fabi 14/07/2022

Leitura nº 30 de 2022
Finalizo a série estarrecida com esse final. Que final é esse, minha gente? Eu sei que nas adaptações de livros para filmes sempre há algumas mudanças. Mas esse é completamente diferente! E fico feliz por ter sido surpreendida, pois foi essa a sensação que tive ao terminar a leitura: uma surpresa daquelas.
Sim, esse é o mais pesado e macabro da série. Nele conseguimos entender melhor a mente de Lecter. Achei tb a escrita do autor diferente, mais detalhada. Era preciso prestar atenção aos detalhes. E, nesse gênero literário, gosto de prolixidade. Muito bom!

Vini 04/06/2021

Finalmente consegui terminar. A história conseguiu ficar interessante só no final. Mas é uma história surpreendente.

Giu 06/06/2017minha estante
Eu adorei o final exatamente por fugir do padrão Hollywoodiano. Nem me choquei muito pois desde o começo o autor já foca nessa conexão entre Starling e o Lecter. Sem dúvida, um dos meus livros preferidos!

André 14/12/2020

Li este livro sem conhecer as obras que o antecedem. Pra quem, assim como eu, quer conhecer sobre um dos maiores assassinos da literatura moderna vale a pena pegar a trilogia desde o começo. O livro passa a ser interessante do meio pro final, que aliás é surpreendente.

belligna 20/06/2022

De todos da série esse é o mais pesado e perturbador. Os personagens são tão desgraçados que até quem não gosta do Hannibal acaba torcendo por ele.
Eu só não consigo engolir esse final. Não dá. Não tem como. Eu NÃO consigo ver a Clarice dessa forma. Eu gostei porque foi algo que me surpreendeu, mas não consigo comprar. Não me convenceu. Fora isso, o livro é perfeito. Recomendo, mas leia sem expectativas.

Thay 15/06/2020

Ele é o cara...
O que dizer de um cara que simplesmente se reinventa? Com uma inteligência absurda ele consegue se safar, e como havia dito antes é um cara bom, se preocupa e defende quem ele tem admiração.
Caroline.Santos 16/11/2021minha estante
Um cara bom kkkkk moça helloooo ele matou muita gente inocente