Spook

Spook's: Slither's Tale Joseph Delaney

Resenhas - Spook's: Slither's Tale

Angélica 22/10/2012

Slither's Tale
Gostei bastante desse livro, em especial do personagem principal. Slither é um Anti-herói com "a" maiúsculo: ao contrário da Grimalkin, que mesmo sendo "das trevas" tem fatores atenuantes que a tornam simpática aos olhos d@s leitores(as) (código de honra, o lance com o filho, etc), o Slither é realmente mal - não mal do tipo "huahuahua, farei isso porque adoro ver os outros sofrendo". Ele simplesmente aceita sua natureza, procurando viver da maneira mais tranquila possível em sua condição (o que inclui beber sangue, devorar almas e às vezes carne humana). Do começo ao fim, ele é um ser bestial, e nunca nega ou se sente culpado pela sua condição. Graças à isso ele é realmente capaz de causar sentimentos contraditórios no leitor - em alguns momentos você torce por ele, mas em outros não pode deixar de sentir repulsa.
A outra personagem principal do livro é Nessa, que funciona como um bom contraponto à Slither - a dinâmica entre os dois é muito boa. Ela morre de medo por estar naquela situação terrível, mas é muito mais corajosa e determinada do que a uma mocinha da idade média comum.
Achei interessante a tensão que foi construída entre os dois. O Delaney nunca colocou muitos elementos de romance/sensualidade na série (o mais próximo disso que temos é o amor quase espiritual entre Tom e Alice), e não é agora que irá começar - mas há alguns momentos que sugerem (ainda que bem "de leve") um possível interesse mútuo. *MOMENTO SPOILER* No epílogo Nessa diz que espera poder ver Slither outra vez. Já o Kobalos, no poema-narrativa que termina o livro (e parece contar um sonho ou evento futuro), deixa bem claro sua luta entre dois sentimentos contraditórios: o amor pela moça e seu instinto de querer beber seu sangue e devorar-lhe a carne (no sentido literal, ok? rss).*FIM DO SPOILER*
Uma coisa que eu estranhei foi "Slither's Tale" ser considerado como um dos volumes oficiais da série. A história é uma narrativa fechada - ainda mais do que "I am Grimalkin" - e tem apenas ligações muito tênues com a jornada de Tom & cia. Meu palpite é que certas coisas e fatos que apareceram durante o livro se tornarão fatores importantes na empreitada dos protagonistas a fim de destruir o Demônio - daí a necessidade de se contar essa história. Além do mais, o poema no final do livro nos dá pistas de que essa não será a última vez que ouviremos falar de Nessa e Slither.
Outro ponto que eu achei interessante foi o fato de o autor finalmente tocar na questão da violência contra as mulheres - muito comum na idade média. Tudo bem que nesse caso os perpetradores da violência são os Kobalos, seres malígnos por natureza, mas só o fato de o autor tocar no assunto - e mostrar o quão absurda é essa cultura de violência contra a mulher - já fez o livro ganhar mais um pontinho positivo comigo.
Concluindo, "Slither's Tale" foi uma narrativa ágil e intensa, e uma boa quebra de rotina em relação ao resto da série. A violência característica da saga continua muito presente, mas, como de costume, não chega ao ponto de fazer você querer fechar o livro por causa disso, estando bem encaixada na história. Espero que o autor realmente consiga usar os elementos aqui plantados para proveito da conclusão das crônicas, e torço que possamos realmente ver Slither e Nessa outra vez, nem que seja em um spinoff.
PS: Se aquela criatura na capa for a versão do ilustrador para o Slither, então ele não deve ter lido nem a descrição sobre os Kobalos no bestiário...¬¬.

Thiago Santos 27/10/2015

O Conto de Slither.
Décimo primeiro livro das Aventuras do Caça Feitiço, "O Conto de Slither", até então sem titulo oficial em Português, segue uma linha parecida com "Eu sou Grimalkin", contando uma estória paralela que segue junto a trama principal.

Nele acompanhamos Slither, uma criatura da raça Kobalos, seres que tem o rosto parecido com o de lobos, com o corpo peludo, possuem uma calda que pode ser utilizado como um braço adiciona e habitam as regiões ao norte. Slither é um Mago Haizda, vive em uma arvore e controla seu Haizda, uma especie de fazenda de humanos. A estória se inicia quando ele tem que cumprir uma promessa feita a um homem de proteger suas três filhas entregar-las para um casal de tios, com os quais elas poderam viver em segurança. Mas nada é graça, em troca disso ele receberia a filha mais velha do homem, chamada Nessa.

A estória é contada tanto do ponto de vista de Slither quanto de Nessa.

Slither é um personagem bem diferente, criado para ser um anti-heroi, segue costumes estranhos, machistas e escravocatas de sua raça, mas que tem um pezinho na bondade devido ao skaiim, palavra usada pelos kobalos para referenciar um mal que aflinge sua raça, nada mais que bondade e gentileza. A estória apresenta uma nova perspectiva, com novos seres, cidades e mitologia.

Com exceção de um único personagem que, para a minha alegria reapareceu na narativa e, em minha opnião, a tornou muito mais interessante, todo o resto é novo.

Sendo bem sincero, me descepcionei com o livro, não que o mesmo seja ruim, mas por não ter uma relação direta com a trama principal da destruição do maligno, me pareceu bastante deslocado para ser incluido como um item da cronologia oficial da série. O nome de Thomas mal é mencionado. Não se fala nada sobre Alice e sua jornada à Escuridão em busca da adaga Dolorous. Seria um ótimo exemplar para expandir o universo da série, mas que não se encaixou legal dentro do todo. A única parte que, ao meu ver, pode ter alguma relevancia para a trama principal poderia muito bem ser mencionada em no máximo duas páginas em um livro que continuasse o enrendo principal.

Não finalizei os demais livros, "Alice" e "A Vingança", mas com o desfexo da série tão proximo, incluir este livro como parte da cronologia oficial parece mais uma forma de querer ganhar mais dinheiro que de incrementar a história em si.

"O Conto de Slither" tem uma estória interessante, mas que ao meu ver seria melhor aproveitado se viesse como materal extra, expandindo o universo e não incluido como parte da luta contra o Maligno.