A Metamorfose

Resenhas - A Metamorfose / Um Artista da Fome / Carta a Meu Pai

1 | 2 | 3 | 4

Mari 09/09/2020

Adorei!
Três leituras ótimas,que me fez refletir muito, e sem contar que por meio de metáforas é possível fazer comparações com o que acontece na sociedade, a respeito de querermos sempre ser o centro das atenções, de ser um fardo na vida de alguém. Cada texto nos faz refletir sobre um assunto diferente.

Bruno Oliveira 12/01/2022

O MOTE KAFKIANO
Esta edição da Martin Claret (2005) traz a famigerada novela A Metamorfose, o conto Um Artista da Fome e a missiva autobiográfica Carta a Meu Pai do tcheco Franz Kafka. A novela é um dos marcos da prosa moderna (do pós-guerras e situações econômicas mundiais), ela traz o peso do absurdo da vida humana em sociedade dita civilizada, mesmo apresentando um texto truncado, hermético que exige um esforço maior do leitor comum. Já o conto é mais fluído, desenrola-se melhor, mas não foge muito não da temática do texto anterior: o absurdo da vida humana também está lá, e numa jaula quase sem nada e virando pó. Por fim, a carta, de uma franqueza sofrida, é o texto que explica (em alguns pontos) o porquê do autor escrever desse jeito tão “difícil” e de privilegiar temas tão “desagradáveis” em seus textos: Kafka é dor; e dela poucos aí são sensíveis, ou introspectivos demais, para suportá-la de todo.

Nina 17/05/2021

Releituras
Kafka é para ser lido e relido inúmeras vezes: cada contato deixa uma nova marca, uma nova impressão.

Há diversas teorias sobre o simbolismo e figuras kafkianas, que sou incapaz de analisar: para mim as três histórias retratam protagonistas deslocados do mundo, por vezes lutando por entendê-lo, outras por deixá-lo, mas sempre marginalizados.
Alessandra.Laine 20/05/2021minha estante
De novo ?!?!?!?! ?

Alessandra.Laine 20/05/2021minha estante
Que obsessão !!!

Ivan Picchi 02/03/2010

Esse kafka é bom?
Pergunta que eu sempre fazia;

a resposta:

"Ptz, boa sorte, é um SACO, lento, exagerado e prolixo"

Então, vai adiando, sempre tem espaço pro final da fila

Fui comprar um livro, vi essa edição e decidi ler por mim e criticar.

E quando vi, cabou-se metamorfose =T

Genial a prosa dele, honestamente. As metáforas e etc, e a velocidade do texto é bastante flúida... E é profundo sim, tanto A Metamorfose quanto Um artista da fome.

Destaque para o final de Artista da Fome, incrível. E estupidamente verdadeiro, moderno, intimista e sincero.

Carta a Meu Pai tem um que de psicose-mal-resolvida-e-exagerada... um pouco cansativ a leitura, pq já esse é realmente repetitivo (mas o ódio e insegurança é tão verídico que vale a tensão causada no texto)

O cara tinha visão, é fato.

Leiam.

Sérgio Filho 12/05/2010

O VIÉS METAMORFÓSICO DE FRANZ KAFKA
A transformação da lagarta – uma criatura rastejante – em borboleta – um ser que ganha os céus em liberdade – é representada alegoricamente pelo mito grego de Psique, cuja história representa a purificação da criatura que após sofrer os mais penosos acintes ganha a imortalidade da alma.

Em A Metamorfose Franz Kafka inverte o significado dessa transformação. O protagonista de seu conto, Gregor Samsa, é um trabalhador explorado que labuta por endividamento, portanto um ser humilhado que certa manhã vê-se metamorfoseado num inseto rastejante e repugnante.

De uma vida mesquinha de caixeiro-viajante, Gregor samsa passa a viver a angústia ante sua própria existência. Rejeitado pela família Samsa leva a vida enclausurado no seu quarto, arrastando-se pelo chão; subindo pelas paredes; escondendo-se dos demais embaixo do sofá; alimentando-se de comidas podres e confundindo-se com o lixo despejado em seu recinto e sempre a espreitar atrás da porta as lamúrias de seus familiares, o que o faz sentir-se culpado por sua nova aparência física, já que seus sentimentos continuam humanos a despeito de todo o resto.

O subjetivismo de A Metamorfose tem aberto espaço para as mais variadas interpretações da obra kafikiana. Essa plurissignificância engloba desde leituras psicanalíticas à marxistas. Porém o que mais chama atenção em A Metamorfose é como Kafka, através do seu protagonista, considera a existência por si só um absurdo.

Italo 27/01/2024

Justificarei
Os 3,5 são uma critica à edição e tradução. Primeiro: principais obras do autor?? Carta ao Pai nem foi uma obra do kafka, foi uma carta que, eticamente falando, foi publicada num completo desrespeito ao escritor. Segundo: um artista da fome está muito distante de ser uma obra prima de kafka, muito mesmo. Onde está O Processo, O Castelo e O Veredito? Terceiro: Que vergonha de tradução. Martin Claret sempre deixa a desejar, impressionante.

Quanto às obras (que eu nao tinha lido ainda):

Um Artista da Fome - 1922

Críticas à tradução, é um conto fantástico. A ideia de como a cidade e a vida nela se desenrolava em torno do espetáculo, do absurdo, da dor, é muito interessante. Mais interessante é ver essa obra como quase um desabafo de Kafka: seu anti-herói, inicialmente, faz aquilo por amor; pela arte. Por mais que doesse, que gerasse desconforto, a inanição gerava prazer. A inanição era arte. E a dor que o protagonista sente quando vê sua forma de expressar tornar-se uma mercadoria, um espetáculo a ser mantido e prolongado a todo custo, é profundamente interessante. Aquilo matava o autor, lentamente. Mas, ao tornar o jejum algo ?vendível?, isso matou a alma do autor da obra. Como tudo no capitalismo, o autor, sua lamuria, sua dor, seus esforços, foram substituídos por algo mais atrativo e ele fora condenado a morte pela fome e esquecimento.

Carta ao Pai - 1919(?)

Mil e duas criticas à tradução. Vai se foder martin claret. Quanto a obra, é essencial para entender a obra de kafka.

A obra cita e explica a fixação do autor com coisas desde a burocracia e as autoridades até a sua fixação por insetos e fome. Basal para entender a escrita e a dor estampada na obra kafkiana. ?Kafkiano?, termo esse cunhado pelo proprio kafka para se referir ao seu pai que, postumamente, se tornaria uma classificação de problema, gerando o problema kafkiano.

Além do mais, vale lembrar o teor da obra: era, sem devaneios literários, uma carta de Franz Kafka, sem pseudônimos, para seu proprio pai. Eticamente falando, essa obra deveria ter caído no esquecimento mas, a publicação dela, nos faz entender melhor a obra kafkiana.

Triste, depressiva e densa, não resume somente kafka mas os kafkas. A obra nao foi entregue - mas tambem nao foi queimada, conforme requisitado por franz antes de sua morte. Seu pai nunca leu e, reza a lenda, que sua mae leu e desencorajou o filho a entregar ao pai, mostrando que a dureza do coração do marido nao era uma ideia do filho. Kafka morre tuberculo 7 anos antes de seu pai, sem saber o que o filho realmente sentia sobre ele.

florescerdaleitura 07/08/2021

Fantástico.
Ler esse livro foi uma experiência muito boa. Gostei muito da escrita e do enredo das três histórias. A vida e a obra de Franz K. se misturam e o tornam um escritor original e incomparável.

Homem Sério 22/08/2021

Mudou-me.
Li virado, chorei largado, fiquei imóvel e preso numa escada de madeira, meu rosto petrificou-se em lágrimas, meu pai e minha mãe não conseguiam me conter. Estávamos em Alto Paraíso e meu pai convocou três vizinhos: Um hippie que morava na nave vizinha, o playboy mulherengo da outra rua, o gordo senhor receptivo. Ali, me defini.
Marcos.Daniel 22/08/2021minha estante
Goat

JV Lucas 06/07/2023

Obras gigantes da literatura
As obras aqui apresentadas possuem estilos e níveis de complexidade diferentes. Carta ao pai, contém um discurso incrível e cheio de angústia de um filho consciente de seu sofrimento e os comentários psicologicamente profundos sobre o caso. Um artista da fome produz críticas sociais de forma fantástica e cheia de fantasias, mesmo tendo pitadas de humor. A metamorfose é a obra máxima do autor e a mais famosa, uma situação surreal e tensa que mexe com o íntimo humano, no qual instiga o questionamento da existência. Não são obras fáceis, porém é o que de melhor a literatura tem a oferecer, desafio concluído.

Hudson 09/10/2010

O Artista da Fome

Acredito que o mais impressionante deste compêndio, é o conto "O Artista da Fome."

Uma História, que prende até o fim

Existem muitas pessoas que lutam para comer e apenas sobreviver

ele lutava pela fome

o Artista da Fome, o grande jejuador era o único e grande espectador da sua fome, porém completamente satisfeito.

o enredo se desenvolve entre o fastio existencial do jejuador e o complexo "banquete" do esquecimento de si mesmo, esse conflito existencial que chama atenção em 2 temas opostos mas que se completam.

Ed Carvalho 11/05/2021

Maravilhoso
A forma de Kafka narrar é sui generis e neste livro em particular, ler a sua carta ao pai revela um pouco de onde veio a alma criadora deste escritor. Lido e relido.

tayna.hiroko 28/05/2020

Achei legal a reunião de três obras do Kafka, as quais, para mim, tiveram em comum o sentimento de dó dos personagens principais de cada história.
Gregor Samsa, o Jejuador e o próprio Kafka são no geral vítimas da família, da sociedade e do pai, respectivamente. Assim, se destaca o jeito original que o autor nos faz ter compaixão pelas suas criações e por ele mesmo, nas situações e papéis diversos, e ainda observar situações de um ângulo bem diferente do
habitual. Chega a ser genial.
Gostei das três obras, mas por Metamorfose tenho um carinho especial.

Bruno 'Empathy' Kuhn 20/02/2016

Franz Kafka, algumas boas novelas de muitas.
Ótimo livro! A demonstração de sentimentos que se contradizem causando estranheza é simplesmente fantástica durante cada um dos textos, principalmente em 'Carta ao Pai' (ou Carta a Meu Pai), onde o autor demonstra como toda a vida dele foi montada baseada nos sentimentos de nulidade, culpa, fracasso e baixa autoestima; sentimentos estes que, embora sem culpa, foram providos pelo pai, o qual sempre deixou claro que cada ação de Franz era, para os Kafkas, uma decepção.

Quanto a "A metamorfose", uma das novelas mais conhecidas da história, é muito interessante a forma com que a escrita kafkiana nos causa uma diversidade de sentimentos conflitantes: a família sofrendo com sentimentos de compaixão que, embora pequenos, eram mesclados com asco e pesar, disputas e dificuldades financeiras, provenientes da passagem de responsabilidades do jovem que não é mais humano.

Um artista da fome, pra mim é o texto mais fraco, embora ainda interessante. A dificuldade neste está na falta de ambientação da novela, pois fala sobre os jejuadores e seus conflitos psicológicos. Estes, partem da mescla de antigos sentimentos, de quando era famoso e aclamado, com os novos sentimentos de abandono, incompreensão alheia, alienação, falência e penúria.

Todos os textos serão fantásticos para todos aqueles que gostam de leituras nada-fáceis que tratem de conflitos pessoas e ou psicológicos. Pra quem for ler, sugiro que mantenha sempre a cabeça aberta antes de ler qualquer livro e, principalmente, antes de ler um livro de Franz Kafka. À partir daí, a leitura se torna maravilhosa.
Marcus 16/02/2018minha estante
Sabe me informar se nesse livro tem as três obras completas ou é algum tipo de resumo?

Gleide 85 23/05/2020

Leitura imprescindível para aqueles que querem conhecer um pouco do autor!!!

1 | 2 | 3 | 4