Dragão Vermelho

Dragão Vermelho Thomas Harris

Resenhas - Dragão Vermelho

P. 19/08/2009

O Primeiro!
Provavelmente o melhor livro da série! Will Graham (que merece um mérito especial por ter prendido Hannibal Lecter) está atrás do infame 'Fada dos Dentes' (vai entender o que o tradutor Brasileiro pensou quando traduziu 'Tooth Fairy' para 'Gay Dentuço')

Bruna Fernández 21/05/2013

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
“Diante de Mim, é uma lesma ao sol. Está diante de um grande Começo e nada reconhece. É uma formiga na placenta. Está na sua natureza fazer uma única coisa corretamente: tremer devidamente diante de Mim. O que Me deve não é o medo, o senhor e as outras formigas. O senhor Me deve o pavor.” – pág 175

Uma das minhas temáticas favoritas em livros é serial killers, então vocês podem imaginar a minha felicidade quando ganhei Dragão vermelho de Amigo Livro no fim do ano passado. O livro “cozinhou” um pouco na minha estante até que eu resolvi pegá-lo pra ler e… não foi exatamente o que eu esperava. Aliás, uma coisa que eu estranhei muito foi a quantidade de erros que encontrei no livro, afinal não se ouve falar de livros da Record com revisão falha; e não há nome de nenhum revisor no livro, o que me levou a pensar que apesar de ter sido republicado recentemente, o livro não passou por uma inspeção mais minuciosa. Uma pena. Mas vamos ao que interessa!

Em Dragão vermelho, Thomas Harris conta a história de um serial killer que aparentemente escolhe família aleatórias para assassinar durante os períodos de lua cheia. As primerias vítimas são os Jacobi, do Alabama; depois os Leeds, na Georgia. Depois da segunda família ser assassinada, o agente do FBI, Jack Crawford, procura Will Graham e pede a sua ajuda. Will é um brilhante agente que capturou Hannibal Lecter há três anos, mas está aposentado depois de quase ter sido morto por ele. Apesar de relutar muito, Will aceita ajudar e logo após visitar as cenas do crime ele percebe que terá que visitar Lecter para pedir sua ajuda para pegar esse novo serial killer.

O momento do grande reencontro entre Lecter e Will Graham é extremamente tenso. A conversa entre os dois é perturbadora e simples ao mesmo tempo, e de longe dá para perceber como o personagem de Lecter é bem estruturado. Me peguei imaginando a pesquisa que Harris teve que fazer para montar seu personagem que se tornou um dos personagens serial killers mais famosos do mundo. A forma como, em poucos minutos ele consegue entrar na cabeça de Graham e fazê-lo se questionar, duvidar de si mesmo.

Porém, entre essa aparição e uma “breve” comunicação de Lecter com o novo serial killer e uma ou outra cena é tudo o que temos de Lecter no livro. Isso me decepcionou um pouco, pois a capa do livro nacional leva a frase: “A origem do canibal Hannibal Lecter”, e por isso eu esperava ver mais de Lecter em ação.

O serial killer, apelidado cruelmente pela imprensa e pela polícia de “Gay-dentuço” (uma tradução não muito adequada para o original “Tooth Fairy” que na verdade significa ‘Fada do Dente’), é na verdade Francis Dolarhyde. Francis é obcecado pelo quadro The Great Red Dragon and the Woman Clothed in Sun”, de William Blake e acredita possuir não só a força física, mas também a força mental do dragão vermelho, dando então, o título ao livro. O personagem é muito bem delineado e a minha percepção quanto a ele, físicamente, mudou muito ao longo da minha leitura. O autor também nos mostra o motivo de Dolarhyde ser como é ao revisitarmos o seu passado. Aliás, esse foi um dos poucos, se não o único, serial killer que eu vi ter uma oportunidade de redenção e achei o desfecho muito interessante.

A narrativa divide-se entre o ponto de vista de Will Graham e Francis Dolarhyde, sempre em terceira pessoa, e isso funcionou muito bem nesse livro, enriquecendo e dando várias informações ao leitor, que ele não teria se não fosse por essa dinâmica. Apesar de ter achado o enredo um pouco confuso, não sei se por conta da tradução ou por conta da escrita original do autor, a história é envolvente. Prever os é acontecimentos do enredo praticamente impossível e dá pra realmente sentir desespero ao virar das páginas em alguns momentos mais fortes. Aliás, despertar os mais variados sentimentos ao longo da leitura me pareceu ser um dom de Thomas, é possível sentir medo, nojo, pena, compaixão, terror, alívio, desprezo, tudo ao mesmo tempo.

Com um desfecho inesperado, Dragão vermelho não foi exatamente o que eu esperava e nem entrou pra minha lista de livros favoritos, mas com certeza é uma leitura que vale a pena pra quem gosta do gênero. Lembrando que o livro foi adaptado duas vezes para o cinema: a primeira em 1986, Caçador de Assassinos, com Brian Cox interpretando Lecter. Devido ao estouro de Silêncio dos inocentes e Hannibal: a origem do mal e suas adaptações para o cinema, houve um remake em 2002, Dragão Vermelho, desta vez com Anthony Hopkins – que já está eternizado no papel de Lecter.

Patty Pizarro 07/07/2015

Nem acredito que demorei tanto para ter/ler esse livro.
A edição que tenho é bem ruim, a capa não tem orelha e o material é de segunda, as páginas são brancas com letras pequenas, possui erros de digitação e falhas na impressão, mas o conteúdo consegue superar todos os contras.
Hannibal Lecter não está em evidência nesse livro, quase não aparece, mas seus diálogos e cartas são cheios de classe e sarcasmo como conheci nos filmes. O livro é sempre melhor porque nos mostra mais profundamente o que os personagens sentem, mas agora que terminei de ler posso dizer que o filme não deixou a desejar. Excelente leitura.

João 17/12/2015

Já havia lido o excelente O Silêncio dos Inocentes do autor e as expectativas eram grandes.E não me decepcionei.O autor conhece o assunto,sabe como engendrar uma boa trama.
Os personagens são bem estruturados e Thomas Harris fez que ao invés de odiar o serial killer eu simpatizasse mais com ele do que com os policiais que o estão caçando.
Suspense policial de primeira!!
Livro excelente!
Gilstéfany 18/12/2015minha estante
maravilha de livro

Violetanne 16/11/2012

Dragão Vermelho - Thomas Harris
Dragão Vermelho é um livro que me prendeu, do começo ao fim. Thomas Harris é um autor excelente na minha opinião, pois nos trechos de perseguição, eu realmente senti o medo de Will Graham, senti a decepção do personagem por colocar sua família em perigo, e senti o ódio fulminante pelo assassino.
Em contraponto, quando é apresentada a infância do Dragão Vermelho, pude compreender um pouco mais suas atitudes, e reforçar a idéia de que o que faz um serial killer é sua infância, muitas vezes conturbada e repleta de traumas.
A história se desenvolve de uma forma progressiva, em que percebemos o processo de Transformação no Dragão Vermelho. Os assassinatos de forma alguma acontecem repentinamente, o leitor pode perceber os fatores por trás dos assassinatos e da paranóia constante que toma o "Fada dos Dentes", apelido inteiramente repudiado por mim e pelo próprio assassino, mas que uso aqui para caracterizá-lo sem dizer seu nome.

Em relação ao filme, acredito que a adaptação foi muitíssimo bem feita. Todos os atores foram excelentes, e em minha opinião demonstraram exatamente os sentimentos que o autor pretendia transmitir. Acredito que o filme foi tão bem feito que algumas pessoas dizem que superou o livro. Eu não acredito que seja assim, apenas acho que o diretor do filme colocou os fatos de uma forma mais coesa, e procurou dar um fim mais comercial à história.
Sim, pois o fim do livro é um tanto quanto aberto, diferente do filme, em que há um fim definido, sem rodeios.

Se você está procurando um livro envolvente, que prende o leitor do começo ao fim, e transmite as emoções de forma intensa, esse é o seu livro. Agora, se procura algo no estilo Agatha Christie, em que o mistério só é desvendado nas últimas páginas, saiba que esse não é o estilo de Thomas Harris. O livro é uma imersão na vida do Dragão Vermelho, e antes mesmo do meio do livro, já conhecemos o assassino e seu modo de pensar, o que faz com que o leitor crie "afinidade" com o mesmo, e o que tornou esse um de meus livros preferidos.

Kakau 01/06/2019

Personagens:
Dr. Hannibal Lecter

Natalia 14/11/2012

"Dragão Vermelho" Thomas Harris - Resenha
Livro que antecede o best seller "O Silencio dos Inocentes", ele conta o como um dos maiores vilões de todos os tempos, Hannibal Lecter foi preso e seu relacionamento com Will Grahan, o agente do FBI que o prendeu.
Depois de alguns anos do ataque de Lecter, Will ele não faz mais parte do FBI. Traumatizado, ele busca refugio em uma praia, onde ele não seja assombrado pelos fantasmas de seus casos antigos. Mas á um assassino á solta, o Dentuço, que mata familias inteiras e se alto initula o Dragão Vermelho. Ele não vai parar sozinho.
O FBI pede ajuda á Will, que tem um perturbador dom de se colocar mentalmente no lugar de assassinos psicopatas para entende-los, mas ele precisa de ajuda, de alguem mais louco do que ele, do que o Dragão, ele precisa da ajuda de Lecter, e assim como Clarice Starling, do silêncio, ele vai até a prisão psiquiatrica em que Lecter está preso para que ele o ajude á descobrir quem é o Dragão antes que outra familia seja dizimada.
Como ele vai manter a sanidade tendo que encarar esses dois assassinos mesmo quando isso significa que sua propria familia estará correndo perigo?

Impressões

Um thriller pscicológico intenso, que nos leva ao mais profundo da mente de um Serial killer muito inteligente e metódico. Seus traumas de infância que o moldaram convergem para a reveleção do que ele tem que fazer, uma força maior manda, o dragão.
"Dragão Vermelho" foi escrito antes de "O silêncio dos Inocentes", e teve sua adaptação para o cimema no começo dos anos oitenta, porem quando o silêncio recebeu sua versão para o cinema, acabou tendo mais notoriedade do que o primeiro. A interpretação de Anthony Hopkins como Haniball Lecter ajudou muito para isso. Situação corrigida na decada de 2000, quando "Dragão Vermelho" foi refilmado, dessa vez com Hopkins revivendo o personagen que lhe coube tão bem.

Porque você deve ler?

Vocês vão mesmo perder a oportunidade de tem Hannibal Lecter, um dos melhores vilões de todos os tempos, descrito em um livro em toda sua complexidade? A abordagem psicologica desses personagens sombrios é algo raro na literatura e deve receber sua atenção. Com certeza.

Naty Fênix 24/08/2009

Apesar de achar o Thomas Harris machista recomendo o livro, é bastante misterioso e muito envolvente adorei....

etsilvio 28/06/2019

Bem morno
A história é até interessante, já a escrita, nem tanto. Não consegui me envolver com os personagens, e a dupla de investigadores, nem se fala... Vou deixar pra ler Hannibal num futuro.

Nat 17/03/2016

Hannibal begins: Dragão Vermelho
Já que a série de TV acabou, mas meu amor por Hannibal só parece crescer, eu decidi que leria a icônica trilogia que acompanha as aventuras do canibal mais famoso da cultura pop. Escrito por Thomas Harris, Dragão Vermelho é o primeiro da série de livros e onde o famoso psiquiatra canibal, Hannibal Lecter, teve sua origem.

Dragão Vermelho conta a história de Will Graham, um ex agente do FBI que tem um dom único para desvendar horrendos crimes. Will havia deixado o FBI após ter capturado o assassino em série Hannibal Lecter e acabado gravemente ferido no processo, mas ele acaba sendo chamado de volta à ação quando uma série de assassinatos a famílias felizes começa a acontecer.
...

Para ler a resenha completa:

site: https://quasevingativa.wordpress.com/2016/03/16/hannibal-begins-dragao-vermelho/

Rodrigo Cassimiro 05/02/2018

A história busca trazer a trajetória de Will Graham com investigando policial. Will está vivendo um período de paz e tranquilidade com sua família, porém essa realidade muda com a chegada do seu “amigo” Jack em sua casa. Will é conhecido pelo excelente trabalho como investigador, solucionar e perder Hannibal.
Assim, Will é envolvido em, um novo caso policial de assassinatos em série no EUA. Nessa nova investigação, Will está penso com o passado e como Hannibal, recorrendo ao mesmo na busca de “enfrentar” os acontecimentos que marcaram sua vida. Ao longo da história, Will irar se aproximar de Francis Dolarhyde (dragão vermelho), assassino responsável pela série de assassinato de famílias, além de destacar os fatos que marcou a vida de dragão vermelho.
O livro é surpreendente e revelando, buscando sempre conectar os fatos com os personagens, com uma linguagem direta e envolvente.

Alves 16/06/2017

Sensacional.
Antes de tudo, tenho que dizer que nunca assisti o filme. Também não assisti e nem li O silêncio dos inocentes ou hannibal.

Sobre o livro, tenho que confessar que quase desisti da leitura no começo por ter pouca ação. Ainda bem que não fiz isso. Se já começaram a ler, terminem. O livro é ótimo.

Nos primeiros capítulos, Will Grahan tenta reconstruir a noite do crime para entender como pensa e como agiu o assassino, Francis Dolarhyde. Isso pode parecer um pouco cansativo no começo, mas é muito importante para o desenrolar da história.

Quando Francis Dolarhyde, o Dragão vermelho, entra em cena, o livro fica bem mais interessante. Francis não é um sociopata qualquer, ele é um assassino em série que assassina famílias inteiras e tem algumas características interessantes e bem loucas que vocês vão descobrir.

Não posso falar mais sem contar a história. Recomendo a leitura. A única coisa que posso dizer é que o livro não é bem avaliado à toa.

J R Corrêa 03/02/2018

Dragão Vermelho
Quando trabalhava como agente do FBI, Will Graham conseguiu reunir provas suficientes para condenar o canibal Hannibal Lecter. Depois do episódio, decidiu mudar-se para a Flórida com sua família, mas seus dias de tranquilidade são interrompidos quando um antigo chefe lhe pede para investigar uma série de assassinatos misteriosos. Graham começa a seguir as pistas do cruel criminoso conhecido como Fada do Dente. Logo percebe que para capturá-lo será preciso compreender sua mente doentia. Para isso, entretanto, Graham terá de enfrentar seus fantasmas e pedir ajuda ao Dr. Lecter, o que pode ter consequências desastrosas.

scicilla 25/03/2014

A resenha encontra-se no blog cultural abaixo: