A Fuga de Sharpe

A Fuga de Sharpe Bernard Cornwell

Resenhas - A Fuga de Sharpe

@solitude_e_books 29/07/2021

Um dos melhores da série !!!!
Se o livro anterior "O ouro de Sharpe" foi o mais fraco da série tenho que dizer que "A fuga de Sharpe" é disparado um dos melhores, aqui Bernard Cornwell introduz Richard Sharpe a Batalha do Buçaco, 1811 a 1812 ao qual as forças militares do general Wellington enfrenta um exército francês muito maior, sendo assim Wellington recua seus comandados portugueses e ingleses, mas o que os franceses vão encontrar com sua progressão é uma terra totalmente devastada e totalmente desprovida do bem maior para suas forças que é o alimento, deixando assim os franceses a mercê da fome e de doenças, minando as forças de seus regimentos.

A fuga de Sharpe é ao meu ver o livro mais distinto da série até então, pois se os demais trás uma narrativa que ao final culmina em uma grande batalha, aqui essa idéia passa longe, pois como o nome do livro sugere boa parte será uma verdadeira fuga e esse foi o grande diferencial, pois o tempo todo o autor com muita maestria nos apresenta a dor e o desespero dos civis que tiveram de deixar suas casas e os que ficaram sofreram mortes horríveis na mão dos novos sitiadores.

Talvez por ser o livro maior da série até então, é visível que o autor trabalhou melhor a narrativa e seus personagens, não só os que já conhecemos mas também os novos que provavelmente continuarão nós próximos livros.

Envolvente e como sempre fascinante, esse é o décimo volume da série, As aventuras de um soldado nas guerras napoleônicas.

Aline 03/02/2021

...
...........................................................

Lybio 17/04/2021

Li 95% desse livro bem rápido, porem, enrolei no final por que tinha chegado o livro 11 da saga pra ler em sequencia hahaha, excelente livro! deu uma animada na série pra mim, que apesar de ter gostando do ultimo livro, não achei tão bom quanto os outros da série.

George 19/10/2023

Vish
Em algumas partes a história fica lenta. Mas, de resto, o livro continua muito bom . Deixa ganchos para o próximo.

Shaftiel 20/05/2013

É bom.
A Fuga de Sharpe descreve mais uma das aventuras do soldado Richard Sharpe, acompanhando as Guerras Napoleônicas. Nessa fase da história, o herói se encontra em Portugal, observando a retirada das tropas inglesas que recuam para Lisboa aos poucos enquanto os franceses liderados pelo general Massena avançam pela terra arrasada deixada pelos inimigos. Sharpe encontra-se em uma situação delicada. Parece perto de perder seu posto a despeito de todo o trabalho em nome do exército e tudo por causa de uma situação absurda que só demonstra as injustiças daqueles a quem serve. Par a piorar, encrenca-se com um grupo perigoso de portugueses.

Esse é um dos bons romances de Sharpe. Não foge do conceito dos outros livros: batalha, par romântico que sumirá em breve, um membro do exército ou grupo aliado com quem Richard arranja encrenca. As batalhas são boas com descrições fiéis e bem equilibradas, entretanto não exibem Bernard Cornwell em sua melhor forma. O livro todo, apesar de divertido, fica muito preso às fórmulas do romance de Sharpe e perde um pouco da emoção que ocorreu em Fuzileiros de Sharpe e a Águia de Sharpe. Não fica ruim. Repito que é divertido, mas ainda considero outros livros como o Último Reino, a série de Artur e O Arqueiro muito melhores.

Madelyne 30/06/2015

Continuo fã
Este é mais um livro das aventuras de Sharpe que me prendeu do inicio ao fim, se fosse comparar com um filme de ação, seria do tipo que vc fica o tempo inteiro tensa aguardando como vai nosso "anti-herói" vai se safar de mais uma enrascada.
Concordo em parte com o autor da outra resenha que a que a formula mantem um padrão, mesclando um romance que dura um livro, atos de bravura suicida, inimigos sanguinários/mercenarios/intolorantes, mas creio que o principal dos livros de Cornwell é criar uma trama que nos prenda, e usar a ficção para relatar fatos históricos, sem flores, narrando em detalhes os horrores passados pelos soldados de ambos os lados dos conflitos.
Minha unica crítica, como fã, acredito piamente que é aos tradutores e editores da Record, pois: O Sharpe que iniciou sua carreiras nas linhas como soldado neste livro teria conhecido e ficado preso com seu atual comandante qdo era sargento, qdo de fato, ele somente tinha a promessa de promoção. Outra confusão é que em certar horas o seu atual batalhão seria de Fuzileiros, e não um batalhão de infantaria, com uma companhia ligeira onde se incorporaram os membros desgarrados da companhia de Sharpe (+/- 20), esta sim pertencente ao Batalhão de Fuzileiros.
Talvez passe desapercebido para quem infelizmente tenha lido os livros espaçados de acordo com boa vontade em publicar das nossas editoras, mas como estou relendo e lendo a partir deste de uma sentada só, fico com raiva qdo vejo este erros.

Douglas.Castro 29/08/2022

Perfeito
Mais um da série de Sharpe, bom demais e de fácil leitura, o autor escreve bem e envolve o leitor, recomendo!!