Qual É A Tua Obra?

Qual É A Tua Obra? Mario Sergio Cortella

Resenhas - Qual é a tua obra?

DIRCE 31/08/2011

INSATISFATÓRIO
Eu, até o momento, não tinha lido nenhum livro do filósofo, escritor e professor Mario Sérgio Cortella, mas já o conhecia, havia um bom tempo, por meio de entrevistas( em vários programas de TV) e de palestras na TV Cultura ( Café Filosófico)
Quando me deparei com seus livros na prateleira de uma livraria, fui vítima de uma compulsão e voltei para casa com uma sacolinha nas mãos que continha 2 livros: Qual é a Tua Obra e Não Nascemos Prontos.
Assim que iniciei a leitura do Qual é a Tua Obra achei que tinha me dado mal, pois me pareceu que se tratava de um livro com endereço certo: para àqueles que estivessem no mercado de trabalho, uma vez que as questões levantadas eram relativas de Gestão, Liderança e Ética
Entretanto, à medida que eu virava as páginas ( apesar das colações carregadas de senso de humor), a leitura foi se tornando inquietante - fui levada a reflexões que me fizeram ver que, muitas vezes, a “carapuça” me serviu - me fizeram ver que meu pára-quedas está com avarias precisando de reparo ,e que devo começar temer o Mesmo.
Na medida em que eu avançava na leitura, a inquietação foi substituída por uma sensação reconfortante, pois apesar dos pesares, eu me reconheci na maternidade no meu trabalho e também como dona de casa e esposa.
Cheguei à óbvia conclusão que Qual é a Tua Obra traz questões inerentes ao cotidiano de qualquer cidadão, e longe de se tratar de um livro de auto-ajuda é um livro endereçado a qualquer pessoa preocupada em gerir sua vida de modo que lhe seja possível se reconhecer ( se ver naquilo que faz) .
Indagações me acompanharam durante toda a leitura ( como: fiz o possível, mas será que fiz o melhor?) e, até chegar ao seu final , senti que um broto foi plantado em mim ( como sugere a capa do livro: há um broto dentro da letra Q) que poderá dar bons frutos.
Qual é a Tua Obra é um livro levará 5 estrelas por ser um livro INSATISFATÓRIO.
Incoerente? Não pela explicação do Cortella. Segundo ele estar satisfeito é meio assustador, pois nada mais é esperado, em outras palavras, insatisfatório é tudo aquilo que deixa um gostinho de quero mais.
Lea Lopes 22/02/2017minha estante
Parabéns pelas sensíveis colocações, principalmente por julgar "insatisfatório" o livro e pela observação da imagem da capa. Brilhante!

Fernanda 27/02/2017minha estante
Eu também fiquei insatisfeita e troquei o livro.

Viruga 20/12/2017minha estante
Também fiquei alegremente insatisfeito! kkk

Bea 01/05/2020minha estante
É um livro otimo, te ensina, te faz crescer, te mostra pontos de vista do mundo. Mas não sua leitura é cansativa. Li ele para a faculdade e fiz um resenha.
É um ótimo livro para pessoas teimosas que acha que está sempre certo.

Franklin Edu | @frank_dudu 16/06/2020minha estante
Perfeitas observações! Compartilho da mesma opinião.

Emillyn5 18/06/2021

"Qual é a tua obra?" além de trazer pontos interessantes e importantes sobre cada dos três principais tópicos (Gestão, Liderança e Ética) também chama a atenção por ser ter um punhado de frases que causam impacto e reflexão. Vai além das questões do ambiente de trabalho, trata também da nossa relação com o mundo, com as pessoas e com nós mesmos. Trata sobre a vida e suas realizações.
Esse livro fala sobre sua marca, seu legado, aquilo que você deixa para as pessoas. O legado é eternizado porque ele não está nas coisas, mas nas pessoas.  Você decide qual a tua obra!

Bea 01/05/2020

Difícil de ler, mas contém muitos ensinamentos.
É um livro otimo, te ensina, te faz crescer, te mostra pontos de vista do mundo. É um ótimo livro para pessoas teimosas que acha que está sempre certo.
Um livro de autoajuda, repetitivo, as vezes cansativo, mas de leitura fácil.
Li ele para a faculdade e fiz um resenha.
Lindo em: 1 semana.

Fernando Blanco 16/01/2009

Cortella é um craque. Demonstra com competência qual é o caminho que nossos líderes devem seguir, para que a sociedade reencontre uma trajetória humanista para a gestão das organizações, tornando, quiçá, sustentavel o capitalismo, hoje moribundo.

Karla23 17/03/2010minha estante
bem sucinto. Gostei!

Bebela 10/02/2021

Gostei
Esse livro é meu primeiro contato com a obra do Cortella. Gostei muito. O livro traz reflexões sobre liderança, gestão e ética. Muito enriquecedor. Recomendo a leitura!
Ton 10/02/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso!!!!

Bebela 11/02/2021minha estante
Muito! ???

Andrea 18/03/2021

Trabalho
Adorei o livro. Trata sobre a liderança no trabalho, a ética e a forma de nos relacionarmos em meio ao trabalho. Curtinho, mas que agrega muito.

Fernando 31/05/2022

Insatisfatório
A melhor palavra para descrever esse livro é: insatisfatório! Leiam o livro para entender! Foi minha primeira leitura do Cortella e fiquei apaixonado.
Saturno 31/05/2022minha estante
O título com a nota me deixou genuinamente confusa pra caralho kkkk

Bia Machado 17/07/2009

Um livro inquietante, como seu subtítulo diz...
Título e subtítulo: "Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética" - Mario Sergio Cortella

Começo falando do autor: Mario Cortella é filósofo, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP, onde ainda atua como professor-titular desde 1977 (o ano em que eu nasci, ). Atua tanto na Filosofia como na Educação, acredito que de forma igualitária, não privilegiando apenas um dos lados. Em seus escritos, noto sempre sua profunda paixão pelos dois assuntos, uma paixão contagiante.

Não sei se podemos considerar "Qual é a tua obra?" um livro de filosofia. Porém, como livro escritor por um autor filósofo, é um livro inquietante. Muita gente tem medo de ler livros que evoquem a filosofia. Creio não ser esse o intuito dessa obra. Cortella escreve como se falasse diretamente a quem está lendo, como se estivesse ali, do lado do leitor e dessa forma ele lança questionamentos, que nos acampanham desde a "orelha" do livro:

"Qual é a tua obra? O que você sente ao ouvir esta pergunta, apresentada aqui, intencionalmente, com a força quase metafísica de uma convocação, da palavra que questiona e reconduz ao núcleo da existência? Você se sente confortável e satisfeito quando pensa na sua obra? Ou se sente inquieto e um tanto quanto desconfortável?
Se estiver no primeiro grupo, preocupe-se; mas se estiver no segundo grupo, anime-se, porque este livro lhe trará algumas inquietações acompanhadas de muitas proposições relacionadas à gestão, liderança e ética."

Também não se deve pensar que seja um livro [apenas] para pessoas que ocupam cargos gestores, como o subtítulo pode fazer-nos crer: essa "gestão" é a gestão dos nossos próprios atos, influentes em nosso presente e futuro, consequentemente.

Com capítulos nomeados muitas vezes de forma divertida (alguém aí já ouviu falar em "Síndrome de Rocky Balboa"?), o livro cumpre o que propõe e não, definitivamente, não é um livro de auto-ajuda. Cortella não está ali para ajudar ninguém. Na verdade, o que ele quer é causar, se possível, um terremoto interior e fazer com que você comece a pensar no valor dessa [aparentemente] simples perguntinha: "Qual é a tua obra?"
Regina 24/07/2011minha estante
excelente resenha

Nena Flores 20/05/2023

Qual é a Sua Obra?
Muitas das coisas citadas durante o livro passam despercebidas no nosso dia a dia e são coisas extremamente simples.

É uma leitura para suscitar reflexões sobre como vivemos no nosso dia-a-dia e das implicações éticas de nossas ações. Não é um livro de auto ajuda, podemos considerá-lo como um livro de filosofia do cotidiano.

O conteúdo é muito bem embasado e explicado, uma leitura recomendadíssima para todas as pessoas que querem enxergar uma obra, um propósito maior por trás do que estão fazendo, realmente é uma ótima literatura gostei bastante recomendo.

Peterson.Donizete 23/03/2023

Não há vida sem propósito....
... indiferente do que desejamos fazer e como fazemos, aonde fazemos, quando fazemos, porque fazemos, se não tiver propósito a diferença vai ser notada no final de quando realizarmos algo.

Em "Qual a Tua Obra?" escrito por Mario Sergio Cortella, filósofo, escritor e professor brasileiro. Publicado em 2007, a obra é uma reflexão sobre a vida e o trabalho, tanto somente vida, como trabalho e vida no trabalho, tem como objetivo incentivar o leitor a se questionar sobre o significado e propósito de sua obra.

Sem dúvida uma leitura inspiradora e motivadora, que incentiva o leitor a refletir sobre sua vida e seu trabalho, e a buscar um sentido mais profundo em suas atividades profissionais. O livro apresenta ideias relevantes e insights valiosos, e interessante para um público amplo.

Do livro:
"Um poder que se serve, em vez de servir, não serve".

"A vida é muito curta para ser pequena".

Thannyth 18/04/2021

Livro muito bom!
Um livro de leitura muito simples e fácil de entender, trazendo os dois lados da moeda quando queremos observar empresas e funcionários. A grande reflexão é o sentimento de que todos querem sentir que pertencem a um lugar. Querem se sentir importantes dentro de uma sociedade, e daí a necessidade de criar um "legado".

Vale a pena a leitura de cada página, seja você líder ou liderado. O livro é curtinho, fácil e muito gostoso de ler e aprender.

site: https://www.instagram.com/p/CKKtxtIhRm4/

Maíra 18/04/2023

Xavantes
Este livro nos traz diversas reflexões sobre o modo como conduzimos as nossas vidas e fazemos as nossas escolhas.
É um livro fácil de ler, os capítulos são curtos, mas tem um conteúdo profundo.
Uma das histórias mais marcantes que, acredito, vou sempre me lembrar é sobre a visita dos Xavantes à cidade de São Paulo. Embora eu não viva a mesma realidade deles, me mostrou que estou no caminho certo por acreditar que dinheiro não é a solução dos nossos problemas mais profundos e o que mais trazem sofrimento à sociedade. Não adianta ter se a gente não sabe ser.

Aisnairia 28/12/2020

Qual é a tua obra?
" você não tem de temer o erro. Tem de temer a negligência , a desatenção e o descuido. Erro é para ser corrigido, não para ser punido." ...

Thiago.Avila 30/01/2022

Como será lembrado? Do livro ao menos me lembrarei...
O que te eternizará? O que deixará para o mundo quando se for?... "e você se vai e eu tambem"....

A base é empresarial... mas o conceito para a vida...

Em síntese rápida..

Para o campo profissional a ética das ações... a inclusão do liderados de todas as escalas no resultado da obra... onde você quer e pode chegar...

Na vida o direcionamento do propósito pessoal... afinal "para quem não saber aonde quer ir qualquer caminho serve"

A leitura é fluída, Cortella expõe de forma bem natural e simples conceitos e assuntos mais profundos... as reflexões vem automaticamente e te leva a avaliar os seus passos e caminhos que está seguindo.. mas sem criar desespero...

Um ponto que particularmente gostei bastante foi a visão de "sabe com quem está falando?"... tem um ótimo desfecho...

A meu ver o livro desempenha bem a proposta.

Cleiton.Duarte 31/03/2020

Vou ser ousado em dizer que um dos melhores dele que já lí!