Todas as Mulheres de Hitler

Todas as Mulheres de Hitler Erich Schaake

Resenhas - Todas as Mulheres de Hitler

Andreza.Zimbaldi 27/01/2024

Super interessante!
Achei super válido essa perspectiva de ver as mulheres que cercaram a vida de Hitler, ao menos tentar entender o que elas pensavam ou supunham que iria acontecer, fora o fato de saber pela visão delas o decorrer da tragetoria que levou a Alemanha a guerra mundial. Me surpreendeu o fato de quase todas as "amantes" dele ter tentado suicídio. Mas, enfim, vale a leitura é um livro muito bem escrito.

alinetiemi 10/03/2021

Mulheres fortes
Livro com teor mais "educativo", ou seja, apresenta fatos que nunca tive acesso sobre a vida de Hitler, principalmente da perspectiva das mulheres, que de certo modo, fizeram parte da vida do ditador.

Andrea M 09/03/2020

Desconfiem de "mitos"...
Primeiro livro que li sobre Hitler. Confesso que a atual política no Brasil me fez querer conhecer essa personalidade tão bizarra e cruel, mas que conquistou tantos seguidores.
Registrei várias passagens no livro que condizem com a notoriedade de um certo presidente no Brasil. A diferença no enredo desse livro é que Hitler conseguiu hipnotizar muitas mulheres, talvez porque nessa época não havia o auxílio da internet (assim espero). Do lado de cá, felizmente, a maioria gritou #elenão...

Devoradora 08/12/2020

Quanto mais você lê mas vc fica horrorizada(o)
Você acha que não pode se surpreender com tudo q envolve o nome Hitler ou que ele fez mas aí vem esse livro e mostra pra vc o quanto ele era manipulador, tóxico e tudo de pior que um homem pode ser com as mulheres.
E mais ainda as mulheres que se cercavam nele e eram usadas por ele, totalmente ingênuas, exceto uma. A única mulher que poderia se igualar a ele.

Um livro cheio de detalhes e explicações.

Prof Kaique 04/07/2020

Grande potencial desperdiçado em sensacionalismo histórico
"Todas as Mulheres de Hitler" começa sensacionalista logo pelo titulo. Acreditar que consegue definir toda as mulheres que se envolveram com Hitler em um pequeno livro é completamente equivocado. Ainda assim esse livro pretende expor todos os casos que Hitler teria tido ou ao menos que uma das partes chegou a cogitar.
Vale mencionar, essa premissa já não parece nada histórica e muitas vezes o livro parece mesmo uma revista de fofoca com um personagem histórico. As fontes consultadas passam por historiadores de pouco renome até a boatos de pessoas aleatórias e que poderiam ser muito bem gente em busca dos minutinhos de fama (até porque nós temos um programa que até falarem que foi engravidada de um pokemon já falaram).
O segundo grande pecado que o livro comete é o de, mesmo sendo um livro sobre as Mulheres, elas não serem nem de perto as protagonistas da obra. Isso fica evidente pois o autor as pinta como mulheres ingênuas seduzidas pelo "garanhão" do Hitler, o que não poderia estar mais longe de ser verdade.
Aliás não é apenas como burras que o autor as pinta. A parte que mais me deixou perplexo foi quando o mesmo chega a acusar a mãe de Hitler de não o amar e dizer que ela pode ter sido a responsável pelo surgimento do ditador como o conhecemos em um estilo bem "precisamos falar sobre o Kevin".
Para corroborar essa ideia o autor chega a mencionar que isso pode ser verdade por ela quase nunca estar sorrindo nas fotos e, pasmem, o autor afirma isso após demonstrar como a vida dela foi cercada de adultérios por parte de seu marido, violência doméstica e perde de filhos por doenças. Ai eu lhes pergunto, que mulher sorri vivendo assim?
Ignorando esse e outros absurdos, o ponto positivo é o autor contar a história de mulheres muito interessantes que nunca antes tinham sido trabalhadas, ainda que o faça sempre tentando diminuir sua imagem para coloca-la como um fantoche sem cérebro de Hitler. Dessas as histórias que mais me impressionaram foram a de Magda Goebbels e Henriette Hoffmann.
Para quem esse livro é indicado? Recomendo aqueles que já estão habituados ao assunto e não vão cair no papo do autor. É uma leitura leve (nisso o autor merece os parabéns, trata-se de uma linguagem bem fácil) que pode acrescentar em curiosidades sobre o período, mas, e digo isso com muita dor pelo baita potencial desperdiçado, não chega além disso.
Resumindo, infelizmente esse livro é apenas mais uma obra sensacionalista sobre Hitler assim como tantos outros que são lançados apenas buscando ganhar um dinheiro fácil em cima de uma figura histórica que desperta tanta curiosidade.

site: https://historiaepop.blogspot.com/2020/03/henriette-hoffmann-do-fascinio-infantil.html

Tiago Queiroz 06/09/2020

Vale a pena a leitura
Um livro simples e curto com pequenas biografias das principais mulheres que conviveram com Hitler. Uma boa leitura para quem deseja saber detalhes da vida desse importante personagem histórico.

Kallil Dib 08/11/2013

Resenha - romance onde não o encontro
odas as mulheres de Hitler é de uma linguagem de fácil compreensão, e um livro que recomendo a quem se interessa pela história. Ao comprar esse livro a minha intensão era encontrar algum tipo de romantismo no pior Ser que a humanidade já criou, mas a minha tentativa foi em vão. Como se sabe Hitler foi um Ditador Alemão que queria dominar o mundo e tratou a humanidade como um nada. E não foi diferente com a maioria das mulheres que passaram por sua vida. O livro retrata bem a vida amorosa de Hitler, desde o primeiro momento de sua caminhada, e surpreende ao mostrar a tamanha admiração das mulheres da época por esse homem terrível. Da mãe, Klara, superprotetora e humilhada pelo marido, a Eva, que cumpriu a promessa de morrer ao seu lado, Hitler sempre esteve rodeado de mulheres dedicadas e influentes. Hitler foi um conquistador? Eva, Stefanie, Emilie, Helene, Elsa, Madeleine, Maria, Freira, princesa, cineasta, atriz, esposa de industrial ou de diplomata, longa é a lista das mulheres que sucumbiram a Hitler. Mas... o que as levou a interessar-se por um homem sem charme, sem atrativos físicos ou intelectuais, racista e responsável pela morte de milhões de pessoas? Esse é um dos mistérios que Todas as mulheres de Hitler procura desvendar. Vale a pena a leitura!

Heidi Gisele Borges 09/05/2017

É o ser humano.
Essas mulheres eram - ou se faziam de - cegas. Elas idealizaram uma pessoa querida, humana. Algumas não se davam conta do que acontecia. Ou se importariam se soubessem? Eram tão egoístas e más quanto o seu Führer.

Elas não eram obrigadas a estar com ele. Elas desejavam estar com Hitler. O homem que matou milhões, que era cruel com pessoas, fazia mulheres se apaixonarem por ele. Querem sua presença. Até mesmo as que ele ignorava e evitava.

Adolf Hitler - que dispensa apresentações - disse certa vez que a única mulher que ele amou e que casaria era Geli Raubal, sua sobrinha. Por quem nutria um ciúme doentio.

Como aponta o autor, Erich Schaake, as mulheres que faziam parte da vida de Hitler tinham a tendência à depressão. Algumas delas acabaram se matando - foi o caso do seu grande amor, Geli -, outras tentaram. Mas a que ficou no final com ele - que na verdade era um romance oculto - foi Eva Braum que tentou se matar, mas não conseguiu.

Sobre Eva, ela aceitou viver na mesma casa que Hitler, mas era proibida de aparecer com ele, ou mesmo nos jantares em sua casa. Quando alguém o visitava, ela precisava sair de cena. Em público ele aparecia com diversas mulheres e Eva nunca estava lá.

Mas ela aguentou firme com Hitler até o último minuto, quando os dois tiraram suas vidas para que ele evitasse a vergonha da derrota - essa é a nota oficial, mas historiadores divergem sobre isso.

Todas as mulheres de Hitler (Hitler's Frauen, Editora Lafonte, 2012) é um livro interessante, de leitura rápida. Faz um resumo da vida de cada uma dessas mulheres, suas histórias, o antes e o depois. Como elas conheceram Hitler e suas artimanhas para chegar até ele.

Christa Scroeder, a secretária, disse que precisava do emprego, então "na época, em 1930, se o anúncio fosse, não do NSDAP, e sim do KPD [o Partido Comunista da Alemanha], talvez eu me tivesse tornado comunista".

A questão continua: por que essas mulheres sentiam tanto apreço por um ditador, por um homem tão cruel? Não dá para acreditar que nenhuma delas não soubesse de toda a maldade que acontecia. No mínimo elas aceitavam isso e viam nele um homem forte e poderoso, pois eram encantadas por ele, um homem que disse que só poderia ter uma família quando terminasse o seu intento.

Lido janeiro/2017

Beco do Nunca

site: http://www.becodonunca.com.br/

Felicity 14/07/2017

Intrigante
Todos os livros que li sobre Hitler me deixaram intrigada como ele conquistou o poder somente com palavras açucaradas...
Mas este livro fala realmente de todas as suas mulheres começando por sua mãe e o desejo de não perder mais um filho, a violência do pai é citada em outros livros, como a personalidade da sua mãe e a dúvida do amor, mas este livro me surpreende como Hitler era manipulador como conseguia conquistar a simpatia de mulheres inteligentes com seu estilo peculiar . Também conta como ele as deixou , e como ele transformou as suas vidas . No final traz fotos dessas mulheres , não as julgo, mas tudo poderia ser diferente se alguém o tivesse parado .
O livro me ajudou bastante a desvendar uma parte do psicológico deste homem que só fez mal ao mundo ...