A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Biblioteca Álvaro Guerra 09/03/2022

Uma crítica a sociedade e um convite ao pensamento, mas em tom humorado, filosófico e repleto de belíssimas palavras. Como diz a própria quarta capa, o livro nos leva a refletir que nenhuma vida vivida a fundo deveria evitar: o tempo e a eternidade, a justiça e a beleza, a arte e o amor.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535911770

lilimonetta 08/03/2022

comecei esse livro no turbilhão de finalização de tcc: abandonei... retomei... abandonei de novo... sentei em uma noite e terminei as últimas 100 páginas de uma vez. fui muitas desde o início da leitura, muita coisa se transformou em mim nos últimos tempos, mas sei que a minha versão de hoje tem vontade de dar 4 estrelas, algumas discussões sobre arte me incomodaram um pouco, outras guardei com carinho.

Yas 28/02/2022

Sensível e maravilhoso
O que eu posso fazer dessa leitura sensível e delicada? Cheia de reflexões transformadoras, com uma crítica social e a eterna busca pelo que movimenta o mundo: acolhimento e afeto. Esse livro é de um liricismo absolutamente FABULOSO. É narrado por duas personagens distintas, mas complementares. É delicado, filosófico em prosa, agradável. Ambientado na minha cidade preferida do mundo, Paris ?, acompanhamos a concierge de um edifício, que não é o que aparenta, e a inteligente filha de um dos moradores. Além das aparências e da busca pelo mundano há muito que você não pode ver - e às vezes um simples ato de sutileza pode mudar tudo.

Gabs 18/02/2022

esse livro é simplesmente impecável! eu amei cada segundo de leitura e saído querendo devorar a literatura russa haha

Karen 14/02/2022

Um bom livro e só
Um bom livro. Inteligente e reflexivo.
Porém chegou tão carregado de adjetivos que esperava mais.
Acabou por não me provocar grande entusiasmo.
"Porque os maus de verdade detestam o mundo inteiro, sem dúvida, mas sobretudo a si mesmos. Vocês não sentem quando alguém tem raiva de si mesmo? Isso leva a pessoa a se tornar morta, embora esteja viva, a anestesiar os maus sentimentos, mas também os bons para não sentir a náusea de ser ela mesma."
Carolina.Gomes 03/08/2022minha estante
Muito incensado e, até agora, p mim, n disse a q veio. ?

Willian.Santos 12/02/2022

Livro com foco em detalhes do cotidiano.
O livro faz um excelente detalhamento de acontecimentos do cotidiano. Não é o tipo de leitura que eu escolheria, mas com certeza há muitas pessoas que gostam do tema.
Quanto à escrita, achei interessante, com riqueza de detalhes e trazendo à tona relevâncias do cotidiano que geralmente passamos despercebidos.

Let 09/02/2022

Leon
Impossível não torcer por este romance e não querer um gato para colocar o nome de Leon. Paloma, uma pré-adolescente que vive em meio a uma família rica e fútil, infelizmente com pensamentos ruins e tristes. Um final inesperado e surpreendente.

Lidiane 06/02/2022

Que livro lindo, parece uma poesia. Dei umas boas risadas, mas chorei muito também. Esse eu super indico!!!

RaíssaSwiatovy 20/01/2022

Poético, profundo e filosófico
Demorei muito para terminar essa leitura, e não me arrependo. Há livros que precisam ser mastigados, engolidos e digeridos, e este é um deles. Não pode ser simplesmente engolido.
É incrível como a vida dos personagens se torna importante, instiga a vontade de saber mais sobre eles e o porquê de serem assim, de pensar como pensam.
E cada capítulo explica isso, traz à tona os demônios e as belas camélias sobre o musgo.
Tanta filosofia, belas reflexões, poesia pura e nua. Personagens verdadeiros, e também, a clandestinidade que todos carregamos em algum momento, ou uma vida toda.
Essa história entregou muito mais do que eu esperava, e no final, me fez triste, porém imensamente feliz.

Amanda 18/01/2022

Impactada. Na verdade, foi uma leitura que me tocou. Não de início imediato.. mas não demorou muito pra mexer com meus sentimentos e pensamentos. A linha tênue em não querer parar de ler mas querer aproveitar cada pagina com a devida atenção.
Amei. Senti muito. E os meus livros preferidos sempre são os que me despertam sentimentos.

Sol Belchior 01/01/2022

Recomendo (e peguem seus lencinhos ?).
"Aí vai, portanto, meu pensamento profundo do dia: a primeira vez que encontro alguém que procura as pessoas e que vê além. Isso pode parecer trivial, mas acho, mesmo assim, que é profundo. Nunca vemos além de nossas certezas e, mais grave ainda, renunciamos ao encontro, apenas encontramos a nós mesmos sem nos reconhecer nesses espelhos permanentes."

#MurielBarbery

Esse livro foi uma das BOAS escolhas feitas em 2021, que transbordaram pra 2022.

Samfer 30/12/2021

Cara, fiquei num nivel extremo de excitação e euforia quando entendi o titulo da obra aparece dentro do enredo. Meu cérebro explodiu. Se vc deseja algo puro, moderno e sempre quis ler algo da literatura francesa eu super recomendo esse livro. A escrita é bem simples. Você se afeiçoa muito facilmente aos 3 personagens. Fiquei abismada e triste com o final em que levo uma frase comigo para todo sempre:"se morrer é não ver mais quem amamos, então morrer é muito triste".

César 21/12/2021

Um ouriço elegante, encantador e um tanto sensato
O livro vai contar a história de duas interessantes moradoras do luxuoso prédio de n° 7 da Rue de Grenelle. A primeira delas é a concierge (zeladora) Renée, que por fora se esforça pra parecer uma pessoa ranzinza e ignorante, mas esconde uma grande sensibilidade para a filosofia, arte e literatura. A segunda, a jovem Paloma, uma menina com inteligência acima da média que se sente muito insatisfeita com o inevitável destino previsível dos adultos, e para escapar dele pretende se suicidar no seu aniversário de treze anos, a não ser que encontre algo que a faça mudar de ideia.

Tudo começa a dar uma movimentada quando se muda para o prédio o sr. Kakuro Ozu, um ricaço japonês que desperta a curiosidade dos demais moradores. Em seu primeiro contato com Renée, ela acaba cometendo um deslize e soltando comentários aparentemente cultos demais para uma zeladora. Ele nota e mais tarde confidencia a Paloma, que também acredita que a sra. Michel não é o que aparenta ser. Então passamos a acompanhar a improvável aproximação desses três personagens tão distintos e ao mesmo tempo um tanto parecidos.

A elegância do ouriço é um livro de uma sensibilidade ímpar. A autora trata de temas delicados com surpreendente leveza e franqueza. O livro possui um humor bastante refinado e aborda também muitas questões sociais, além de debater filosofia, arte, literatura e cultura japonesa.
Sem dúvidas uma das melhores leituras do ano, com o um final inesperado e marcante pra quem lê e provavelmente irá levá-lo pra vida.

RafaCarta 03/12/2021

Surpreendente! Um dos meus livros da vida. Uma
Narrativa inteligentíssima e cheia de surpresas. Confesso quero início foi um pouco difícil, mas depois fluiu muito bem.

Vitória 26/11/2021

Maravilhoso, mas podia ser melhor, faz sentido?
Esse livro me lembrou muito A Insustentável Leveza do Ser, do Milan Kundera, um dos meus livros favoritos desse ano, mas não chegou a ser tão bom assim.
Assim como no livro do Milan, esse traz diversas reflexões interessantes. O livro é narrado por duas personagens femininas, sendo que, enquanto uma já passou dos 50 anos, a outra tem apenas 12. No início, foi maravilhoso acompanhar os pensamentos dessas duas, ver o que elas pensavam sobre a vida, o universo e tudo mais, e como, mesmo com a diferença grande de idade, elas concordavam e se pareciam em diversos aspectos. O problema começou quando a autora esqueceu completamente da história pra ficar só nisso.
Até a página 200 do livro, basicamente nada acontece. E tudo bem, eu entendo que esse não é um livro de plot, que esse não era o objetivo. Mas, quando eu digo que nada aconteceu, é nada mesmo. E aqui aparece a primeira grande diferença em relação ao livro do Milan. Em a Insustentável Leveza do Ser, as reflexões também eram longas, mas o autor sabia muito bem dosar esses momentos e os que desenvolviam o enredo, de forma que tudo ficava bem balanceado, sem se tornar cansativo.
Gostei muito do desfecho do livro, mas ele acabou tendo menos peso pra mim exatamente porque o enredo não foi desenvolvido. Acho que ainda é um livro cinco estrelas, sinto que algumas coisas que li aqui vão se manter na minha mente por muito tempo, mas, ao contrário do livro do Milan, não se tornou um favorito.