A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose / Um Artista da Fome / Carta a Meu Pai

1 | 2 | 3 | 4

Ricardo 11/04/2024

Uma jornada densa e emocionante
Que jornada emocionante foi revisitar Kafka! 'A Metamorfose' já tinha me deixado perplexo antes, mas 'Um Artista da Fome' que era um texto que nunca tinha ouvido falar, trouxe uma nova dimensão à falta de compaixão humana. E 'Carta ao Pai' (aqui eu já ouvira falar antes, mas li pela primeira vez)... Bem, essa foi uma revelação poderosa sobre as complexidades das relações familiares e o autoritarismo paterno. Recomendaria, sem hesitar, ler 'Carta ao Pai' antes de mergulhar em qualquer outra obra de Kafka. É como entender o coração pulsante por trás de sua escrita.

Tamy 29/02/2024

Freud adoraria
Um livro que mostra, claramente, que o autor tem problemas familiares, e consequentemente, de autoestima!
É bom livro, um pouco maçante, porém não é de difícil leitura e/ou entendimento.

Italo 27/01/2024

Justificarei
Os 3,5 são uma critica à edição e tradução. Primeiro: principais obras do autor?? Carta ao Pai nem foi uma obra do kafka, foi uma carta que, eticamente falando, foi publicada num completo desrespeito ao escritor. Segundo: um artista da fome está muito distante de ser uma obra prima de kafka, muito mesmo. Onde está O Processo, O Castelo e O Veredito? Terceiro: Que vergonha de tradução. Martin Claret sempre deixa a desejar, impressionante.

Quanto às obras (que eu nao tinha lido ainda):

Um Artista da Fome - 1922

Críticas à tradução, é um conto fantástico. A ideia de como a cidade e a vida nela se desenrolava em torno do espetáculo, do absurdo, da dor, é muito interessante. Mais interessante é ver essa obra como quase um desabafo de Kafka: seu anti-herói, inicialmente, faz aquilo por amor; pela arte. Por mais que doesse, que gerasse desconforto, a inanição gerava prazer. A inanição era arte. E a dor que o protagonista sente quando vê sua forma de expressar tornar-se uma mercadoria, um espetáculo a ser mantido e prolongado a todo custo, é profundamente interessante. Aquilo matava o autor, lentamente. Mas, ao tornar o jejum algo ?vendível?, isso matou a alma do autor da obra. Como tudo no capitalismo, o autor, sua lamuria, sua dor, seus esforços, foram substituídos por algo mais atrativo e ele fora condenado a morte pela fome e esquecimento.

Carta ao Pai - 1919(?)

Mil e duas criticas à tradução. Vai se foder martin claret. Quanto a obra, é essencial para entender a obra de kafka.

A obra cita e explica a fixação do autor com coisas desde a burocracia e as autoridades até a sua fixação por insetos e fome. Basal para entender a escrita e a dor estampada na obra kafkiana. ?Kafkiano?, termo esse cunhado pelo proprio kafka para se referir ao seu pai que, postumamente, se tornaria uma classificação de problema, gerando o problema kafkiano.

Além do mais, vale lembrar o teor da obra: era, sem devaneios literários, uma carta de Franz Kafka, sem pseudônimos, para seu proprio pai. Eticamente falando, essa obra deveria ter caído no esquecimento mas, a publicação dela, nos faz entender melhor a obra kafkiana.

Triste, depressiva e densa, não resume somente kafka mas os kafkas. A obra nao foi entregue - mas tambem nao foi queimada, conforme requisitado por franz antes de sua morte. Seu pai nunca leu e, reza a lenda, que sua mae leu e desencorajou o filho a entregar ao pai, mostrando que a dureza do coração do marido nao era uma ideia do filho. Kafka morre tuberculo 7 anos antes de seu pai, sem saber o que o filho realmente sentia sobre ele.

leti 15/01/2024

Chocada
A metamorfose: achei babadeiro e fiquei passada com o jeito que ele trata a desumanização do gregor e do jeito que a família (principalmente a irmã trata ele o final me pegou muito pq deu muita dó dele, porque mesmo sendo tratado daquele jeito ele só queria se reaproximar da família dele

um artista da fome: não entendi nada

Lyca.Neiva 19/12/2023

Entrega o que promete.
Resumidamente? Eu sou uma barata, aprecie a minha percepção sobre a minha vida!!

Só vocês lendo para entenderem de fato como é ser uma barata na vida real, em alguns aspectos!

Patricia Peres 05/11/2023

Enfadonho
Constatei que Kafka é por demais culto para a minha inteligência. Achei a leitura dos três contos muito enfadonha. Por muitas vezes, minha mente divagou, porque não foi uma leitura que prendeu minha atenção. Além do mais, tive que recorrer ao Google para entender o que cada conto significava, e aproveitei para ler um pouco sobre a vida de Kafka para tentar entender melhor seu estilo de escrita.

J..... 12/10/2023

Excelente coletânea. Vale muito a pena pra quem quer começar a ler kafka. Os contos tem uma tradução excelente.

digor_ 11/10/2023

1/3
A Metamorfose é o que carrega essa coletânea de contos. O Artista da fome não possui nenhum atrativo para manter o interesse na leitura mas não é ruim e a leitura é rápida já Carta ao pai é extremamente massante, afinal é um desabafo mas é tão detalhado e demorado que ele decidiu escrever pois ninguém no mundo teria saco para ouvir.

Nany 29/07/2023

A Metamorfose
O livro conta a história de Gregor Samsa, um vendedor que acorda certa manhã transformado em um inseto gigante. A partir desse momento, somos imersos em um enredo surreal e angustiante, onde acompanhamos a lenta deterioração da vida de Gregor e suas relações com a família.
Kafka explora temas como alienação, isolamento, incomunicabilidade e a condição humana por meio da fantástica transformação de Gregor. Através dessa metamorfose física, o autor nos conduz a uma reflexão profunda sobre o indivíduo na sociedade, suas responsabilidades e o papel da família na sua existência.

Um Artista da Fome
É um conto magistral de Franz Kafka que apresenta uma narrativa complexa sobre um faminto artista de jejum público. O protagonista vive em uma jaula, exibindo-se em frente a uma plateia ansiosa para vê-lo enfraquecer gradualmente por meio de um longo período de jejum.
Kafka, mais uma vez, aborda a alienação do indivíduo e sua busca por significado. O artista da fome representa a solidão e a incompreensão de sua arte, enquanto a plateia, ao invés de admirá-lo como artista, busca apenas seu declínio físico, como uma espécie de espetáculo grotesco.

Carta a Meu Pai
Em "Carta a Meu Pai", Franz Kafka escreve uma carta póstuma endereçada ao seu pai, Hermann Kafka, em uma tentativa de expressar seus sentimentos mais profundos e confrontar as complexas relações familiares.
É uma leitura mais arrastada, mas abordando a complexa relação com seu pai.

JV Lucas 06/07/2023

Obras gigantes da literatura
As obras aqui apresentadas possuem estilos e níveis de complexidade diferentes. Carta ao pai, contém um discurso incrível e cheio de angústia de um filho consciente de seu sofrimento e os comentários psicologicamente profundos sobre o caso. Um artista da fome produz críticas sociais de forma fantástica e cheia de fantasias, mesmo tendo pitadas de humor. A metamorfose é a obra máxima do autor e a mais famosa, uma situação surreal e tensa que mexe com o íntimo humano, no qual instiga o questionamento da existência. Não são obras fáceis, porém é o que de melhor a literatura tem a oferecer, desafio concluído.

Rubinho.Meneses 27/05/2023

Recomendo
É sempre muito bom ler algo de Franz Kafka.
A metamorfose é um clássico que eu acho que todo mundo tem que ler.
Eu também gostei de "um artista da fome", as vidas dos personagens de Kafka não são fáceis....
E carta a meu pai, é uma leitura meio arrastada, mas que explica um pouco a relação de kafka com seu pai e vale a pena a leitura.

Henry.Davy 16/10/2022minha estante
Deve ter sido maçante por não ter esse viés literário mesmo, pois se trata de uma carta totalmente pessoal.

Lucas 16/10/2022minha estante
Henry.Davi Sim, se trata justamente disso.

Bcoutis 10/03/2022

Há tempos considero Kafka um dos maiores escritores de todos os tempos e em muito me vejo na angústia de suas obras. Indico qualquer um de seus escritos sem arrependimento.

Bruno Oliveira 12/01/2022

O MOTE KAFKIANO
Esta edição da Martin Claret (2005) traz a famigerada novela A Metamorfose, o conto Um Artista da Fome e a missiva autobiográfica Carta a Meu Pai do tcheco Franz Kafka. A novela é um dos marcos da prosa moderna (do pós-guerras e situações econômicas mundiais), ela traz o peso do absurdo da vida humana em sociedade dita civilizada, mesmo apresentando um texto truncado, hermético que exige um esforço maior do leitor comum. Já o conto é mais fluído, desenrola-se melhor, mas não foge muito não da temática do texto anterior: o absurdo da vida humana também está lá, e numa jaula quase sem nada e virando pó. Por fim, a carta, de uma franqueza sofrida, é o texto que explica (em alguns pontos) o porquê do autor escrever desse jeito tão “difícil” e de privilegiar temas tão “desagradáveis” em seus textos: Kafka é dor; e dela poucos aí são sensíveis, ou introspectivos demais, para suportá-la de todo.

1 | 2 | 3 | 4