Qual É A Tua Obra?

Qual É A Tua Obra? Mario Sergio Cortella

Resenhas - Qual é a tua obra?

Lucio 29/06/2011

O autor fez juz à sua fama. Realmente é muito culto. Mostra-se inteirado com as mainstream da ciência (mesmo não tendo formação na área), e esbanja conhecimento nas análises morfológicas e etimológicas (daria um bom exegeta).

Porém, não me agradou o otimismo científico de Cortella. Algumas gafes bíblicas (cf o histórico que fiz) também descredibizam a obra. Por fim, é repugnante a ética relativista que ele apresenta.

Foi meu primeiro contato com o autor. Ele escreve muito bem, uma leitura fácil, prazerosa. Ele usa vários exemplos de sua vida, e perpassa grandes pensadores do Ocidente com facilidade.

Quanto ao conteúdo, Cortella trabalha a falta de significado no labor dos homens, e propõe uma mudança de postura em relação ao trabalho, deixando de vê-lo como castigo, e passando a vê-lo como poiesis. Ele enfatiza alguns valores que contribuem para a liderança; e algumas características inibidoras, que retardam (se não eliminam) o progresso.

Nati :) 29/05/2020

?Qual é a tua Obra?!?
Uma leitura reflexiva, ponderada e calorosa. Sabe aquela conversa com um amigo de longa data, regada a café em um ambiente aconchegante?! Cortella faz com que prestemos mais atenção ao nosso redor e as nossas atitudes perante a vida! Não devemos nos acostumar com o ?normal!
Jean carlo 02/06/2020minha estante
Gosto bastante do Cortella. E como vc disse, éle parece aquele amigo de longa data que a gente passa horas conversando e não se cansa.
Fico imaginando como seria bom poder encontrar com ele e conversar, nem que seja por 5 minutos apenas.

Dan 08/10/2022

Qual a tua obra?
Professor Cortella mais uma vez me fez pensar sobre o que faço, além do que faço, e para que eu faço. Meu cérebro tá fritando...

Jorge Luiz 18/08/2021

"A fé sem obras é morta"
Maravilha de livro

Não é só sobre carreira, mas sobre a vida.

Aliás, do que adianta ser um bom profissional e ser um mau aluno, mau vizinho, mau amigo, mau cidadão?

Tantas reflexões que se você pescar uma já tá valendo.

Leonardo.Barbosa 19/09/2020

Segundo livro de Cortella que leio e, até agora, o que mais gostei. Apesar de tratar de gestão e vida profissional, vale igualmente para a nossa vida não profissional! (Há esta separação na vida real?)

Raquel.Furlaneto 01/05/2021

Esperava mais desse livro! Achei que o autor usou uma linguagem complicada e um pouco cansativa!

lufonseca 04/05/2021

Importante
Um livro importante para todos! Vai além de questões do ambiente de trabalho e suas relações.
Nos faz refletir sobre a vida, nossa relação com o mundo, com as pessoas e com nós mesmos.
Uma leitura leve e descontraída, mas que coloca os nossos pés no chão!
Qual é a tua obra na vida? Você que decide!

?Ocupação não é sinônimo de vida, é sinônimo de atividade.?

?Excelência não é um lugar onde vc chega. Excelência é um horizonte.?

?A vida é muito curta para ser pequena.?
Benjamin Disraeli

Jessica Monteiro 20/09/2021

Mais ou menos
Leitura feita para a faculdade, tem seus pontos importantes, mas é bem tédioso na grande maioria das páginas.

Letícia Chiantia 01/12/2020

“Qual é a tua obra?” questiona gestão, liderança e ética no mundo do trabalho

Qual o sentimento você tem hoje sobre o seu trabalho? Ele é uma tortura ou a sua obra? Nele, você se encontra e vê pertencimento?

Essas e outras inquietações sobre o mundo corporativo são discutidas em três partes do livro, são elas: gestão, liderança e ética. Com uma média de 10 capítulos por tema, Cortella faz uma reflexão sobre como vemos sentido nas atividades desenvolvidas nas nossas rotinas.

A abordagem busca identificar os sinais de entorpecimento ou fascínio, tudo depende da satisfação ou reconhecimento encontrado em um modelo de vida questionável ou não. Para exemplificar e inspirar, o autor traz experiências pessoais, relatos históricos, passagens bíblicas e uma boa seleção da origem de alguns vocábulos chaves usados no dia a dia. Esse último, eu chamaria de uma espécie de jogo de palavras que ajuda a entender a forma como enxergamos as coisas ou atuamos.

Além da interpretação da busca pelo sentido, a ideia também é explorar a humildade de reconhecer o desconhecimento. Em uma sociedade cheia de informações e opiniões, é visível que alguns agem com muita arrogância. Às vezes, fica difícil ter um posicionamento menos agressivo. A explicação ou a resposta inteligente para situações adversas é uma habilidade que pode ser desenvolvida com estratégia.

Entender a si mesmo ou o próximo. Encontrar respostas ou inspirar novos desafios. Se reinventar ou encarar as mudanças. Administrar o tempo ou ter horas furtadas todos os dias. Essas e outras afirmações recorrentes podem ser interrogativas ou complementares, tudo depende de um ponto de vista (“que é a vista a partir de um ponto”).

Ao longo da narrativa, existem mecanismos para reconhecer o que é essencial ou encontrar o seu motor de mudança. Com uma linguagem acessível, as páginas se desenrolam rapidamente para abordar aspectos dos temas centrais, ao mesmo tempo em que oferece insights para o leitor visualizar os efeitos das transformações dos últimos anos e pensar em sua própria jornada de aprendizado para a vida.

Com certeza, quando quiser dar uma resposta inteligente para o próximo arrogante que cruzar o seu caminho vai se lembrar do livro ou se precisar de uma boa indireta para o seu chefe indiferente ou incompetente.

site: https://www.instagram.com/comacasos/

Renata.Deplanck 08/02/2021

Brilhante!
Eu sinceramente adorei esse livro!
Uma escrita tranquila, de fácil interpretação e com riqueza de fontes.
Acho brilhante a forma com que o Cortella explica e exemplifica usando origens etimológicas e fatos históricos. Demonstra uma pesquisa profunda sobre o tema.
Recomendo profundamente a todos, porque entendo que esse livro só tenha a contribuir com a sociedade.
Perfeito!

Denise Ximenes 12/02/2021

Tarefa difícil, mas necessária!
A compreensão da nossa importância é uma construção diária.

Consigo visualizar isso? Enxergo meu lugar no mundo? Enfrento desequilíbrios momentâneos para vislumbrar uma estabilidade mais adiante?

Reflexões como essas permeiam o nosso pensamento, ao longo dessa leitura. Questões éticas, conceitos de liderança, mundo do trabalho... todas as abordagens são parte de uma reflexão maior, proposta pelo autor: qual é a minha obra, afinal? O que, de fato, me faz sentir importante e reconhecido?

Encarar nossas lacunas nem sempre é uma tarefa fácil... mas, enfim, necessária!

O alvo a ser atingido é a consciência de que a minha obra é muito mais ampla do que qualquer que seja a atividade que realizo.

Recomendo a leitura para quem está disposto à reflexão. ?

Mateus108 24/05/2021

1ª Leitura
Livro utilizado na cadeira de "Comportamento Organizacional", que traz diversos conteúdos muito importantes para serem debatidos. Os exemplos são ótimos dividido em três partes principais: "Gestão", "Liderança" e "Ética".
A escrita é bem tranquila, recomendo a leitura.

Renato M. 01/11/2020

Um título, uma pergunta.
Talvez depois de concluir o livro, você ainda não terá a resposta. Mas o verdadeiro intuito dele é te colocar no caminho da resposta e te ajudar a ser uma pessoa melhor. Vale a leitura.