A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Serpris 06/02/2024

Que livro lindo. Maravilhosamente lindo.
Se eu fosse grifar todas as frases que me marcaram eu teria 350 páginas coloridas de ponta a ponta de amarelo neon.
É com certeza a história mais bonita e reflexiva que já li, e chego a ficar triste de terminar.
Achei inexplicável a sutileza de Muriel, ainda que carregada de sentimento. (É uma autora que vou revisitar)
A Elegância do Ouriço virou imediatamente meu livro favorito no momento em que o abri, e sei que vai ser difícil tirar esse posto dele.

Circus 06/02/2024

Um soco no estômago
Livro inteligente, sarcástico, que te põe pra pensar sobre diversos assuntos e tem um final inesperado, que te dá um soco no estômago.
Um livro que ficará na minha memória com carinho.

Kassia Rique 31/01/2024

Beleza
Um livro bonito, que fala sobre Beleza, amizade e quem sabe um algo a mais.

A leitura em si só começa a fluir do meio p/ fim, quando a curiosidade aperta.

Me prometeram lágrimas, que não rolaram, mas não me arrependo da leitura.

pinkdiamondgirl 29/01/2024

Me deixou reflexões
Esse é um livro complicado, por várias vezes precisei pesquisar palavras e conceitos desconhecidos. No começo foi difícil de entender aonde ele queria chegar, mas com a chegada de Ozu ao prédio, tudo muda. Não vou resumir muito o que acontece porque pra mim a surpresa foi boa (apesar de ter imaginado que era isso que acontecia no fim).
Apesar de complicado, é lindo e inspira muitas reflexões, seja pela mente da Renée ou pela mente de Paloma.
É lindo acompanhar as duas, lindo mesmo. Lindo o poder que uma infligiu na outra, mesmo sem saberem disso.
Apesar de relativamente difícil, a leitura é rápida porque os capítulos são bem curtinhos e vai alternando os pontos de vista, o que torna mais interessante (pelo menos pra mim).
Chorei de soluçar!!! Só isso que eu queria dizer.

Caiof05ghost 29/01/2024

O livro critica a hipocrisia política e traz mensagens que todos devem ouvir, as personagens principais aprendem MUITO com o passar do tempo e dividem todo o conhecimento com nós. É um livro bem completo e intrigante.

Vitor.Lopes 28/01/2024

Profunda e envolvente
Com uma escrita rebuscada e deliciosa, a história se desenvolve com ótimas reflexões filosóficas sobre a vida e seus significados, sobre classe e relacionamentos. Uma leitura fantástica que me deixou chorando por 10 minutos depois de ter acabado.

Pablo Marcelo 27/01/2024

Fantástico
Que grata surpresa esse livro. Roteiro e personagens fantásticos, muito bem desenvolvidos por essa escritora francesa. Vale muito a pena.

Marcianeysa 16/01/2024

Criei muitas expectativas em relação a esse livro, por conta das inúmeras opiniões positivas.
No entanto, achei bem enfadonho em alguns momentos, não alcancei algumas digressões feitas pelos personagens e não consegui sentir a conexão entre eles.
O final realmente é surpreendente e talvez seja a parte mais bonita.

Luiza.Scalzo 14/01/2024

Um dos meus livros favoritos
Novo livro favorito. Um misto de sensações e reflexões, alternando entre uma percepção madura e uma percepção jovem sobre a vida e suas questões.

dearbea 09/01/2024

Primeiro favorito do ano
Que livro bom, amei a experiência de leitura, amei os personagens, achei bem cativantes.
o livro tem 2 narrações mas não dificulta a leitura (pra quem não gosta).
imaginei que seria um livro mais dramático, mas achei leve (apesar da profundidade), nada muito "caramba!" mas me deu boas reflexões, tem um certo humor e me deu curiosidade de saber mais sobre os pensamentos das personagens. recomendo demais!

"a Sra. Michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes."

Thais 07/01/2024

Como descrever a beleza desse livro?
Delicado, inteligente, sensível, doloroso, belo.

Depois desse livro não serei mais a mesma.
Ou serei um tanto mais eu mesma?

LuAsa.vidor 06/01/2024

A surpresa mais feliz que eu tive em muito tempo
Difícil achar palavras para descrever esse livro que, surpreendentemente, se tornou um dos favoritos da minha vida.

Amei passar uns dias no número 7 da Rue de Grenelle, ora na mente da zeladora inteligente e amante de literatura russa que se finge de simples, ora nos pensamentos profundos de uma moradora de 13 anos, uma menina prodígio, que pretende se suicidar.

Esse livro dá conta de tudo: com capítulos curtinhos e bastante fluídos, traz reflexões excelentes, diálogos maravilhosos, muita ironia e a tradução de sentimentos e emoções de forma impecável.

Trata-se de uma obra tão rica que parece inevitável a certeza de deixar escapar reflexões importantes ao longo da leitura, deixando a vontade de reler várias vezes. Amei do início ao fim.