A Elegância do Ouriço

A Elegância do Ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Geórgia 18/04/2024

Acho que é quase uma experiência universal pisar acidentalmente em um ouriço num dia qualquer na praia. Tocar em um ouriço sem ferir-se é uma missão delicada, quase impossivel. Muriel Burberry nos faz pensar que as vezes nos comportamos como ouriços. Seja por mecanismo de defesa ou por convenções sociais. Sua protagonista cria espinhos para isolar-se , fingindo uma personalidade servil e rasa que é esperada socialmente para uma servente como ela. Até que alguém desvenda uma forma de encostar nos espinhos sem ferir-se e assim a conhece de verdade.

Maria4343 17/04/2024

5 estrelas merecidas
Que livro belíssimo, logo nos primeiros capítulos me apaixonei pela história e personagens,como esse livro é realista. Falando sobre amizade, casamento,arte, amor,trabalho etc.
Confesso que chorei com o final,eu realmente não estava esperando (nem a personagem imagino) tenho um carinho especial pela frança e Itália, também admito que não conheço todas as obras citadas aqui no livro.
Alguém comentou que a autora foi professora de filosofia, não sei se procede e não irei procurar saber. Mas se for verdade, acho sensato a crítica a trabalhos acadêmicos inúteis,a uma moda fútil e até o jeito bobo e ridículo que as pessoas ricas tratam os mais pobres.
Enfim, leiam o livro , ele com certeza é um dos meus favoritos,fico besta em pensar que demorei meses para ler porque achava a capa feia, por fim acabei apaixonada.

Laís 16/04/2024

Um narrativa triste mas linda
A história de duas pessoas de mundos e idades tão diferentes é impressionante
O desfecho inusitado e triste. Mas a beleza dos acontecimentos nos faz querer mais

belsbooks 12/04/2024

Me abalou
Foi um livro muuuito difícil de pegar pra ler, tem muitas narrativas com base filosófica e sociológica, muitas referências inteligentíssimas que me fizeram sentir burríssima. PORÉM, quando percebi, já estava totalmente interessada na vida dos personagens, o final me pegou desprevenida, minha reação por ele mais ainda porque eu não notei o quão ligada eu me tornei com a história. Acho que é um livro que te cativa silenciosamente, se surripia dentro do seu cérebro sem você bem perceber. Adorei muito.

Rê Lima 11/04/2024

O que eu achei mais interessante nesse livro foi a forma que a autora encontrou de mostrar como uma mudança mínima pode impactar em tantas vidas. No caso desse livro, o evento foi a mudança do Ozu para o prédio.

david andriotto 05/04/2024

Ouriços são bichinhos falsamente indolentes
Venceu a desconfiança inicial. Lê-lo foi um ato de coragem, por assim dizer. Havia escutado todo tipo de comentários sobre este livro, de como era encantador e também difícil de terminar (no sentido ruim mesmo). Concordo com tais apontamentos. O início da obra é confuso e entediante, há poucos pontos que me atraíram. Há, decerto, um ponto de virada na história: para mim, quando a narração ficou mais ordenada e um novo personagem deu as caras, o Senhor Ozu.

No início pensei que seria exatamente como Gente Ansiosa, em que todos os ‘moradores’ tinham voz na narração da história. Não é bem assim por aqui. A zeladora pobre, feia e inteligente Renée e seu duplo muito rico de treze anos, Paloma, são as que têm voz e são muito cativantes. Pelos mais de oitenta capítulos quis tomar uma xícara de chá com elas. É um acalento quase perturbador, de classe principalmente. Que prazer foi ter com estes personagens.

Renato 04/04/2024

Citações
Livres do fardo da decisão e da intenção, navegando em nossos mares interiores, assistimos como se fossem atos de outra pessoa os nossos diversos movimentos e admiramos sua involuntária excelência.

Luciana 01/04/2024

A rotina de uma concierge de um edifício de luxo e alguns moradores. A história começa devagar e melhora depois de um pouco mais da metade.
Traumas, solidão, reflexões e bastante filosofia.

trizisreading 26/03/2024

A Beleza e o Sentido da Existência de "A Elegância do Ouriço"
"A Elegância do Ouriço", de Muriel Barbery, nos convida a acompanhar as vidas de Renée, a concierge discreta e sábia, e Paloma, a jovem inteligente e sensível, que compartilham seus pensamentos mais íntimos por meio de diários. Ambientado em um prédio de luxo em Paris, o romance nos leva a refletir sobre a busca por sentido em um mundo apressado e superficial. Com uma narrativa rica em detalhes e personagens complexos, Barbery nos presenteia com uma obra que nos convida a refletir sobre solidão, amizade, arte e filosofia, revelando a beleza na imperfeição do mundo ao nosso redor.

Leia a resenha completa no meu instagram literário: @trizisreading

Tharcila.Fernandes 22/03/2024

Esse livro foi uma abraço quentinho e depois uma pedrada bem no coração. a escrita da autora foi bem confortável e os personagens uns amores e o final pqp precisava mas ao mesmo tempo doeu muito e o debate que se tem de ter esperança que as coisas melhoram mas como posso ter se eu vivo num mundo que me tira isso e minha essência e o que sobra é só tentando sobreviver e tentando e tentando e tentando mas que não é pra ter pressa que você vai ter o que merece pois você é merecedor assim como qualquer um. li na hora certa.

gablues 20/03/2024

A sinopse me fez ter a expectativa de encontrar aqui um livro cheio de personagens e com uma história bem movimentada; pequeno engano meu. Apesar de ter uma variada quantidade de personagens, a narrativa é bem mais parada do que se imagina. O livro é composto basicamente de divagações acerca da arte e da existência, feitas ora por Paloma, menina de 12 anos que quer se matar, ora por Renée, a concierge de um prédio de pessoas muito ricas.
Achei certas divagações meio pedantes e clichês, essa ode à "alta cultura" me deu muita preguiça. É algo quase cômico ver os personagens se surpreendendo com o fato de Renée ler os clássicos russos, entender sobre música clássica e conseguir apreciar pinturas. Achei essa tentativa de fazer uma crítica a preconceitos de classe extremamente preguiçosa, como se a única forma de arte que te validasse como uma pessoa "culta" e "sublime" fosse a arte legitimada pela elite.
Por falar em classes sociais, é engraçada a maneira que a autora retrata pessoas de esquerda aqui. Logo no primeiro capítulo, nos é apresentado um personagem que é muito rico e fútil, mas que se acha intelectual por ler Marx. Não conheço a autora e sinceramente não me preocupei em pesquisar muito sobre ela, mas acho inegável que há muito de sua opinião política pessoal nesses personagens.

Rafaella.Bisineli 18/03/2024

Tem uma história interessante, mas demorou para chamar a atenção? mas algumas passagens me marcaram.

Mandark 18/03/2024

Tocante...
Termino o livro com a certeza de que preciso e quero relê-lo... Sinto que ainda há tanto para encontrar entre suas páginas.
Meu coração está apertado com a despedida. Renée, Paloma, Manuela, Kakuro... São almas irmãs das quais tenho dificuldade em desapegar. O amadurecimento do entendimento desse livro me surpreendeu. Inicialmente eu me sentia inadequado, como se eu não estivesse à altura de conhecê-lo... Então, de repente, ali estava eu, arrebatado, filosofando e complemente envolvido com suas narradoras e seus pensamentos profundos e suas maneiras de apreender os movimentos do mundo.
Não posso deixar de citar Jean, que surgiu de maneira tão sutil e que tocou tão profundamente meu coração...
Camélias sobre o musgo.
Um livro pra levar para a vida, com novas leituras, só que agora com a consciência da elegância do ouriço desde o primeiro instante.
Beatricets 25/03/2024minha estante
eu amo tanto esse livro! ??

Ross 08/03/2024

Um sempre no nunca
No começo do livro a gente é bombardeado de referencias filosóficas, o que me intimidou um pouco e fez a leitura ficar um pouco lenta, mas antes da metade do livro já estava envolvida demais com Renee.
O livro faz a gente refletir sobre a grandeza dos pequenos momentos.
Depois de uma vida inteira se escondendo em um papel de concierge tapada Renne foi descoberta, a partir de então muitos foram os grandes momentos da sua vida, em um curto espaço de tempo viveu emoções memoráveis, descobriu sua alma gêmea e talvez um possivel amor.

(Leia esse livro com um bloquinho de anotações/marca texto ou post it pq a gente vai tem vontade de grifar muita coisa)

Laura 07/03/2024

No início achei a leitura um pouco maçante e a história confusa, mas insisti e no decorrer dos capítulos Renée e Paloma me cativaram! Há trechos do livro que me encantaram muito, e a mensagem principal que extraio dele é que há encontros na vida que devolvem o sentido de viver quando nós mesmos não o encontramos ?