Dragão Vermelho

Dragão Vermelho Thomas Harris

Resenhas - Dragão Vermelho

BiaVasc 28/02/2024

É um livro bom, mas não foi exatamente o que eu esperava. Imaginei que teria mais presença do Hannibal, porém ele quase não aparece.

Adrienne 28/02/2024

Quando o filme é melhor do que o livro
Achei a escrita confusa e cansativa.
Também não gostei do personagem principal. Sem dúvida que o Graham é superestimado por todos a sua volta. Além disso, seus capítulos são tediosos.
As melhores partes do livro são os capítulos do psicopata (Dragão Vermelho), o que tornou o livro razoável.
Para mim, este é um daqueles casos em que o filme é melhor do que o livro.

Erika 25/02/2024

É um livro muito bom, apesar de não acontecer nada muito surpreendente. Eu gostei bastante, recomendo. Agora pretendo ler os outros dois do Hannibal (espero que no próximo tenha mais a presença dele).

Loloves 22/02/2024

Me sinto meio mal, mas vou ser sincera
Não sei se é porque estou saindo de uma ressaca literária, mas achei esse livro BEM fraco.
Pra mim, tediosa é a palavra que definiu essa obra. O detetive Graham é extremamente monótono. Todas as cenas com ele faziam com que eu quisesse desistir do livro. O que salvou foram as cenas com o serial killer, que, na minha opinião, devia ter tido mais predominância na história. Enfim, é um suspense sem nenhum suspense com algumas poucas cenas mais empolgantes. Me decepcionou um pouco.
Adrienne 26/02/2024minha estante
é ruim mesmo

Morgana1 16/02/2024

Eu vim ler este livro já tendo assistido a série anos atrás, o que me deixou curiosa para ver a perspectiva do livro, e ele não me decepcionou.
A narrativa é boa, não a melhor, mas é muito boa.
A infância e a vida do psicopata intercala com o presente da vida de Will Graham e algumas dificuldades que os dois vão passando com a família.
O final me pegou desprevenida, fiquei com cara de trouxa achando que Will estava imaginando tudo aquilo pelo o quão rápido foi.

Brayan 16/02/2024

O começo do livro é muito bom, mas chega o capítulo que começa a descrever a infância do Dolarhyde, pelo amor de Deus, n tô nem ai pra infância dele, n quero saber se ele sofrou ou não. Enfim de resto o livro é muito bom, o final poderia ser mais elaborado, mais complexo.
3/5

Giulia.Cecconello 15/02/2024

Apesar de amar a história, achei a leitura um pouco cansativa. gostaria tbm de uma perspectiva em primeira pessoa. amo o universo de hannibal

thepoetswrath 13/02/2024

O Grande Dragão Vermelho
Lançado em outubro de 1981, "Dragão Vermelho" conta a história de Will Graham, um ex-agente do FBI que decidiu abandonar seus serviços após capturar o serial killer canibal Hannibal Lecter e sofrer enormes danos no processo. Três anos se passam e agora Will mora em Sugarloaf Key, Flórida, com sua esposa Molly e seu filho Willy, de forma tranquila. Mas sua tranquilidade acaba quando agente Jack Crawford, seu ex-chefe, lhe visita e pede sua ajuda para capturar um novo serial killer, o "Fada do Dente". Logo, Will percebe que, para capturá-lo, é necessário compreender sua mente perturbada e doentia. Sem achar outra saída e enfrentando seus dilemas, Will pede ajuda ao seu velho amigo, dr. Lecter.

"Dragão Vermelho" é um eletrizante e vicioso livro de suspense e investigação policial, escrito por Thomas Harris. O livro desperta diversos sentimentos ao leitor, seja angústia pelas vítimas e pela própria investigação (que parece não sair do ponto inicial) ou medo de qual vai ser o próximo passo do assassino. A escrita de Harris é extremamente fluída e fácil de ler, além de desenvolver seus personagens e deixá-los brilhar no seu próprio tempo.

Will Graham é um protagonista encantador e curioso. Sua enorme empatia lhe permite assumir o papel de vítima e de agressor, conseguindo assim reconhecer os motivos para o crime. Apesar de ser uma habilidade útil, esse talento tem um caro preço: uma enorme carga emocional, que se torna um pesado fardo que o seguirá até o final do livro. Com isso, podemos entrar em um dilema: se você fosse capaz de salvar vidas inocentes, mas toda a vez que você o faz, uma pequena parte da sua se desgasta, você os salvaria? Will Graham decidiu salvá-los.

Após investigar o caso das duas famílias assassinadas (os Leeds e os Jacobi), Will se vê preso no mesmo ponto. Assim, ele decide visitar aquele que se transformou em um dos maiores vilões fictícios da história: Hannibal Lecter. Apesar de aparecer pouquíssimas vezes durante o livro, o charmoso e doentio Hannibal rouba toda a sua atenção. Os diálogos entre Will e o canibal são extremamente bem escritos e é impossível parar de ler. No primeiro e único encontro entre os dois, podemos ver o quão calculadas são as falas de Hannibal e o quanto elas afetam Will. Quero dar ênfase no momento em que Hannibal diz que o motivo pelo qual o agente conseguiu capturá-lo era porque os dois são iguais. O fato do dr. Lecter não aparecer constantemente na história não chega nem perto de ser uma desvantagem; pelo contrário: faz com que o personagem seja mais misterioso, aterrorizante e intrigante.

Mas o principal elemento que diferencia esse livro de outros romances policiais é o serial killer: Francis Dolarhyde, O Grande Dragão Vermelho.

Na minha opinião, Francis é um dos personagens mais complexos já criados na literatura. É visível que seu passado perturbado e sua "aparência deformada" foram dois grandes fatores que o influênciou a cometer todos seus horríveis atos em Atlanta e Birmingham, apesar de não serem os únicos. Seu fanatismo pela obra "O Grande Dragão Vermelho e a Mulher Vestida de Sol", de William Blake, é aterrorizante.

Ele não era um homem. Ele era o Dragão Vermelho. E ele iria agir como o Dragão Vermelho.

Sua relação com Reba McClane é extremamente interessante e complexa. Um dos motivos de Francis a amar é porque ela, sendo cega, não consegue ver "suas deformidades", suas inseguranças. Ela não o ama pela aparência, mas sim por quem ele é (ou por quem ele finge ser perto dela). É angustiante ver Francis tentando ao máximo proteger ela do Dragão Vermelho.

"Dragão Vermelho" te instiga do início ao fim. Mesmo você já tendo noção de quem é o assassino nos primeiros capítulos, ele não cansa de te surpreender (e te chocar). O final é do livro é genial e corajoso, além de te deixar pensando nele e refletindo durante bastante tempo.

Esse foi definitivamente um dos melhores livros que já li (se não for o melhor).

12/02/2024

Sensacional!
A primeira coisa que consigo dizer é que esse livro é eletrizante. A história é construída de uma forma tão intensa que, em diversos momentos, me peguei ofegante com o ritmo dos fatos. O plot twist do final me deixou completamente ?. Definitivamente se tornou um dos meus livros favoritos e acho que a continuação não ficará pra trás.
Só fiquei triste com a atitude da Molly. Dó do Will, meu protegido merecia alguém que fosse mais compreensiva!
Ansiosa para O Silêncio dos Inocentes e para mais do desprezível Hannibal Lecter.

Juju 06/02/2024

O início triunfal
Will Graham decidiu abandonar os serviços prestados ao FBI após capturar o Dr. Hannibal Lecter e quase perder a própria vida no processo. Agora, ele passa seus dias de forma tranquila, pacata e monótona em uma cidadezinha praiana na companhia das duas pessoas que mais estima nesse mundo. No entanto, o agente Jack Crawford está ciente de que a única pessoa capaz de compreender a mente insana e consequentemente localizar o mais novo assassino em série que aterroriza Chicago, é justamente Will Graham. Chame de talento inato, instinto ou simplesmente um desvio de padrão humano, Graham enxerga muito além do que o os demais e sua empatia é o que lhe permite assumir o papel da vítima ou do agressor. Ainda assim, seus talentos lhe custam caro e a carga emocional é certamente um fardo pesado que ele tem de carregar consigo, fantasmas e demônios que lhe assombrarão para sempre. Para deter o "Fada do Dente", Will necessitará enfrentar seus dilemas e recorrer a um velho inimigo traiçoeiro, correndo contra o tempo a fim de evitar mais uma catástrofe iminente.

A maioria das pessoas pensa que o livro que inaugura a saga Hannibal Lecter é O Silêncio dos Inocentes e esse é um engano bastante comum. Ocorre principalmente porque O Silêncio dos Inocentes foi adaptado primeiro para as telas e ganhou o Oscar de Melhor Filme em 1992. Na verdade, o primeiro livro escrito por Thomas Harris é Dragão Vermelho que só foi adaptado depois, precisamente em 2002. O que é mais curioso e o autor menciona em um prefácio inserido nessa edição da editora Record, é que Hannibal Lecter não foi concebido para ser o protagonista de suas obras. Ele nasceu como uma espécie de personagem secundário interessante e complexo, mas que a princípio permaneceria em segundo plano como um adendo, um complemento. Por esse motivo, em Dragão Vermelho a participação do Dr. Lecter é bastante reduzida, são poucos os capítulos em que ele aparece. Conforme prosseguiu com a escrita, no entanto, Harris se deu conta de que Hannibal Lecter possuía um papel muito maior e relevante a desempenhar, ele não conseguia evitar o fascínio e a vontade de desenvolvê-lo melhor e mais amplamente. Dessa forma, o peculiar e estranhamente cativante doutor se tornou o personagem célebre e aclamado que é hoje, figurando em posição de destaque nas obras posteriores do autor. O que convenhamos, é uma benção.

Quanto a este livro em específico, eu sou muito suspeita para falar, eu acho. Sou obcecada pelos filmes desde que assisti ao O Silêncio dos Inocentes pela primeira vez aos oito anos. Tenho o hábito de revisitá-los com frequência, pois sempre acabo encontrando elementos interessantes e que agregam ainda mais à experiência. De todas as obras de Harris, Dragão Vermelho não é a minha favorita, mas eu compreendo a magnitude da obra e o que ela significa para os amantes desse gênero literário - e aqui eu me incluo. O ano era 1981 e Thomas Harris mudava para sempre a trajetória dos romances policiais. Todo mundo tem que começar de alguma forma e eu posso afirmar que Dragão Vermelho é um grandioso e triunfal começo, um chute impactante na porta que abre caminhos e pavimenta estradas futuras. Poderia existir mais de Lecter na obra? Sim, mas como eu expliquei acima, até então ele era apenas um personagem secundário e que não seria transformado em um destaque digno de tanta atenção. Poderiam existir mais elementos sobre o passado de Will Graham para que pudéssemos compreendê-lo melhor e mais intimamente, sendo ele também um personagem interessantíssimo e com uma mente complexa além de um conjunto de habilidades surpreendentes? Com certeza. Talvez, apenas talvez, isso tornasse a obra mais extensa e arrastada, perdendo um pouco do ritmo frenético da investigação. Ou talvez não. De qualquer forma, eu acredito que a personalidade um tanto apática de Will e seus pensamentos céticos permitiram que as verdadeiras estrelas da obra brilhassem: o Dr. Lecter e, é claro, o famigerado Dragão Vermelho que sim, recebe um desenvolvimento bem mais completo. De qualquer forma, o livro é ótimo e ao meu ver também consegue ser melhor do que o filme apesar das atuações incríveis e do roteiro impecável. No entanto, para quem gostaria de ver um desenvolvimento melhor para Will Graham, eu recomendaria a série Hannibal lançada em 2013 pela NBC. Hugh Dancy e Mads Mikkelsen realizam um ótimo serviço de interpretação nas peles de Graham e Lecter respectivamente. As três temporadas estão disponíveis pelo Prime Video para quem é assinante e essa série dá uma ênfase maior em Will e seu passado conturbado.

Fica aqui também registrado o meu agradecimento à editora Record que trouxe esse box lindíssimo com três volumes da saga Hannibal Lecter (só ficou faltando Hannibal: A Origem do Mal). São edições realmente caprichadas, completas e incríveis que enchem os olhos e os corações dos fãs.

Gabriel Dummer 06/02/2024

Angústia e medo
Angústia e medo foram os sentimentos que essa leitura proporcionou. Angústia pelo sofrimento das vítimas e pela tensão dos ameaçados. E medo pelo realismo da narrativa, que te dá a sensação de que tudo está acontecendo muito perto de nós. A racionalidade da mente e dos traumas dos "vilões" também são pontos que assustam. Um suspense policial de primeira, que nos faz prender o fôlego a cada página até o final. Cuidado com o Dragão...
AndrAa58 07/02/2024minha estante
Despertou minha curiosidade ?

Karoline19 06/02/2024

Faltou um pouco mais de suspense
Hannibal não é muito presente e enfoque desse livro mas não deixa de ser uma parte importante envolvida nos acontecimentos dele. Apesar disso conseguimos sentir sua imponência.

Pra mim foi uma leitura muito arrastada, mas o final do livro traz uma emoção em relação a todo o resto.

Predo21 02/02/2024

A épica jornada do Dragão
A principal coisa que senti ao ler este maravilhoso livro foi como se tivesse vendo um filme de mistério/suspense. Cada cena com o Graham e com o Dragão foram de tirar o fôlego além das ilustres aparições do Hannibal. Todos os personagens parecem humanos em seus dilemas e ações e o clímax foi inesquecível! Por mais livros épicos desse gênero

Pheriannath 27/01/2024

Um amor antigo, finalmente lido
Algumas vezes, raras mas existentes, o filme/série é melhor que o livro. E esse livro é um exemplo claro disso.

A muito tempo nessa indústria Vital eu tenho obssessao por Hannibal. Os filmes, a série, os atores maravilhosos escolhidos pra papéis complexos. Os diálogos perfeitos gerados por ambas as mídias e resolvi ler. Minha melhor fonte pra histórias que eu amo.

Mas eu nunca demorei tanto pra terminar tão poucas páginas na minha vida. Esse livro parece que levou MIL ANOS pra engatar. Os ultimos 40% foram excelentes, mas o começo foi extremamente chato, sem graça nenhuma, parado no tempo. Eu começava e tinha sono, e isso pra mim era uma novidade.

Contudo, todos os diálogos em que envolviam o Will e o Hannibal, e nessa história foram poucos, valeram cada página. Recomecei a série após o fim do livro e realmente. Difícil de se ler e difícil de se ver, sonhei com muito do que li aqui. Recomendo!

Leandro423 23/01/2024

Contém possíveis spoliers
Um ótimo livro, já havia assistido aos filmes mas como sempre o livro supera e muito.

Interessante em relação ao filme e que o doutor Hannibal Lecter não aparece muito, aliás tem pouquíssimos trechos em relação ao filme.

O livro fala sobre a investigação do assassinato de duas famílias com requintes de crueldade, e para isso tiram o especialista floresce Will Grahan da aposentadoria para ajudar a pegar o bandido.

Esse por sua vez, Dalahardi, uma pessoa com problemas psicológicos por ter passado uma infância problemática devido a um problema na boca, rejeitado pela mãe e mau tratado pela avó, acredita ter encarnado um monstro de uma quadro de Blake.