Os Beatles e a Filosofia

Os Beatles e a Filosofia William Irwin

Resenhas - Os Beatles e a Filosofia

Carol Benazzato 18/12/2012

Originalmente em: http://sonhosdescritos.blogspot.com.br/2012/11/resenhas-de-outubro-madras-editora.html

Quem me conhece sabe, mesmo de longe, que os Beatles estão presentes não só nos meus fones de ouvido, mas também nas paredes do meu quarto, na minha gaveta e nas minhas grandes inspirações. Quem me conhece um pouquinho melhor sabe que sou apaixonada por Filosofia. Sendo assim, me encantei com a ideia do livro logo de cara. O documento surpreende desde o início, e reúne depoimentos de diversos filósofos, que comentam e interrelacionam importantes passagens da vida dos Beatles, suas frases de impacto, letras, citações, harmonias e canções com grandes pensadores, como Adorno, Marx, Hegel e Nietzsche. explicando claramente como cada um dos fatos apresentados se entrelaça com um ramo da filosofia, seja ocidental ou oriental. Nas quase 290 páginas, a coletânea aborda questões como o ceticismo, a epistemologia, a ética da virtude, a ética feminista do cuidar e a crítica da cultura do consumismo, além da percepção de temas cotidianos nas canções sob a luz da filosofia, como amor, sociedade, política e espiritualidade.
Renata CCS 16/01/2013minha estante
Tb adoro Beatles. Achei o livro bem interessante.

Rakky 03/06/2010

Os Beatles e a Filosofia
A coletânea dos filósofos Michael e Steven Baur e coordenada por William Irwin descreve como a vida, a carreira, as letras e músicas dos Beatles conseguiram e conseguem explicar diversos fenômenos pelos quais todos nós passamos e também pelos quais os quatro meninos de Liverpool passaram. Com depoimentos de diversos especialistas da área, o livro aborda as principais passagens da vida dos Beatles, suas frases de impacto, letras, harmonias e canções e explica como cada um dos fatos apresentados se relaciona com um ramo da filosofia ocidental e oriental.

Nas quase 290 páginas, a coletânea aborda o ceticismo, a epistemologia, a ética da virtude, a ética feminista do cuidar, a crítica da cultura do consumismo e relaciona citações das letras dos Beatles a frases dos filósofos Adorno, Marx, Hegel e Nietzsche, entre outros. Nessas explicações, a gente consegue enxergar a defesa do carinho e da amizade nas relações de George Harrisson, o conhecimento da realidade e a vontade de mudar o mundo de John Lennon, o pensamento amoroso e prático de Paul McCartney e até a rebeldia comportada de Ringo Starr que, como é comum nas obras que falam sobre os Beatles, também aparece bem menos que os outros 3 companheiros. Enfim, o livro é leitura obrigatória para todos aqueles que querem entender o fascinante muito dos Fab Four.

Isabela 22/03/2012

MEU DEUS!!!!!!!!!!! EU TENHO QUE LER ESTE LIVRO

maria lina 13/10/2011

um bom início para começar a filosofar
De todos os livros sobre filosofia para leigos, esse sem dúvida é o melhor. Com paramêtros entre música e filosofos, os autores trazem para perto de nós, Descartes, heideger, Nietzsche, entre outros, construindo parametros entre a poesia musical e o ser humano e avida.
Destaque para os capítulos II e o III. Livro ótimo de ser lido.