Os Bórgias

Resenhas - Os Bórgias

1 | 2 | 3 | 4

Paulascrap 07/12/2023

Leitura conjunto com Dumas

📖 Os Bórgias - a história da primeira grande família do crime de Mario Puzo 🌟 🌟 🌟🌟 58/23

📖 Rodrigo Bórgia foi o papa mais devasso e corrupto da igreja católica, começando pela compra do papado durante o conclave, rumores de incesto com a filha Lucrecia Bórgia, mantinha a amante Júlia Farnese no palácio, assassinava inimigos sendo denominado com Papa veneno.

📖 Após eleito papa escolhe o nome de Alexandre VI , e nomeia 10 familiares como cardeais, e assume a filiação de seus filhos bastardos, dando ínicio a construção de sua fortuna.

📖 Originário da Espanha, considerada uma das famílias mais poderosas do período do Renascimento, catalão desprezado pelos italinos, o clã se estabeleceu em Roma construindo uma relação de poder, e com isso os Estados Papais viraram moeda de troca pelo poder.

📖 Cesar Bórgia , seu filho, comandou o exército papal e era um excelente estrategista embora cruel e sem qualquer limites, nutria uma paixão por sua irmã Lucrécia Bórgia da mesma forma que seu pai, e esse triângulo bizarro permance durante toda a trama. Dois personagens complexos que instiga o leitor a querer conhecer mais- César: autoritário com sede de poder querendo provar seu valor ao pai a cada passo, Lucrécia uma das vilãs mais cruéis da História.

🎬 Os Bórgias : série exibida na Paramount , são uma família espanhola que tenta tomar o controle da Itália da era renascentista. Apelando para o uso de suborno, extorsão e tortura, conquistando o papado. Considerei bem fiel a leitura, com um final surreal mas faz parte da adaptação, sem prejuízo ao leitor que conheceu a História.

📖Os dois livros se complementam e são muitos detalhes para narrar em poucas linhas, Puzzo romaceia mais a leitura, Dumas se baseia em documentos, sendo mais detalhistas em fatos, datas e nomes.

#osborgias #alexandrevi #papa

MariBreyer 09/09/2023

Fantástico. Trama envolvente com muitas traições, romances, política e manipulações. Estamos realmente diante de uma das famílias mais famosas da História e de como ela controlou a Igreja.

Amal0 07/09/2023

Os Bórgias
É um bom livro, a história é boa.
Recomendo pra quem gosta de história e boa intrigas, conspirações.

Gabi® 12/08/2023

Emoções contraditórias
Eu já conhecia os Bórgias. Em 2013/2014 tive contato com os quadrinhos do Alejandro Jodorowsky e fiquei viciada nos quadrinhos. Li um atrás do outro. Depois vi a série é amei também.
Fui ao livro com altas expectativas que, felizmente, foram alcançadas. A prosa do Mario é excelente! Cativante! Não dá vontade de parar.

Os Bórgias eram ?nojentos?, mas extremamente inteligentes e dignos de admiração.

Apesar de não ser uma Bórgia, amo a Caterina Sforza e quero ler a biografia dela até o ano que vem.

Recomendo a leitura e estou fazendo essas resenhas só por causa do desafio. Não curto ficar escrevendo no celular, prefiro falar sobre, mas fazer o quê? Rs

Ju Ragni 13/06/2023

Bom romance histórico
Li esse livro dentro do meu planejamento de história italiana. Não é um livro excelente como O Poderoso Chefão, mas todo escritor tem sua obra prima dentro do conjunto de obras, e esta é uma boa obra do conjunto. Foi finalizada por Carol Gino, esposa do Puzo, depois que ele morreu, mas não dá para saber o quanto foi obra dele ou dela. A impressão que me passou é que o final ficou um pouco corrido, então eu arriscaria dizer que essa parte era dela, porque ele era mais detalhista e este livro tem muito jogo de estrategia, em que o Papa Alexandre VI era especialista (tinha de ser, porque ser Papa naquela época não era ser apenas o vigário de Deus, era também ser o chefe do Império Papal, o que na prática era ser um imperador também). A reconstrução da época está muito boa, e a cronologia ajuda bastante a entender a história da Itália (e porque não do mundo) nesse período da idade média. O olhar do escritor mostra um Papa que não era nem tão malvado, nem tão depravado, nem tão interesseiro como foi retratado, mas era um homem poderoso de sua época defendendo sua família e seu patrimônio. Se não é a visão que a Igreja quer passar nos dias de hoje, parece que naquele tempo era exatamente assim, porque os escândalos dele não eram muito diferentes dos proporcionados pelos outros membros importantes do Vaticano seus contemporâneos. Mas trouxe informações históricas comprovadas, como por exemplo o pendor para os negócios de Vanozza Cattanei, sua primeira amante, o preparo de Lucrécia como governante, a participação de ninguém menos que Leonardo da Vinci em uma das incursões de César Bórgia (tem uma licença literária de Puzo muito saborosa nessa passagem, que deve ter sido verdadeira, pelo que se levantou da desconfiança entre Da Vinci, que já era um mestre reconhecido de meia idade e Michelangelo, que estava iniciando sua carreira: Da Vinci, instado por Cesar Borgia a acompanhá-lo em sua campanha de conquistas, diz que precisa retornar a Milão, pois há um jovem, um tal Michelangelo, que parece pretender suplantá-lo em seu papel de mestre preferido do rei. E comenta: ele tem algum talento, reconheço, mas falta-lhe profundidade...) Enfim, um livro envolvente do começo ao fim, diversão garantida aprendendo história.
Fred 03/09/2023minha estante
Eu gostei demais desse carinha. Das histórias que eu li sobre os Bórgias, essa foi a que mais me empolgou

Ju Ragni 04/09/2023minha estante
Também gostei mais dessa, mostrou uma família Borgia plausível, condizente com a época e com o poder que detinha. Quem está no topo quer continuar lá, e tem de usar algumas cartas na manga que talvez não sejam éticas ou piedosas, mas com certeza serão eficientes... Mario Puzo me encantou com O PODEROSO CHEFÃO, ainda sonho em ir à Sicilia conhecer a cidadezinha Corleone...

Matheus656 11/04/2023

A família borgia
Puzo relata de forma romanceada a história de uma das famílias mais controversas. Do autor, eu já tinha lido "O Poderoso Chefão", e senti falta da descrição que ele fazia nesse livro. Em "Os Bórgias" achei a narrativa muito enxuta, tipo, claro que o livro beira a 500 páginas e quase seria chamado de calhamaço, porém, a escrita aqui, é quase que novelesca, a agilidade para a leitura, se deu por isso. A trama toda é muito corrida, muitas vezes, senti falta da descrição para sentir a passagem de tempo ou entender algum trecho. Por ser um romance, é claro que não seguirá todos os fatos de maneira verídica do real, e isso também me fez pesar um pouco na hora de. Avaliar esse livro. O Mario Puzo, pegou todos os boatos e resolveu colocar no livro, para ter aquela polêmica e talvez chamar os leitores curiosos. Tem um fato muito evidente no livro, que já foi esclarecido que não se passava de mentiras da época, e isso faz menos jus a vida da Lucrécia Borgia, já que foi ela, a figura que ficou mal vista, pois né, na época tudo era culpa da mulher, e mesmo sendo os homens os culpados, saiam ilesos. É um livro que eu recomendaria? Talvez, não para todo mundo, mas para um nicho que curta romance histórico.

Helena.Stanich 11/04/2023

Incrível
Um livro que retrata sobre os costumes da Itália e, claro, sobre a maior família mafiosa do mundo, romantizando suas histórias

MCRA 15/01/2023

Puzo, grande escritor e roteirista.
Os Bórgias é o último livro escrito por Mario Puzo. O autor trabalhou durante 20 anos na obra, que foi publicada postumamente, após ter sido finalizado por sua companheira, Carol Gino.
Puzo buscou as origens da máfia em uma das principais familias da história italiana, os transgressores Bórgias, acompanhando a trajetória do clã criminoso do século XV e dando um tom um pouco mais humano às personagens Alexandre, César e Lucrécia.
A dinâmica familiar e o amor devotado ao pai são o destaque do romance, porém, a trama mistura política, guerra, paixões, traições, assassinatos e costura fatos históricos com ficção. Embora o livro comece focado em Rodrigo Bórgia, aos poucos a atenção vai sendo dividida entre toda a família, e importantes personagens (como Machiavelli e Savonarola, entre outros) são inseridos na trama de forma cirúrgica.
São quase 500 páginas de muita emoção. Puzo, grande escritor e roteirista, sabe como ninguém contar uma boa história.

Thiago.Reis 12/01/2023

Bom, mas não ótimo
O livro conta a história da família Borgia, durante o papado de Alexandre. É interessante ver as intrigas papais e o relacionamento entre os membros da família. Há também menção a personagens históricos como Maquiavel, Da Vinci, Michelangelo, os Medici etc. Porém, o livro parece querer contar muita história muito rápido. Alguns trechos poderiam ter sido melhor aproveitados. É uma leitura prazerosa e para quem se interessa pelo período histórico um bom livro. Mas não está, em termos de escrita, próximo da obra mais famosa do autor "O Poderoso Chefão".

@buenos_livros 13/08/2022

Os Bórgia - Mário Puzo ??
?Se você não ama, o poder é uma aberração, e, mais importante ainda, uma ameaça. Porque o poder é perigoso, e pode se virar a qualquer momento. O poder não é uma virtude? Ele não ajuda a salvar muitas almas? O poder em si não prova nada. É um exercício vazio da vontade de um homem sobre a de outro. E não é uma coisa virtuosa.?
. 60/2022
. Os Bórgias (2001)
. Mario Puzo ??
. Tradução: Alves Calado
. Ficção Histórica | 419p. | Livro
. @editorarecord
. Ficção História é definidamente meu gênero literário preferido. Nessa leitura, Mário Puzo, autor do livro que originou a trilogia ?O Poderoso Chefão?, da qual também foi roteirista, remonta à primeira grande família do crime, os Bórgia. Conectando os personagens da família com diversos atores do período do renascentismos, o autor tenta explicar os jogos de poder da Europa do Século XV e a influência de Rodrigo Bórgia (Papa Alexandre VI) e seus filhos, principalmente o cruel é genial César Bórgia, que foi a inspiração do príncipe de Maquiavel. Uma bom livro, em alguns momentos um pouco ingênuo ou simplório, porém é realmente complicado recriar o período e torná-lo palatável em uma ficção. Vale a pena para os apaixonados por História e por personagens que moldaram o mundo de sua época.
. ??????5??

Rafael 02/03/2022

Um brinde à literatura histórica
Minha opinião sobre essa obra será enviesada diante da minha paixão declarada por Mario Puzo. Sim, ele é um dos meus escritores preferidos. Não, ele não é um Machado de Assis, tampouco um Guimarães Rosa. Ainda assim, me conquistou com sua escrita simples, limpa e direta. Aliás, Mario Puzo deveria ter se dedicado com afinco a escrever roteiros para cinema, tamanho o seu domínio em narrar qualquer estória, seja a de um mafioso italiano que reside nos EUA, seja a de um papa e sua família não menos mafiosa.
Pois bem, nesse romance histórico maravilhoso, Puzo nos brinda mais uma vez com sua lucidez, acidez e sagacidade ao contar a saga da família Bórgia, capitaneada pelo papa Alexandre VI. O resgate histórico é fenomenal e nos transporta diretamente para os palcos onde batalhas, traições e intrigas foram realizadas. Além disso, a leitura psicológica de personalidades reais, como Lucrécia Bórgia, César Bórgia e o próprio papa Alexandre VI, é estonteante. Aliás, ouso afirmar que essas figuras realmente tiveram os pensamentos e até diálogos criados (reproduzidos?) por Puzo. Os conflitos entre poder, religião, fé, moral, dentre outros, são descortinados com extrema maestria e explicam porque Puzo foi tão cauteloso ao escrever esse livro e, talvez, porque demorou 15 anos para concluí-lo.
Enfim, se tramas envolventes, surpreendentes e, até mesmo, controvertidas te atraem, esse é o livro a ser lido.

Rosana 23/01/2022

Histórias de muita trama, traição, casamentos arranjados; tudo em nome do poder e de manter a família unida nesse poder.
Algumas figuras importantes da história aparecem, como Michelangelo, Leonardo da Vinci e os reis espanhóis: Isabel e Fernando ( tem uma série no Netflix deles, recomendo).
Apesar da história ser bem contada, não consegui me prender para ler mais rápido. Mas vale a pena conhecer.

Will 22/07/2021

Essa família é muita unida... e também muito ouriçada ?
Incrível! Uma história cheia de tramas e reviravoltas, poder, ganância, violência e várias outras características tensas e perversas. Os Bórgias, uma das famílias mais poderosas de seu tempo - e certamente da história -, mantinham seu domínio e poder a qualquer custo, seja pela corrupção, seja pela força. Ah, um detalhe: o patriarca é só o Papa.

Tudo isso sob à batuta de Mario Puzo, um exímio contador de história.

1 | 2 | 3 | 4