Blue Nights

Blue Nights Joan Didion

Resenhas - Noites Azuis

Juliana 10/03/2024

"Quando falamos de mortalidade estamos falando de nossos filhos"
No documentário da joan didion, tem uma parte que ela fala, que resume bem a sensação de ler esse livro: “One of the things that worries us about dying is we're afraid always we're leaving people behind and they won't be able to take care of themselves. We have to take care of them. But in fact...you see, I'm not leaving anyone behind.”

LAvia 17/02/2024

A memória se desbota, se ajusta, se conforma.
Creio que foi um livro muito pessoal da Didion. Não só fala do luto da sua filha, como também da sua velhice e a maneira que ela encara. Sobre o luto da filha, temos a visão dela sobre a maneira com que lida com as memórias da filha, a recordação material e o atravessamento desse luto agora em sua velhice, que passa a vir com limitações para ela. É um livro que requer coragem para ser escrito. Ela colocou pensamentos, momentos e percepções íntimas e com certeza sensíveis.

Tina 10/02/2024

A vida continua
Acho que ninguém espera enterrar um filho. E muito menos que a vida tenha que continuar depois disso. Que é você que vai ter que envelhecer sozinho, se mantendo apenas a base de lembranças e arrependimentos para manter a memória da pessoa que você ama viva. E mesmo assim isso acontece.
Didion nos leva de década em década, memória a memória, pensamento a pensamento em seu luto e sua melhor tentativa de ?manter o embalo? e nisso me fez me apaixonar por sua mente e sua prosa. Mal posso esperar para ler mais de seu trabalho.

Maria <3 19/12/2023

Quintana
'terei acreditado que as noites azuis pudessem durar para sempre?'

meu coração fica quentinho com a intensidade de amor que a joan didion têm pelas pessoas da vida dela que já se foram.

'blue nights' é um relato cru e íntimo sobre a maternidade e o envelhecimento.

existem alguns aspectos da escrita desse livro que incomodaram um pouco, mais do que em 'o ano do pensamento mágico'. a quantidade de lugares e pessoas citadas me deixa meio confusa, nem por isso deixa de ser um livro tocante e que traz um olhar diferente para experiências de luto.

Isabel583 13/12/2023

Blue Nights
Joan, te amo! "o botão de jasmim-manga tatuado logo abaixo do ombro aparecia sob o tule."vamos lá, ela sussurrou" ?

Silvio26 10/12/2023

Diria que é um diário, misturado com poesia da alma de uma mulher em luto e crise existencial. Gostei. Irei ler outros livros, mais antigos, dela.

sofi 27/11/2023

Esse livro foi puro sentimento, tanto da solidão quanto do ato de envelhecer. o livro é lindo mas eu sinto q eu li ele no momento errado da minha vida, talvez daqui uns 20 anos eu me pegue com vontade de reler ele e talvez eu realmente entenda esse sentimento tão profundo q ela relata.

Milena.Fratelli 20/09/2023

O envelhecimento tem me pegado. Joan fala dele como eu gostaria de falar, se soubesse. A vida dela rasgada em pedaços sendo descrita. Memórias, corpo que não acompanha mais, solidão, apegos... cara, Joan é uma das minhas preferidas.

*Si* 06/09/2023

Presente, futuro, passado
Que livro lindo! A escrita de Joan é cortante e poética em proporções exatas. O livro é uma homenagem a Quintana Roo, a filha falecida depois de um longo período de lutas. Já se passaram seis anos, a mãe agora já consegue mergulhar nas lembranças da filha, desde a infância até os últimos momentos. O luto ainda dói, mas essa foi a forma que Joan encontrou para seguir em frente. Traçando memórias com uma incrível beleza, a autora faz outro mergulho, na própria alma, que reflete e resiste ao envelhecimento do corpo. Visitando o passado onde Quintana ainda brincava, Joan faz um retrato do presente, onde as ausências deixam marcas, rugas, doenças, incertezas. São tantas frases geniais que é impossível não parar para refletir a nossa própria experiência existencial. Joan nos diz que o seu grande medo não é morrer, e sim, não morrer. Maravilhoso!

isa :-) 01/09/2023

??
"Sei que, se eu tentasse alcançá-la -- se segurasse sua mão como se mais uma vez ela estivesse sentada ao meu lado na cabine superior do voo noturno da Pan Am de Honolulu para LAX, se a colocasse para dormir contra o meu ombro, se lhe cantasse uma música dizendo que papai foi atrás de
uma pele de coelho para embrulhar seu bebê-coelho -- ela se dissiparia ao meu toque.

Evaporaria.

Cairia no nada: o verso de Keats que tanto a amedrontava.

Dissiparia-se como se dissipam as noites azuis, esmaeceria tal qual a luminosidade."

Lai 26/08/2023

Li Blue Nights há um tempo atrás, mas vou tentar compartilhar um pouco mais sobre as minhas leituras aqui no skoob :) então vou começar com essa, que foi foi uma montanha russa.

?Nas noites azuis, temos a impressão de que o fim do dia jamais chegará.?

Nesse livro, Joan me envolveu em seus pensamentos durante o período mais fragilizado de sua vida. Fala sobre perdas, sobre o medo daquilo que ainda resta a perder e a angústia nas longas horas que passou em salas de espera. Blue Nights é frágil, sensível e lastimoso.

Imagino que para muitas pessoas, pode ser uma leitura desagradável. Mas foi assim que Joan Didion me lembrou que o tempo passa.

Às vezes a nossa perspectiva do agora machuca, né? Pode ser triste e dolorosa. Mas é confortante e bonito saber que tudo passa. Realmente passa. Até as noites azuis chegam ao fim.

Gigio 18/07/2023

Perda e envelhecimento
Um ótimo texto sobre perda e envelhecimento. Gostei da obra, mas não acho que mereça esse hype todo. Possui passagens belíssimas, no entanto é repetitivo em alguns pontos e enfadonho em outros.