A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Luísa Lui 29/07/2023

"Então é assim? De repente, todos os possíveis se apagam?"
Eu estava esperando muito deste livro e foi tão bom não ter minhas expectativas frustradas...Estou meio desorientada pela elegância do ouriço e a vontade é transcrever os tantos excertos que grifei e com os quais me emocionei. Resta aqui meu espanto e minha admiração pela capacidade da autora de construir enredos, personagens densos, beirar à insanidade em suas descrições existencialistas, mas sobre tudo, aguçar a emoção a ponto de pensarmos que linda loucura habitar no consciente de duas mulheres tão distintas e que, cada uma a sua maneira, nos trazem as verdades cruas sobre a vida. Não importam as hierarquias, o dinheiro, credo...o ser humano é genial em fantasiar sua superioridade por meio desses artifícios, para tentar se livrar do desespero que é entender a complexidade (e a futilidade, por que não?!) da existência e mascarar a verdade dolorida de que nada tem sentido. Favoritado. Favoritado mil vezes.
Luísa Lui 29/07/2023minha estante
sobretudo*

Patrick.Swayze 28/07/2023

Amei
Experiência incrível, tive que ler com bastante atenção, mas amei cada página. O final me surpreendeu, mas fez muito sentido no contexto de beleza que a obra apresenta. Super recomendo.

iris136 27/07/2023

OQUE?? QUE FINAL FOI ESSE?
como que é possivel um livro me fazer sentir tudo?
me fazer entender cada coisa e detalhe da cabeça dessas duas personagens tao diferentes?
ele virou um dos meus preferidos e sinto q depois desse o ultimo q eu li nem merecia uma nota tao alta.

Andreia410 22/07/2023

Sensivel
Achei uma escrita sensível e profunda. Renne, uma mulher culta oculta no.papel da concierge. Paloma, uma menina inteligente com raciocínio rápido e mordaz.Kakuro que chega para mudar tudo, que enxerga o que ninguém foi capaz de ver. Kakuro que liberta a verdadeira Renne.

Yasmin1673 22/07/2023

Belo e triste
Eu não esperava esse final. E posso dizer que talvez seja o livro mais bonito e triste que eu pude ler.

Laryssa.Luna 17/07/2023

No início tive um pouco de dificuldade de ler, para mim é um livro que precisa de bastante atenção mas é um livro bem interessante.

"Re" 16/07/2023

?Leveza e profundidade ?
Leveza e profundidade são as palavras que definem muito bem o que esta narrativa irá nos apresentar. A história percorre caminhos já conhecidos, porém com um toque de autenticidade, principalmente no que diz respeito aos seus personagens. Sugeriro fortemente a leitura, no entanto já deixo avisado que ninguém está preparado para o desfecho.

@livrospretonobranco 10/07/2023

Impactada.
Ainda com um bocado para absorver desse livro, em especial considerando a forma como ele terminou.

Mas apesar de ser um livro arrodeado de tristezas, é também uma história de personagens multifacetados. Inteligente, bem escrito e um lindo convite à reflexão.

Apaixonada; mas também indignada com o final. quem sabe, daqui a um ano, superadas as últimas páginas eu não consiga ver apenas a beleza da coisa.

o sempre no nunca.

#mli2023

Veri 10/07/2023

Filosofando
Para falar a verdade, comecei a gostar do livro só depois que o Sr. Ozu apareceu. Até lá a Reneé (a concierge) e a Paloma (a menina) me pareceram personagens chatérrimas, arrogantes e metidas a besta (detesto gente que se acha melhor que os outros).

Também toda a Filosofia (com F mesmo) enfiada em páginas e mais páginas, achei maçante.

Ainda assim, depois do aparecimento do Sr. Ozu o livro tomou outra dinâmica e leveza.

E ainda não consegui me recuperar do plot twist do final?

luuanaca 07/07/2023

A elegância do ouriço
"Porque uma camélia pode mudar o destino."
"Repito-lhe uma última vez, na esperança de que agora não se estrangule com sushis de trinta euros cada um, diga-se de passagem, e que exigem um pouco mais de delicadeza na ingestão: você não é sua irmã, podemos ser amigos. E até mesmo tudo o que desejarmos."
"Não tenha medo, Renée, não me suicidarei e não queimarei nada de nada. Pois, por você, de agora em diante perseguirei os sempre no nunca. A beleza neste mundo."

Renée, sua alma gêmea, Paloma.
Renée, seu amigo improvável, Kakuro Ozu.
Renée, sua única amiga, Manuela.
Renée, seu gato gordo, Leon.
Renée, sua alma desabrochou, Renée.

Laura Neves 01/07/2023

Romance filosófico, porém leve e divertido.
Com narrativa bastante abstrata e sinuosa, mas cheia de leveza, o que compensa toda a filosofia e torna a leitura mais fluida, A elegância do ouriço conduz seus personagens e seus leitores às questões que nenhuma vida vivida a fundo deveria evitar: o tempo e a eternidade, a justiça e a beleza, a arte e o amor.

"Aonde você vai Sam?" 29/06/2023

O mundo de Sofia para adultos
Não que o livro infanto-juvenil clássico do Jostein Gaarder sobre filosofia não sirva tambem para adultos.
Ainda mais se considerarmos o quão burra é a adultez do mundo, o quão carente de filosofia somos...

Mas A elegância do ouriço é para quem não parou de pensar desde que leu as aventuras e descobertas da Sofia Amundsen, prima-irmã-ancestral dessas Paloma Josse e Renée Michel daqui.

Um bom romance como os que mais são.
Com a elegância da filosofia como a têm poucos!

Vívian 23/06/2023

Não conhecia a autora. O livro é divertido, mas demorou um pouco para engrenar. O final surpreende.

Guilherme k 22/06/2023

Um estilo bem diferente, não é uma leitura fácil mas é um livro muito bom?o final foi uma surpresa.

mfnpr 17/06/2023

Breves considerações
Me encantei pela escrita da autora. É de uma leveza e simplicidade daquelas de um dia bom, de rotina, suave. Mas a beleza nos detalhes é tanta! E isso é justamente uma das reflexões que a escritora traz enquanto conta parte da história e dramas de Renée, a concièrge (zeladora do prédio), e Paloma Jesse. O caminho de ambas se entrelaça com a vinda de um novo morador, sr. Kakuro Ozu. As personagens são apaixonantes!
Também a estrutura do livro é maravilhosa. A autora faz com que as personagens escrevam a própria história em pequenos fragmentos (2, 3 páginas).
Pra quem gosta de filosofia, literatura russa, cultura japonesa e pinturas, o livro traz algumas referências enquanto desenvolve a narrativa.

Refleti, ri, chorei. A vida é movimento. A Arte, o que há de eterno dentro dos sucessivos "nunca mais" que é o viver. E uma camélia pode mudar o destino.

"A elegância do ouriço", de Muriel Barbery, é uma obra de uma sensibilidade, inteligência, crítica e *elegância* ímpares.
Amei!