Histórias de Mistério Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Histórias de Mistério

1 | 2 | 3 | 4

bobbie 29/06/2023

Isto é o que eu chamo de breves prazeres.
À procura de um livro rápido (64 páginas, menos ainda de texto), bem escrito, com contos curtíssimos e prazerosos? Leia este Histórias de mistério. Não espere narrativas de medo ou detetive, nada relativo a "quem matou" ou contos que te deixarão sem dormir à noite. Lygia Fagundes Telles está acima dessas mundanidades. O conto mais próximo desse "medo sobrenatural" seria o As formigas, no qual duas amigas universitárias alugam juntas um quarto modesto para viver. No quarto elas encontram um caixa contendo um esqueleto humano, que tem uma interação estranha e curiosa com um formigueiro metódico e de razões ocultas. O restante dos contos são mais simbólicos e mexem com inquietações cotidianas, típicas de você ou de mim. Uma mulher que divide uma travessia de barca com uma mãe cuja vida está envolta em tragédia, um homem que se deixa envolver, quase que literalmente, por uma peça de tapeçaria numa loja de antiguidades, uma incursão em um dia na vida da própria escritora, quando ela descobre a morte de sua grande amiga (Clarice Lispector). Os contos são breves, mas nem por isso deficientes em sua capacidade de nos envolver completamente em sua atmosfera de viagem literária. Muitas das vezes nos enxergamos em situações semelhantes, como quando estudamos uma obra de arte tão atentamente que findamos por mergulhar nela. Terminei esta leitura em 3 dias e recomendo.
Aline 29/06/2023minha estante
Como é o nome do conto sobre a morte de Clarice, por favor?

bobbie 30/06/2023minha estante
Chama-se Onde estiveste de noite?

Aline 30/06/2023minha estante
Obrigada.

Gláucia 16/11/2023

Histórias de Mistério - Lygia Fagundes Telles
Pequena edição do selo jovem da Cia da Letras, a Seguinte, foi leitura indicada no sexto ano e li para acompanhar meu filho.
Já tinha lido todos esses contos em outras coletâneas e nos originais da própria autora:
1) A Caçada - nora 4/5
2) As Formigas - nota 5/5
3) Natal na Barca - nota 5/5
Amo esse conto! Vi no YouTube uma leitura dramática e foi incrível.
4) O Jardim Selvagem - nota 5/5
Queria muito saber o motivo da luva de Daniela. Que conto legal!
5) Lua Crescente em Amsterdã - nota 3/5
6) Onde Estiveste de Noite? - nota 5/5
Esse conto me fez ter vontade de ser amiga da Clarice. Que pessoa ela devia ser, ri muito de suas tiradas. A melhor, sobre um encontro literário: "Mas esses escrrritores deviam estar em suas casas escrevendo!"
Marianna 16/11/2023minha estante
Os contos são de mistério? tipo, suspense, investigação ou algo do tipo?

Gláucia 16/11/2023minha estante
Todos tem um q de sobrenatural, de inexplicado

Maria4556 26/12/2020

Sou mt cadelinha da autora
A lygia sempre me afeta de forma mt profunda e positiva.
Leonardo 20/07/2022minha estante
Eu amei a forma que as histórias foram construídas, eu super recomendo a todos esse livro maravilhoso.

Luna 17/09/2021

Meh
Achei os contos muito razos.
Sinceramente, não gostei da maioria, mas alguns são bons.
Quem não leu não ta perdendo nada!
Val Sousa 26/01/2022minha estante
Concordo totalmente! Podia ter passado sem...

Ana e Vanderlei 04/05/2010

historias de misterio
Bom para falar a verdade eu nao gostei desse livro porque eu pensei que tivesse algum misterio, mais infelizmente nao tinha nenhum.

Eduardo 09/01/2013

Apesar de minha admiração por Lygia Fagundes Telles, esse livro ficou uma coletânea de contos mais ou menos!

Ju 27/02/2014

Não vale a pena
Histórias muito pacatas. O que mais gostei foi a biografia da escritora, especificamente um trecho: "A criação literária? O escritor pode ser louco, mas não enlouquece o leitor, ao contrário, pode até desviá-lo da loucura. O escritor pode ser corrompido, mas não corrompe. Pode ser solitário e triste e ainda assim vai alimentar o sonho daquele que está na solidão".

Certos trechos valem o livro, mesmo que além epílogo. Parabéns, Lygia.

site: história, mistério

Delirium Nerd 21/08/2018

A “Twilight Zone” feminina e brasileira de Lygia Fagundes Telles
Uma das grandes contistas brasileiras explora a morte e o misterioso em sua pequena coletânea re-lançada pela editora Seguinte.

O conto é gênero literário do recorte, uma espécie de lupa no olhar do escritor. Um delicado pedaço de vida representado em poucas páginas da literatura, mas que possui potencialidades artísticas de forma alguma inferiores ao romance ou à poesia. É um gênero em que os detalhes e minúcias da vida cotidiana tomam proporções de história completa, e onde o fantástico, o suspense e o drama podem ser tratados como uma rápida imersão, em que a volta à superfície da leitura nos remete a um mergulho profundo, porém rápido.

“Juntar duas ou três personagens, criar um determinado clima e deixar correr uma tênue trama pode fazer surgir uma história, mas não garante esse delicado pedaço de vida que é um conto bem realizado.” – Regina Dalcastagnè
Lygia Fagundes Telles é uma escritora veterana de produção vasta. Além de contista, Lygia é romancista, advogada, membra da Academia Brasileira de Letras, e também reconhecida por muitos como uma das maiores escritoras brasileiras do século XX. Sua produção, considerada pós-modernista, agrega crítica social com uma nova representação feminina. Com voz própria e protagonismo, Lygia cria mulheres que desafiam as estruturas de poder ao mesmo tempo que refletem sobre sua participação no jogo social.

Não é espanto que a pequena coletânea lançada em 2004, Histórias de Mistério, que reúne contos presentes em livros anteriores, agrupados pelo tema comum do suspense, consiga abordar uma gama de questões em pequenos recortes misteriosos.

Apesar da centralidade na mulheridade branca e de classe média que há em sua obra, as facetas de diferentes mulheres dentro desse recorte são variadas. São vozes que guiam as trajetórias dos contos, e que partem tanto de jovens universitárias, de primas adolescentes e tias de meia idade, na projeção das percepções de outras mulheres sobre uma nova integrante da família, de uma namorada em Amsterdã e da própria Lygia. Suas versões são expostas e colocadas à crítica.

Em Histórias de Mistério, o fantástico e o real se misturam em uma escrita quase visual dos acontecimentos, em que somos transportadas para uma versão feminina e brasileira de Twilight Zone. O mote é simples: a morte é explorada de várias perspectivas. O momento da morte, a espera da morte, o medo da morte, a certeza da morte e a metamorfose da morte.

São seis breves histórias, que começam com a adrenalina de uma caçada, em que não sabemos que posição ocupamos, a do caçador ou da caça. O cheiro do medo da morte e da confusão do momento final exalam das palavras de suspense da escritora. As alucinações do momento final lembram a cena marcante de morte do romance de Osman Lins, Avalovara, em que o escritor também usa das metáforas literárias e do fluxo de pensamento e memória para representar o irrepresentável: o momento final da vida de alguém.

Leia na íntegra:

site: https://deliriumnerd.com/2018/04/12/historias-de-misterio-lygia-fagundes-telles/

Fer 06/10/2020

São pequenos contos
Confesso que não foi o livro que mais gostei da autora. Apesar de se propor a ser contos de mistério, fica bem aquém disso, mas, não deixa de ser um bom livro para ser lido.

Kah 25/02/2021

Adoro os textos da autora, sua escrita é impecável. As histórias deste livro, no entanto, não são tão cativantes. Existem outras obras melhores. De qualquer forma, como são histórias curtas podem ser lidas facilmente por pessoas que queiram se acostumar com a escrita dela ou apenas passar o tempo.

Ariel 23/03/2021

Outro que li pela primeira vez quando estava no fundamental... num geral, gosto muito da escrita dela. Todos os contos são bons, e o do maldito anão me dá calafrios até hoje.

Leticia2185 12/03/2024

Histórias de Mistério
Buscando conhecer mais sobre Lygia, resolvi ler essa coletânea curtinha de contos. Não é nenhuma novidade que os contos de Lygia são brilhantes, aqui mais focados em mistério. Já conhecia alguns, outros foram novidade. Destaco o conto "As Formigas", ele constrói perfeitamente o mistério e o medo, muito bom. "O Jardim Selvagem" já tinha lido, acho ótimo. Outro ponto alto é o conto "Onde Estiveste de Noite?", que conta um passagem real da vida da Lygia e sua relação com Clarice Lispector.

Livro leve e tranquilo para ler em uma tarde.

Amanda 20/04/2021

Delicioso
Lygia sendo Lygia.
Um primor de leveza, sensibilidade e fluidez. 6 contos de arrepiar, seja por medo, curiosidade ou por tocar no nosso coração.

Pena ser tão curto.

Mandark 28/12/2021

Apaixonante...
Lygia me conquistou com seus contos e esta pequena seleção, da qual só conhecia dois, traz o melhor de sua narrativa. Destaque para o conto no qual ela narra a forma como soube da morte de Clarice Lispector, sua amiga pessoal... Lindo e comovente.

Ana 05/04/2022

Histórias de Mistério
Eu achei razoável, afinal, os contos eles são escritos de maneira curta e dinâmica, porém, o final delas era sempre confuso e acaba que eu fiquei meio sem entwndwr a finalidade das histórias (menos a última, essa eu entendi bem)

1 | 2 | 3 | 4