A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Jose372 30/05/2023

LEVE, DESCONTRAÍDO E PROFUNDO
Um livro que tem uma mistura de emoções, feliz, engraçado e triste. Gostei bastante do enredo, os personagens são muito interessantes além das protagonistas.
Particularmente acho muito satisfatório quando os protagonistas são inteligentes e apaixonados por literatura que é o caso desse livro, é engraçado em muitos momentos pois há críticas de forma satírica aos gostos, moda e até mesmo linguagem da burguesia.
Além das críticas e da parte engraçada também há algumas reflexões sobre a vida e varias outras questões, achei a história um pouco lenta e em alguns momentos com uma linguagem um pouco complicada nas em compensação esses são os únicos defeitos que encontrei neste livro. Ainda estou tentando digerir esse final.

Dudu 29/05/2023

Não é uma leitura fácil, principalmente pelo uso de uma linguagem mais erudita e de palavras pouco usuais no cotodiano.
Entretanto, para quem curte, esse fator pode ser um dos atrativos da obra, uma vez que a linguagem serve a um propósito na história, e não apenas para mostrar a capacidade intelectual da autora.

O grande destaque da obra fica por conta da construção das duas personagens principais. São personagens apaixonantes e provocam muitas emoções ao leitor.

A história é mais voltada a demonstração de percepções e pensamentos dessas personagens e, em alguns momentos, a história parecia não possuir um enredo, no sentido de haver um propósito da escrita.

As passagens poéticas e filosóficas compõem grande parte da obra, levando o leitor a "sair" da história em vários momentos.

Infelizmente, achei que o final não fez juz à obra. Mas, em geral, trata-se de um livro marcante, com personagens adoráveis e relevantes reflexões sobre a vida (particularmente as de cunho social).

Lulys 21/05/2023

Pensamentos profundos
A história gira em torno da relação entre três personagens, um deles nos apresentado mais a frente na trama. A autora consegue marcar bem as diferentes vozes dos personagens. Temos uma crítica à sociedade e suas "máscaras". Preparem o lenço para as últimas páginas.

Bianca 09/05/2023

Incrível, perfeito, impecável, maravilhoso e celestial.
Estou completamente apaixonada pela história e seus personagens apaixonantes. Com o coração aquecido por essa obra prima que acabo de ler, venho reforçar que: ?é o agora que importa, construir agora, alguma coisa, a qualquer preço, com todas as nossas forças? escalar passo a passo nosso próprio Everest e fazê-lo de tal modo que cada passo seja um pouco de eternidade. O futuro serve para isso: para construir o presente com verdadeiros projetos de pessoas vivas.?
Renée e Paloma, perseguirei com vocês o sempre do nunca, e toda beleza que há nesse mundo. ?

Samantha.Ferraz 06/05/2023

Livro reflexivo e de leitura agradável. No início não me prendeu tanto, mas foi tornando incrível acompanhar os pensamentos e reflexões de Rene e Paloma. O final foi como levar um soco no estômago.

mimdsz 26/04/2023

Estou despedaçada
Nao lembro quando foi a última vez que li um livro que me tocou tanto quanto esse, me lembrou do porque eu amo tanto a literatura. todos os personagens são perfeitos e muito bem construídos, a história te prende totalmente e a escrita é magnífica!

Aline Sandoli 11/04/2023

Niilismo e filosofia
Indico aos amantes da filosofia e com preferência pela esquerda pois tem muitas citações ao marxismo. Criticas a sociedade burguesa e a hipocrisia da sociedade. Cada capítulo um deleite, leitura fácil mas muito reflexiva. Fiz muitas pausas para absorver o que lia.

Chelly @leiodetudo 31/03/2023

Lindo
Não esperava me emocionar tanto com esse livro. Houve momentos também em que Paloma e Renné me arrancaram gargalhadas. Não há um único capítulo desse livro que não tenha um bela citação, ou como diz Paloma, um pensamento profundo. Irei reler no futuro. Recomendo.

Marcos774 29/03/2023

Reflexivo!
Uma história que me lembra um pouco "O deserto dos tártaros" pois o tempo vai ter uma importância no enredo. Um livro cheio de reflexões, onde, os livros, a música e a arte gangam importância. A maior reflexão que faço desse livro é a questão de não nos permitirmos, por algum motivo, de procurarmos a felicidade. Dessa maneira, talvez por medo ou por algum trauma anterior, nos fechamos em uma concha e não permitimos que encontremos outra forma de sermos felizes, nos amargurando e nos culpando sempre pelos mesmo motivos, que, talvez, nos impeça de enxergar a beleza da vida no outro. Adorei o livro. 5 estrelas.

isa godoi 26/03/2023

Precioso
Comecei esse sem saber muito bem e até com um receio de não gostar ou de não ser fisgada pela história. Me enganei e que bom! Foi uma grata surpresa e com certeza foi uma leitura que me mudou e me marcou, se tornando meu favorito da vida.
Os personagens são tão complexos e reais. É divertido ver que a mudança acontece naqueles q se permitem minimamente viver essas alterações.
A inserção da ideia de fenomenologia rejeitada por Renée, contrariamente, vai se mostrando mais presente em sua vida, a partir das novas relações q se estabelecem e dos novos sentidos que vai atribuindo conforme vai se aceitando e também mudando.
O ambiente criado com pessoas de diferentes classes sociais e as reflexões propostas são sensacionais. Paloma é uma figura única e com grande peso nessa trama, no alto dos seus 12 anos, e com uma capacidade de reflexão e crítica muito além do imaginável, até mesmo para pessoas mais velhas.
Confesso q perdi algumas reflexões sobre arte e tal pq não consegui acompanhar o raciocínio. O bom é q numa releitura esses tópicos podem crescer.
O final me fez chorar e me atravessou de diferentes formas. Episódios pessoais vieram a tona, tornando essa experiência de leitura ainda mais especial, por me marcar emocionalmente e também por apresentar temas e reflexões (como existencialismo) aos quais me identifico atualmente.

lorena 24/03/2023

Uma camélia pode mudar um destino
Demorei muito pra me conectar com esse livro sinceramente. Não conseguia compartilhar dos sentimentos dos personagens e não entendia pra aonde ele queria me levar. Assim, de primeira fazendo parecer só mais um livro em que as protagonistas tem a síndrome de "eu sou muito diferente das outras leio filosofia e faço referências clássicas" o que me irritava um pouco. Mas é muito mais que isso e eu não estava preparada pra imensidão dos sentimentos que Renee carregava. Esse livro fala da fugacidade da vida e de mascararmos nossos sentimentos do verdadeiro eu. E por mais que eu tenha tirado 0,5 estrela por ele ter demorado tanto a se revelar e a mostrar o que realmente queria passar com a leitura. Acho que no final se encaixou perfeitamente com o sentimento de instante da vida da personagem.

a.mafe 24/03/2023

Para quem gosta de converas filosóficas
Demorei um pouco para terminar, mas consegui, as duas personagens principais são maravilhosos, mulheres que tem um posicionamento crítico e curiosidade em saber

Kirla 16/03/2023

Um livro fofinho que dá aquela alegria no coração. Amei os personagens, principalmente o quarteto erudito e simples formado por René, Manuela, Kakuro e Paloma. Uma leitura gostosa e divertida e enrolei um pouco pra acabar pq não queria acabar, queria mais histórias de conspiração desse grupo.
Carla510 16/03/2023minha estante
A escrita da Muriel é linda!!!

Kirla 16/03/2023minha estante
Muito! Admito que chorei na ultima página, pq mesmo tendo passado tudo, foi muito delicado e bonito a forma como a Paloma descreve o que sente.

Carla510 17/03/2023minha estante
Eu também chorei! Não tava esperando por esse final!