Não Há Dia Fácil

Não Há Dia Fácil Mark Owen...

Resenhas - Não há dia fácil

Carlos.Heitor 31/05/2020

Do Alaska a jalalabad
O livro é a história de como um menino do Alaska, que chegou a ser Seal do Devgru, participou da missão que matou Osama Bin Laden. Detalhado, mas sem ser cansativo, fala dos treinamentos e preparações para ser um SEAL, além de detalhar a missão. Bom livro. Prende o leitor do começo ao fim.

Inlectus 24/06/2013

Ótima leitura.
Uma leitura interessante e muito efusiva.

Rafael 20/06/2020

Excelente!
Repleto de ação durante a leitura, o livro é recomendável para aqueles que gostam de ação, principalmente os membros das forças armadas e de segurança. O autor nos faz sentir por dentro das missões a qual narra, e também do dia a dia de um operador especial.

Maria.Carolina 05/03/2017

Super bem detalhado, emocionante e muito interessante!
O dia a dia dos homens do exército americano e as atividades rotineiras de treinamento, todas as dificuldades, a distancia da familia, os dias de folga e o campo.

A caça de Bin Laden e a descrição dos detalhes da ação são impressionantes.

Marcio 28/04/2013

Esclarecedor
Descreve muito bem sobre essa operação e o que os soldados passaram para participar dessa, ação e também mostra coisas que os noticiários não mostraram como o acidente do helicóptero durante a missão.

Diego 04/01/2013

'Não Há Dia Fácil' é um retrato da vida das equipes do Seal e um relato da Operação Lança de Netuno, realizada em 1º de maio de 2011, que resultou na morte do terrorista Osama Bin Laden. Desde a pane no helicóptero Black Hawk - que quase fez com que a missão fosse abortada - até o comunicado pelo rádio via satélite confirmando que o alvo estava morto, a operação dos vinte e quatro Seal na propriedade secreta de Bin Laden deve ser recontada em detalhes. Das ruas de Badgá ao resgate do capitão Richard Phillips no Oceano Índico; das montanhas ao leste de Cabul ao terceiro andar do esconderijo de Osama Bin Laden em Abbottabad, no Paquistão, 'Não Há Dia Fácil' coloca o leitor dentro da tropa de elite Equipe Seis do Seal.

Felipe B. Cruz 17/10/2012

Ufanista
Um dos pontos negativos do livro é seu extremado ufanismo e parcialidade. Não espere ler críticas aos Estados Unidos ou as forças armadas. Na visão do militar, eles são incapazes de cometerem erros.

O livro, porém, mostra uma visão bastante realista de dentro das forças armadas americanas.

Vale a leitura
Alexandre 24/10/2012minha estante
Teria como você me emprestar o livro ou mesmo trocar ele comigo?

Thiago 13/01/2013

Não há dia fácil
Sempre tive curiosidade em saber , com mais detalhes, como ocorreu a morte daquele que foi o responsável declarado pelo atentado terrorista ocorrido em 11 de Setembro de 2001. Queria uma versão diferenciada da oficial, daquela versão política típica do discurso que o presidente Obama realizou para a o povo americano em 2 de Maio de 2011.

Inicialmente o livro nos traz a história de Mark, sendo recrutado para a missão que todos os militares ansiavam em realizar, a captura de Bin Laden. De pronto, é feita uma pausa e Mark passa a descrever sua vida, sua afinidade com as armas desde a infância e sua vontade de entrar para as forças armadas. Até pouco mais da metade do livro a história se concentra na rotina de testes do autor até chegar na elite do batalhão de operações especiais da Marinha dos EUA, além do dia a dia das diversas missões que participou.

“O único dia fácil foi ontem”, essa é a filosofia do SEAL e, de fato, a rotina dos treinos descrita no livro é bastante exaustiva, inclusive para o leitor. Apesar do livro ser muito bem escrito, acho que a narrativa intensa de treinos, testes e missões me cansaram um pouco, talvez porque não esteja habituado a este tipo de leitura, talvez pelo fato de que este não foi o meu objetivo ao ler o livro, pois como mencionado no início da resenha, meu objetivo era tão somente o conhecimento de como fora realizada a missão que acabou com morte de Osama.

Por outra lado, os que têm interesse em saber da rotina dos combatentes nas forças armadas e de como se desenrolam as missões que os SEALs enfrentam, ainda que superficialmente, estes sim, terão um prato cheio com essa primeira metade do livro.

A segunda metade se foca na operação Lança de Netuno, realizada em 01 de Maio de 2011, resultando na morte do terrorista Osama Bin Laden, ou UBL, como era comumente conhecido pelos militares que participaram da operação.

Os relatos são precisos e muito bem escritos, e o leitor é imerso na operação como se fosse um dos militares, todos os detalhes da operação desde o problema com o Chalk Um a bordo do helicóptero Black Hawk, passando por todo o desenrolar da invasão no complexo onde de encontrava Osama, sua família e seus ajudantes, até a comunicação confirmando a morte de Osama, que de fato destoam da versão oficial até então conhecida. Essa parte é bastante envolvente, e toda a tensão vivenciada pelos soldados ante a provável investida das forças armadas do Paquistão é também sentida por aqueles que estão a folhear o livro.

Após isso o ufanismo toma conta da história, mas sinceramente, bem menos do que eu esperava (!), uma vez que se trata de uma das operações militares de maior destaque da história recente. Não chega a prejudicar o livro.

É um livro interessante, e quanto à veracidade dos fatos nele narrados, não há como se ter certeza, cabe a cada leitor decidir no que quer ou não acreditar.

Vale a leitura!

Avaliação:(3/5) - Bom

Raul Mathias 23/11/2012

Não há dia fácil - Um líder da tropa de elite americana conta como mataram Osama Bin Laden
Mark Owen, com Kevin Maurer

Me senti atraído por este livro pelo fato de trazer uma versão diferida da oficial a respeito da morte do maior terrorista do mundo.

Primeiramente, não gostei do estilo de escrita do livro. Contém muitos pontos, o que torna a leitura muito pausada, e, particularmente, não é um estilo de escrita que acho muito atrativa para o leitor. Como o livro é pequeno isto não o prejudica, e a leitura pode ser feita rapidamente. É um livro bom, nada extraordinário. Pelo fato de a paixão do autor pela sua profissão ser facilmente sentida no decorrer da leitura, esta se torna bastante agradável.

Sobre o conteúdo do livro em si, achei bastante interessante. De fato a vida dos SEALs é bastante frenética. Como o autor cita, tinham poucos momentos com a família, passavam bastante dias em treinamento intenso, afinal poderiam ser chamados para uma missão a qualquer momento. Como se percebe da leitura, a família dos SEALs são os próprios companheiros de equipe.

O livro traz relatos de diversas operações, porém muito superficialmente. Justifica-se. O livro é baseado na memória de um soldado que participou, em 14 anos de SEAL, de muitas operações, e não há como se esperar que ele lembre de tudo com detalhes. A única operação bastante detalhada, como não poderia ser diferente, é a operação Lança de Netuno, que resultou na morte de Osama.

Um ponto que achei interessante, que não é diretamente abordado pelo livro, não havendo análise crítica da situação por parte do autor, é como os EUA realizam diversas operações em países soberanos, sem se importar muito com isso. O único momento em que os americanos demonstram preocupação com isto é justamente na operação Lança de Netuno, em que seus soldados não deveriam ficar muito tempo em território paquistanês. A preocupação, porém, só decorre do fato de que a casa onde estava Osama se encontrava próximo à uma base militar paquistanesa.

Para terminar, dois pontos que me perguntaram enquanto lia: a) claro que o livro “puxa a sardinha” para o lado americano, mostrando-os como heróis; b) quanto à veracidade, difícil dizer, não há como comprovar, mas a história contada é bastante verossímil.

day 04/11/2012

NÃO HÁ DIA FÁCIL ...O ÚNICO DIA FÁCIL FOI ONTEM.
Comecei a ler o livro só pra ver se era bem escrito,se convencia etc...
Porque não gosto dos EUA e achava que o livro era uma chatice de patriotismo exagerado e cego,comum aos americanos.
Mais começando a ler o livro de cara,nos primeiros capítulos fui me apaixonando pela vida de um SEAL da marinha americana.
Me apaixonei pelos treinamentos,esforços e principalmente pela irmandade entre eles.
O trabalhos destes homens é simplesmente maravilhoso,sacrificam tudo pelas forças armadas e são os melhores no que fazem.
O livro conta várias missões dos SEAL,mais a principal é a operação que mataram o terrorista Osama bin ladem.
Todos os nomes do livro,são trocados para preservar a segurança das pessoas envolvidas na missão.
achei também bem escrito,e sem o que eu esperava do patriotismo exagerado típico dos americanos.
O autor é bem realista e conta de fato como as coisas procederam,tirando toda a fantasia criada pela mídia.
o livro é maravilhoso e eu recomendo.

Edu Ribeiro 04/09/2013

Ação e aventura
Muito divertido! Não é um livro profundo, é o equivalente a assistir a um bom filme de ação. É bem escrito e prendeu bastante a minha atenção. Foi o primeiro livro que eu li no kindle.

RÔMULO. 02/07/2013

não há dia facil
livro muito bom, gostei principalmente da narrativa e a ousadia desse cara a revelar fatos que arriscaram ate sua segurança!