Dragão Vermelho

Dragão Vermelho Thomas Harris

Resenhas - Dragão Vermelho

Paula Alessandra 08/04/2020

Mesmo conhecendo todo o enredo, eu não consegui sossegar até terminar de ler.
O Francis é um personagem bem complexo e bem construído também, fazendo com que você sinta tanto pena quanto desprezo por ele quase numa mesma cena. O conflito entre ele e o dragão por causa da Reba é bem marcante. Junto com o Will Graham, ele é o personagem com o psicológico mais abalado do livro.
Apesar de poucas, as interações entre o Will e Dr. Lecter foi um dos pontos altos do livro, mesmo sendo através de cartas. O Hannibal é um daqueles coadjuvantes que roubam a cena quando aparecem e aqui podemos ver o porquê disso. Will e toda sua forma estranha de pensar como um assassino despertou a curiosidade do Hannibal e também a minha, achei interessante seus pensamentos e todo seu conflito. Seu final me deixou um pouco triste.

Martony.Demes 14/02/2023

Mais outro daquele em que você assiste ao filme várias vezes, descobre o livro e vai fundo!

E mais uma vez o livro é bem melhor: há mais detalhes da formação do senhor D., os desdobramento de suas vida até a formação do monstro que ele é.

Muito do livro, claro, é semelhante ao filme. Só que com mais detalhe.

Quer um livro interessante que atiça sua curiosidade e com desfechos impressionantes? Então indico essa belíssima obra!

@pedroliterario 22/08/2015

Cansativo
De toda a trilogia este primeiro livro é o único que não despertou adrenalina em mim. O Dr. Lecter é um mero figurante na história, que demora para se desenvolver e de fato acontecer. As tramas paralelas de Freddy Lounds e Fada do Dente são muito mais interessantes. O livro não chega aos pés do sensacional "O Silêncio dos Inocentes" e do magistral - e melhor livro da série - "Hannibal", nos quais temos um autor Thomas Harris mais maduro e firme em suas histórias.

Gi Santos 30/12/2023

Esperava mais interações com o Lecter. O dragão em si é um personagem complexo e interessante, o livro é bem escrito, mas o plot final achei meio sem graça.

Natália 03/12/2012

Por tais fatos

É assombroso. E, definitivamente, o Dr. Hannibal Lecter é um dos melhores personagens já criados. A sociedade ocidental atual é cheia de pessoas mascaradas e com índices alarmantes de maldade; mas, sem dúvida, Lecter me fez chegar a questionar o que é o bem e o mal. Muitas vezes, ao longo da leitura minha mente entrou em colapso ao tentar entender o que realmente é justo e por tais fatos, devo afirmar que eu me apaixonaria por Hannibal. Além de sua semelhança com o Conde Drácula.
Além disso, o assassino do livro que se auto-intitulou como “Dragão Vermelho” faz uma alusão aos demônios que permeiam a essência do ser social.
Portanto, a leitura desse exemplar exige que o leitor esteja atento aos detalhes primorosos e que não procrastine doses excessivas de perversão e loucura.

Joy 06/08/2018

Diferente
Bom, vi os filmes, vi a série e só me faltavam os livros. Comecei por onde dizem que é para começar, que é pelo Dragão.
Ele é um bom vilão, é bem construído, seu passado agrega muito no nosso entendimento do porquê.
Mas não consegui. Tanto o do filme quanto o da série me deixaram com tédio. Não consigo me interessar por ele de fato. Eu sou mais o Hannibal.
Talvez a edição tenha me atrapalhado um pouco. Onde é que estão essas editoras que não republicam esses livros?
De qualquer forma, achei mediano. Não me empolgou muito, mas não foi decepcionante.
Era bom lembrar da série/filme lendo falas conhecidas. Era bom lembrar de Anthony Hopkins, de Mads Mikkelsen.

Acho que o Will da série é muito mais intenso. O Will Graham e sua família são totalmente sem sal.

Enfim, que venha "O Silêncio dos Inocentes".

Marselle Urman 21/09/2015

Direto do livro do Apocalipse...
Antes de mais nada, devo dizer que sou grande fã da obra de Thomas Harris há muito. Gosto deveras de 75% dos filmes, e após assistir duas temporadas esplêndidas do seriado "Hannibal" decidi reler toda a série, com uma visão mais crítica. Afinal meu deslumbramento inicial foi tão grande que me manteve fã até hoje.
Tive dois motivos iniciais de estranheza. O primeiro foi descobrir que o clima maravilhosamente sombrio e tenso que na minha mente marca essa obra deve-se mais às exibições em tela que ao livro propriamente dito. Sem problemas. O segundo foi encontrar uma descrição da sociedade cosmopolita do primeiro mandato Reagan, ainda que no círculo policial. Levemente racista, levemente sexista. Entendendo-se o contexto histórico, porém, nada demais.

Cabe dizer que esse livro não é sobre Hannibal Lecter. Ele é essencialmente sobre a relação de um homem profundamente perturbado com seu alter ego, o duplo encontrado na obra de um dos artistas mais brilhantes e sombrios da História, William Blake. E foi um dos precursores de toda a metodologia "CSI" de investigação, que para nós hoje já é tão "carne de vaca" mas que na época revelava recursos secretos e inovadores do FBI.

O fator que sempre me encantou, no entanto, permanece. É a sintonia sutil da análise psicológica e comportamental, mais devida à breve interferência do dr. Lecter que aos esforços Sherlockianos de Graham e Crawford...mas ainda presente.

A mensagem desse livro é : não existe O Mal. O ser humano é seu próprio veneno, juiz e executor.

SP, 21/09/2015

Leandro423 23/01/2024

Contém possíveis spoliers
Um ótimo livro, já havia assistido aos filmes mas como sempre o livro supera e muito.

Interessante em relação ao filme e que o doutor Hannibal Lecter não aparece muito, aliás tem pouquíssimos trechos em relação ao filme.

O livro fala sobre a investigação do assassinato de duas famílias com requintes de crueldade, e para isso tiram o especialista floresce Will Grahan da aposentadoria para ajudar a pegar o bandido.

Esse por sua vez, Dalahardi, uma pessoa com problemas psicológicos por ter passado uma infância problemática devido a um problema na boca, rejeitado pela mãe e mau tratado pela avó, acredita ter encarnado um monstro de uma quadro de Blake.

Roberta 09/07/2020

Leitura rápida
História muito envolvente, tensa o tempo todo e final de tirar o fôlego.

emmanuelle.pitanga 02/05/2020

Intrigante
Hannibal e sua mania de nos prender com sua sabedoria. Dragão vermelho está aí para nos mostrar que quando menos esperamos a vida nos surpreende, de uma maneira cruel óbvio.

Lucas.Vinicius 13/04/2020

Eu já lê os três livros mas apesar da história ser otima com inclusive personagens diferentes do q estou acostumado mexeu muito com meu psicologico!!! É bem macabro mas em enfim flnd especificamente nesse livro eu gostei bastante dele personagens interessantes e mesmo ñ tendo muito espaço pro vilão mais cruel e inteligênte (quem sera?) eu gostei

Van Bracisiewz 10/03/2024

O dragão vermelho
?O Dragão Vermelho? é um livro que me prendeu desde o primeiro capítulo.

O livro nos leva por uma jornada de suspense e intriga, com reviravoltas surpreendentes a cada página.

?O Dragão Vermelho? é uma leitura emocionante e angustiante que recomendo a todos os fãs de thrillers psicológicos.

juliana2784 31/12/2020

Dragão vermelho é sem duvidas o meu livro favorito da trilogia. Sou completamente apaixonada pelo Will Graham tanto no livro, como no filme e principalmente na série. É um personagem inteligentissimo, é fascinante de acompanhar a investigação e a facilidade que ele tem de se colocar no lugar do serial killer e entender sua mente.
Um dos pontos altos do livro é Francis Dollarhyde, foi muito bem desenvolvido, desde sua infância, os traumas, como se tornou um assassino e suas motivações.

Sara 10/01/2021

2.5 estrelas

Nanna 15/01/2021

Depois de ver alguns episódios da série Hannibal, fiquei muito interessada em ler os livros sobre esse serial killer.
Não sei muito a ordem de leitura mas comecei com esse.
Dragão Vermelho ja trata de D. Lacter preso... mas nota-se a tensão de todos ao redor dele, mesmo ele sendo o prisioneiro.
Bom, com um novo serial killer a solta, Will Grahan vai atrás de Lacter para pedir conselhos, nisso, Lacter começa a se comunicar com o serial killer que nós decobrimos depois ser uma espécie de fã do Hanniball.
A importância do livro ao meu ver é sobre como são ativados os gatilhos que transformam pessoas em "monstros", ainda não se tem muitas informações sobre psicopatas, mas nessa obra nós conseguimos de uma certa forma enteder como ele age e o porquê de ele agir assim.

O livro é tenso e o mas assustador é que realmente existem pessoas assim. Da medo, melhor ter essas experiências apenas na literatura.
E dica: prestem atenção no Will Graham, não conheço muito ele mas, ele deve ter seu gatilhos tbm.

Por fim esse livro me deixou com muita vontade de ler os outros.