A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose / Um Artista da Fome / Carta a Meu Pai

1 | 2 | 3 | 4

Joao.Gabriel 10/01/2022

Li Metarmofose em outra edição, então nessa leitura contou apenas Um Artista da Fome e Carta a Meu Pai.

Carta a Meu Pai é forte, impactante. De certa forma, autobiográfico. Mostra a relação de Kafka com seu pai, Hermann. O Pai traumatiza o menino, não com agressões físicas, mas sim com as constantes ameaças e do abuso emocional durante sua vida, no que resultou em grande parte na culpabilidade de Kafka e sua tristeza profunda.

Artista da Fome trata de um jejuador, um artista que usa do jejum (da fome) para criar seu espetáculo. Eventualmente, o interesse do público se perde. Ainda estou pesquisando sobre esse conto.

Fer 31/10/2021

Pesado? impossível ficar indiferente
Metamorfose e Artista da Fome são sensacionais. Cartas ao pai é cru e necessário para melhor compreensão das obras do autor

Homem Sério 22/08/2021

Mudou-me.
Li virado, chorei largado, fiquei imóvel e preso numa escada de madeira, meu rosto petrificou-se em lágrimas, meu pai e minha mãe não conseguiam me conter. Estávamos em Alto Paraíso e meu pai convocou três vizinhos: Um hippie que morava na nave vizinha, o playboy mulherengo da outra rua, o gordo senhor receptivo. Ali, me defini.
Marcos.Daniel 22/08/2021minha estante
Goat

florescerdaleitura 07/08/2021

Fantástico.
Ler esse livro foi uma experiência muito boa. Gostei muito da escrita e do enredo das três histórias. A vida e a obra de Franz K. se misturam e o tornam um escritor original e incomparável.

Nina 17/05/2021

Releituras
Kafka é para ser lido e relido inúmeras vezes: cada contato deixa uma nova marca, uma nova impressão.

Há diversas teorias sobre o simbolismo e figuras kafkianas, que sou incapaz de analisar: para mim as três histórias retratam protagonistas deslocados do mundo, por vezes lutando por entendê-lo, outras por deixá-lo, mas sempre marginalizados.
Alessandra.Laine 20/05/2021minha estante
De novo ?!?!?!?! ?

Alessandra.Laine 20/05/2021minha estante
Que obsessão !!!

Ed Carvalho 11/05/2021

Maravilhoso
A forma de Kafka narrar é sui generis e neste livro em particular, ler a sua carta ao pai revela um pouco de onde veio a alma criadora deste escritor. Lido e relido.

Capitu 10/05/2021

Metamorfose
Nesse livro acabei lendo só o conto "A Metamorfose" para aula de literatura.
Um ótimo conto, do qual me dá uma certa agonia e desespero.
Kafka sabe muito bem fazer isso!

Helder 15/12/2020

Nunca mais
Primeira obra desse autor que leio e será a última.
Não entendo o motivo de ser tão cultuado.
Prolixo demais e arrastado!

Mari 09/09/2020

Adorei!
Três leituras ótimas,que me fez refletir muito, e sem contar que por meio de metáforas é possível fazer comparações com o que acontece na sociedade, a respeito de querermos sempre ser o centro das atenções, de ser um fardo na vida de alguém. Cada texto nos faz refletir sobre um assunto diferente.

Vanessa Lima 26/07/2020

A metamorfose / Um artista da fome / Carta a meu pai
Kafka possui uma escrita própria, e que segue por todos os seus escritos publicados. Em suas obras e nessas 03 (três) aqui contidas, são vistos a desumanização dos seus personagens, traços animalescos, a relação com família e sociedade, escrita bruta, pessimista e com grande presença de pontos psicológicos.

As transformações místicas - o comparativo com animais é rico de detalhes e causa até desconforto em alguns momentos de leitura. A necessidade e fraqueza das relações sociais também.

Mesmo sendo um livro pequeno, há momentos que a leitura se arrasta um pouco (digo que senti isso durante CARTA A MEU PAI), mas ainda sim é interessante.

A fome também está presente nas três obras, seja a biológica saciadora das necessidades básicas mas também a fome de condições humanas de pertencimento.

Destaco o conto - Um artista da fome, essa foi a que mais gostei.

tayna.hiroko 28/05/2020

Achei legal a reunião de três obras do Kafka, as quais, para mim, tiveram em comum o sentimento de dó dos personagens principais de cada história.
Gregor Samsa, o Jejuador e o próprio Kafka são no geral vítimas da família, da sociedade e do pai, respectivamente. Assim, se destaca o jeito original que o autor nos faz ter compaixão pelas suas criações e por ele mesmo, nas situações e papéis diversos, e ainda observar situações de um ângulo bem diferente do
habitual. Chega a ser genial.
Gostei das três obras, mas por Metamorfose tenho um carinho especial.

Gleide 85 23/05/2020

Leitura imprescindível para aqueles que querem conhecer um pouco do autor!!!

Alexandre.Espindola 04/05/2020

Muito ruim
Putz grila q arrependimento, comprei por nunca ter lido tal "clássico", desculpe mas q bela porcaria chato e demorado, apesar de ser curto parece q não acaba nunca.

Matt 26/04/2020

Franz Kafka
A metamorfose: foi a primeira obra do Kafka a qual tive acesso, uma história avassaladora em que o autor esmiuça a desesperança e a alienação do homem-no-mundo e a forma como a sociedade enxerga as diferenças e as limitações alheias.

Um artista da fome: cito aqui um dos trechos desse conto do homem marginalizado pela sociedade:
"- Tinha desejado durante toda a minha vida que admirásseis minha resistência à fome - disse o jejuador.
- E a admiramos - retrucou-lhe o inspetor.
- Mas não devíeis admirá-la - disse o jejuador.
- Bem, pois então não a admiaremos - retrucou o inspetor. - Mas por que não devemos admirar-te?
- Porque sou forçado a jejuar, não posso evitá-lo - disse o jejuador.
- Isso se vê - disse o inspetor -, mas por que não podes evitá-lo?
- Porque - disse o artista da fome (...) -, porque não pude encontrar comida que me agradasse. Se a tivesse encontrado, podes acreditá-lo, não teria feito nenhuma promessa e me teria fartado como tu e como todos." (p.65).

Carta ao Pai: a narrativa é um pouco lenta e repetitiva, mas densa. Kafka, nessa obra autobiográfica, fala da relação conturbada com seu pai. É um relato riquíssimo de como as atitudes do seu pai lhe causavaram tantos danos na vida adulta.

1 | 2 | 3 | 4