Dragão Vermelho Thomas Harris

Resenhas - Dragão Vermelho

Danilo Silva 23/04/2010

Frustrante....
Já assisti o filme e gostei de ler o livro. Acho o tema legal. Mas, em vários momentos a leitura era tortuosa, por causa do modo que o autor escrevia. Confesso que o final foi bem frustante. Mas, ainda assim, recomendo o livro para aqueles que gostam de ler sobre 'serial killer' ou coisas do gênero....
Jess.Goulart 20/08/2013minha estante
Só não agrada a quem realmente não gosta de suspense policial, desculpem! O filme NÃO é mais interessante que o livro, é tão bom quanto. Mas o livro traz detalhes incríveis da história. Como eu disse antes, não vai agradar todo mundo: só gosta quem REALMENTE é fã de suspense policial e livros que prezam ao leitor o uso da imaginação (:

etsilvio 28/06/2019

Bem morno
A história é até interessante, já a escrita, nem tanto. Não consegui me envolver com os personagens, e a dupla de investigadores, nem se fala... Vou deixar pra ler Hannibal num futuro.
Assis 29/03/2021minha estante
Eu também to achando o mesmo

Cachinhosdouradoss 10/01/2024

Thomas Harris como você conseguiu fazer isso?
Oi, amores!!
Cachinhos dourados está aqui para falar um pouquinho sobre esse livro que mesmo nunca imaginando eu o lendo, isso finalmente aconteceu.

Primeiramente, para se contextualizarem, essa é a sinopse:

Quando trabalhava como agente do FBI, Will Graham conseguiu reunir provas suficientes para condenar o canibal Hannibal Lecter (detalhe que sua participação essa história é mínima, porém mesmo assim marcante e cheia de momentos que fazem você desejar devorar tudo o que Harris escreve). Depois do episódio, decidiu se mudar para a Flórida com a família, Molly, sua esposa e Willy, seu enteado que mesmo assim continua com as dores da perda de seu pai. Mas seus dias de tranquilidade são interrompidos quando um antigo chefe lhe pede para investigar uma série de assassinatos misteriosos. Duas famílias, os Leeds e os Jacobi. Graham começa a seguir as pistas do cruel criminoso conhecido como Fada do Dente (Que na verdade odeia tal apelido.)
No meio do caminho que traça, ele percebe que, para capturá-lo, será preciso compreender sua mente doentia. E o que ele faz??????

Eu ouço um rufar de tambores!!!! ????????
Sim, isso mesmo! Hannibal Lecter! Graham terá de enfrentar seus medos, ansiedades e traumas de tudo que já lhe aconteceu no passado e pedir ajuda ao Dr. Lecter, o que pode ter consequências desastrosas.

Minhas considerações:
A escrita de Harris é fluida e fácil de ler. A maneira que ele intercala os personagens que protagonizam seus capítulos é maravilhosa, aumentando nosso conhecimento sobre cada personagem.
Bem, Will é um personagem incrível, que cativa bastante, tenha certeza, porém não espere nada mais do que investigações e pensamentos céticos.
Já Hannibal, preso em uma cela de segurança máxima consegue trazer um belo ar de entretenimento mesmo que só tenha tido uma interação com Will nessa história inteira (pelo que eu me lembre). Esse psiquiatra psicopata escolhe bem as palavras que usa e com certeza conseguimos observar o quão elas afetam Graham no momento.
Bem, o Dragão Vermelho?
Sobre ele, eu esperava uma demora maior para sua identidade ser revelada, até fiquei um pouco decepcionada quando percebi, mas ao final da história eu consegui ver que ficou muito mais interessante dessa forma. Talvez por Harris mostrar todo o passado desse assassino (o que posso admitir que ficou até um pouco entediante no começo), mas também um pouquinho da sua vida pessoal.

Mas o final?
Bem, eu adorei o final, com certeza é possível perceber a mente brilhante de Graham, mas também a genialidade do Dragão Vermelho.

Com certeza favoritado! Espero muito encontrar um pouco mais do Dr. Lecter nas outras histórias, mesmo que tenha visto que nosso amigo Will Graham não aparece nelas.
Rosa do campo 10/01/2024minha estante
Ahhhh, eu AMEI ?????

Giorgia10 04/03/2020

Ótimo livro
Primeiro, não se assuste com o início do livro, esse é realmente o primeiro livro da "saga Hannibal".
O livro é bom, perdi um pouco da emoção de ler este livro por ter visto o filme antes.
Entretanto, se você não conhece a história, vale muito a pena ler.
Torby Frosty 04/03/2020minha estante
Li os 3 livros depois q vi a atuaçao do Anthony Hopkins, interpretando o Hannibal. Achei tao brilhante q tive q ler os livros ?

@pedroliterario 22/08/2015

Cansativo
De toda a trilogia este primeiro livro é o único que não despertou adrenalina em mim. O Dr. Lecter é um mero figurante na história, que demora para se desenvolver e de fato acontecer. As tramas paralelas de Freddy Lounds e Fada do Dente são muito mais interessantes. O livro não chega aos pés do sensacional "O Silêncio dos Inocentes" e do magistral - e melhor livro da série - "Hannibal", nos quais temos um autor Thomas Harris mais maduro e firme em suas histórias.

Karina 24/07/2015

Esse Thomas Harris é bom!!

Rafaela Leite 14/07/2015

Dragão Vermelho
O primeiro livro da Coleção de Hannibal e o segundo que eu li. Trata-se da história de Will Graham, um policial que havia se aposentado mais cedo e que a pedido de um amigo volta ao trabalho para ajudá-lo a capturar um criminoso conhecido como fada do dente. Ainda jovem, Will se aposentou após ter colocado atrás das grades seu último e estressante caso: Hannibal Lecter.
O Fada do Dente, posteriormente chamado de Dragão Vermelho por conta de um quadro de Willian Blake e que tal assassino acredita que esse dragão mora dentro dele e que o domina, levando-o a fazer o que ele faz é Francis Dolarhyde, o serial killer da obra.
O livro mergulha na mente de Dolarhyde mostrando seu presente e passado, com suas psicoses e delírios. Conforme ele vai atacando suas vítimas, Grahan vai seguindo com as investigações a respeito de seus métodos, onde se faz necessário que ele entre em contato com o seu principal caso, àquele responsável por sua aposentadoria precoce: ele mesmo, o Dr. Lecter. Ele é o único que pode ajudá-lo a entender a mente de um serial killer, pois, segundo o próprio Lecter, Grahan tinha uma mente parecida com a sua.
Dolarhyde é visto como um cidadão americano, que se aproveita de seu cargo num laboratório fotográfico para escolher suas vítimas através dos vídeos caseiros que passam pelo laboratório para serem revelados. Tais vítimas foram famílias completas com 3 filhos, um animal de estimação e que ambas possuiam mães atraentes.
Outro ponto interessante da história é a relação que acontece entre Dolarhyde e sua adorável colega de trabalho, Reba, que era cega. Essa relação vem nos mostrar que, apesar de tudo, os brutos também se apaixonam. E, por ela, Dolarhyde tenta não obedecer ao dragão que insiste que ele a mate. Mesmo lutando contra as ameaças do dragão, e tentando fugir com ela, acaba cometendo uma loucura. O desfecho é surpreendente e inesperado. Muito bom mesmo! Recomendado aos fãs do gênero...

Patty Pizarro 07/07/2015

Nem acredito que demorei tanto para ter/ler esse livro.
A edição que tenho é bem ruim, a capa não tem orelha e o material é de segunda, as páginas são brancas com letras pequenas, possui erros de digitação e falhas na impressão, mas o conteúdo consegue superar todos os contras.
Hannibal Lecter não está em evidência nesse livro, quase não aparece, mas seus diálogos e cartas são cheios de classe e sarcasmo como conheci nos filmes. O livro é sempre melhor porque nos mostra mais profundamente o que os personagens sentem, mas agora que terminei de ler posso dizer que o filme não deixou a desejar. Excelente leitura.

Marcílio 24/08/2010

Criativo, alucinante, imprevisível...
Um dos melhores livros policiais que já li. A história é criativa e totalmente inusitada. Não sei como o autor consegue pensar em tantas aberrações assim... Colocar vidros nos olhos? Namorar uma cega? Comer quadros?
O Thomas Harris tem um estilo um pouco diferenciado do convencional. Então é necessário prestar bastante atenção nos detalhes. Foi mais fácil pra mim, pois eu ja li outros 03 livros dele, e assisti o filme.

Filme VS Livro estão pau a pau. O Filme é maravilhoso e o livro também.
Totalmente recomendado!

Dany 24/01/2015

Resenha: Dragão Vermelho
Após assistir a Silêncios dos Inocentes e fazer uma pequena pesquisa, descobri que o filme em questão tinha o livro e que o livro se tratava de uma série de romances de suspense tendo o mais famoso dos personagens, Hannibal Lecter. Creio eu que todos sabem quem ele é, o serial killer mais famoso de todos os tempos, conhecido também por Canibal. Tem o seriado de nome Hannibal. Alguns aspectos consegui achar no seriado, alguns pontos principais. Não cheguei a assistir a primeira temporada toda, porém pretendo concluir.

Em Dragão Vermelho Will Graham é um agente do FBI e um dos melhores especialista em prender serial killers porque Wil tem um dom. Ele é capaz de assumir o ponto de vista das outras pessoas, com isso ele é capaz de descrever como o serial killer agiu.

O que de certa forma o ajuda a prender quem comente crimes bárbaros também o deixa vulnerável, pois por pouco ele não foi morto por Hannibal. Depois desse ocorrido, Will se mudou e não trabalhava mais para o FBI até que surge um novo serial killer e seus serviços são requisitados.

Esse novo serial killer recebe o apelido de Dentuço, para então só depois revogar seu verdadeiro nome Dragão Vermelho. É chamado de Dentuço porque ele deixou marcas de mordidas em suas vitimas, além de matar a família toda ele também quebra os espelhos pela casa. Meticuloso ele não deixa rastros e não tem como conseguir ser pego.

O livro é muito bem escrito, os detalhes bem elaborados tanto nas partes de investigações quanto na construção dos personagens. Que foi o que mais me deixou fascinada.

Francis Dolarhyde tem sua história de vida conturbada, cheguei a sentir empatia por ele. Bem inteligente, forte fisicamente, Dolarhyde é tímido e não tem amigos. O ponto crucial da história para mim foi conhecer esse lado dele, poder compreender pouco mais de forma abrangente como foi sua vida.

Fui surpreendida porque não conseguir imaginar o que aconteceria na página seguinte. Fiquei presa, fascinada e querendo mais.

Não sei bem porque, mas o tema em si chama muito minha atenção. Acho que devido a forma deles - os serial killers - enchergar o mundo de outra forma, com outras características. Isso em si já é bem interessante.
Gostei bastante da história, da forma como foi contada, dos personagens. Por isso que pretendo ler os outros livros, até porque já assistir aos filmes.

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2015/01/resenha-dragao-vermelho.html

vinizambianco 23/04/2024

[sobre fadas-do-dente, canibais e uma caçada psicológica intensa]

Motivado pela minha vontade de reler O Silêncio dos Inocentes, resolvi fazer do jeito certo e começar pelo primeiro livro da trilogia o thriller Dragão Vermelho, que introduz ao mundo dos livros o incrível, maravilhoso e intrigante Hannibal Lecter. Nesse primeiro volume da saga do canibal, Thomas Harris introduz também o detetive responsável pela captura do vilão, Will Graham e como ele tem de voltar a ver seu captor para caçar um outro maníaco a solta, o fada-do-dente, digo, dragão vermelho.

A história tem uma narrativa muito rápida, ágil e muito instigante, é bem difícil para de ler e ao mesmo tempo você quer ?dar um tempo? para poder respirar pelo tanto de falta de fôlego que ele deixa. Os personagens são bem introduzidos e apesar da história de amor e ódio entre Will e Hannibal ser muito brevemente contada nos primeiros capítulos, todo o jogo de gato e rato entre eles e o Fada do Dente é bem estruturado e quanto mais próximo do fim, mas o coração vibra.

O único ponto que me deixou com certo gosto amargo foi o fato de o clímax ser muito rápido e não fazer jus a uma história tão boa, quase que como um coito interrompido, é claro que isso não tira todos os outros méritos da obra, foi só algo que achei necessário pontuar.

Com uma escrita policial incrível, Thomas Harris consegue com só um livro criar personagens que parecem saltar das páginas para vida real de tão críveis que são, e fazer uma marca na cultura pop que ressoa até os dias de hoje. Ao final do livro a vontade de ler a continuação é forte, e não só isso, a vontade de conhecer Hannibal e sua mente também.

PS¹ - O quadro do William Blake que é pano de fundo para algumas motivações é assombrosamente belo

PS² - A adaptação da NBC é ouro puro #voltahannibal

Dany 25/02/2012

Dragão Vermelho
Dragão Vermelho é a história de um agente do FBI, especializado em serial killers. Ele entra em colapso após a caçada a um psicopata extremamente perigoso. Mas seus serviços são novamente requisitados quando um serial killer começa a matar famílias inteiras, quebrando espelhos da casa e colocando os cacos diretamente nos olhos das vitímas. E para resolver esse caso, ele conta, a contra gosto, com a ajuda de um de seus maiores inimigos, o psiquiatra sociopata, o doutor Hannibal Lecter.Muito bom!

Natália 03/12/2012

Por tais fatos

É assombroso. E, definitivamente, o Dr. Hannibal Lecter é um dos melhores personagens já criados. A sociedade ocidental atual é cheia de pessoas mascaradas e com índices alarmantes de maldade; mas, sem dúvida, Lecter me fez chegar a questionar o que é o bem e o mal. Muitas vezes, ao longo da leitura minha mente entrou em colapso ao tentar entender o que realmente é justo e por tais fatos, devo afirmar que eu me apaixonaria por Hannibal. Além de sua semelhança com o Conde Drácula.
Além disso, o assassino do livro que se auto-intitulou como “Dragão Vermelho” faz uma alusão aos demônios que permeiam a essência do ser social.
Portanto, a leitura desse exemplar exige que o leitor esteja atento aos detalhes primorosos e que não procrastine doses excessivas de perversão e loucura.