Middlemarch George Eliot

Resenhas - Middlemarch

Maristela 11/03/2024

? Isso depende ? disse Caleb, virando a cabeça para um lado e baixando o tom de voz, com o ar de um homem que sente estar dizendo algo profundamente religioso. ? Você tem de ter a certeza de duas coisas: você tem de amar seu trabalho, e não pode sempre ficar olhando para algo mais adiante dele, querendo que a sua hora de agir comece. E a outra coisa é, você não pode se envergonhar de seu trabalho, e pensar que seria mais honroso para você estar fazendo alguma outra atividade. Você tem de se orgulhar de seu trabalho e de aprender a fazê-lo bem, e não ficar sempre dizendo, "E isto e aquilo... se eu tivesse isto ou aquilo para fazer, eu poderia fazer algo de bom". Não importa o que um homem seja, eu não daria dois tostões por ele(?)
Pagina 576

JosA225 29/12/2023

Middlemarch
Lindo livro, escrito por uma mulher com nome masculino. Conta a estória de uma mulher que casa para conseguir elevar seu nível intelectual mas depois descobre o verdadeiro amor.

Souza.Barbosa 09/09/2023

Sempre um segredo
Meu primeiro contato com a autora.

O livro é bom, porém bem lento a muitos personagens mas não há como se perder entre seus respectivos papéis pois sempre se relembra da suas funções.
Sim eu sei que eram edições lançadas por capítulo ( antigamente).
Mas diferente de Charles Dickens que a uma dinâmica em suas histórias este é de uma leitura mais lenta e muito descritivo e também repetição de diálogos...
Mas não é ruim, o desenrolar da história mostra uma heroína decepcionada com sua primeira escolha, pois via em uma pessoa o que faria por outra pessoa.
Esse é o erro do ser humano né, achar que todos tem as mesmas intenções que nós. Mas a sempre uma segunda chance para aqueles que são bons aos outros não por obrigação mas por pura prazer da felicidade alheia.
Os outros personagens as histórias são boas tbm
Pena que o médico infelizmente foi envolvido de maneira degradante em uma rede de mentiras, a esposa dele apesar da criação dela ser elevada se mostrou não fraca mediante a situação,mais leviana com os sentimentos dos outros.
Chega kkkkk
Leiam

Matheus Nunes 30/08/2023

Entre o romance e o estudo da província a vida acontece.
Bem, o que eu posso dizer da experiência em ler Middlemarch?
É um romance e ao mesmo tempo um estudo, uma tarefa complexa e nada comum, principalmente na época da sua publicação. Por vezes a autora valoriza mais os encargos e as necessidades da construção desse estudo do que da construção de um romance. E este livro é tudo menos um simples romance. Seus personagens são como que extraídos da própria vida cotidiana daquela época, eles são contraditórios e tempestuosos, serenos e românticos, e outros são qualquer coisa menos tudo isso. Não há como engessa-los e definirmos, tamanha foi a complexidade na construção de cada um deles.

Quando eu afirmo que Middlemarch é tudo menos um simples romance, e que há um favorecimento ao estudo da vida provinciana é justamente porque grande parte do livro é marcado pela ausência de algo como motor nas historias dos personagens que puxem o leitor e o deixem como que presos na narrativa. Não é também como se o livro fosse como uma obra de não-ficção, mas é que há momentos em que há apenas a vida na província e seus personagens, e a vontade inegável do leitor de terminar a obra. Um estudo de fato, e também uma obra prima.

É mais que notável o progresso da autora em sua escrita por entre os seus oito livros que formam o Middlemarch, se no começo da obra arrastei a historia como o estudo que ele é, ao final como acontece em um belo romance, já foi difícil dizer adeus a personagens tão queridos como Dorothea e Lydgate, construções inesquecíveis de uma obra irretocável.

in Wonderland 22/04/2023

Achei a escrita um bocadinho cansativa, frases com muitos rodeios para transmitir uma informação. Mas a história é interessante e vale a pena ler pelo valor histórico do livro.

Peter.Molina 27/03/2023

A vida provinciana
Este livro monumental é uma obra sobre a vida de várias personagens na cidade de Middlemarch. São várias situações que envolvem desde romances não correspondidos, ambição desenfreada, maledicência, jogo de interesses, vaidade e muito mais. A autora escreveu uma obra prima sobre o tema, transformando a leitura numa análise psicológica de peso. São vários os momentos de emoção e força que sua escrita nos traz. O prefácio dessa edição é muito bom para conhecer a autora e suas motivações.

Adriana Scarpin 31/10/2022

O Lula tá fazendo tanto milagre que consegui terminar Middlemarch durante a apuração, depois de um mês enrolando a leitura coletiva da @literaturainglesa.
Quanto ao livro, nenhum elogio feito a ele é superestimado, ele faz jus à reputação que o precede, não só pelo estilo de escrita de Eliot/Evans, mas sobretudo na sua capacidade de construção de personagens tão críveis.
O o último livro, particularmente me emocionou bastante, acho que pelo encontro bastante sentimental entre Dorothea e Rosemund, aquilo foi um lindíssimo libelo contra a rivalidade feminina, coisa que Eliot/Evans deixa claro não acreditar.
Belíssimo tour de force vitoriano e certamente se tornou um dos meus livros da vida.

Carlos Nunes 13/10/2022

Um livro vitoriano que não retrata o período vitoriano
MIDDLEMARCH é um novelão no qual a gente vai acompanhando o cotidiano de algumas famílias numa cidadezinha do interior da Inglaterra, mas sem perder de vista o momento histórico pelo qual o país estava passando, na verdade um período anterior ao vitoriano. São situações e diálogos que nos dão conta do momento turbulento pelo qual passava o país e os novos ares que já sopravam em todos os níveis: mudanças políticas e sociais, novos métodos de tratamento médicos, questionamentos religiosos, inovações científicas e tecnológicas, como a construção de uma linha férrea que irá atravessar a cidade, numa época em que os trens ainda eram uma grande novidade e vistos com apreensão. Além disso, o Reino Unido passava também por mudanças políticas, principalmente a Lei da Reforma, de 1832, que alterou substancialmente a composição do Parlamento, e esses eventos também são discutidos no livro, como pano de fundo. A situação da mulher em sociedade e no casamento também é bem presente no romance.
Mas o livro também é rico em cenas cômicas, e o narrador da história, que é aquele tipo de narrador onisciente, também é muito irônico e tem tiradas bem divertidas, e muitas vezes interrompe a narrativa para dar a sua opinião sobre as atitudes ou pensamentos de algum personagem.
MIDDLEMARCH é um livro que traz um retrato realmente rico da sociedade provinciana da época e seus complexos relacionamentos sociais, em seus mínimos detalhes. É um livro longo, com muitos personagens - inclusive às vezes até dá para se confundir um pouco com os nomes. As descrições também são bem detalhadas e a autora não tem pressa em avançar na trama, então talvez não seja um livro que agrade ao leitor mais dinâmico, que gosta de muita coisa acontecendo e tem o objetivo de terminar logo a leitura. É um livro um pouco trabalhoso de ler, para ser saboreado aos pouquinhos. Mas, para quem gosta de um novelão muitíssimo bem escrito e que tem muito mais a oferecer nas entrelinhas do que apenas as fofocas da sociedade, é um prato cheio.
Wivy.Lima 14/10/2022minha estante
Depois de ver que estava lendo, fui atrás pra tentar achar em alguma loja online, mas mal encontrei algo

Espero que saia uma nova edição logo, pois adoro um calhamaço ??

Débora 16/03/2023minha estante
Wivy no site da editora Pedra Azul está disponível e a editora Martin Claret está pra lançar tbm.

Dri 27/09/2022

Inesquecível
Admito que no início da leitura as constantes considerações filosóficas e intelectuais da autora me incomodaram um pouco e tornaram a leitura monótona. Quando os personagens começaram a ser definidos e comecei a entender os desdobramentos da trama a leitura foi ficando cada vez mais prazerosa e era difícil parar de ler. A contextualização é impecável e me senti uma moradora de Middlemarch. Tive dúvidas sobre os principais casais da história e cheguei a cogitar que não terminariam a história juntos. A profundidade com que cada personagem foi caracterizado é impressionante e justifica a grandiosidade de George Eliot. Os preconceitos de classe, o papel da mulher e suas limitações na sociedade da época, e as regras sociais que muitas vezes condenam pessoas à uma vida infeliz foram expostas de maneira genial. Nunca me esquecerei dessa história. Levarei os fracassos e as vitórias dos personagens de Middlemarch comigo para sempre.

livi123 23/09/2022

Comecei achando que talvez não fosse gostar tanto do livro, porque era descritivo em alguns momentos, mas é um livro muito gostoso de ler, terminei ele já com saudades dessa leitura.

São tantos personagens que e seria difícil classificar apenas um como principal, Eliot faz até um personagem que aparece pouca vezes ao longo da historia se tornar interessante ou importante para a trama
É abordado temas políticos da época, evolução da medicina, vida no campo, religião, classes sociais, como as pessoas se relacionavam e principalmente sobre expectativas que criamos no outro.
Em alguns momentos me senti lendo uma "novelona", com direito a fofoca espalhada e aumentada, com romances na base do interesse, romances que quase não dão certo por causa do que não foi dito ou mal interpretado, personagens cômicos.. Enfim, eu amei e recomendo muito.

Jéssika 19/09/2022

Resenha
Resenha Middlemarch

"Middlemarch" é o nome de uma cidade fictícia do interior da Inglaterra, no início do século 19. Fala dos relacionamentos humanos em geral, especialmente das relações amorosas e do casamento. Também nos mostra o poder da fofoca numa cidade provinciana.?Os dois enredos principais de "Middlemarch" têm como núcleo os casais Dorothea e Casaubon, Rosamond e Lydgate.
Dorothea e Lydgate, pessoas jovens, inteligentes, cheios de expectativas perante a vida escolhem as pessoas erradas para se casar, totalmente iludidos. E a vida mostra as consequências dessas escolhas erradas que se faz na juventude e onde se carregam os fardos até a vida adulta. ?Mas nada desse resumo rápido de parte da história faz sentido sem as intervenções da autora, os comentários cheios de idéias inteligentes, pensamentos revolucionários e lições morais sobre a vida que constituem o estilo de George Eliot, que ela faz através do uso de um narrador que opina o tempo inteiro.
O livro tem inúmeros outros personagens, diversas intrigas, discussões sobre novas descobertas na medicina (para aquela época) e sobre a venda de fármacos desnecessários.
Apesar de suas 800 páginas, a leitura não é difícil, apesar de ter muitos personagens. Parece uma grande novela. Gostei muito.

Vivi.Montarde 13/09/2022

Após 2 meses, enfim leitura concluída. A história que tem quase mil páginas e um monte de personagens, no início até confunde. Em muitos momentos, a leitura é arrastada e muitas páginas poderiam ser até retiradas. Mas apesar disso, a história em si, em sua essência, é muito boa. Então tenha paciência e continue.

A autora tem uma habilidade enorme em captar o comportamento e sentimentos humanos, fiquei muito impressionada com o desenvolvimento dos personagens e a história nos envolve de um modo que ficamos torcendo pelos nossos personagens preferidos. Até parecem reais, nenhum deles é 100% bom ou 100% mal. E até quando erram, o que ocorre com frequência, é porque estavam buscando acertar.

Monica.Fusco 09/09/2022

Middlemarch
Um livro longo, porém não achei cansativo. Um relato sobre a sociedade inglesa e seus personagens bem construídos.

@livrosdelei 08/09/2022

Que tal uma viagem por Middlemarch?
Meu primeiro conselho para essa viagem é se preparar para imprevistos. Middlemarch é um local em que não se deve criar expectativas, pois seu planos possivelmente darão errado. Essa sensação de ?dar tudo errado? permite com que os personagens se desenvolvam brilhantemente e desafia o leitor. Isso não é fácil, mas estamos em boas mãos com Eliot, que faz esse desafio ser uma experiência enriquecedora.

Parte desse mérito se dá pelo fato dos personagens serem humanos: ninguém é 100% bom e nem 100% mau. As heroínas e os heróis falham em algum momento, ainda que depois tudo ocorra bem (ou não rs). Penso que a sensação de decepção ocorre por conta da grande ambição de alguns moradores de Middlemarch.

O clima de Middlemarch é de mudança e pressão social. A origem das famílias conta muito para a reputação na sociedade. Então, se a sua origem não é conhecida, não recomendo a viagem para lá.

Além disso, Middlemarch se passa durante um período tumultuado na história inglesa, quando mudanças políticas, científicas e a própria industrialização causaram um grande impacto no país.

Os moradores de Middlemarch se opõem inflexivelmente à reforma política e científica, tanto pelo medo da mudança quanto pelo apego a modos de vida antigos e disfuncionais. Essa oposição intensifica a impressão de que eles são uma comunidade retrógrada, desconfiada de mudança e progresso ? mesmo que isso possa beneficiá-los.

Senti que Middlemarch foi uma ancorada. Um livro que coloca os nossos pés no chão e faz a gente sentir que nem sempre a vida é linda e que nem sempre tudo é aquilo que sonhamos. Foi um livro divertido e, ao mesmo tempo, melancólico.
Carolina.Gomes 11/09/2022minha estante
???????? quero ler!!

@marcosmelhado 04/09/2022

Texto que reflete o coletivo...
Nesse calhamaço aqui acompanhamos dois protagonistas (Dorothea e Lydgate) com histórias paralelas que se cruzarão no decorrer do livro. Demorei bem mais para me importar com o plot do Lydgate do que com a Dorothea, que até então, se tornou minha heroína favorita. O livro é bem longo, o ritmo oscila um pouco com reviravoltas e um pouco de divagação filosófica. Mas para minha experiência ficou tudo na medida. A Autora conseguiu criar uma heroína de aura, que impressiona toda vez que aparece. O texto tem muita critica: situação da mulher, administração de propriedades, política, religião, casamento, erudição, tudo de forma leve, as vezes irônica. Até os personagens que aparecem em duas ou três cenas tem muito contorno e complexidade. A autora criou um microcosmo muito poderoso. No final da leitura você consegue abrir discussão sobre praticamente todos os personagens apresentados. Suas escolhas, seus pensamentos e sentimentos. É como se Middlemarch nos trouxesse um senso crítico do coletivo. Um novelão dos mais bem escritos que eu já li. Já virei fã da autora.