Qual É A Tua Obra?

Qual É A Tua Obra? Mario Sergio Cortella

Resenhas - Qual é a tua obra?

DIRCE 31/08/2011

INSATISFATÓRIO
Eu, até o momento, não tinha lido nenhum livro do filósofo, escritor e professor Mario Sérgio Cortella, mas já o conhecia, havia um bom tempo, por meio de entrevistas( em vários programas de TV) e de palestras na TV Cultura ( Café Filosófico)
Quando me deparei com seus livros na prateleira de uma livraria, fui vítima de uma compulsão e voltei para casa com uma sacolinha nas mãos que continha 2 livros: Qual é a Tua Obra e Não Nascemos Prontos.
Assim que iniciei a leitura do Qual é a Tua Obra achei que tinha me dado mal, pois me pareceu que se tratava de um livro com endereço certo: para àqueles que estivessem no mercado de trabalho, uma vez que as questões levantadas eram relativas de Gestão, Liderança e Ética
Entretanto, à medida que eu virava as páginas ( apesar das colações carregadas de senso de humor), a leitura foi se tornando inquietante - fui levada a reflexões que me fizeram ver que, muitas vezes, a “carapuça” me serviu - me fizeram ver que meu pára-quedas está com avarias precisando de reparo ,e que devo começar temer o Mesmo.
Na medida em que eu avançava na leitura, a inquietação foi substituída por uma sensação reconfortante, pois apesar dos pesares, eu me reconheci na maternidade no meu trabalho e também como dona de casa e esposa.
Cheguei à óbvia conclusão que Qual é a Tua Obra traz questões inerentes ao cotidiano de qualquer cidadão, e longe de se tratar de um livro de auto-ajuda é um livro endereçado a qualquer pessoa preocupada em gerir sua vida de modo que lhe seja possível se reconhecer ( se ver naquilo que faz) .
Indagações me acompanharam durante toda a leitura ( como: fiz o possível, mas será que fiz o melhor?) e, até chegar ao seu final , senti que um broto foi plantado em mim ( como sugere a capa do livro: há um broto dentro da letra Q) que poderá dar bons frutos.
Qual é a Tua Obra é um livro levará 5 estrelas por ser um livro INSATISFATÓRIO.
Incoerente? Não pela explicação do Cortella. Segundo ele estar satisfeito é meio assustador, pois nada mais é esperado, em outras palavras, insatisfatório é tudo aquilo que deixa um gostinho de quero mais.
Lea Lopes 22/02/2017minha estante
Parabéns pelas sensíveis colocações, principalmente por julgar "insatisfatório" o livro e pela observação da imagem da capa. Brilhante!

Fernanda 27/02/2017minha estante
Eu também fiquei insatisfeita e troquei o livro.

Viruga 20/12/2017minha estante
Também fiquei alegremente insatisfeito! kkk

Bea 01/05/2020minha estante
É um livro otimo, te ensina, te faz crescer, te mostra pontos de vista do mundo. Mas não sua leitura é cansativa. Li ele para a faculdade e fiz um resenha.
É um ótimo livro para pessoas teimosas que acha que está sempre certo.

Franklin Edu | @frank_dudu 16/06/2020minha estante
Perfeitas observações! Compartilho da mesma opinião.

Bebela 10/02/2021

Gostei
Esse livro é meu primeiro contato com a obra do Cortella. Gostei muito. O livro traz reflexões sobre liderança, gestão e ética. Muito enriquecedor. Recomendo a leitura!
Ton 10/02/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso!!!!

Bebela 11/02/2021minha estante
Muito! ???

Bia Machado 17/07/2009

Um livro inquietante, como seu subtítulo diz...
Título e subtítulo: "Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética" - Mario Sergio Cortella

Começo falando do autor: Mario Cortella é filósofo, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP, onde ainda atua como professor-titular desde 1977 (o ano em que eu nasci, ). Atua tanto na Filosofia como na Educação, acredito que de forma igualitária, não privilegiando apenas um dos lados. Em seus escritos, noto sempre sua profunda paixão pelos dois assuntos, uma paixão contagiante.

Não sei se podemos considerar "Qual é a tua obra?" um livro de filosofia. Porém, como livro escritor por um autor filósofo, é um livro inquietante. Muita gente tem medo de ler livros que evoquem a filosofia. Creio não ser esse o intuito dessa obra. Cortella escreve como se falasse diretamente a quem está lendo, como se estivesse ali, do lado do leitor e dessa forma ele lança questionamentos, que nos acampanham desde a "orelha" do livro:

"Qual é a tua obra? O que você sente ao ouvir esta pergunta, apresentada aqui, intencionalmente, com a força quase metafísica de uma convocação, da palavra que questiona e reconduz ao núcleo da existência? Você se sente confortável e satisfeito quando pensa na sua obra? Ou se sente inquieto e um tanto quanto desconfortável?
Se estiver no primeiro grupo, preocupe-se; mas se estiver no segundo grupo, anime-se, porque este livro lhe trará algumas inquietações acompanhadas de muitas proposições relacionadas à gestão, liderança e ética."

Também não se deve pensar que seja um livro [apenas] para pessoas que ocupam cargos gestores, como o subtítulo pode fazer-nos crer: essa "gestão" é a gestão dos nossos próprios atos, influentes em nosso presente e futuro, consequentemente.

Com capítulos nomeados muitas vezes de forma divertida (alguém aí já ouviu falar em "Síndrome de Rocky Balboa"?), o livro cumpre o que propõe e não, definitivamente, não é um livro de auto-ajuda. Cortella não está ali para ajudar ninguém. Na verdade, o que ele quer é causar, se possível, um terremoto interior e fazer com que você comece a pensar no valor dessa [aparentemente] simples perguntinha: "Qual é a tua obra?"
Regina 24/07/2011minha estante
excelente resenha

Nati :) 29/05/2020

?Qual é a tua Obra?!?
Uma leitura reflexiva, ponderada e calorosa. Sabe aquela conversa com um amigo de longa data, regada a café em um ambiente aconchegante?! Cortella faz com que prestemos mais atenção ao nosso redor e as nossas atitudes perante a vida! Não devemos nos acostumar com o ?normal!
Jean carlo 02/06/2020minha estante
Gosto bastante do Cortella. E como vc disse, éle parece aquele amigo de longa data que a gente passa horas conversando e não se cansa.
Fico imaginando como seria bom poder encontrar com ele e conversar, nem que seja por 5 minutos apenas.

Bárbara 02/06/2010

Esse livro é para TODOS. Qualquer um deveria saber que "há coisas que quero, mas não devo. Outras que devo, mas não posso. E outras que posso, mas não quero", e saber escolher o que fazer é, finalmente, praticar a ética nesse mundo raivoso em que vivemos.

Texto completo: http://biscoitoebolo.blogspot.com/2010/05/qual-e-tua-obra-mario-sergio-cortella.html
Regina 24/07/2011minha estante
Valeu adorei o blog também

Madeira 13/05/2022

Reflexões provocativas
Obra maravilhosa! Aliás qual obra ? do Cortella que consigo criticar com maus augúrios? Um cabra ? contemporâneo que sabe escrever ?? como se estivesse falando com a
Gente numa mesa de bar?
Sem muita firula. Linguagem clara. Erudito porém ?do povo?! Dando cada tapa ?? em
Nossa cara que parece até que personalizou pra gente?
Me eximi de detalhar do que fala a obra ? e me esmerei em elogiar. Quem ainda não leu. Para de perder tempo!
Murilo.Steiner 13/05/2022minha estante
Chaleirou hahah

Fabio Shiva 18/02/2018

Tripalium versus poiesis
“A ideia de trabalho como castigo precisa ser substituída pelo conceito de realizar uma obra.”

Bastante oportuna a proposta do livro, de trazer o conceito de espiritualidade para o mundo do trabalho. A proposta é válida e bem-vinda, mais uma das múltiplas abordagens dessa grande mudança de paradigma que estamos todos vivendo, em todos os níveis. Avante!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Paulo.Eduardo 08/04/2018minha estante
um livro razoável ...não me convenveu não ...

Fernando 31/05/2022

Insatisfatório
A melhor palavra para descrever esse livro é: insatisfatório! Leiam o livro para entender! Foi minha primeira leitura do Cortella e fiquei apaixonado.
Saturno 31/05/2022minha estante
O título com a nota me deixou genuinamente confusa pra caralho kkkk

Aninha 23/07/2016

Você é o que você faz.
"um poder que se serve em vez de servir, não serve." (página 96)

Há 5 anos me encantei com a obra Não nascemos prontos! Provocações filosóficas do Cortella e, agora, volto ao autor pra ler um pouco sobre gestão, liderança e ética e continuo encantada...

Ao falar sobre trabalho, ele levanta as origens da palavra e a forma como encaramos o nosso trabalho no cotidiano: ele é apenas meu ganha-pão ou pode ser o motivo de algo maior, que mostra a minha obra, a minha criação?

"Etimologicamente, a palavra trabalho em latim é labor. A ideia de tripalium aparecerá dentro do latim vulgar como sendo, de fato, forma de castigo. Mas a gente tem de substituir isso pela ideia de obra, que os gregos chamavam de poiesis, que significa minha obra, aquilo que faço, que construo, em que me vejo." (pág.21)

Depois, ele fala sobre Gestão (sabemos tudo? É possível ter dúvidas?), Liderança (o que é essencial? Ela é um dom? Quais as competências da arte de liderar?) e Ética (ela existe em todos? O que as nossas escolhas mostram sobre a ética que temos?).

"Eu me vejo naquilo que faço, não naquilo que penso." (pág.20)

"A gente não aprende com os erros. A gente aprende com a correção dos
erros." (pág. 30)

"Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade. Fundamental é tudo aquilo que o ajuda a chegar ao essencial." (pág. 64)

"Você não nasce líder, você se torna líder no processo de vida com os outros." (pág. 71)

"Ética é aquela perspectiva para olharmos os nossos princípios e os nossos valores para existirmos juntos. " (pág. 105)

E aí, deu vontade de se encontrar e ver significado naquilo que faz? De saber lidar com a mudança? De ter discernimento nas decisões? De inspirar outros? De distinguir o essencial do fundamental? Então, boa leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2016/07/qual-e-tua-obra.html
Marta Skoober 23/07/2016minha estante
Não é favorito do autor para mim, mas gostei.

Raul Oliveira 16/01/2013

Esta Obra
Gosto muito dos livros e aulas do Cortella. No começo do livro, logo nos primeiros capitulos, cheguei a ficar preocupado e achá-lo (o livro) fraco demais - com capitulos vagos e pouco empolgantes.
Cheguei a desanimar em vários deles que aparentavam tratar de assuntos com uma visão distante, quase ilusória de um conceito empresarial ágil. Entretanto, no finzinho, quando passou a tratar de ética o bom Cortella reapareceu e fez recuperar o interesse pela leitura, salvando a publicação e mantendo-me um leitor/ouvinte cativo dele.
Andei lendo por aí 09/12/2018minha estante
Concordo. O início foi um pouco fraco, mas melhorou (e muito da metade para o final). Gosto muito dos livros dele! Vale a pena!

Fernando Blanco 16/01/2009

Cortella é um craque. Demonstra com competência qual é o caminho que nossos líderes devem seguir, para que a sociedade reencontre uma trajetória humanista para a gestão das organizações, tornando, quiçá, sustentavel o capitalismo, hoje moribundo.

Karla23 17/03/2010minha estante
bem sucinto. Gostei!

Du 09/08/2010

Qual a tua obra?
Livro muito bom de um grande autor. Mario Sergio Cortella aborda em tom filosófico temas como Gestão, Liderança e Ética. Leitura rápida e gostosa. Indicado para todas as pessoas. A vida, o cotidiano e o ser humano são alvos de uma boa reflexão!

Samuel._.jrs 02/03/2024

O que é Ética?
Basicamente o conjunto princípios que usamos para responder "Quero? Posso? Devo?"

Quando o poder que era pra servir, se serve, ele não serve mais.

Regina 24/07/2011

Divirta-se e aprenda
Livro profundo, o autor conversa com você de forma divertida, cumpre o que propõe, não é um livro de auto-ajuda. Cortella quer é causar, se possível, um questionamento interno sobre seus conceitos e valores e fazer com que você comece a pensar no valor dessa [aparentemente] simples perguntinha: "Qual é a tua obra?"