A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Vitor.Lopes 28/01/2024

Profunda e envolvente
Com uma escrita rebuscada e deliciosa, a história se desenvolve com ótimas reflexões filosóficas sobre a vida e seus significados, sobre classe e relacionamentos. Uma leitura fantástica que me deixou chorando por 10 minutos depois de ter acabado.

Pablo Marcelo 27/01/2024

Fantástico
Que grata surpresa esse livro. Roteiro e personagens fantásticos, muito bem desenvolvidos por essa escritora francesa. Vale muito a pena.

Marcianeysa 16/01/2024

Criei muitas expectativas em relação a esse livro, por conta das inúmeras opiniões positivas.
No entanto, achei bem enfadonho em alguns momentos, não alcancei algumas digressões feitas pelos personagens e não consegui sentir a conexão entre eles.
O final realmente é surpreendente e talvez seja a parte mais bonita.

Luiza.Scalzo 14/01/2024

Um dos meus livros favoritos
Novo livro favorito. Um misto de sensações e reflexões, alternando entre uma percepção madura e uma percepção jovem sobre a vida e suas questões.

dearbea 09/01/2024

Primeiro favorito do ano
Que livro bom, amei a experiência de leitura, amei os personagens, achei bem cativantes.
o livro tem 2 narrações mas não dificulta a leitura (pra quem não gosta).
imaginei que seria um livro mais dramático, mas achei leve (apesar da profundidade), nada muito "caramba!" mas me deu boas reflexões, tem um certo humor e me deu curiosidade de saber mais sobre os pensamentos das personagens. recomendo demais!

"a Sra. Michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes."

Thais 07/01/2024

Como descrever a beleza desse livro?
Delicado, inteligente, sensível, doloroso, belo.

Depois desse livro não serei mais a mesma.
Ou serei um tanto mais eu mesma?

LuAsa.vidor 06/01/2024

A surpresa mais feliz que eu tive em muito tempo
Difícil achar palavras para descrever esse livro que, surpreendentemente, se tornou um dos favoritos da minha vida.

Amei passar uns dias no número 7 da Rue de Grenelle, ora na mente da zeladora inteligente e amante de literatura russa que se finge de simples, ora nos pensamentos profundos de uma moradora de 13 anos, uma menina prodígio, que pretende se suicidar.

Esse livro dá conta de tudo: com capítulos curtinhos e bastante fluídos, traz reflexões excelentes, diálogos maravilhosos, muita ironia e a tradução de sentimentos e emoções de forma impecável.

Trata-se de uma obra tão rica que parece inevitável a certeza de deixar escapar reflexões importantes ao longo da leitura, deixando a vontade de reler várias vezes. Amei do início ao fim.

júlia 02/01/2024

Lindo
Pra quem não gosta, o livro é meio lento, mas tem personagens únicos e um final muito emocionante. O livro inteiro tem passagens lindas!

LAvia 01/01/2024

A elegância do ouriço
Várias histórias de vida que acontecem nunca elegante prédio de Paris.
De início lento e até cansativo e final surpreendente.
Uma zeladora culta e de bom gosto que se faz passar por uma pessoa sem cultura, quer ser invisível, a vida a levou a isso.
Uma adolescente que planeja a morte e encontra o sentido da vida e o amor justamente com a zeladora.
Histórias de amor, amizade, recomeço e possibilidades .

"Pela primeira vez na vida senti o significado da palavra nunca. Bem é terrível. A gente pronúncia essa palavra cem vezes por dia, mas não sabe o que diz antes de ter sido confrontado com um verdadeiro nunca mais. Afinal, sempre temos a ilusão de que controlamos o que acontece; nada nos parece definitivo....Mas, quando morre alguém de quem gostamos...então posso dizer que sentimos o que significa e que dói muito, muito, muito. É como um fogo de artifício que se apaga de repente e tudo fica negro."

Eliane406 01/01/2024

As aparências são superficiais
?Quando mudei para Americana, fiz algo novo, morar em um apartamento, por 4 anos vivi essa experiência, depois de passar a vida morando em casas. Há uma diferença drástica entre ambientes, por que morar em apartamento exige uma resignação à um novo sistema, é um recorte de uma sociedade dentro de outra sociedade, as pessoas devem conviver com as regras, com o bom senso e com a quietude que o ambiente necessita, mas além disso é uma comunidade onde as pessoas podem se dar muito bem, se ajudar ou ser ao ter muitos conflitos.

Assim a narrativa de Barbery mostra essa divisão das camadas sociais, como os prédios que são caixas que acomodam as pessoas e seus diversos sentimentos, em a elegância do ouriço mostra a sátira da vida condominal, nesse caso em um prédio da alta elite da França. Onde casulos de sobrevivência bem arquitetados em camadas guardam as diferenças de classes, contadas pelos olhos daqueles que habitam esse ambiente, de forma filosófica e intuitiva.

Há uma sensibilidade em mostrar que a aparência nem sempre guarda uma beleza interior e que a vida deve ser apreciada em seus valores mais sublimes e simples.

?"A sra.Michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivado de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolente, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes"(pág.152)

eduarda batista 29/12/2023

Uma camélia pode mudar o destino
?Onde se encontra a beleza? Nas grandes coisas que, como as outras, estão condenadas a morrer, ou nas pequenas que, sem nada pretender, sabem incrustar no instante uma preciosa pedrinha de infinito??

?Que faz a Arte por nós? Ela dá forma e torna visíveis nossas emoções, e, ao fazê-lo, apõe o selo de eternidade presente em todas as obras que, por uma forma particular, sabem encarnar a universalidade dos afetos humanos.?

?É preciso que alguma coisa acabe, é preciso que alguma coisa comece.?

??podemos ser amigos. E até tudo que desejarmos.?

Matheus Duarte 26/12/2023

Demorei a engatar na leitura mas acho que lá pela metade não consegui parar mais.
Ler pausadamente e absorvendo aquelas reflexões acabou fazendo dele algo bem gostoso de ter por perto.
Confesso que fui surpreendido com o final e não esperava ter que lidar com esse gosto amargo.
Foram diversos trechos marcados e quero revisitar essa obra posteriormente.
As reflexões de Paloma, a possível suicida e incendiária, são a melhor parte do romance.

"O que experimento, agora que a dor continua mas já não me impede de andar ou falar, é uma sensação de impotência e absurdo totais. Então, é assim? De repente, todos os possíveis se apagam? Uma vida cheia de projetos, de conversas apenas começadas, de desejos nem sequer realizados, apaga-se num segundo e não tem mais nada que fazer, não se pode voltar atrás?

Pela primeira vez na vida senti o significado da palavra NUNCA. Bem, é terrível. A gente pronúncia essa palavra cem vezes por dia, mas não sabe o que diz antes de ter sido confrontado com um verdadeiro 'nunca mais'. Afinal, sempre temos a ilusão de que controlamos o que acontece; nada nos parece definitivo. [...]

Mas, quando morre alguém de quem gostamos ... então posso dizer que sentimos o que isso significa e que dói muito, muito, muito. É como um fogo de artifício que se apaga de repente e tudo fica negro. Sinto-me só, doente, com dor no coração, e cada movimento me custa esforços colossais"