A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Albeli 15/09/2020

O Melhor Livro Lido em 2020
Demorei muito para levar a leitura adiante e acredito que foi uma falha minha. Falta de realmente me dedicar a grandiosidade que é esse livro. Ambientado na França "A Elegância do Ouriço" traz como protagonista a concierge Renée que trabalha em um prédio elegante e de pessoas que se consideram ricas no quesito dinheiro, porém pobres em empatia e conhecimento. Além de uma trama muito interessante traz muitas indicações de músicas e filmes. É um livro maravilhoso e recomendo a todos que o leiam!

Fabiana.Amorim 02/03/2019

Sempre no nunca
Esse livro foi uma das coisas mais lindas e tocantes que já li na vida.

A arte perfuma nosso espírito infectado pela sujeira da realidade. A vida é uma incerteza, é uma surpresa nem sempre boa. Quando a tristeza e as frustrações diárias se tornam um fardo pesado demais para carregar, tem-se o belo que nos resgata. Essa mão que afaga a alma e enxuga as lágrimas do coração.

A nossa capacidade de se regozijar com a beleza é o nosso bônus por viver.

Um livro desses faz a vida valer a pena. E dou graças por ser sensível ao alumbramento da página bem escrita, da história bem contada, comovente que conforta como um abraço sincero.

Ri, chorei e me emocionei. Este, sim, uma verdadeira obra prima da literatura moderna. Pensei estar diante de um conto de fadas intelectual. Renée como uma Cinderela culta , ainda que oculta aos olhos do mundo que não enxergam a essência de ninguém.

Num quartinho modesto de concierge de um prédio de ricos parisienses, reúnem-se quatro deliciosos e inusitados personagens para um chá da tarde com madeleines. Entre uma troca de lixo e divagações artísticas e filosóficas, passa-se a história.

O objetivo do artístico se cumpriu.
André Vedder 03/03/2019minha estante
Que bela resenha!

Fabiana.Amorim 03/03/2019minha estante
Ahh obrigada ????

Fabiana.Amorim 03/03/2019minha estante
Ahhh obrigada :-)

Wagner Rezende 10/03/2019minha estante
Terminei a leitura desse livro hoje (10/03/2019) e estou impressionado. Concordo com vc, esse livro foi uma das coisas mais lindas e tocantes que já li na vida. Está entre os meus livros favoritos. Parabéns pela resenha, ficou ótima.

Fabiana.Amorim 11/03/2019minha estante
Muito obrigada ?

Silvia.Alves 19/03/2019minha estante
"Enganei-me quanto ao conto de fadas. O fim me apunhalou pelas costas. Senti-me traída em meus desejos. Mas eu deveria ter aprendido que a arte é a emoção sem o desejo. Mas viver é desejar sempre no meio dos nuncas."
Fabiana, vc descreveu meus sentimentos ao finalizar o livro... Foi exatamente isto. Muito lindo este livro!

Sammy 24/10/2020

Ótima pedida para qualquer tipo de leitor

Divertido e leve, é um livro para começar ou terminar o dia.

Os quatro personagens principais são aquelas pessoas que você desejaria conhecer nessa curta vida.

Os pensamentos e as ironias de Renée são um deleite na bagunça de discursos dos tempos atuais.

Marcelon 29/10/2020

Um livro pra te deixar confortável com você mesmo
Com tudo o que tá rolando em 2020, esse livro vem numa hora perfeita pra refazer (ou encorajar) as pazes consigo mesmo e com o ato de se perder em seus pensamentos. Via de regra eu quase sempre os evito. Me ponho em atividade constante e tenho perdido as oportunidades pra fazer os meus próprios pensamentos profundos. A relação que a gente possui com nossos traumas, nosso passado, merece muita reflexão. Do contrários seremos sempre prisioneiros do tempo.

Leia, mas prepare-se pra ver o chão correr dos seus pés.

jel 19/10/2020

A elegância do ouriço
Pretensioso.

Alice Braga 14/05/2021

Sem palavras para descrever, ainda de ressaca digerindo os acontecimentos do livro. Gostei bastante, tiramos muitas lições com a leitura que para mim foi leve e envolvente.

JuRenault 21/03/2021

Acompanhar a vida de uma concierge em um prédio de luxo parisiense. Só por essa breve frase já forma-se um quê de curiosidade e uma pontinha de vontade. Mais, ao se embrenhar nesse universo, tudo fica mais gostoso.
E que livro.
É até difícil expressar em palavras. Tocante, sensível, belo, espontâneo, natural, poderia ficar adjetivando, mas mesmo assim não encontraria todos os adjetivos para descrever essa primazia.
É uma delícia, não dá vontade de acabar, e ao acabar, a vontade e de recomeçar, e voltar no tempo.
Vontade de voar à Paris, e tomar um chá com Renée e Manuela, jantar com senhor Ozu, escutar música com Paloma.
É um livro sobre a vida em muitos de seus amplos sentidos e visões, e o resultado final disso tudo, é uma sinfonia belíssima, um deleite para a alma.
Indico muito a leitura.

Debora.Tassis 04/12/2022

Simples e complexo
Livro com um tema simples e tão complexo como a vida e com final surpreendente e emocionante. Vale muito a leitura!

Kelly Martinez 22/07/2020

E no final de tudo...
A vida é injusta! Viva e sinta plenamente! Esse é o recado no final das contas.
nandaassis 22/07/2020minha estante
Amei esse livro!!

FlAvia1463 05/11/2020

Forte e profundo
Um livro que nos faz repensar na vida. Especialmente do meio para o final, a história engrena e não dá mais para largar. É forte e emocionante! O final me deixou emocianada. Sem dúvida, um dos melhores livros que li neste ano.

Larissa 27/02/2023

"Ela tem a elegância de um ouriço..."
"Viver, se alimentar, se reproduzir, realizar a tarefa para a qual nascemos e morrer: isso não tem nenhum sentido, é verdade, mas é assim que as coisas são. Essa arrogância dos homens de pensar que podem forçar a natureza, escapar de seu destino de pequenas coisas biológicas... e essa cegueira que têm para a crueldade ou a violência de suas próprias maneiras de viver, de amar, de se reproduzir e de fazer a guerra a seus semelhantes... Acho que só há uma coisa para fazer: encontrar a tarefa para a qual nascemos e realizá-la o melhor possível, com todas as nossas forças, sem complicar as coisas e sem acreditar que há um lado divino na nossa natureza animal. Só assim é que teremos a sensação de estar fazendo algo construtivo no
momento em que a morte nos pegar. A liberdade, a decisão, a vontade, tudo isso são quimeras. Acreditamos que podemos fazer mel sem partilhar o destino das abelhas; mas nós também não somos mais que pobres abelhas fadadas a cumprir sua tarefa e depois morrer."

Egídio Pizarro 03/02/2012

Sinceramente, não gostei. Na minha visão, vi 2 narradoras "se achando" demais por serem muito cultas e, por isso, achando todo o mundo à sua volta mesquinho e fútil demais.

O momento que Renée revela sua angústia não me aliviou essa ideia. Acabei a leitura achando o final por demais depressivo.

Isabella 04/09/2021

Tempo que não lia um livro com um fim tão emocionante, daqueles que a gente termina debulhando em lágrimas! Impressionante ver como a história dos personagens principais vão se entremeando e se conectando de uma maneira surpreendente.
Uma crítica profunda sobre o verdadeiro significado da vida. Amei amei!

cris.leal 15/09/2017

Ótimo!
Renée e Paloma são as protagonistas desse romance filosófico, escrito por Muriel Barbery: 'A Elegância do Ouriço'. Elas são moradoras de um luxuoso prédio em Paris. Renée tem 54 anos e é a zeladora do palacete. Para os patrões, ela não passa de uma velhota sisuda, mas, na realidade, é uma senhora solitária, de alma elegante e muito culta. Paloma possui inteligência e sensibilidade aguçadas. Ela tem 12 anos e é a filha deslocada de uma família burguesa. É fascinante ler as observações da menina sobre o mundo, e a relação dela com a zeladora. É uma leitura gostosa, recheada de ironias inteligentes e personagens interessantes.

site: http://www.newsdacris.com.br/2011/06/eu-li-elegancia-do-ourico.html

Aline no mundo das maravilhas 26/07/2021

A camélia sobre o musgo
Esse livro é lindo, poético e toca o coração.
A trama começa com Renée, a concierge do edifício. Ela é inteligente e culta, mas se mascara de ignorante para que ninguém tenha acesso a ela ( até porque, a maioria dos moradores são de pessoas esnobes e fúteis).
Ao longo da história, um novo morador chega e bagunça toda essa máscara da concierge.
Um linda amizade surge entre Renée, o morador e uma garotinha pra lá de especial.
Juntos a vida começa a ter mais cor e as camadas de proteção vão se esvaindo, sendo preenchidas por novos sentimentos.