Pluvia

Pluvia Erica Azevedo

Resenhas - Pluvia

Beehlla 09/02/2022

Uma fantasia com romance bem jovem
Realmente Ana teve a aventura de férias que ela queria...mas acredito que ela não achou que teria tanta responsabilidade e que teria que tomar decisões que mudariam o restante de sua vida.
Esse é um romance com muita fantasia, onde Ana vai para um mundo paralelo para tentar salvar Pluvia de uma grande ameaça.
Eu só não dei mais uma estrela porque não teve realmente im final, dando a entender que terá outro livro...e será que tem mesmo?

Sam 14/11/2021

Plúvia
Um dos melhores livros de fantasia que eu já li, me encantei cada vez mais a cada página que eu lia, me apaixonava ainda mais sobre esse novo mundo de fantasia e sobre os seres mágicos e como eles surgiam.
É uma fantasia surpreendente, criativa e original e quando eu li estava chovendo e eu moro no campo, o que ainda me transmitiu mais emoção pois a história começa em um lugar distante, no campo e tem tudo a ver com a chuva. Era como se eu estivesse participando da história e conseguisse imaginar todo o cenário onde eu moro.

Babi @leiturasdababi 27/12/2016

Resenha do blog Myself Here
Quando comprei esse livro eu nem sabia do que se tratava, para falar a verdade o comprei pois estava na promoção. E a única coisa que me arrependo, é de ter demorando tanto pra lê-lo...

Para iniciar, o livro narrado em 3°pessoa, nos apresenta a Ana, uma paulista de 17 anos, que além de amar ler adora histórias fascinantes, mas sabia que esse mundo fantasioso era apenas na literatura e que a realidade era totalmente diferente.

Assim como toda adolescente, Ana quer passar as férias junto com sua amiga, mas devido a alguns imprevistos passados, seus pais não deixaram. Então eles decidem que vão passar as férias em família em Joinville onde ficarão hospedados no chalé de seu tio Jonas.

Assim que chegou na cidade Ana já sentiu uma sensação estranha, mas deixou isso pra lá pois era apenas coisa de sua cabeça. Em um dia chuvoso, Ana decide observar pela janela, quando ela acaba notando que as gostas de chuvas se transformavam em pessoas quando caiam. Ana não conseguiu controlar a curiosidade e foi até para ver o que estava acontecendo de fato.

Aquelas pessoas estavam vindo de Pluvia, eram os Pluvianos, e eles precisam muito da ajuda de Ana, pois o mundo fantasioso em que viviam estavam em perigo. Ana então, não sabe ao certo se deve voltar ao chalé e continuar com os pais, ou embarcar nessa aventura, e ajudar salvar Pluvia.

A partir daí é só aventura, fantasia, e suspiros de um romance que irá acontecer... A autora Erica soube criar um mundo mágico totalmente original e cativante, pois ao ler o livro é impossível não sentir vontade de conhecer Pluvia e todos os seus habitantes. Outro fator muito bom nesse livro, é como Erica soube criar os personagens, são todos muito intrigantes e ao mesmo tempo apaixonantes, que ao decorrer da história você vai acompanhando a trajetória de algum deles e além de tudo isso o seu amadurecimento.

Super recomendo, esse livro nacional é maravilhoso, esse mundo mágico é contagiante, o enredo te prende do início ao fim.

E uma notícia muito boa é que essa história tem continuação...

Título: Pluvia | Autora: Erica Azevedo | Editora: Novo Século | Nº de páginas: 280 - Nota:5/5

site: http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/2016/12/resenha-pluvia-erica-azevedo.html

Andréa Bistafa 26/04/2016

Um livro com narrativa tão bem escrita que não tem como começar a resenha sem falar no assunto!

Como não é segredo para ninguém, eu amo literatura nacional, e adoro a forma como a maioria é escrito, tem aquela coisa nossa, um linguajar nosso. Mas com Pluvia foi diferente. A autora escolheu as palavras de uma maneira em que, quem lê seu livro sem saber sobre a origem dele, não consegue distinguir se é nacional ou não. E isso me fascinou! Eu achei ótima essa imparcialidade que foi aplicada.

A trama é fantasiosa, e a escolha de partida da autora para sua história foi extremamente original. Tão original que foi o que me levou a ler o livro, logo que eu raramente leio fantasia.

Ana, a nossa protagonista, tem 17 anos e uma vida bastante sem graça. Sua melhor amiga viajou de férias, mas seus pais não permitiram que ela fosse junto. O que restou para Ana foi viajar com os pais para uma cidadezinha do interior. Fadada ao tédio enquanto observava o fim da tarde chuvosa pela janela do quarto, Ana percebe algo bastante incomum. A chuva se transforma em pessoas, usando capas prateadas. Movida pela curiosidade Ana resolve segui-los. Mas o que ela não esperava é ser escolhida (meio contra vontade) para salvar um mundo além de sua imaginação: Pluvia.

Essa obra tem toda aquela magia fantástica, seres mágicos e aventura na medida certa. A leitura é super teen e com aquela pitadinha de romance.

Temos personagens de personalidade forte e características bem acentuadas. Nomes bem diferentes e originais, Alfio d'Glen, Vevila d'Laufey e Calix d'Amans são alguns deles. O meu preferido mesmo é o Aléxi d'Amans, gente eu tenho uma quedinha por caras pretensiosos sabe?! rsrs Torci o tempo todo para ele e a Ana terem algo!

"Ainda sem conseguir acreditar no que ele estava dizendo, ela tentou respirar fundo antes de perguntar:
- E como você sabe que eu me sentirei segura com você?
- Pelo modo como suspira quando está perto de mim - ele respondeu a encarando, o que fez suas bochechas queimarem.
- Eu não suspiro quando estou perto de você - sibilou.
- É, eu esqueci-me de um detalhe - respondeu olhando para Calix e Vevila - Apenas quando ela me beija."

Daqui em diante toda a trama se desenvolve de forma atraente, interligando fatos a personagens criando um clima de mistério muito gostoso. O foco principal de Ana é descobrir porque ela está lá, e o que realmente eles temem. A partir dai coisas estranhas passam a acontecer, uma garota que vive a morte de Ana, um Dermilin, animalzinho que cria laços e passa a pressentir algumas coisas envolvendo a protagonista são somente a porta de entrada para aventuras muito maiores com direito a perseguições de tirar o folego e grandes lutas.

A narrativa dinâmica não permite que o leitor perca o interesse pela leitura, e quando menos esperamos já fechamos o livro e ficamos ansiosos pela continuação!

Sim, Pluvia é o primeiro volume de um quarteto, algumas pontas ficam abertas e nossa imaginação ficará instigada a cada dia chuvoso que observarmos pela janela!

site: http://www.fundofalso.com/2014/09/resenha-pluvia-erica-azevedo.html

Dani 10/03/2016

Pluvia - Pluvia # 01
Ana sempre foi uma menina curiosa, apaixonada pelo mundo fantástico que a mente pode criar. Livros sempre foram seus companheiros mas, ao crescer, perdeu um pouco de sua imaginação, mas a curiosidade sempre permaneceu.
Sua família não é aquilo que ela queria que fosse, e surge de seus pais a ideia de todos passarem as férias em um chalé em um pequeno povoado afastado, para aproximar a família. Ana não queria ir mas vai assim mesmo, obrigada pelos pais.
Este povoado é estranho, com poucos estabelecimentos, e o único habitante que conheceram parece misterioso.
Após algum tempo no chalé, observando a chuva que caía Ana presencia algo incrível e pouco provável: três pessoas apareceram do nada, como saídos das gotas de chuvas.
A protagonista toma, então, conhecimento de um mundo que ela nunca imaginaria; Pluvia, que fica escondido na chuva. Os habitantes têm lindos olhos azuis, roupas diferentes, e estão na terra para pedir ajuda de Ana, pois seu mundo está correndo um sério perigo que nem eles mesmos sabem do que se trata.
Ana, pelo que parece, é a única que pode salvar este mundo do perigo e, mesmo relutando, concorda em deixar seus pais e viajar para Pluvia. Encontra, então, um mundo incrível, com habitantes de nomes inusitados e culturas fascinantes. Faz muitos amigos e conhece pessoas de todos os tipos, inclusive Aléxi, um pluviano jovem e misterioso.
Faz tempo que tenho este livro, e sempre me senti instigada pela capa lindíssima e o tema, tão original. Entretanto, sempre que o pegava para ler, não conseguia me conectar à estória, não conseguia passar da página 100. Mas uma vez, após um dia de descanso sem aulas, peguei novamente o livro e desta vez a leitura fluiu bem, me prendeu bastante.
É uma estória muito interessante, cheia de mistérios e descrições mágicas, que instiga. É narrada de forma simples, em terceira pessoa, e a autora fez um excelente trabalho descrevendo cada peculiaridade do mundo Pluvia, sem deixar cair no cansativo. A única coisa que me incomodou foram as repetições de narrativa, como "a menina...", "o menino...", sempre ,se referindo á um personagem. Isso também aconteceu com outras palavras, ou acontecimentos.
Pluvia é uma leitura cativante, instigante, que os fãs do gênero fantasia vão devorar. O mundo criado pela autora é bem construído; a todo momento surgem novidades ou são apresentadas mais características sobre Pluvia.
Há muitos personagens de destaque, além de Ana, como os amigos que ela faz em Pluvia. Destaque para Aléxi, Yedda, Vevila, Julian, Caton...Infelizmente, não consegui me conectar com Ana, nem detectei uma personalidade forte nela, mas torci muito e a admirei por sua coragem em muitos momentos.
Os acontecimentos perto do final foram cheios de reviravoltas chocantes e segredos sendo revelados. O final veio com as tão almejadas respostas que procurávamos, porém algumas coisas não se encaixaram bem, ou não consegui engolir. Mas gostei muito, de forma geral, e sobrou muito espaço para a continuação.
Pluvia é um livro que, mesmo sendo de um gênero que não é meu favorito, me agradou, prendeu e chocou, com uma grande aventura, um mundo original, e até mesmo um romance.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2015/11/resenha-pluvia-pluvia-01.html

Gabrielle Roveda 16/10/2015

Pluvia não é um clichê literário, não é uma cópia do enredo de Harry Potter, nem traz lembranças de Nárnia e muito menos sobre deuses. É um mundo de magia e imaginação criado por uma mente dotada de criatividade. Erica Azevedo é uma nova autora da editora Novo Século que venho com tudo pra nos mostrar seus dotes na literatura. A Erica deixa sua marca com o começo de uma série que tem tudo pra ser empolgante. Pluvia, entre segredos & esperança, nos trás um mundo através dos pingos de chuva. Um mundo diferente da realidade que enfrentamos, entrando em uma magia intensa onde, uma garota humana é escolhida para defender um mundo cheio de segredos.
"Sempre temos o poder de escolher. Mesmo que nossas escolhas nem sempre nos levem pelos melhores caminhos."
Ana é nossa personagem principal, após viajar com os pais para uma cabana em um povoado extremamente pequeno e inclusive fora do mapa, ela conhece pessoas que a fazem escolher entre a vida e a morte para levá-la a outro reino. Para os pluvianos, Ana seria a salvação. Ela enfrenta uma complicada decisão ao deixar seus pais e passar a viver em outro mundo. Penafort é, então, sua nova casa. Surgem personagens secundários incríveis e, em especial, Aléxi. Não tem como não se apaixonar por Aléxi, simples assim. Seguro de si, sombrio, misterioso, lindo e provocante. Ana tem muitas decisões a tomar e jamais pôde duvidar de alguém tão próximo como seu maior inimigo. Nessa nova etapa de sua vida muitas coisas farão sentido, muitos segredos serão revelados e muitas outras dúvidas surgirão.
"[...] às vezes nos achamos em situações complicadas e até embaraçosas, mas nunca deixe de acreditar na sua capacidade, porque, eu posso sentir, ela é enorme."
Um enredo inteiro pra amar e no final querer mais. Estou ansiosamente aguardando pela continuação da série. Digo já que a escrita da Erica é super boa, é confortável, nada maçante e enjoativo. O texto flui, assim como a leitura. O livro é narrado em terceira pessoa dirigindo-se inteiramente a vida da protagonista. Não comento sobre a capa, é linda. Foi bem pensada. Adorei a fonte usada em "Pluvia" e a textura dos pingos de chuva com a paisagem ao fundo. Vale a pena iniciar essa série, Pluvia é um mundo pra se descobrir e eu já comecei.

site: http://www.florejar.com/2013/09/resenha-pluvia-erica-azevedo.html

Vanessa Sueroz 06/10/2015

Neste livro iremos conhecer Ana Leal, uma jovem de 17 anos que mora com seus pais em São Paulo, ela sempre teve uma imaginação fértil, sempre gostou de jogos de tabuleiro e livros, mas na sua adolescência ela deixou de acreditar nos sonhos e fantasias para se focar na vida real, mas durante umas férias em Florianópolis Ana começa a mudar.

Muitas coisas acontecem e ela perde um pouco da sua confiança nos pais, agora ela não pode sair de casa sozinha, muito menos viajar com sua melhor amiga, agora ela esta em uma viajem chata e tediosa com sua família para Joinville em Santa Catarina, enquanto seus amigos estão curtindo bastante as férias. Em Joinville ela vai para a casa de seu tio Jonas e conhece Pluvia.

“-Pluvia é um mundo através da chuva – respondeu Calix, o garoto de cabelos loiros. – É outra realidade além desse mundo.”
Três dias depois que sua pequena viajem em família começou Ana vê algo estranho e vai até a mercearia próxima seguir os estranhos e conhece Alfio, Calix, Vevila e Collet, estranhos morados de um lugar estranho chamado Pluvia que pedem a ajuda de Ana, pois seu povo esta em perigo.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/pluvia/

ste 22/07/2014

Pluvia é um daqueles livros bem originais e conta com uma garota normal como protagonista, uma garota como eu ou você e isso ajuda bastante na identificação.

A leitura é leve, o vocabulário é fácil e a trama é surpreendente e te prende, tanto que terminei o livro em poucas horas.

Em Pluvia, os habitantes são desconfiados em relação à presença de Ana no vilarejo, graças a uma antiga traição, mas isso não a impede de fazer amigos maravilhosos - e outros nem tanto.

Erica conseguiu desenvolver e descrever bem todos os personagens, eu conseguia imaginar todas as cenas claramente - e essa não é uma tarefa fácil quando o lugar não existe, quando a autora tem que criar tudo do zero.

Me apaixonei pelo Aléxi, ele é o típico "bad boy" misterioso que vai conquistar o coração das leitoras ♥

Pela primeira vez precisei me esforçar para não dar spoilers, tudo que posso adiantar é que Ana não é nada previsível e que a história nos reserva muitas surpresas.

O final tem aquele gostinho de "quero mais", te deixa ansiosa para a continuação - sim, terá continuação! Agora é hora de saber mais sobre a autora, os próximos livros e a criação do mundo de Pluvia! :D

Confira a entrevista com a autora no link abaixo:

site: http://devaneiosestrelares.blogspot.com.br/2014/06/resenha-6-pluvia-entre-segredos-e.html

Ana Valentina 29/06/2014

Resenha: Pluvia
A capa do livro é bem simples, mas é muito bonita e muito mais linda pessoalmente :D Erica me enviou o livro autografado e fiquei deslumbrada com o autógrafo que ela me deixou.

[…] Sua cabeça parecia uma cidade quando anoitece, onde cada luz vai surgindo conforme a noite cobre o céu e, a cada pergunta, cada informação nova era como uma dessas luzes. Página 35

Apesar de seu amor por livros e histórias fantásticas, que iniciou logo na infância, Ana é como qualquer outra adolescente normal. Quando entra de férias, ela recebe um convite super legal da sua amiga Sofia: ir para a praia com a família dela, mas sua mãe não permite. Ao invés disso, Ana acaba viajando com seus pais para um pequeno vilarejo, que por sinal tem apenas duas construções, no interior de Santa Catarina.

Após se instalar, com os pais, num chalé no pequeno vilarejo de Baamen, Ana vê — ao observar a chuva bater na sua janela — três figuras humanas se formarem a partir das gotas que caem; sua curiosidade fala mais alto e Ana sai de casa as escondidas para tentar descobrir aonde aquelas pessoinhas estão indo.

É assim que Ana colide com os pluvianos; Alfio, Calix e Vevila atravessaram o portal de Pluvia para buscarem ajuda entre os humanos, mas Ana é a única pessoa que poderá ajudá-los. Mesmo não conhecendo os motivos daqueles estranhos de outro Mundo precisarem tanto de sua ajuda, ela acaba aceitando ajudá-los. Na verdade sua aceitação foi um pouco forçada e qualquer um de nós no seu lugar também teria aceitado.

Ana deixa seus pais desmemoriados (longa história rs) para trás e parte rumo à um novo Mundo: Pluvia. Chegando lá ela logo faz amizades com vários pluvianos — aqui preciso dizer que a Erica criou muito bem os seus personagens, DERMILIN *-* quero um pra mim :P — mas não consegue descobrir o motivo de estar ali.

O tempo passa, coisas começam a acontecer e como se fosse um enorme quebra-cabeça Ana vai ligando as pecinhas e descobrindo os mistérios envolvendo os pluvianos e o motivo de sua missão no mundo deles.

As aventuras que ela irá compartilhar com os seus novos amigos é no mínimo surpreendente; sua vida fica em risco tantas vezes que eu até perdi as contas. Como plano de fundo das aventuras de Ana, Erica adicionou um romance super fofo entre Ana e Aléxi; Calix e Vevila é outro casal que deve assumir os seus sentimentos e ficarem juntos de vez, quem sabe no próximo livro né?, eles são lindos *-*

A escrita da Erica é perfeita; fiquei apaixonada pela forma como ela escreve ao ler Olhar de Viajante, e com Pluvia não foi diferente: o texto é tão fluído e facílimo de ler que devorei o livro rapidinho.

A enredo do livro é mega original; adoro chuva e passei a amar ainda mais depois do livro, e sempre que chover vou lembrar do mundo criado por Erica, apesar de Jales não ter tanta chuva assim :P ; mas senti um pouco de dificuldade em imaginar o ambiente do livro, mais precisamente o vilarejo de Penafort, e pra entender os motivos por trás da necessidade de ter Ana em Pluvia (quem não leu não vai entender, mas se você leu comente :) ); por isso já estou planejando relê-lo assim que minha lista de leitura der uma diminuída (ainda tenho vários nacionais para ler :P ).

Pluvia é o primeiro livro da série Os Mundos, a continuação se chamará Ventus e já estou ansiosa para ler, pois o final do livro me deixou catatônica haha.

site: http://garotasdejales.wordpress.com/

Larissa Gunia 09/06/2014

Ana Leal é uma jovem de 17 anos que mora com seus pais em São Paulo. Quando pequena seus pais diziam que ela era uma criança incomum, pois tinha uma imaginação fértil, lia muitos livros e se divertia com jogos de tabuleiro. Com a chegada da adolescência, Ana passou a acreditar que a realidade é verdadeira demais, tornando sua imaginação algo ilógico.

As últimas férias de verão em Florianópolis traz lembranças indesejadas para Ana, um acontecimento que trouxe a perda de confiança dos seus pais. Ana não pode mais sair e nem viajar com sua melhor amiga nessas férias, portanto é obrigada a viajar com eles para Joinville, uma pequena cidade de Santa Catarina onde seu tio Jonas emprestou um imóvel para desfrutarem as férias escolares da jovem.
"-Pluvia é um mundo através da chuva - respondeu Calix, o garoto de cabelos loiros. - É outra realidade além desse mundo."

Ao chegarem no pequeno povoado onde se encontrava apenas o chalé que se hospedariam e uma mercearia que ficava por perto, Ana não deixa de pensar no homem estranho que ajudou seu pai a chegar no local.
Depois de três dias, Ana decide apreciar a vista da janela do quanto onde estava hospedada, mas uma demonstração de fantasia acontece quando as gotas de chuva se transformam em pessoas, fazendo com que Ana siga por curiosidade os humanos até a mercearia.
Ao chegar na mercearia ela encontra Alfio, Calix, Vevila e Collet, moradores de um lugar chamado Pluvia, um lugar que esta em perigo e precisa da ajuda de Ana, mas para isso Ana teria que abandonar seus pais e viajar em um mundo de fantasias entrando em uma grande aventura.

Assim que li a sinopse de Pluvia fiquei muito curiosa com a estória, logo resolvi ler com muita expectativa e o livro acabou me surpreendendo do inicio ao fim.
No inicio eu me perdi na metade do livro com o nome dos personagens e acabei lendo de novo (Desastrada), mas logo depois acelerei e não parei mais de ler, o livro fez altas viagens comigo. Gostei bastante da mistura de doses que a Erica colocou no enredo, ficou uma mistura incrível de romance, fantasia e ficção.

É muito difícil escolher um ou dois personagens que me encantaram, pois todos me cativaram e mexeram com minhas emoções. Se eu pudesse levaria o dermilin Eldred para casa ou pediria de presente. os demilins são umas criaturinhas fofas de mais ou menos vinte centímetros que vivem em Pluvia e saem do subsolo uma vez a cada ano.
Aléxi é encantador, por mais que ele seja do tipo que se faz de durão, mas que por dentro é todo sensível. Vevila e Calix também me encantaram, são o tipo de amigos que qualquer pessoa gostaria de ter. Enquanto a Ana... nunca me identifiquei tanto com uma personagem como eu me identifiquei com ela.

A narração é na terceira pessoa, a diagramação é media, o enredo é de tirar o fôlego e os capítulos são curtos deixando a leitura mais rápida e deliciosa.
O romance entre os personagens não é nada meloso e enjoativo, algo que acabou fortalecendo mais ainda o enredo de fantasia.

O final terminou em aberto, mas soube que vai ter um segundo livro chamado Ventus. Estou muito ansiosa para que ele seja publicado e que essa minha depressão pós Pluvia termine logo, pois quero muito saber o que aconteceu.

Agradeço a autora parceira Erica Azevedo por ter me mandado esse livro repleto de aventura para resenha.
Recomendadíssimo!

Adriano 15/05/2014

#PartiuPluvia
Hoje é dia de resenha!! :)
E nada mais justo que publicar resenha de um livro nacional que eu gostei muito!

Livro: Pluvia
Autora: Erica Azevedo
Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576799993
Ano: 2013
Páginas: 280

Pluvia foi um livro que me ganhou desde o primeiro momento que o vi. Sua capa é linda e me chamou atenção rapidamente, porém foi quando li a premissa que concluí desesperadamente que precisava lê-lo. Devido a rotina escolar, acabei adiando a leitura de Pluvia, porém consegui ler nas férias de janeiro e eu adorei *-*

Pluvia inicia nos apresentando sua protagonista, Ana. Uma paulista curiosa e sonhadora de 17 anos, que ama ler e escutar histórias fascinantes. Ana sempre foi vislumbrada pelo mundo da leitura e da fantasia, porém conforme foi crescendo foi percebendo e concluindo que a fantasia estava restrita na literatura e que o mundo real, exigia racionalidade.

Logo no início do livro, nos compadecemos por Ana. Ela quer passar as férias com a amiga, porém seus pais não deixam. Quem nunca passou por uma situação parecida? Aquela situação em que você quer muito algo, mas seus pais num gesto de preocupação não concordam. Pois é, eu entendo o que se passou com Ana naquele momento. rs

Diante disso, seus pais, Rodrigo e Laura Leal, decidem que eles podem passar as férias em família num vilarejo da região sul do país. Lá, estariam em contato direto com a família, com a natureza e longe da correria de São Paulo. Nesse pequeno povoado, ficariam hospedados na cabana do tio Jonas.
Um fato interessante: nesse "povoado" só há duas construções, uma mercearia e a cabana.

Certo dia, Ana, ao observar a chuva que caía sobre o povoado, percebe que algumas gotas quando caíam se transformavam em pessoas. (Eu achei essa ideia fascinante!! *0*)
Curiosa e descrente pelo que acabou de ver, Ana segue essas pessoas e se depara com algo novo e diferente para ela.

Aquelas pessoas se diziam Pluvianos, vindos de Plúvia (óbvio) e clamavam por socorro. Segundo eles, Ana poderia lhes ajudar, uma vez que o mundo mágico estava em perigo. Ana se vê num dilema: ser racional e continuar ao lado dos pais, deixando Plúvia em perigo ou dar asas a sua imaginação, embarcar com aquelas pessoas e ajudá-los a salvar seu mundo de fantasia?!

O livro é regado de magia, aventuras, uma pitada de romance excelente!

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2014/05/resenha-pluvia-erica-azevedo.html

"Ana Paula" 01/04/2014

Devo começar essa resenha, agradecendo a querida autora Erica Azevedo, pela oportunidade única de ler esta obra. Muito obrigada mesmo Erica, tenha certeza que, depois de ter lido este livro, vou ver a chuva de outra maneira! ;)

Bem, não é surpresa para ninguém que a literatura nacional vem ganhando um espaço merecido no mercado. Fico muito feliz com isso e só tenho a agradecer por ter a oportunidade de ler algo da nossa terra com um enredo tão fantástico.
Em Pluvia, somos apresentados a um mundo totalmente diferente do que já vimos. Os personagens desta trama, são de um universo paralelo, e atravessam essa dimensão através da chuva! Em Pluvia, encontramos personagens parecidos com os humanos, mas os animais que lá exitem são diferentes e alguns até fofos (Dermilin *-*). Ana, uma humana, vai passar as férias com seus pais e durante uma tempestade, vê esses seres pluvianos, com a curiosidade a flor da pele, resolve segui-los. Para seu espanto, ela descobre que é a única que pode ajudá-los. Pluvia está passando por um momento ruim, algo de estranho e terrível vem assombrando seus habitantes, mas ninguém conta a Ana o que realmente querem dela, ela terá que descobrir seu caminho sozinha.

Confesso que fui surpreendida pela história deste livro! Como a maioria dos livros nacionais lançados recentemente, Pluvia tem continuação, mas o desfecho da história não deixou nada a desejar! Claro que ficaram alguns ganhos para o próximo livro, mas nada que deixe o leitor doido de curiosidade!
Adorei o modo como a autora apresentou os personagens na trama, e gostei muito de Ana também. O que me incomodou um pouco no início, foi a facilidade com a qual ela absorveu o que estava acontecendo. Claro que, devido as circunstâncias em que ela estava, não haveria outra saída, mas.... não sei, acho que não me convenceu. Ana é aquele tipo de personagem que todos os leitores querem ser: participar de uma aventura surreal, em um universo desconhecido, que até então só era visto em livros.

A realidade em que Ana vivia, não era nada emocionante. Com pais que mais trabalham do que ficam em casa, nossa protagonista é sim amada pelos mesmos, mas passar um tempo com os pais, é um tarefa que Ana não quer fazer, ainda mais quando sabe que férias para os pais, é sinônimo de continuar trabalhando. Por isso ela se afundava em suas fantasias, e creio que também tenha sido por esse motivo, que ela aceitou tão rapidamente seu destino.

"E foi então, em meio àquela pequena demonstração da força da natureza, que ela vislumbrou, pela janela embaçada pela chuva, uma pequena transformação de fantasia em realidade. As gotas que caiam inexplicavelmente transformaram-se em pessoas, iguais a ela, vestidas de maneira diferente e agitadas por certa empolgação que ela imaginou em seus rostos."

A narrativa é feita em terceira pessoa pelo ponto de vista de Ana, senti falta de um englobamento maior sabe? Queria também conhecer o lado de Aléxi, um personagem que arrancará suspiros, prometo!
Gostei muito da narrativa da autora, sucinta e sem rodeios. Ela não foca somente no romance entre personagens, você sabe que tem algo ali, mas o ponto principal, são os segredos que os pluvianos escondem, e claro, a aventura em que Ana e seus amigos embarcam.

"Algo muito terrível estava assustando os pluvianos, ela podia sentir. E saber que sua ajuda poderia ser a única chance deles fazia crescer uma desconfortável sensação de insegurança."

A capa é muito bonita, descreve bem o enredo do livro, e a diagramação é simples, mas muito bem feita, sem erros aparentes. Uma história que realmente vale a pena ser lida e tenho certeza que te encantará. Um mundo desconhecido, cheios de segredos, magia e seres diferentes, onde uma reles humana pode ter o poder de ajudar ou destruir. Super recomendado!

site: www.livrosdeelite.blogspot.com
Erica Azevedo 02/04/2014minha estante
Que resenha linda, Ana

Diana Canaverde 28/02/2014

Esse é o livro de estréia da querida autora parceira Erica, o primeiro livro da série "Os Mundos", em primeiro momento gostaria de relatar que eu estava muito ansiosa para ler essa obra, principalmente por ver "Chuvas" de resenhas sobre ele e eu queria e muito estar por dentro dessa historia.

O livro começa com Ana uma garota de 17 anos que está terminando o ensino médio e que é muito sonhadora, ela sempre gostou de ler e viajar nesse mundo fantástico da leitura o que se deve ao seu pai que trabalha com livros antigos e isso de certa forma a influenciou, mas na medida que foi crescendo Ana percebeu que a realidade era muito pior e que o mundo de fantasia existia apenas em sua mente e foi deixando isso um pouco de lado. Na verdade ela estava para entrar de férias no meio do ano letivo e queria muito ir viajar com a sua melhor amiga Sofia, mas estava sendo um pouco complicado seus pais deixarem que isso acontecesse porque em outra ocasião ela meio que fez seus pais perderem a confiança nela e ela desde então lutava para conseguir de volta.

"Apesar de Sofia e das outras amizades na escola, ela gostava de se manter com seus livros, que acreditava serem suas maiores companhias. Assim, desenvolveu um universo particular naquele pequeno apartamento."

Como seus pais não a deixaram viajar com sua melhor amiga, eles resolveram partir em uma viagem de família para o sul do Brasil onde ficaram em um chalé em um vilarejo desconhecido cedido pelo o tio Jonas, um tio em que Ana gostava e muito, ele apareceu em sua vida quando ela tinha 10 anos e de cara lhe deu um bracelete lindo e muito valioso a qual ela usaria durante a viagem para demonstrar a ele que sempre gostou do presente. Chegando ao vilarejo Ana e seus pais percebem que existia apenas duas construções o chalé que iriam ficar e uma mercearia, mas aquilo não assusta Rodrigo e Laura os pais de Ana, mas ela fica intrigada com a estranheza do lugar, principalmente quando passa pela mercearia e se depara com um homem estranho de olhos bem azuis e que tem uma capa prateada.

Alguns dias se passaram e Ana se sentia um pouco entediada, e foi em um final de tarde que ela resolveu se aproximar da janela de seu quarto para observar a chuva e as gostas que iam caindo e batendo de leve em sua janela, foi daí que levou um susto ao perceber que algumas dessas gotas de chuva se transformavam em pessoas iguais a ela e movida por uma chama até então escondida em seu íntimo e sua curiosidade Ana foi até o local para onde essas pessoas se direcionaram e quando viu que eles foram até a mercearia estranha de repente ela se viu rodeada por algumas dessas pessoas todas com capas prateadas.

Foi ai que Ana descobriu Pluvia, um mundo paralelo ao seu em uma outra realidade e ainda mais foi surpreendida por um pedido de socorro, os Pluvianos precisavam urgente de sua ajuda e aquilo a intrigou um pouco porque não sabia por quanto tempo ficaria longe de seus pais e porque pedir exatamente a sua ajuda, ela que era uma garota simples sem nenhum tipo de poder. No fim Ana foi com eles, embarcou nessa viagem que a faria descobrir que o mundo até então que parecia apenas uma fantasia de criança, poderia ser de verdade.

O Livro me encantou demais, me apresentou personagens essenciais na vida de Ana agora que ela estava em Pluvia na cidade de Penafort, onde era lugar que eles treinavam. Os amigos em que ela fez logo de cara foram: Julian, Vevila (achei esse nome fantástico), Calix, Estelle e Canton onde com eles viveria uma verdadeira aventura de conhecimento do lugar até descobrir o que assustava os Pluvianos e como ela poderia ajudá-los. A Erica soube apresentar cada um desses personagens incrivelmente bem, mostrando a personalidade de cada um de modo que consegui entender quem era quem sem ficar confusa e ainda me apresentou Aléxi um Pluviano mal humorado, marrento (adoro!) e que se achava e muito, mas que também seria essencial na busca de respostas com Ana.

O que eu posso dizer desse livro foi que a Erica conseguiu me surpreender com a sua escrita, leve e de fácil entendimento, me apresentou um bichinho super fofo e as vezes mal humorado o Dermilin que eu queria um para mim com toda a certeza. Quando eu fechei a parceria com ela eu fiquei em uma expectativa muito grande com a leitura, porque já pela sinopse fiquei intrigada de como seria essa história fantástica que ela me apresentaria, ai fui lendo algumas resenhas e a minha vontade e expectativa só crescendo e ela conseguiu com tudo isso me surpreender, eu simplesmente amei a história, ela construiu muito bem os personagens principalmente Aléxi, Ana e o tio Jonas. Fiquei encantada com o mundo Pluvia e seus habitantes, tudo na verdade não tenho o que dizer a não ser que espero com muita ansiedade a continuidade. E de fato é um livro que mega recomendo e sei que quem ler vai sentir o que eu senti com a leitura.

A capa do livro é linda e com suas folhas amareladas dão um toque especial na leitura, a diagramação do livro em perfeita sintonia com todo o contexto do livro, eu li Pluvia e nem parecia que eu tinha se quer aberto o livro de tão igual que ficou desde o dia em que chegou aqui em casa. Eu levei três dias para ler, porque só leio na ida e na volta do trabalho e as vezes antes de dormir, mas o que quero dizer é que se eu tivesse tempo teria lido em um só dia, porque foi uma leitura maravilhosa, eu simplesmente não conseguia para de ler, e mesmo já embarcando em uma outra história, Pluvia simplesmente não sai dos meus pensamentos, com certeza será um livro que vou ler de novo e de novo... Obrigada minha querida autora parceira Erica por me presentear com essa leitura fantástica e que me fez trasportar literalmente para o mundo de Pluvia.

Xero no coração!!!!!!

Pudim 23/02/2014

Resenha Mania Compulsiva Por Livros
A infância de Ana era sempre repleta de descobertas e histórias fantásticas, mas nunca teve a oportunidade de se aventurar por elas. Sempre sonhará em conhecer mundos distantes, mas com o chegar da adolescência, começou a acreditar que realizá-las seria impossível.
Em meio a uma viagem a um vilarejo distinto, no sul do Brasil, a vida de Ana tem certas mudanças que você descobrirá ao longo do livro. Um acontecimento mudará totalmente sua forma de pensar do mundo ao seu redor. Em meio à chuva do fim de tarde, observa as gotas se transformarem em pessoas iguais a ela. Sentindo o fogo que a preenchia na infância se reacender com a curiosidade, Ana vai atrás deles e se depara com um pedido de ajuda e a descoberta de um novo mundo: Pluvia. Várias perguntas surgem em sua mente (e na mente de quem está lendo o livro, claro) o que essas pessoas realmente escondem? E qual o segredo por trás dos profundos olhos azuis do estranho senhor da mercearia? E o que de tão terrível está assustando os pluvianos a ponto de fazê-los pedirem ajuda a uma menina indefesa? Ao longo da estória, mistérios serão desvendados, e perguntas serão respondidas. Um livros totalmente diferente dos nacionais de ultimamente! Confira minha opinião sobre ele a seguir:

Uma história bem incomum, mas ao mesmo tempo encantador. Afirmo que gostei muito de conhecer o mundo de Pluvia.

Logo após contar um pouco sobre a vida de Ana, uma jovem carismática que adora se aventurar nas páginas de um bom livro, a autora nos leva a conhecer o vilarejo Baamen, um pequeno povoado bem distinto das civilizações, onde só há um chale e uma mercearia. Lá, Ana e seus pais ficarão umas semanas. Se você está pensando que seriam férias normais e tranquilas de família, está enganado, e a que mais se surpreenderá com isso, será Ana.
Mas antes de chegarem ao local desejado, param na mercearia para pedir informações. É então que a protagonista se depara um um homem um tanto misterioso e um tanto assuntador. Cruzam olhares, a deixando com uma pitada de curiosidade sobre o vida do sujeito.

No dia seguinte, já estando estalados no vilarejo, Ana decide dar uma pausa na leitura de seus livros prediletos para relaxar um pouco. Resolve parar para observar a chuva caindo, calmamente.
E aí, que um acontecimento bizarro e aterrorizante por um lado, e fascinante por outro, começa a acontecer. As gotas de chuvas começam a se transformar em pessoas (sim, pessoas!) encapuzadas que aparentam estar apressadas, andando para um determinado lugar. Ana, cheia de curiosidade e coragem, decide segui-las.

Após chegar em um lugar misterioso, Ana é recebida com um pedido de ajuda, ou melhor, socorro, de um mundo desconhecido chamado PLUVIA. Grandes problemas andam acontecendo neste mundo distante, e aparentemente só Ana é capaz de ajuda-los.
Sendo praticamente obrigada a aceitar a proposta , ela parte para este mundo, deixando tudo para traz, inclusive seus pais, mas prometeu para si mesma que ira voltar.

Estou muito feliz com o que li em Pluvia. Apaixonei-me por seus personagens. Gostei muito e me deixou com uma sensação boa e de quero mais após ler o livro.
Não é um livro pesado. Bastante leve, que serve para todas as idades.
Vários personagens surgem durante a estória (porém não irei citar nomes para não estragar o mistério) e admito que gostei muito de conhece-los.
Mas também, não posso deixar de falar que todos os personagens são bem construídos, gostei bastante.

A escrita de Erica também ajuda bastante na hora da leitura. Bastante jovem, sem muitas palavras complexas, fácil de intender. A capa também, que quando eu a vi, fui logo ler a sinopse pois me deixou com uma grande curiosidade.
O narrar da estória não é cansativo, tudo sempre fluindo em algum ponto.
Se analisarmos o início da trama, com o final, percebemos como ela cresceu, como adquirimos novas informações sobre este mundo desconhecido.
Um grande enredo, como toda boa ficção tem.

Bom, o que falar do final... Angustiante! Não para o lado ruim, mas que após terminar de ler o livro, ficamos com uma vontade imensa de ler o segundo volume. Um livro que merece uma continuação urgentemente! Hahaha. Não vejo a hora de ler o segundo.

Uma grande obra, cheia de mistérios e descobertas fascinantes. Super original! Estou muito contente de ver em primeira mão o quão longe a literatura nacional está chegando.

Se você ainda não conhece ou não leu Pluvia, essa é sua chance. Não ira perder essa trama incrível, de nos deixar em uma ressaca literária né?! Compre já o seu exemplar, e acredito que irá gostar tanto quanto eu e acabar virando fã da Erica Azevedo!

site: http://maniacompulsivaporlivros.blogspot.com.br/2014/01/resenha-pluvia-erica-azevedo-book-tour.html

Camilla 03/01/2014

Resenha postada no Blog Segredos e Sussurros entre Livros
A resenha de hoje é bem especial, por várias razões. Além de ser o primeiro livro que leio este ano, Pluvia também é o primeiro escolhido da Maratona Literária e, como se não bastasse, conta uma história incrível. É um livro nacional, escrito pela Erica Azevedo e publicado pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da Novo Século.
Como todo amante de histórias fantásticas, a descrição de outros mundos, com seres cheios de habilidades especiais, e o simples fato de encontrar no enredo um refúgio mágico da realidade, já são motivos suficientes para se atrair o leitor. Conheci Pluvia através de um Tweet. Isso mesmo! Vi um dos meus “seguidos” citar o livro como uma de suas leituras mais especiais e achei interessante, pois nunca tinha ouvido falar do mesmo. Procurei informações e logo fiquei encantada com a premissa. Comprei, mas só fui ler agora, na Maratona.
A história de Ana, narrada em terceira pessoa, nos leva diretamente ao mundo de Pluvia, através de uma chuva doce de fim de tarde. A menina, de férias com os pais em um vilarejo que não está no mapa, passava uma tarde de ócio quando o belo espetáculo do cair da chuva lhe chama atenção. Observando da janela do quarto, ela nota algo anormal surgindo entre as gotas de chuva: pessoas. Intrigada com o que acaba de ver e sem encontrar uma explicação lógica para tanto, ela decide segui-los à entrada do povoado, mal sabendo que esta decisão a levará ao maravilhoso mundo além da chuva, e também a desconhecidos perigos.
Em Pluvia, as pessoas são divididas por suas habilidades. Não há escolas para os jovens, mas sim o tipo de treinamento necessário para desempenharem suas funções. Cada personagem tem uma peculiaridade. Alguns são guerreiros, outros fazem magia, mas cada um tem uma forma especial de encarar sua realidade. Em pouco tempo, Ana, que antes estava relutante em aceitar sua ida a Pluvia, se vê encantada pelo lugar e seus ilustres moradores. Infelizmente, um grande perigo está a espreita nas sombras e Ana parece estar ligada a isso. Em meio à busca pela salvação de Pluvia e à necessidade de voltar para casa e seus pais, o que mantém Ana no chão é a amizade recém descoberta com alguns pluvianos e a estranha atração por um guerreiro antipático. A coragem de Ana é posta à prova a todo momento, inclusive quando um velho e querido conhecido pode estar ligado ao perigo iminente.
A narrativa é leve e flui a ponto de levar o leitor a Pluvia sem notar o relógio. Gostei muito de Calix, Vevila e Aléxi, amigos que certamente deram um toque especial à trama, especialmente o último. Acho que nem preciso falar sobre a criatividade da autora ao criar um mundo cujo passaporte é nada menos do que algo que vemos o tempo todo, a chuva. Tirar magia de coisas simples é algo brilhante. Minha única ressalva é o tamanho do livro, que mesmo sendo muito bem escrito, é pequenininho com suas 279 páginas. Apesar de ter sido bem finalizado, um ótimo gancho foi deixado para a continuação, outro detalhe que é razão de amor e ódio. Ainda que eu goste muito da ideia de viajar mais um pouco por Pluvia, estou um pouco triste por não haver previsão para o próximo volume.

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/