É Tão Fácil

É Tão Fácil Duff McKagan

Resenhas - É Tão Fácil

Paulo 12/12/2012

Sexo, drogas e rock n´roll, será que é somente isso que faz a vida de um astro do rock?
Por trás de toda badalação vemos um personagem que tem medo, angustias e muito pânico junte a essa formula muita bebida e uma dose cavalar de drogas e chegamos às paginas desse livro.
Onde o caçula de oito irmãos filho de uma dona de casa e um bombeiro, que desde cedo se encanta pelo Punk Rock, e decide abandonar a insossa Seattle, para tentar a vida e viver de musica na badalada e perigosa Los Angeles.
No meio desse caminho e musica o encontro com os parceiros que formariam a banda mais perigosa do mundo.
O fundo do poço pelo vício e a guinada para cima, alguns tropeços e algumas musicas ou muita musica na trajetória.
Até descobrir um bom dia para morrer.

Joviana 17/01/2014

um, dois.... um, dois, três, quatro!
"Mais uma biografia", eu pensei quando coloquei minhas mãos em "É tão fácil- e outras mentiras". A verdade, é que parte de mim era aquela menina de 12 anos, que descobriu nas revistas empoeiradas dos anos oitenta que a irmã ia jogar fora, um mundo novo chamado Guns N' Roses. Mundo este que transformaria tudo que ela conhecia por música até então.

E isso era um bom motivo para virar as páginas, certo?

O que eu acabei descobrindo logo depois virá-las, no entanto, é que não estava com um livro comum nas mãos. Não era um livro feito só para aquela garotinha de 12 anos que morava em mim. Era um dos melhores livros que eu tinha na minha estante, e eu nem sabia.

Com um prólogo incomum, Duff começa a descrição de sua tortuosa vida com a mágica de um escritor que consegue prender sua leitura, e te fazer ir dormir com o livro na cabeça.Muitos autores já me fizeram "entrar" em seus ambientes, sentí-los, chorar por seus personagens, mas com este livro, a história era real. E mais que isso, Duff consegue fazê-la tornar-se real para aquele que a está lendo.
Durante a leitura, tive a sensação de estar sentindo o cheiro do lixo dos becos atrás da Gardner Street, onde um bando de caras sujos e inconsequentes ensaiavam com sua banda e sonhavam em viver de música um dia. Em um de seus capítulos, quando fechei o livro e olhei para as ruas em volta, realmente demorei alguns segundos para voltar para a realidade e sair das memórias que Duff descreve.

Sinceramente não sei como, durante o percurso do livro, Duff consegue mostrar de forma tão franca e emocional os sentimentos e emoções que surgiam e se modificavam à cada período, a ponto de você ver claramente a sua evolução como ser humano. Tudo construído através de uma escrita fluida, prazeirosa e segura.

Acredito que a experiência literária que se tem com "É tão Fácil- e Outras Mentiras" não deva se restringir à fãs do Guns N' Roses, ou Velvet Revolver. Este é um livro capaz de tocar qualquer pessoa com sensibilidade suficiente para abraçar uma leitura de grande qualidade.
Já li grandes livros, clássicos e de construção admirável, que não coloquei, contudo, na minha lista de favoritos. Este por sua vez, já têm cadeira cativa e absoluta. E porque isso? Talvez seja porque mais do que divertimento fugidio e temporário, o livro que consegue despertar sentimentos verdadeiros e tocar seu leitor, possui em si algo de especial que o difere dos outros.

Os momentos nos quais Duff está tentando voltar do abismo em que sua vida havia caído e reproduz então frases do sensei Benny, estarão pra sempre na minha memória. Afinal, não são todos os livros que conseguem calar fundo e deixar marcas verdadeiras de reflexão. Esse é um deles.

"Confiança é acreditar que se pode fazer alguma coisa mesmo antes de tentar".

"Por mais difícil que seja, posso fazer uma resenha sobre esse livro?"

"Sim".

Marina 30/08/2014

É Tão Fácil e outras mentiras
O livro conta a história de Duff Mckagan toda a sua trajetória surpreendente e emocionante.
Em sua autobiografia Duff conta sua história de vida e superação. O livro além de contar da vida de um dos melhores baixistas do mundo (na minha opinião) conta também o trajeto turbulento de uma das melhores bandas de todos os tempos o Guns N'Roses, a criação da banda Velvet Revolver e o seu novo projeto a banda Loaded (a onde é o vocalista e o guitarrista).
A história conta a sua vida em Seattle, a "explosão" de heroína e cocaína na sua cidade natal, a ida para Hollywood (a onde a banda GN'R foi criada), seus vícios, medos, primeiras amizades e dificuldades. Conta como a banda foi se formando, como foi conhecendo cada integrante e como a banda passou do anonimato para o primeiro lugar nas paradas e tornando assim a banda "mais perigosa do mundo". No auge da fama do Guns e da sua carreira, a sua experiência de quase morte, causada pelo uso excessivo de álcool e drogas muda a maneira dele lidar com tudo, fala como ele consiguiu sair do fundo do poço, cita seus pensamentos,medos e aflições.
Uma das minhas melhores leituras do ano, já era fã do Duff e muito fã da GN'R,agora minha admiração só aumentou esses caras são fodas. \o/

Suzana.LeAo 01/04/2020

Uma história de vida bastante intensa. Um gênio do rock com bastidores nada glamouroso. Como dedicar a vida por um sonho ? Como vivenciar a fama ? Como superar os vícios ? Será que ser "um cara muito louco" é tão legal assim ? O livro não fala só de sexo, drogas e rock. O livro fala da importância do amor a família, das amizades verdadeiras, dos limites do corpo, da sensibilidade de um adicto, da superação e claro, da genialidade de um cara incrível que teve uma vivência única.

Vitor 19/01/2013

Vale a pena ler. Em menos de 15 dias eu li, entre viagens de ônibus e metrôs...

É o tipo de livro que te prende por contar uma história real. Contar as alegrias e tristezas de uma banda que eu sou fã, as histórias, de como ele nem se lembra do que fez em certos países. De como as drogas o afetaram e afetam ainda, mesmo depois de quase 20 anos limpo. Realmente, vale a pena parar pra ler!

Gustavo 06/04/2014

SURPREENDENTE É POUCO
Sei que ninguém leva em consideração em nada que digo tudo que gira em torno do Guns n' Roses por eu ser fanático por essa banda (do início até 1993), mas na boa, puta história surpreendente.

Oi, tudo bem?
Você ai que voltou de um ataque do pâncreas por causa do vício em drogas e bebe para caralho. De hoje em diante, se fizer isso, você morrerá.
Beleza doutor, não vou fazer mais.

Você acreditaria?
É, nem eu.

Mas aconteceu!

Duff Mckagan, ex baixista do Guns n' Roses, achou a saída das drogas e das bebidas através da família, estudos, leituras e esportes.

Mais nobre que isso é só peidando e liberar fragrância jasmim!

Shampoo 24/06/2015

DUFF McKAGAN - É TÃO FÁCIL e outras mentiras
'Duff Mckagan, ex baixista de uma das mais renomadas bandas de hard Rock do mundo, o Guns N' Roses, relata sua trajetória desde sua infância até seu auge na carreira como músico instrumentista e pós membro do Guns N' Roses. Na sua infância relata histórias ocorridas em sua escola, com seus irmão até mesmo sobre um acidente que deixou marcas até hoje em um de seus braços. Duff roubava carros e os "devolvia" quando chegava a seu destino, pois não queria andar a pé, juntou algum dinheiro e saiu de sua cidade em seu carro para tentar a vida em Los Angeles, foi quando conheceu os caras que posteriormente fundariam o Guns N' Roses. Duff conta sobre os bastidores de uma das maiores bandas de Rock com detalhes de quem realmente esteve lá, fala sobre seus vícios ao níveis que quase o levou a morte, após o trauma o baixista fala sobre sua superação e mudança drástica no estilo de vida que o fez tornar-se atleta e até participar de alguns campeonatos. Duff também fala sobre o fim da Banda e sobre os motivos que acarretou ao declínio na interação do grupo, também mostra que é possível seguir outros caminhos e diz como começou seu projeto solo. Uma ótima biografia que não só mostra a trajetória de um artista como também nos ensina que é possível começar de novo.

crispychilli 05/07/2017

Surpreendeu. Não bastasse narrar de maneira lúcida toda a trajetória da sua vida dentro e fora do Guns N’ Roses, o baixista Duff McKagan ama literatura e escreve muito bem. O livro começa bem humorado, um Duff-super-paizão no aniversário de 13 anos da filha, onde a menina morre de vergonha dele. A partir disso, Duff analisa sua vida e faz uma viagem no tempo. Conta da vida difícil durante a infância e a mágoa que carregou do pai boa parte da vida. Trabalhos fora da música (incluindo confeitaria onde quase seguiu carreira), bandas em Seattle, sua síndrome do pânico, alcoolismo e o início nas drogas. Como seus dois casamentos anteriores afundaram. Ter visto a morte de perto e tido sua redenção: sobreviver à um colapso e livrar-se do álcool com ajuda da literatura, do ciclismo e das artes marciais. Sóbrio, casou-se e decidiu voltar aos estudos. Fez faculdade. Se tornou pai. Investiu dinheiro em ações da Amazon, Starbucks e Microsoft. Quis tocar com os antigos ex-companheiros de banda e criou o premiado Velvet Revolver. É a minha terceira biografia de um integrante do Guns N’ Roses e afirmo: Duff é de longe o ‘centrado’ dentre todos os caras da formação clássica. Mesmo junkie, ele ainda mantinha os pés no chão. Super recomendo!

site: http://www.since85.com.br/ultimas-leituras

ascarvalho 18/05/2021

Faz muito tempo que eu li esse livro, na verdade. Na época eu era obcecada pela banda, mas lembro de como fiquei extasiada ao ler sobre a vida de Duff e seu ponto de vista na banda. Todo fã de Guns tem que ler esse livro!!

Cleidson 27/12/2012

Sensacional
Excelente livro. Esse grande músico conta os bastidores da maior banda de rock dos anos 80/90.

Karina Angel 29/08/2013

Uma ótima surpresa!
Como eu comentei no meu blog, de maneira geral tenho uma certa implicância com biografias de astros do Rock. Porém essa eu achei bem diferente,primeiro porque eu me interessei depois de ler alguns dos artigos que Duff escreve pra um jornal e vi que ele escreve muito bem.
O livro é uma leitura é ótima, muito pela tradução que é muito bem feita. A história do Duff é muito interessante,porque ele fala de como ele achava que não passaria do trinta e depois começa estudar.
Um ótimo livro mesmo para quem não é fã ardoroso do Guns n Roses.

Tainara.Rebelo 12/01/2022

Perfeito e motivador
Sou suspeita pq sou fã de Guns, mas o duff não era meu favorito até ler este livro. Foi essa leitura tb q tive vontade de cuidar mais da minha saúde. Trechos hilários e outros pesados, mas indispensáveis pra quem ama essa banda. Sem contar que é MUITO BEM ESCRITO. O Duff escrevia pro new york times.
Perfeito

Julieta de Lacerda 10/02/2016

Na biografia, que foi lançada aqui no Brasil com o título "É tão fácil e outras mentiras", Duff conta (no início de maneira não cronológica) sobre suas experiências com as drogas e sua luta para se livrar delas, seus problemas em Seattle (seja com o pai ou com os garotos mais velhos que implicavam com o seu visual punk), a mudança para Los Angeles e todos os perrengues que ele passou até o sucesso do Guns N' Roses (com direito a receitas de frango e macarrão instantâneo), sobre sua família e o show do Guns N' Roses que ele participou em 2010, Londres.

Desde que eu li esse livro pela primeira vez, a minha admiração por ele só fez aumentar (mesmo com todas as merdas que ele fez ao longo da vida). É bonito ver como ele fala com carinho dos tempos difíceis que ele, Axl, Izzy, Slash e Steven passaram logo que o Guns N' Roses foi fundado, e sobre a esperança que ele tinha de que aquela era A banda, aquele era O momento. Mesmo que o mundo conspirasse contra eles.

site: http://julietadelacerda.blogspot.com.br/2016/02/livro-e-tao-facil-e-outras-mentiras-de.html