The Endearment

The Endearment LaVyrle Spencer

Resenhas - The Endearment

Lizzy 03/06/2014

"Jag alskar dig"
Que livro encantador! Poderia ser apenas mais uma história de casamento por correspondência narrada no Velho Oeste Americano, mas a autora mais uma vez conseguiu ir além. Sem perceber, me vi envolvida pela atmosfera colonial dos Estados Unidos, e pela ousadia e coragem de Karl, um sueco que firmou raízes em uma fazenda isolada, um lenhador, um jovem de vinte e cinco anos que casa com Anna. Ele esperava uma noiva completamente diferente, afinal Anna mentiu sobre basicamente tudo em suas cartas, no intuito de convencer Karl a desposá-la e ainda levou o irmão consigo. Logo Karl se depara com as mentiras de Anna, uma menina mulher de dezessete anos, e esse é o ponto de partida da relação. A vida bruta e difícil nessa terra hostil rapidamente pesa sobre a inexperiente jovem, totalmente inepta quanto aos afazeres domésticos, mas fugir do seu passado em Boston era uma questão de sobrevivência. Adorei a Anna, uma jovem valente, alegre, bem humorada, com uma personalidade peralta, e que teve que abrir mão de sua pureza como moeda de troca para ir ao encontro de Karl. O herói é maravilhoso, generoso, paciente, honorável, parece um deus nórdico, um belo homem intocado...Se é que eu estou me fazendo entender (risos). No entanto, com uma grande falha, a dificuldade de perdoar... Frente a ele, Anna se sente diminuída, por não compartilhar suas raízes, e não representar especialmente seu ideal de mulher. A convivência entre eles é um grande aprendizado, no sentido de que o amor é capaz de absorver as diferenças e semear o perdão . Ah, não poderia deixar de mencionar, as declarações de amor em sueco...Que momento lindo! Amei!
Arissia 23/07/2016minha estante
Olá Lizzy, você leu esse livro em português?

Lizzy 14/03/2017minha estante
Olá, foi em espanhol.

Lirio7 29/11/2020

Sensível

Karl foi para Minnesota há dois anos, pois era uma terra rica e encantadora e ele esperava que seus conterrâneos viessem a se estabelecer no lugar, mas isso não aconteceu. E quando ele não pôde mais suportar a solidão acabou procurando uma noiva por correspondência.

Anna tem muita vivência e pouca idade e ela estava desesperada para sair de Boston onde não lhe restava nada além de dor e fome. E é por isso que ela faz o necessário para poder escapar, inclusive, contar algumas mentiras ou omitir alguns fatos importantes do seu futuro marido.

E sinceramente, não achei que houve um lado certo e outro errado nessa história, e sim, o retrato de uma vida dura e difícil.

Karl se surpreende ao encontrar uma Anna bem mais jovem do que ela lhe escreveu nas cartas, com um irmão e algumas outras surpresas que ele também não sabia. Ele foi ingênuo, mas é um bom homem e como tal não nega a chance que eles precisam. Já Anna fez o que foi preciso por ela e por James, o irmão, e desde o primeiro momento entendi e torci muito por ela, pois mesmo com todas as mentiras, não havia maldade. A vida não vinha sendo boa para eles, e encontrar Karl acabou sendo o melhor presente que ambos poderiam ter conseguido.

E durante um tempo eles foram bem felizes. E fomos acompanhando a evolução do casamento sem que houvesse pressa para se desenvolver a relação a dois, com os três vivendo numa bolha, construindo um lar e descobrindo o lado bom e o lado ruim de se viver em um lugar isolado. E Karl foi se mostrando um homem bom e generoso, inteligente e engenhoso, estando disposto a formar uma família de verdade com eles, se ligando a ambos os irmãos, tornando-se um professor, um irmão mais velho ou até mesmo um pai para o menino, e um ótimo marido para Anna.

Juntos, eles foram aprendendo a se conhecer, a conviver e desenvolvendo um lindo romance, onde a felicidade deles transbordava as páginas e me deixava com um sorriso bobo. Mas, havia alguns segredos envolvendo o passado de Anna e uma vez que eles foram revelados, o clima acabou mudando, e nessa parte eu quis gritar para quem quisesse ouvir e a um personagem em especial, que ela NÃO TEVE CULPA, e fiquei emocionada e triste por tudo que ela teve que passar.

Anna se mostrou uma personagem forte, amorosa, esforçada e uma mulher que amava muito o irmão. E ela foi sim merecedora de toda felicidade que conseguiu construir e amei muito poder acompanhar essa história, que contém um romance de época que me ganhou nas primeiras páginas, que é de uma autora que amo, além de ser envolvente e sensível. Enfim, senti muito amor e ternura por todos nesse livro e terminei a leitura feliz.

Aline327 21/05/2021

Gosto muito de histórias desse estilo. Onde as pessoas estão desbravando novos locais, colonizando. Gostei muito da Anna ela se mostrou muito forte apesar de todo o contexto que passou. Todos os personagens são muito interessantes.
LuaTeresa 14/08/2021minha estante
Onde achou o livro?

Janise Martins 27/11/2023

The Endearment

Eu gostei muito dessa história, os personagens são cativantes e apesar de alguma enrolação da autora com pormenores dispensáveis, o leitor é envolvido pela trama. Bem, eu fui.

Anna e James, seu irmão mais novo, tramaram um plano para fugir de uma vida horrível – casamento por correspondência. Para isso mentiram para se encaixar nos pedidos do “noivo” e manter muitos segredos escondidos.

Quando o noivo, Karl, recebeu Anna, algumas coisas já foram reveladas. Anna e James quase entraram em pânico com medo de serem mandados de volta.

Karl é um lenhador perfeito (ai ai que lenhador!), totalmente apaixonável (roubou meu coração), enquanto Anna era quase o oposto. Aqui confesso que James roubou muitas cenas.

Aos poucos Anna foi descobrindo a nova vida e vendo tudo pelos olhos de Karl, e quando tudo estava se encaixando ele descobre o segredo que Anna mais temia.

E foi isso.

Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2023/11/the-endearment.html

Nadja 27/05/2019

Um amor precioso na linda Minnesota
Como a sinopse conta, este livro nos fala sobre um evento real, algo que realmente aconteceu nos Estados Unidos no último século. Os homens se aventuraram em Minnesota, terra que prometia riqueza e abundância, e fizeram isso de maneira solitária. Como um remédio para essa solidão, algo chamado "noivas por correspondência" começou. Homens e mulheres escreviam cartas, eles se conheciam primeiro através de palavras; e então as mulheres viajavam para encontrá-los em Minnesota e se casavam! (pelo menos nos casos em que tudo corria bem). Bem, este romance fala sobre isso,nos diz, exatamente, um desses casos. Ele apresenta Karl, um sueco de 25 anos que veio para Minnesota completamente sozinho e com muitos sonhos. E, por outro lado, Anna, uma garota de 17 anos, que mora em Boston e procura escapar de uma vida muito triste e difícil. O romance começa com Anna viajando para Minnesota, isto é, não temos a oportunidade de ler a troca epistolar entre eles, mas isso não afeta a história e, de fato, tem sua justificativa.

Ao longo do livro estamos participando do primeiro encontro entre Anna e Karl, as primeiras brigas, os primeiros mal-entendidos e, acima de tudo, o processo de apaixonar-se tão doce e belo que a autora nos conta. Porque esta história começa onde muitas acabam: começa com o casamento e continua com o começo do amor. Vai de menos a mais, de uma maneira deliciosa, como só a Lavyrle Spencer pode dizer. Olha que poético: "Este é o meu caminho. Minhas árvores, minhas flores silvestres, o lugar onde minha vida será triste ou alegre. Quando o inverno chegar, a neve me cercará aqui com este homem que fala com cavalos e com as árvores."

O relacionamento de Anna e Karl não começa da melhor maneira. Ela escondeu várias coisas dele e suas mentiras parecem se acumular. Eles começam com o pé esquerdo. Conviver com eles nesse processo de conhecimento mútuo, gerar confiança, experimentar novas coisas pela primeira vez; é o que leva você em uma leitura totalmente envolvente do começo ao fim. Os personagens deste romance, como todos os de Lavyrle, são totalmente humanos, simples e humildes. São pessoas fortes que riem, amam, choram e sofrem como qualquer ser humano faria. São personagens que se sentem tão vivos, tão palpáveis através das palavras que é impossível não amá-los, não se imaginar vivendo ao lado deles enquanto vivem.Eu consegui viver e sentir cada cena, cada momento...emocionante demais.
Há um outro personagem no romance muito importante que não vou mencionar porque pode ser tomado como um spoiler. Mas, para quem lê o livro, eu digo que adorei e que me tocou muito. É um personagem que dá à história um charme especial e único.

A relação entre Karl e Anna, como eu disse antes, é totalmente gradual e bela. Outra coisa que eu amo dessa autora: seus romances são sempre cozidos em fogo lento, eles se fazem mendigar e quando chegam ao auge eles merecem toda a espera do mundo. Uma bela história, narrada pela mão de uma escritora que, para mim, é uma das melhores (ou melhores) do gênero. Seu domínio para falar sobre amor, contato, carinho, aparência e sentimentos é sublime. Eu não li outra que escreve como ela. Com tanta humanidade e sensibilidade. Assim: "Não havia força ou luta ou medo, apenas um ligeiro contato da carne com a carne, uma união de respirações, uma introdução, e seu nome, Anna, sussurrava em sua boca como ninguém jamais havia pronunciado antes."

Algo que quero destacar deste livro é o cenário maravilhoso. Lavyrle Spencer sempre descreve o contexto e os cenários em seus romances de uma maneira magistral. Suas descrições não são aquelas que são chatas, elas são aquelas que têm você com os olhos como placas lendo cada letra, cada ponto e cada vírgula, enquanto você mesmo sente que está no lugar. Cores, aromas, texturas, calor, frio ... tudo parece tão real! Neste caso, o autor me fez apaixonar pelo Minnesota do século passado, me contando sobre o trabalho de Karl, seu trabalho com comida, madeira, animais, árvores. É magia pura e natural. Me senti transportada para esse lugar mágico!

É um romance precioso que nos fala sobre o amor lento e as primeiras vezes. A primeira vez que você é feliz, que você realmente vive, que você ama a si mesmo e que você dá tudo para o outro. Um belo romance narrado maravilhosamente, com personagens que ficam com você para sempre e cenas que você não vai esquecer.
Recomendo com louvor e somente lamento ele não ter um epílogo. Queria muito!!!

Mara 31/12/2020

Livro maravilhoso
Amei esse livro, cheio de aprendizados tanto para os personagens como para nós. Fiquei refletindo como seria viver afastada de tudo, da família, sem amigos, o mocinho na completa solidão. Como deveria ser isso, somente a força dele mesmo para conseguir isso. Além disso o livro demonstrou o entusiasmo e a felicidade dele por estar vivo e naquela terra. Amo personagens super inteligentes que nos fazem refletir e ficar pensando sobre determinadas situações por um bom tempo. Mocinho super forte, e que corre atrás do seus sonhos ao trazer a mocinha de longe e aceitar seu irmão. Livro super instigante e que todos deveriam ler. Amei ?

Fernanda 30/11/2021

A mais linda declaração de amor?
Esse livro é um dos mais lindos que já li da autora. Karl é maravilhoso!!! James é um encanto e Anna é uma flor?. Encantador é a palavra certa para esse romance. A forma como se entenderam, como conseguiram se perdoar... Karl é a prova de que mesmo sendo um homenzarrão, pode ter doçura na alma??. Apaixonada!!!

Lucimar 24/02/2019

Ternura
Como a sensibilidade da autora me comoveu. A busca de dois seres por um lugar onde viver. Um homem solitário em busca de um sonho e uma mulher a quem amar e compartilhar de seus sonhos. A difícil escalada de um relacionamento, entre mentiras, desejos e incompreensão. Homem e natureza e uma vida árdua. Sobrevivência. Honradez. E amor floresce em meios as intempéries da vida.
Excelente leitura, sensível, dotada de sentimentos que me comoveram.

Theka 17/12/2020

Eu não vou fazer uma grande resenha, eu não está autora, mais nesta eu fiquei decepcionada, mocinho ogro, mocinha mentirosa, ela mente tanto que é mentira em cima de mentira e sempre se ferrando ebrai resumidamente eu odiei

Raquel 08/08/2021

Adorável
Este livro segue a linha do livro (Glória da Manhã) da mesma autora porém uma história bem diferente e envolvente, está autora tem o dom de nós fazer sentir dentro da história dentro do ambiente que ela criou com seus personagens autênticos como se realmente vc visualiza se aquela realidade dentro daquele contexto, personagens com seus defeitos e qualidade, pessoas bonitas ou feias independente de suas características, muito bem compostas, um livro muito
bom enredo ótimo, vale mencionar que está autora é diferenciada não entra nessa de história boa e se o mocinho for lindo e rico, e a mocinha magrinha e delicada sem defeitos, enfim amei esse livro, indico , recomendo, aconselho, sem sombra de dúvidas....
LuaTeresa 14/08/2021minha estante
Onde achou esse livro?