Não Há Dia Fácil

Não Há Dia Fácil Mark Owen...

Resenhas - Não há dia fácil

Agneli 05/03/2024

Bom livro
Se olhar pelo lado do subtítulo "Um líder da tropa de elite americana conta como mataram Osama Bin Laden", a primeira metade do livro é totalmente dispensável, pois a operação que matou Bin Laden só começa na metade do livro.
Mas o título do livro é: "Não há dia fácil", e nesse ponto, todas as histórias e missões contadas no livro, fazem jus ao nome.
É um bom livro, recomendo para quem gosta de saber mais sobre os SEALS.

Ju Souza 26/02/2024

Livro de guerra
Foi muito interessante ter uma ideia de como foi a trajetória até Osama Bin Laden. Em pensar que existem pessoas treinadas para entrar em guerras e matar, é assustador. Mas, gostei muito da leitura!

Combatente 22/02/2024

Detalhes surreais
Mark conta com detalhes máximos como foi que participou da missão lança de Netuno (missão que efetivou a morte de Osama). Os detalhes são tão ricos que fazem você vivenciar o momento como se estivesse lá.

Igor_Resenha 05/01/2024

Um SEAL que tentou sair da escuridão e ganhar fama...
Na época que o livro saiu causou grande impacto nos leitores, na mídia e na comunidade militar. Tudo era muito recente no imaginário popular - do 11 de setembro ao pronunciamento de Obama sobre a morte de Osama Bin Laden. Foi um dos livros mais vendido na época. Simplesmente estava em todas as prateleiras das livrarias. Leitura fácil, agradável e empolgante contribuíram para o sucesso. Contudo, assim que a fama subiu a cabeça, o nome verdadeiro de "Mark Owen" veio a público bem como sua imagem - o que desagradou ainda mais a comunidade militar, principalmente os SEALs. Simplesmente o autor ignorou o lema SEAL : "eu não anúncio a natureza do meu trabalho, NEM BUSCO RECONHECIMENTO POR MINHAS AÇÕES". Então fica evidente pra mim que o livro foi escrito justamente com a intenção de autopromoção !! O que me leva a repensar o que é verdade e o que é apenas marketing....
Fato é que nesse livro iremos acompanhar a experiência do autor, Matt Bissonnette...digo...Mark Owen, na unidade seis dos SEALs da Marinha Americana, também conhecida como DEVGRU - uma unidade extremamente especializada e competente usada principalmente em operações contra-terrorista. Após essa contextualização, é dado início ao programa de treinamento para a realização de uma missão de alto valor cujo objetivo era desconhecido. Apenas próximo da sua realização, os SEALs tomam conhecimeto da Operação Tridente de Netuno que tem como finalidade capturar ou eliminar Osama Bin Laden em um complexo na região residencial de Abbottabad (Paquistão). A Operação será descrita a partir do capítulo 10 e terá muita cenas de ação !!! O final já é conhecido: "Por Deus e pelo país - Gerónimo, Gerónimo !!!"
O problema do livro - que tinha tudo para contar uma boa história - são os excessos de revisões e censuras que o autor submeteu o conteúdo inteiro para que fosse aprovado logo pelas Forças Armadas americanas e pudesse ser publicado. Isso tornou a história superficial e pouco carismática. Além disso, a operação que resultou na morte de Bin Laden é cheia de preparativos e poderia ser mais ricamente abordada. O desejo de ser o primeiro a publicar, de falar que foi ele que matou o terrorista mais procurado do Ocidente e aproveitar o momento do imaginário coletivo fizeram o livro e o autor um sucesso, mas, na minha opinião, a obra é muito simplista e superficial.

JAssica260 27/12/2023

Gosto do tema, mas o interessante é que inocentes também morrem, tem uma parte da operação que estão entrando e tipo um bebê acabou sendo baleado.
A página 190 me deu um aperto, pois a Mariam saiu com o bebê apertando no peito gritando que eles tinham matado, isso apertou meu coração.
Mas o livro é ótimo, rico em detalhes.
Agneli 05/03/2024minha estante
Ela saiu gritando que eles tinha matado o marido dela

rodolfocarmacio 10/11/2023

Osama bin Laden
Realmente não há dia fácil, dia fácil foi ontem. Relata os treinamentos e operações de um Seal da marinha dos Estados Unidos até a morte de Osama bin Laden.

Kauane Parra 27/10/2023

Legal a parte mais motivacional, resiliência, ver como ele trabalha com afinco por seu propósito. Mas, só consigo pensar naquelas crianças, não consigo ver glória na forma como à justiça foi buscada

JohnJohn.3 15/10/2023

Muito bom livro. Cotidiano de um operador especial
Pra quem é um entusiasta de assunto militar, esse livro é muito bom. Relata o cotidiano, experiências, expectativas, sorte, medo, treinamento e tudo mais. A vida de um operador de operações especiais é intensa.
Vale a pena a leitura.

Alexsandro9 12/06/2023

Interessante
Livro descreve o relato de um Seal que esteve na missão para capturar Osama Bin Laden. Relata como foi sua vida de treinamento até chegar na equipe escolhida para a missão. Livro bom para quem gosta de assuntos militares e chato para quem é leitor apenas de ocasião. Livro descreve muito como é um treinamento de elite americano e detalhando os armamentos e rotina. Vale a pena para quem gosta do tema e curte filmes do gênero.

Tainara225 11/05/2023

História real e surpreendente.
A história é baseada em fatos reais e eu particularmente amo histórias reais e por esse motivo eu já recomendo o livro. No começo da leitura achei um pouco sem graça, mas quando começa a falar mais sobre o dia a dia dos seal e da operação que capturou o Osama achei bem interessante, parecia que eu estava lá acompanhando o passo a passo da missão. Outro ponto legal de se falar sobre o livro é que a gente consegue ver um pouco da vida real de um militar, como é receber ordens, ter que guardar segredos, se tornar ausente na própria família pela profissão e lidar com a adrenalina e o risco de não saber se vai voltar de uma missão. Enfim, livro excelente e que vale a pena ser lido.

Juliana2623 29/04/2023

Gostei demais, muito bom poder acompanhar como aconteceu algumas operações desse esquadrão. O autor contou detalhes que nos fazem sentir como estivéssemos lá tb.

Claudia.Zanchetta 05/04/2023

O único dia fácil foi ontem
O único dia fácil foi ontem , filosofia dos seal
Provavelmente será a minha filosofia daqui pra frente .
Eu simplesmente adorei o livro , não só pelo contexto principal , mas fique impressionada de ver a força mental que esses " caras " tem .
Eles vivem adrenalizados 24 hs por dia , vivem a tensão do " vamos , tem que ser agora "
As frustrações de missões abortadas , o retorno a calma .
Esses homens mantém segredo de tudo e de todos é realmente incrível .
Leia esse livro não só pq realizaram uma missão mega mais importante , leia o livro aprendendo que o único dia fácil foi ontem .

BrunoSB 12/03/2023

E esse foi o fim?
Realmente não esperava tanto desse livro, mas a leitura foi muito boa de se fazer, algo que passava sem perceber. Gostei bastante de saber mais detalhes vindo de alguém que participou dessa missão que fez muito noticiário na época. Como os best sellers que viraram filmes, Sniper Americano e O Grande Herói, este também valeu a pena!

Alessandro Heverton 17/01/2023

Relato fiel
Com vários detalhes e até fotos, explica bem os meandros das forças envolvidas num do atos mais emblemáticos das forças americanas contra o terrorismo. A escrita as vezes fica um pouco arrastada e repetitiva, mas nada que ofusque a vontade de entender a história. Vale a pena ler, nem que seja "um bocado de cada vez".

João 08/01/2023

Igual ao filme
Como diz a introdução, o livro não mostra muitos detalhes das técnicas e equipamentos que os seals usam, mas mostra com muita competência como é a vida de um seal e como foi a preparação e execução da morte de Bin Laden.