Retrato de um casamento

Retrato de um casamento Pearl S. Buck

Resenhas - Retrato de um casamento

Xandy Xandy 03/02/2024

Afinal, o casamento foi um erro ou não?
O livro narra a história de um casamento entre um homem rico que encontra uma jovem em uma vila no interior e decide pintá-la. Embora suas origens sejam diferentes, eles se sentem atraídos um pelo outro.

No final do século XIX, William Barton, um jovem pintor promisdor que vem de uma família muito rica, se apaixona pela belíssima camponesa quase analfabeta Ruth Harnsbarger . Embora não pudessem ser mais diferentes e os pais de William desaprovassem veementemente, eles se casaram e mais tarde se estabeleceram na fazenda com os pais de Ruth. O livro então os acompanha nas próximas décadas e examina de perto a natureza de seu relacionamento.

A premissa é que eles são pessoas muito diferentes, mas mesmo assim são felizes porque se amam. Enquanto Ruth é uma mulher trabalhadora, temente a Deus, pragmática e simples que não tem interesse nas artes plásticas, William é apenas um artista altamente educado, racional e egoísta, que nunca teve que fazer qualquer trabalho árduo em sua vida e não está disposto a mudar isso.

O mais normal seria que a paixão de um pelo outro se extintiguisse por completo e o amor de ambos fosse desaparecendo com o tempo, mas à medida que suas vidas progridem e eles veem suas diferenças cada vez mais claras, este amor não vacila. Ruth tem que fazer absolutamente tudo, ela cuida dele, da fazenda e, posteriormente dos filhos, e fornece uma renda estável, enquanto ele, diariamente, apenas pinta seus quadros. Ela está ciente desse desequilíbrio, mas o ama. Às vezes ela parece sentir algum ressentimento, mas porque no fundo ela não acha que é boa o suficiente para ele, e deixa isso de lado. Por outro lado, William abre mão de muita coisa para estar com Ruth: para casar com ela, ele praticamente rompe com os pais e perde o acesso à riqueza deles. Ele raramente sai da fazenda, por isso sua carreira de pintor não decola como provavelmente poderia, mas ele a ama e fica, algo realmente intrigante, porque realmente parecia que ele estava desperdiçando sua vida ali. Ele não se importava com a fazenda, com a comunidade, nem mesmo com os filhos, apenas com suas pinturas e com Ruth.
No início do livro, a dinâmica entre os dois mundos opostos de William e Ruth é o foco, mas tudo vai mudando de acordo com o avanço da leitura.
Muitos críticos dizem que este não é o melhor livro da autora, ganhadora do Nobel de literatura em 1938. Mesmo assim, eu gostei.

Debora696 07/12/2014

Uma criatura que não tem nada de seu no mundo
Vejo muitos escritores modernos serem aclamados por sua capacidade de criar personagens verossímeis, geralmente autores de best-sellers para jovens adultos. Entretanto, comparados a Pearl S. Buck, a maioria desses escritores não passa de aluninhos do colegial.
Comecei a ler Retrato de um Casamento contando que seria uma leitura monótona que se arrastaria por vários dias, mas felizmente isso não aconteceu. Pearl S. Buck fez um livro "arroz-com-feijão", porém não é um arroz-com-feijão qualquer, é A-que-le arroz-com-feijão inesquecível.
A história é toda sobre o casamento de William e Ruth, desde o momento em que duas pessoas de origem social diferentes se conhecem, se apaixonam e decidem passar o resto de suas vidas juntos. Não existem grandes dramas nem arrebatamentos, tampouco ação (no sentido "Bruce Willis" de ação). É o dia-a-dia, é a paixão, o amor, os filhos, a morte, o ganha-pão, a arte, a terra, com a beleza da simplicidade e contada de forma suave.
Recomendo a todos que buscam beleza e verdade em uma obra literária.
Sandro.Gomes 06/10/2019minha estante
Recomendo a "Boa Terra" dessa mesma incrível autora. O primeiro de uma trilogia sensacional.

Debora696 10/10/2019minha estante
Agradeço pela dica.

Sandro.Gomes 10/10/2019minha estante
Sou fã de Pearl S. Buck e retrato de um casamento foi o primeiro livro dela que li.