O Deus e o Imperador

O Deus e o Imperador Sam Meekings

Resenhas - O Deus e o Imperador

Bart 13/08/2021

A escrita é fluida e clara o que faz você imegir mais rapidamente dentro da história. A história faz parecer uma novela da Globo (rsss) pois você acompanha desde o primeiro encontro dos protagonistas até o final de suas vidas, o que faz você pensar sobre o que realmente é o amor entre duas pessoas. Recomendo bastante a história.

Limão 28/06/2014

Profundo
Esse livro me lembrou bastante A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS, isso porque a narrativa é feita por um deus que vai seguindo o casal por toda uma vida, assim como no outro livro que a história é contada por outro. Outra semelhança é o pano de fundo, na menina que roubava livros é a segunda guerra, nesse livro é a expulsão dos japoneses da China, a revolução cultural, o avanço do comunismo e sua decadencia com a morte do presidente Mao. Mais uma vez vemos os personagens sofrendo consequencias das decisões políticas, que muitas vezes estão bem distantes do entendimento do cidadão leigo.
Antes de ler esse livro eu li AS BOAS MULHERES DA CHINA, foi uma coincidencia, mas ele é a junção de vários relatos de mulheres exatamente durante esse mesmo período 1940 a 1980. Ter lido um livro de histórias reais tornou mais fácil o entendimento do que se passava em O deus e o imperador, como também tornou mais palpável o sofrimento das pessoas, pois compreendi o que realmente acontecia por trás de frases disfarçadas.
Apesar de muito bom eu não dei 5 estrelas porque algumas partes eram cansativas, e as últimas 80 páginas já estavam maçantes de ler.
É uma leitura densa, e não um romance romântico como eu esperava ler no dia que comprei, mas trata de amor, o amor real que se constrói nos erros e acertos da vida.
Recomendo principalmente para quem gosta de História, pois é sempre bom viajar e olhar por ângulos diferentes os fatos históricos.

Renata - @luardelivros 06/07/2020

Um dos livros mais bonitos que já li. Uma história bem construída, que embora nos leve a viajar por vidas tristes e cheias de perda, não deixa de lado a delicadeza.

Conhecemos a história de Yuying e Jinny desde adolescentes, ao se enlaçarem em um casamento nada convencional e começarem suas lutas. Com o fundo histórico que vai desde a invasão da China pelo Japão, passando pela implantação do comunismo até os tempos mais modernos do novo século, nossos personagens nos ensinam muito com seus erros, seus acertos, suas reflexões. O amor é apresentado de diferentes formas, e todas elas nos faz perceber que, sendo o sentimento puro e sincero, é o que basta.

O narrador, o Deus da Cozinha, nos presenteia com diversas histórias da mitologia chinesa, bem como sabedorias e crenças da China e a sua própria história enquanto homem e como Deus. É ele que faz o perfeito delineamento dos sentimentos dos personagens, sendo capaz de nos tocar profundamente.

Uma história que não tem como não emocionar e sensibilizar. Amei cada segundo que passei com esse livro.

Maíra 21/07/2020

Muitas emoções e muitas reflexões... Que livro !
Durante a leitura desse livro, eu pude viver muitos sentimentos e tive muitas reflexões, porém o que mais me marcou foi, primeiro, o modo da escrita, segundo, a maneira como histórias chinesas se mesclaram com a história do 'presente', terceiro, a forma como a política pode afetar a vida dos cidadãos do país, e quarto, como o amor pode ser extremamente único !?
Eu recomendo muitíssimo esse livro pra quem ama livros com personagens chineses e o país China, porque é tudo e um pouco mais focado nesses assuntos. E no meu caso, eu simplesmente amei ! Quase abandonei a leitura, porque tiveram momentos em que odiei certas situações, mas continuei lendo, por causa de algo que me prendia, e claro que por causa da minha mãe(eu pedi a opinião dela, e ela me incentivou a continuar haha!), mas até agora eu não sei dizer o quê....
Acredito que irei levar um tempo para processar o que eu tirei de moral e ensinamento neste livro (como em todos os livrinhos, né haha!), mas eu posso dizer que, com certeza, este livro marcou a minha vida !
Obs: recomendo pra quem ama a China e personagens literários chineses, porque vai ajudar mais ainda a ter mais ideias e imaginações sobre o país e a nacionalidade e tudo !