A História do Amor de Fernando e Isaura

A História do Amor de Fernando e Isaura Ariano Suassuna

Resenhas - A História do Amor de Fernando e Isaura

Michela Wakami 13/01/2024

Trágico
Um amor proibido que traz muito sofrimento aos nossos heróis.
Com uma escrita muito fluida e com muitas reviravoltas, um livro que com certeza vai te deixar com vontade de ler mais do autor.
brendaflleal 14/01/2024minha estante
Já coloquei na lista. ??

Michela Wakami 14/01/2024minha estante
Que maravilha, Brenda. Torcendo para você gostar, também. Ele está no Kindle unlimited.

brendaflleal 14/01/2024minha estante
Muito obrigada.

Michela Wakami 14/01/2024minha estante
Por nada.??

Jardim de histórias 09/01/2023

Um verdadeiro Romanceiro Popular Nordestino!
Uma história inspirada ou adaptada do romance épico Tristão e Isolda de Richard Wagner, mas, com um tempero único de Ariano Suassuna que deu um contorno trágico a obra. Uma paixão avassaladora, que traz além da paixão desenfreada, traz também o sentimento de culpa, que fomenta um remorso com potencial de corroer a alma humana. Confesso que esperei por aquele humor ácido e único de Suassuna, e me deparei com um drama robusto e, simultaneamente, sucinto, que me arrebatou.

Nati 25/06/2020

Meu primeiro contato com Suassuna
E posso dizer que gostei bastante! Leitura bem fluida, capítulos bem curtinhos com uma página de ilustração entre eles, faz o texto ser bem menor do que o número de páginas que a edição apresenta. A história é triste, mas muito bonita, dinâmica e direta, não dá tempo de cair num ostracismo ou marasmo.

igsuehtam 02/08/2021

Trágico.
Peguei essa livro pra ele achando que seria mais uma peça engraçada de Ariano Suassuna e acabei me enganado. Nem é uma peça, e muito menos é uma história engraçada. É uma tragédia!

Quando pensei que tudo ia se tranquilizar, aí vem mais uma bomba! Assim é a história de Fernando e Isaura. Não conhecia a história original da qual esse livro foi baseado, mas se foi exatamente desse jeito como termina esse história foi a mais triste que vi.

Lívia Câmara 05/01/2022

Leitura rápida e emocionante
Teria ficado ainda mais satisfeita se Suassuna tivesse aprofundado a história, mas dei 5 estrelas mesmo assim, pois esta não era a principal intenção do autor, conforme advertência no início do livro e, mesmo assim, ele entrega um enredo emocionante. Recomendo a leitura.

Thiago662 18/11/2021

Uma versão brasileira do Romance de Tristão e Isolda.
Confesso que tragédias não são muito a minha praia, mas Ariano Suassuna é sensacional. Consegue transitar do cômico a tragédia com a mesma linguagem direta e simples.

Rafa.Dulce 31/03/2022

Versão brasileira de Tristão e Isolda
Ingredientes para uma típica história de amor é que não faltam: amor proibido, ciúmes, paixão e morte. Amei a leitura!

Fernando1152 24/09/2021

Amor ou valor?
Fernando se apaixona por Isaura que sem saber é a noiva de seu tio e único parente, aquele que lhe cuidou quando seus pais morreram.

Agora Fernando e Isaura tem que escolher entre o amor e a promessa, os valores que tornaram eles quem são.

Um livro muito bom, sucinto e sem enrolação.

Aline 18/02/2020

Um amor por esse autor
Sou totalmente suspeita para falar de alguma obra de Ariano... pois o fato de ele valorizar tanto o regional simplesmente me encanta. O que me entristece é não ter conhecido seu trabalho há mais tempo. Esse livro é a versão de Ariano do clássico Tristão e Isolda. Vale muito a pena ser lido mesmo que você já conheça a história, pois Ariano tem todo seu jeitinho de contar uma história.

Stefany* 17/07/2021

Desventuras de um amor impossível.
Baseado em Tristão e Isolda, mas adaptado para a época.
É tão surreal as desventuras sofridas pelo casal aqui quanto na obra original.
Embora aqui não tenha nenhuma 'força sobrenatural' ao qual os mocinhos possam colocar a culpa de suas transgressões, eles tendem a ameniza-las usando um monte de subterfúgios que estão fora de controle e não resolvem nada.
É praticamente impossível para eles não se entregarem a paixão avassaladora que sentem um pelo outro. Mas não devem, como as drásticas consequências dirão.

A leitura flui rápida e te prende do começo ao fim.

Maria Clara Mendes 20/06/2021

~Versão brasileira Herb-~ ?
Ariano Suassuna se inspira na lenda celta Tristão e Isolda da obra de Joseph Bédier para contar a versão brasileira da história.

Não li a história original, mas a de Suassuna ficou muuuuito boa. Não queria largar, ao mesmo tempo que ficava com pena da história acabar.

Fernando e Isaura são dois jovens que se apaixonam perdidamente, mas por causa de um motivo aí são impedidos de viver o seu romance.

É uma tragédia. O desenrolar é muito rápido, mas ao mesmo tempo tanta coisa acontece. Tá cheio de surpresa.

Eu particularmente adorei demais pelo cenário ser o sertão. Muito embora não tenhamos sempre essa referência, a gente acaba capturando algum elemento que nos remete ao interior e seus signos.

A história é daquelas que você não quer largar porque a todo tempo fica querendo saber o que vai acontecer com os personagens. E fica desacreditado quando certas coisas acontecem.

A história é bem rápida. Os capítulos bem curtinhos, mas cheios de informação e profundidade, e além disso tem ilustrações.

Mês de junho é bem simbólico pra gente que é nordestino, né?! Mas Suassuna é sempre uma boa pedida em qualquer época do ano. Deixa a vida fictícia mais animada! ? Vale demaaaais a leitura.

Tiago Eduardo 14/07/2020

Arte visual
O livro merece um destaque pelo trabalho artístico feito. Capa linda, a cada capitulo contém uma pintura abstrata, e todas as páginas possuem uma borda muito bem trabalhada que traz uma lembranca de literatura de cordel.

Diane 25/09/2022

Leitura incrível de um romance trágico!
Fernando é um jovem que mora com seu tio, um homem de negócios importante que dá a ele uma tarefa inusitada: pede para seu sobrinho ir até outra cidade se casar em seu nome, por meio de uma procuração. Por amar e respeitar muito seu tio, o jovem rapaz aceita a tarefa, mas não contava que ao chegar iria se apaixonar por uma bela moça, de nome Isaura. A jovem corresponde aos encantos de Fernando e eles se entregam a paixão, até que descobrem que não podem viver esse romance, já que Isaura é a noiva de seu tio.

"- (...) Depois que meu corpo foi possuído por você, na BArcaça, só não digo que ele está morto porque, quando, por acaso, toco no seu, ele ainda estremece!"

Ler Ariano Suassuna é essencial na vida de qualquer leitor! Suas narrativas contam com o sabor do Nordeste, repletas de críticas sociais e humor ácido. Mas a História do Amor de Fernando e Isaura foge um pouco do tradicional, e Suassuna se arrisca e um romance romântico e ao mesmo tempo trágico, inspirado na lenda medieval Tristão e Isolda, sem se distanciar das raízes da riquíssima fonte nordestina. E que delícia de romance! A cada página, nos é permitido sentir junto com os personagens, a intensidade dos sentimentos que os tomam. Fernando e Isaura se permitem viver por um instante o amor que sentem um pelo outro, mas as circunstâncias transformam esse amor em culpa. É dolorido acompanhar ao mesmo tempo que é belo apreciar a escrita desse autor fantástico!

SamuellVilarr 22/05/2021

A História de Amor de Fernando e Isaura, Ariano Suassuna.
A História de Amor de Fernando e Isaura, de Ariano Suassuna, se trata de um romance inspirado e adaptado da história Tristão e Isolda, a qual na adaptação ele estabelece uma versão com contém raízes nordestinas e típicos dos personagens de Suassuna, porém, essa história não têm muitos aspectos cômicos, na verdade, é um romance que se fosse feito em forma de teatro, poderia ser colocado no gênero trágico. Contudo, esse romance também é, como o próprio autor diz na advertência que contém nessa edição, uma preparação para a escrita do seu grandioso romance, A Pedra do Reino, o qual ele já havia começado a escrever, mas, era sua primeira experiência de escrita de gênero que não seja poesia ou teatro. Entretanto, sobre a história em si, me agradou, não penso que ela seja uma grande história, mas penso que seja uma história bem escrita, apesar de ser simples, também desvela a capacidade do autor de contar.