A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Lucas 24/09/2023

Brilhante
Um livro recente, mas com cheiro de obra eterna. Ele se constrói muito bonito, mas transcende em algo surpreendente e incrível.

inasantos 20/09/2023

Escrita inteligente e envolvente que permite o leitor se sentir parte da história. Pelo menos foi o meu sentimento.
Comemorei, torci e até chorei com os personagens.
Uma história sobre sentimentos, lugar no mundo e diferenças.

isabelhias 16/09/2023

Surpresa positiva!
Não conhecia a autora e foi uma surpresa maravilhosa. O enredo é cadenciado, não tenta impressionar sendo piegas mas consegue arrebatar para uma leitura fluída e muito prazerosa. A construção dos personagens é muito interessante.

ac_rodrigos 12/09/2023

Esse livro fez minha alma ficar em silêncio por 30 segundos
Confesso que no começo eu não vi nada demais, inclusive enrolei pra ler, depois eu me obriguei a terminar ele, então me tornei uma espectadora silenciosa dentro da história, então tudo fez sentido, viver uma máscara de vida não é viver, podem existir camélias onde menos imaginámos, que podem mudar nossa visão do mundo e de si mesma e talvez seja isso a vida: muito desespero, mas também alguns
momentos de beleza em que o tempo não é mais o mesmo.

Marcinha 09/09/2023

A elegância do ouriço
Um livro difícil de ler que permeia por muitos sentimentos. Nele temos alguns personagens secundários e 3 principais que moram em um edifício chic em Paris. Temos uma concierge que finge ser burra e ignorarante, porém é muito inteligente e observadora, uma jovem de 12 anos com uma inteligência fora do comum para idade e um senhor japonês. E a vida desses três personagens se cruzam em um dado momento. Mas o que mais me chamou atenção nessa história é a narrativa da concierge que fala da vida, os sentimentos, o comportamento das classes de pessoas. Ela fala de uma maneira muito filosofica e confesso que me perdi em algumas de seus pensamentos e também nos pensamentos profundos de Paloma a jovem de 12 anos. Achei o final bem corrido, por isso não dei 5 estrelas, poderia ter feito mais sentido. Achei muito mais ou menos para uma narrativa tão profunda sobre a vida e sobre pessoas, sobre amor. Mas isso não tira o brilho da história.

brilhinho 04/09/2023

A elegância do ouriço.
Que livro apaixonante. cada letra, cada espaço e cada vírgula dessa leitura conseguiu me alcançar até quando eu achei que não era possível. que sensibilidade na escrita equilibrada a uma objetividade e criticidade surreais.
que bom ver da vida através do texto de Muriel Barbery. que triste teria sido se eu passasse o resto da minha sem entender que uma camélia pode mudar o destino.
simplesmente perfeito!

Marina 27/08/2023

Um final bem inusitado
Sem spoiler, mas o final realmente foi algo que não esperava e me emocionou. Um livro que intercala a vivência e pensamento de duas personagens distintas, Reneè a zeladora um prédio de ricos e Paloma, uma menina de doze anos insatisfeita com seu mundo.
Algumas partes confesso que achei um pouco arrastado, mas tem um conteúdo bem detalhado e bem filosófico que pode não ser tão rápido de ler. O romance também traz um toque de ironia e deboche que deixa mais leve a história.
Com certeza recomendaria o livro ?
Um dos trechos que marquei:
"Mas, se tememos o amanhã, é, porque não sabemos construir o presente e, quando não sabemos construir o presente, contamos que amanhã saberemos e nos ferramos, porque amanhã acaba sempre por se tornar hoje, não é mesmo?"

Juliana 22/08/2023

Perspicaz !
Um livro cheio de observações sociais interessantíssimas e feitas por uma protagonista cativante. Não é uma leitura tão fluída, mas muito envolvente.

Está na minha lista de preferidos do ano.
Recomendo!

Raissa Carolina 21/08/2023

Sensível e muito inteligente
A história é cheia de referências a outros livros, filmes, filósofos e arte. A gente vai lendo querendo conhecer um pouco sobre tudo o que falam, querendo tomar chá de Jasmim e experimentar os doces de Manuela. É bonito ver como encontros incríveis podem acontecer quando vemos além (ou exatamente) quem as pessoas são!

lia44aa 18/08/2023

Resenha "A elegância do ouriço"
"Você vive, você morre, são consequências.
Viver, morrer: são apenas consequências daquilo que se construiu."

Que livro fantástico, confesso que achei uma leitura que precisa de atenção mas me surpreendeu. No começo eu não dei muito pelo livro e no final sai chorando. Sensacional, simplesmente magnífico. Que livro bom, irônico na medida certa, engraçado e emocionante.

annikav.a 08/08/2023

Por você, a partir de hoje, perseguirei a beleza do mundo
Extremamente reflexivo (portanto as vezes chato de se acompanhar, pois o mundo interno de um nem sempre ressoará com o mundo interno de outro - na verdade dificilmente o fará completamente), por vezes engraçado, mas sempre esmagador em relação aos comentários sobre classe, arte, o Belo, o tempo, a mediocridade, o sentido da vida e das conexões, mesmo que breves, que fazemos pelo caminho.

Maria.Luiza 07/08/2023

Sem preconceitos
Esse livro que já faz tanto sucesso nas redes sociais me deixou com preguiça de ler lo. Quando o comprei no sebo foi por pura curiosidade. O que todo mundo vê? Será que é bom mesmo? Será que merece todo esse barulho. Em um mundo cheio de livros rasos e vazios, a autora traz profundidade com uma leve tradução do que é viver , amar e ser compreendido. Se tem dúvidas como eu: leia.

Keully.Faro 05/08/2023

Elegante
Ouriço um bicho elegante cheio de espinhos, que se defende o tempo todo e não mostra o seu interior, por quê? Teme a felicidade?

Não importa a hierarquia, o prazer em emergir tal blasfêmia para o outro é de extrema acidez e assim a sociedade vive em sua estrutura arquitetônica recheada de poder, esmagando os que acreditam serem inferiores e se esquecem que o nível superior está além, o maior poder é a capacidade de compreender, respeitar e enxergar o que ninguém mais vê.

"O que importa, não é morrer, é o que se está fazendo no momento de morrer".

Quando se descobre que está pronto para amar!