Independência ou MORTOS

Resenhas - Independência ou Mortos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vittor 04/05/2021

Ótimo quadrinho
Muito bom para passar o tempo, história muito criativa, com artes incríveis, deveria ter mais reconhecimento nacional, recomendo a todos.

Tales Martinelli 19/07/2020

Bom passa tempo!
Um quadrinho muito criativo e interessante! Tendo várias sacadas e referências históricas contadas de uma forma totalmente original, envolvendo um ataque de zumbis em conjunto com a independência do Brasil!
Talita.Martinelli 22/07/2020minha estante
Hahahah adorei, quero ler

Tales Martinelli 22/07/2020minha estante
Hahahaha vou te passar!

Vinicius 14/09/2012

Uma coisa rara de ser ver hoje em dia
Sou a favor de que trabalhos bem feitos devem ser reconhecidos. Então fica aqui o meu reconhecimento e recomendação:

Fiquei simplesmente impressionado com a qualidade desta graphic novel.
Há tempos que eu não me divertia tanto com uma HQ. Me fez relembrar os bons tempos de quando comecei a ler HQs. A historia foi muito bem formulada e as ilustrações estão de tirar o folego. O Harald fez um trabalho incrivel e acertou em cheio nos detalhes e texturas utilizadas para criar o cenário desta historia sensacional.

Este livro é algo que realmente da gosto de ler, feito por pessoas apaixonadas pelo que fazem e que merece respeito!

Se voce é fã do Nercast como eu, irá aproveitar ainda mais.

Flávio Ed 15/09/2012minha estante
Concordo plenamente !!! A HQ não deve em nada para os gringos, além de toda a qualidade técnica da produção, a história ficou muito bem escrita, muito gostosa de se ler. Não consegui largar antes do fim !!!
Quando terminei fiquei com aquele gosto de quero mais !!

Márcio Luís 29/09/2012minha estante
Long life to Nerdcast!
May the Force be with you! :)

Renan 24/04/2021

Miolos, samba e pastel de Belém
Me diverti bastante lendo esse quadrinho que retrata a vinda da família imperial portuguesa ao Brasil num contexto de infeção zumbi. Os quadrinhos são bem desenhados e várias cenas épicas. Particularmente gostei de ler esse quadrinho por ser bem diferente dos livros que ando lendo atualmente. De certo modo foi uma oxigenação na minha leitura.

Afonso 01/08/2022

Uma obra inesquecível!!!!
Com um design diferenciado, história de prender o fôlego e referências aos montes.
Uma HQ com temática muito legal e se você é fã do Nerdcast vai ver a alma dos programas nos diálogos e desenhos.
Todas homenagens ao grande Harald Stricker que recentemente nos deixou, mas sua obra e legado ficaram para sempre.
Pra quem curte história com pitadas de ficção e uma obra diferente, essa é para você !!!!

Caroline 06/11/2012

Bela arte, mas não me cativou
A onda qualquer coisa + zumbis pegou. Confesso que eu mesma sou aficionada pelo tema desde o filme Extermínio (28 Days Later), porém a HQ de Abu Fobiya e Harald Stricker não me convenceu muito, ou talvez eu tenha sofrido do mal da expectativa, afinal, eu esperava mais depois de Branca dos Mortos e os Sete Zumbis.
Eu sei que 160 páginas é pouco para 15 anos de história e tantas personagens, aliás, não são tantas personagens assim. Parece-me que muitas figuras que poderiam ser bem aproveitadas ficaram no meio do caminho. Outras personificavam toda uma classe, por exemplo, Leopoldina, que resume praticamente todas as figuras femininas (claro que tem a Rainha Louca e Carlota, mas todo o resto virou Léo), ou mesmo Tigre que representa todos os escravos e demais brasileiros.
Isso é totalmente aceitável, visto que seria impossível desenvolver um número maior de personagens.
O Time D. Pedro composto basicamente por quatro pessoas contra hordas e mais hordas de zumbis é outra coisa difícil de aceitar.
Mas, apesar disso, as ilustrações são excelentes e o cuidado que tiveram com a edição é impressionante, o que agrega um grande valor ao trabalho.
fabioyabu 08/11/2012minha estante
Obrigado pela crítica pontual e construtiva, Caroline! Saiba que isso me ajuda demais a querer ser um escritor cada vez melhor. :)
Engraçado, esse livro eu escrevi antes de Branca dos Mortos. Mas a pegada é bem diferente, mesmo. :)
Bjs!

Tay 28/04/2016minha estante
Caroline,
Eu ia fazer uma resenha, mas a sua resume bem a minha opinião. Eu sou apaixonada pela forma que o Yabu escreve e por isso achei que a história deixou muito a desejar, mas o trabalho do Harald é um absurdo, espetacular e preencheu bem as lacunas de enredo, aquela sensação de que havia mais coisas a serem ditas, o que fez o Independências merecer um lugar de ostentação na prateleira.

Ricardo.Barroso 07/09/2022

Quem vai dizer que não foi assim??
Melhor companhia nesse feriado é essa HQ que traz com muito humor (e também fatos históricos!) a independência do Brasil. Pense numa mistura entre Carlota Joaquina e Noite dos Mortos-vivos!
Obra incrível do Fábio Yabu e do inesquecível Harald Stricker (Android) que nos deixou em 2020.

Victor Oliveira 11/05/2021

Uma divertida visão sobre a história do Brasil
Se a história do Brasil fosse ensinada assim nas escolas, seria muito legal de aprender.

Gosto da maneira despretensiosa com que a história é contada, visando sim divertir o leitor, mas buscando ser assertivo em alguns fatos históricos.

Gosto das cutucadas sociopolíticas existentes no texto, assim como a arte maravilhosa do Harald e da personalidade de D. Pedro que por vezes me fez lembrar da clássica HQ A Espada Selvagem de Conan.

Um quadrinho, nacional, retratando parte da nossa história, com ação, emoção, drama e com uma dose de erotismo.

Recomendo muito pra quem gostou de filmes como Abraham Lincoln - Caçador de Zumbis

Maura Regina 20/04/2020

Ilustração maravilhosa!
Como grande fã do Jovem Nerd, há tempos buscava essa obra. Eis que, inesperadamente, recebo um link para download gratuito da HQ.
Confesso que a experiência de leitura não foi das melhores devido a tela do meu celular ser pequena. Porém, mesmo assim pude me divertir principalmente com as ilustrações.
É gratificante ver a história do Brasil retratada dessa forma.
Lorrane 03/08/2020minha estante
passei por uma experiencia mt parecida, é uma obra mt divertida

Mauro 24/09/2012

A criação e recriação do universo ficcional Jovem Nerd.
Independência ou Mortos representa o ponto alto do encontro entre o universo real e o ficcional naquela que é a maior (e melhor?) plataforma de storytelling já criada em terras tupiniquins pós-advento internético, os sites do grupo Jovem Nerd.

Como boa parte da geração conectada e produtora de conteúdo no Brasil, compro os produtos da NerdBooks, o selo editorial do grupo. Perdi apenas a edição de colecionador de A Batalha do Apocalipse, mas os outros três chegaram até mim utilizando a logística descomplicada da operação de ecommerce do grupo.

E, minha sensação ao terminar de ler em uma tarde só esta última obra é que, caso você não tenha percebido, a nostalgia e o apreço pela cultura pop (temas com os quais a turma vêm flertando desde 2002) estão pouco a pouco tornando-se coadjuvantes.

A ficção de si mesmo
A cada nova produção me parece mais claro que estamos comprando os spin-offs da “mitologia da trupe”, agora materializada em obras literárias e quadrinísticas. E, quem sabe, televisivas em um futuro bem próximo. Em meio à empolgação e o já inegável poder e engajamento que provoca a equipe comandada por Alexandre Ottoni e Deive Pazos (será esse o verdadeiro Time D. Pedro?), sua mais recente publicação fecha um arco genial tem pouco a ver com a recontação da história do Brasil.

Confira a resenha completa em: http://contemconteudo.com/estrategia/a-criacao-e-recriacao-do-universo-ficcional-jovem-nerd/
FelipeBarroso 27/10/2012minha estante
Olá, Mauro!

Realmente a graphic novel Independência ou Mortos é sensacional. Também li em uma tarde, sou muito fã da família Jovem Nerd e não poderia ser diferente, Deive e Alexandre fazem seu trabalho com muito esmero.

Estão de parabéns!

Grande abraço.

Mau Uchikawa 28/04/2020

Chalaça, Segura minha camisa!!!
Os traços do Harald e a mente do Abu Fobyia (Fabio Yabu) são uma fusão bombástica pra essa versão da vinda da família real para o Brasil e proclamação da independência. O pessoal da Nerbooks deveria investir mais em estórias como essa.

Wyllds 29/10/2012

"Quadrinho nacional não presta"
É o que muitos dizem por aí. Pois bem, caros amigos, Independência ou Mortos, veio justamente para provar o quão falha é essa afirmação que dá título à essa pequena opinião.

O quadrinho pega alguns elementos da história do nosso país, coisa que eu não via há muito tempo. É engraçada essa distância que muitas pessoas insistem em manter de nossa cultura. Particularmente acho muito interessante, e muito mais próximo de nós, quando algum autor decide utilizar algo que nos rodeia.

O que também nos rodeia, fortemente, é a cultura pop, o próprio nome já diz, "pop". E o que está em alta nesse cenário? Zumbis! Então, por quê não juntar o útil ao agradável? É o que Abu e Harald fizeram, brilhantemente, nesse quadrinho.

Outra reclamação que ouço de quem pega em mão o quadrinho, naquela do "dêxo vê", fala "mas é preto e branco?" Sim, é P&B, mas não é por isso que é um material inferior (o que é relativo) a algum possível concorrente. O P&B usado aqui é de tirar o fôlego, quem desenha, ou pelo menos tem conhecimento de algumas técnicas de desenho, vai entender o quão lindo é esse trabalho. Uma história que não é bem de terror, mas o clima é fortemente influenciado pela falta de cores.

Só fica aqui uma pequena indagação, não sou muito fã de falas em balões de quadrinhos com uma fonte padrão, acredito que fique melhor, nesse caso, uma fonte que seja toda em maiúscula, ajuda na leitura. Mas é apenas uma birra minha, nada que influencie no trabalho magnífico que esses caras fizeram.

Edu 16/09/2012

Uma experiência INCRÍVEL !
Acabei exatamente agora de ler essa maravilhosa Graphic Novel. A história foi muito bem desenvolvida e emocionante, as viradas no momento certo e personagens marcantes, sem falar na perfeita junção entre a ficção e o fato histórico. Me surpreendi com a qualidade sem precedentes do material. O final me emocionou bastante e me sinto realmente privilegiado por estar com essa obra em mãos. Parabéns ABU FOBIYA e HARALD STRICKER (juntamente com toda equipe do JOVEM NERD).

@pedro.h1709 08/09/2020

Independência ou mortos
O livro em quadrinhos "Independência ou mortos" tem uma excelente mistura de terror com humor sarcástico.

O título aproveita eventos e personagens históricos adaptados para esta trama ficcional de zumbis que atrai um enorme público.

A arte é de ótima qualidade e a obra em si é muito envolvente. A leitura foi rápida e deixou um gosto de quero mais, de que acabou muito rápido; ainda assim é um ótimo material para aqueles que se interessam por história e que são aficionados por zumbis.

André 22/09/2012

Independência ou Mortos!
Li aqui a HQ e me senti satisfeito. Tem umas sacadas legais, quem conhece história vai curtir umas referências bem colocadas. Algumas "piadinhas" oportunistas(por parte do Yabu e do Android) me arrancaram gargalhadas. Mas achei a história muito corrida. Foi história demais pra páginas de menos, e acabou que a maioria dos personagens tem algo como 2 falas, excluindo a familia real que tem mais destaque. Os outros são puros npcs. Achei o climão meio zoado demais também em alguns momentos, e depois o momento que seria trágico acabou ficando perdido. Os desenhos foram outra coisa à parte, o estilo em certos momentos foi incrível, na apresentação do personagem Tigre e durante o combate finaç, mas em outros momentos não conseguiu passar muito bem a ideia de movimento, e nem de importância de certos personagens. Deu pra perceber por essa variação de qualidade que o Harald Stricker não estava acostumado com o ritmo de produção extremo de fazer fários desenhos com nível de detalhamento alto por dia. Ganha 3 estrelhas(de 5), e fico feliz de ter "investido" um pouco nesse mercado tão escasso no brasil. Que venham mais hqs do nerdbooks, talvez com uma história que caiba melhor no número de páginas estipulado, e mais artistas envolvidos para diminuir o fardo da produção.

1 | 2 | 3 | 4 | 5