Noite Escura

Noite Escura R. Tavares

Resenhas - Noite Escura

Luana 31/01/2021

Gostoso de ler
É sempre um prazer ler outro livro do Rodrigo Tavares, autor nacional que eu gosto muito e ele faz questão de trazer o Brasil e principalmente o sul pra dentro das suas histórias.

Todos os livros dele são muito gostosos de ler e como esse é bem curtinho vc consegue finalizar super rápido.

Super indico se vc estiver procurando leituras interessantes e rápidas.

Beto | @beto_anderson 16/03/2024

Selvagem
Aquelas coisas erradas que a gente faz e tenta consertar e as coisas vão piorando. Mais ou menos isso a história de Marco. A escrita do autor é sempre ótima. Consegue prender a gente e nos faz nos conectar com as personagens, mesmo as vilãs. Já li outros livros do Rodrigo Tavares e todos foram excelentes leituras.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Paulo Vitor 25/09/2020

História bem curtinha
É um livro pequeno onde em horas finaliza a sua leitura. O personagem Marco demostra uma certa violência, afinal ele é um matador de aluguel, mas não porque quis ser e sim por necessidades. Ele é seu parceiro Juvêncio fazem os assassinatos, porém um rapaz os virão no caminho, nesse momento o Marco começa uma perseguição ao jovem Vitor, com isso surge uma matança sem controle. O livro é bem direto e curto. Sentir falta de aprofundar mais na história dos personagens.

Jajá 09/09/2021

Leitura rápida e intensa
O cheiro de sangue está impregnado no ar da fronteira entre Brasil e Uruguai.

Um assassinato é encomendado ao matador profissional da região, mas algo não sai como o previsto e uma série de acontecimentos ocorrem durante uma única noite em São Francisco.

Marco, Juvêncio, Vitor, Diego: somente um desses homens vai sobreviver a uma noite escura, chuvosa e que parece não ter fim.

Perseguição, morte, medo, dor, o silêncio das estâncias e as criaturas noturnas que movimentam bares e inferninhos do interior estão nas cenas dessa envolvente narrativa.

Sem trocadilho, 'Noite escura' é leitura para uma noite, para ler em algumas horas. A edição, embora atual e de qualidade, remete ao famoso formato pulp fíction, que eram publicações com histórias curtas e impressas em papel mais econômico.

R. Tavares nasceu em Bagé, em 1986. Reside atualmente em Porto Alegre e é autor de 'Ainda que a terra se abra', 'Andarilhos', 'Noite Escura', 'Contos Sangrentos' e 'A tropeada'.

Gui 17/03/2022

Vale a pena a leitura!
Ao saber do que se tratava o assunto do livro, fiquei bem motivado para conhecer de perto a história. Desde a primeira página vi que iria prender minha atenção. De faro, terminei o livro em uma ?sentada?.. queria por que queria saber que fim ia se suceder essa noite escura. Recomendo.

Fábbio (@omeninoquele) 02/11/2018

Muito Bom!
❝O ser humano pode ser a mais perfeita criação da natureza. Mas sua fragilidade é inegável.❞
⠀⠀
Marcos é um pistoleiro e ganha a vida cometendo assassinatos. Junto de seu capanga Juvêncio eles tem um novo trabalho a fazer pelas redondezas de onde Marco vive e eles fazem o serviço.
⠀⠀
Mas Marcos deixa cair sua medalhinha de São Jorge, o seu amuleto da sorte, na cena do crime e volta para resgatá-la. Lá eles descobrem que um empregado da estância estava vivo e logo para não deixarem rastros do crime matam o empregado.
⠀⠀
Não muito longe dali Vítor que trabalhava também na estância estava chegando ao local quando percebera o que os dois homens faziam e quando percebera do que se tratava resolve sair dali correndo antes que acabasse também morto.
⠀⠀
O pistoleiro e seu capanga encontram Vítor na estrada e perguntam de onde ele vem e se queria uma carona, e partem enquanto o rapaz fica pra trás. Mas logo depois Marcos começa a achar que o rapaz teria visto algo do que acontecera na estância e agora iria atrás do jovem para finalmente terminar o trabalho que havia começado e pôr fim àquela noite escura e praticamente infindável.
⠀⠀
Vítor resolve se precaver e fugir dali rumo ao Uruguai onde tentaria uma nova vida, vivendo às escondidas. Mas será que Marcos e seu capanga conseguiriam o achar e por fim à única prova daqueles assassinatos?
⠀⠀
O conto é muito fluído e a história bem envolvente, li em poucas horas e me surpreendi com o final. O autor soube criar um enredo verossímil que prende o leitor em suas poucas páginas. Fiquei ansiando por mais páginas quando terminei de ler.
⠀⠀
Recomendo para todos aqueles que curtem um bom conto com histórias de faroeste e que gostam dum bom suspense.
#NoiteEscura

site: https://www.instagram.com/p/BpsVO1MgkKt/

Marciane Maria 15/11/2020

Uma jornada na noite da fronteira!
Livro curto, rápido e muito intenso! Sou muito fã da escrita do autor!

Toda história se passa em uma única noite e acompanhar toda essa sequência de acontecimentos foi de tirar o fôlego em muitas cenas!

Marco é um dos personagens mais frios e desumanos que já vi e me deixou um pouco chocada. Suas atitudes é que definem toda trama. Mas, por ser um assassino profissional, achei que ele deixou muitas pistas para trás... realmente aquela não foi sua ?noite de sorte?.

Nos faz refletir sobre justiça e injustiça e sobre o que fazemos com as pedras no caminho...

Andressa Klemberg 26/01/2022

Ser tradicional e contemporâneo
Manter viva a tradição, o regionalismo, as palavras que se usam no Rio Grande do Sul, principalmente os maneirismos da fronteira e do interior, que se mesclam com o Uruguai, não são tarefas fáceis em um mundo globalizado.
Fazer isso através da literatura é incrível.
A história é fluida e emocionante, dá vontade de saber mais sobre aqueles personagens e suas vidas.

Analu 12/07/2018

Um nacional rápido e gostoso de ler
A história de Noite Escura se passa no vilarejo de São Francisco, no Rio Grande do Sul, próximo à fronteira com o Uruguai. Contada em terceira pessoa, vemos o ponto de vista de vários personagens.
O começo do livro é um pouco confuso. Somos apresentados a dois personagens que estão nervosos e precisam terminar um serviço. Qual o serviço? Matar. Marco, personagens principal, é um assassino profissional que vive uma vida muito distante da que sonhou quando se casou com Mariana. Em meio às dificuldades, encontrou na profissão seu sustento e da mulher. Mas agora ele cometeu um erro e precisará corrigi-lo antes que seja descoberto.
A narrativa é rápida e gostosa de ler, mas muitas vezes senti que as muitas descrições não foram o bastante para me situar na cena e que a imagem que tinha na cabeça era distante da que o autor propôs. Mesmo assim, li em dois dias esse thriller (denominação que eu não concordo) de 80 páginas.
A escrita do autor nos remete à realidade, e me deixou curiosa para ler outros livros. Recomendo para quem busca ler algo diferente, rápido, com uma pegada mais dark e fria, e quem tem interesse em ler um nacional que se passa no Brasil, algo que cada vez mais estou buscando fazer.

site: https://www.instagram.com/nalureads/

Aguinaldo 24/07/2018

noite escura
Apesar de pequeno esse "Noite escura" é poderoso. São apenas 72 páginas no formato A6, o tamanho de um cartão postal (para quem não se lembra, cartões postais eram uma forma de mídia que utilizávamos para nos comunicar, mas essa é outra história). Rodrigo Ungaretti Tavares, que assina literariamente R. Tavares, nos conta os sucessos de uma noite, desde pouco antes da meia noite até o arrebol da manhã seguinte. Marco, um matador de aluguel, precisa resolver um trabalho que não foi bem finalizado e, junto com seu ajudante Juvêncio, toma rumo a uma fazenda na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Nada mais escrevo para não furtar do leitor o encanto de acompanhar como a questão prática e profissional daquele matador acaba se resolvendo. O texto é limpo, objetivo, sem muitas digressões. O ritmo é cinematográfico, lembra obviamente westerns antigos, revistas Tex, as cousas reinventadas por Quentin Tarantino, sobretudo pela estilização da violência, sempre gratuita, mesmo quando é pura ficção. Tavares não cai em armadilhas morais, nem oferece ao leitor o lenitivo de, por exemplo, uma redenção mítica. Baita livro, diria um gaúcho do campo, da fronteira, tão bem cantada por Tavares neste pequenino livro. Ojo, seguro que se ouvirá falar deste sujeito por aí. Em tempo: quase esqueço de dizer que o sujeito é apadrinhado literariamente por Alcy Cheuiche, que assina um prefácio. Só isso já vale uma missa, mas descobri que ele é primo do Botelho! Só me faltava agora ele ser parente do Giuseppe. Aí sim. Vale!
Registro #1272 (novela #71)
[início-fim: 17/06/2018
"Noite escura", Rodrigo Ungaretti Tavares, Porto Alegre: Martins Livreiro Editora, 2a. edição (2018), brochura 10x15 cm., 80 págs., ISBN: 978-85-7537-272-2

site: http://guinamedici.blogspot.com/2018/06/noite-escura.html

Tomomi 05/01/2023

Não gostei nem desgostei. Como é um livro curto e vi que era thriller, resolvi ler pois imaginei que seria legal, mas não achei bom, parecia que os personagens estavam fazendo coisas sem pensar, um pouco burras, de propósito.

Fran Ferreira 28/07/2023

Amei
Me senti totalmente conectada com a história, com certeza irei reler. Eu fiquei imaginando possibilidade se fosse eu passando por aquilo, mas a real é que não dá pra saber sua verdadeira reação ao ocorrido.
Eu confesso que fiquei fula com o final, eu realmente torci pra ser outro.
Recomendo, é uma leitura rápida, brasileira.
Eu curtiria um filme sobre (se é que já não existe).

Tiago.Gomes 15/09/2023

Uma boa pulp
Uma pulp fiction nacional e bem escrita, se tivesse mais páginas daria uma excelente história. Vale a leitura sem dúvidas.