O Tempo

O Tempo Wanda A. Canutti

Resenhas - O Tempo

Bano 18/04/2012

Sem preocupações literárias
Já tinha lido o livro GETÚLIO VARGAS EM DOIS MUNDOS, gostei muito e por isso decidi ler este outro romance do espírito Eça de Queirós. Infelizmente fiquei decepcionado com a narrativa do autor. Um texto muito pobre, resumido, ele não se preocupou em descrever em detalhes personagens e lugares, principalmente no início e no final.

Enquanto a narrativa ocorre no mundo espiritual o autor parece não demonstrar muita pressa em narrar o drama da personagem Virginia, porém a partir da página 137, que é quando Virginia volta a reencarnar, Eça de Queirós inicia uma narrativa apressada, sem preocupações em manifestar um estilo literário apurado, rigoroso, que tanto o consagrou quando esteve encarnado em Portugal no final do século 19. Não, o velho Eça, hoje, não tem intenção de provar que é um grande escritor, pois ele já provara isso quando encarnado. Atualmente realizando trabalho fraterno de recepcionar e aconselhar espíritos recém-desencarnados na colônia espiritual onde vive, Eça de Queirós quer, como escritor, apenas alertar seus leitores sobre os perigos de uma encarnação imprudente, onde o espírito moralmente fraco sente-se seduzido pelas atrações da vida material e esquece de suas promessas feitas antes de reencarnar, quando então prometera resgatar todas as mazelas praticadas em vidas passadas.

O autor não explica, porém não parece haver dúvidas de que Virginia e as outras personagens foram inspiradas em casos que ele presenciou durante seus longos anos de trabalho na dimensão espiritual onde vive.

Sem preocupações literárias, Eça de Queirós pode ficar feliz com aquilo que era seu real desejo, ou seja, alertar os encarnados para serem pessoas amorosas, respeitar e ajudar seu semelhante, e seguir os preceitos contidos no evangelho de Jesus Cristo. Neste quesito o livro é de leitura obrigatória.