O Código de Atlântida

O Código de Atlântida Charles Brokaw

Resenhas - O Código de Atlântida

I. Pestana 12/05/2013

Desastre
Tem um ótimo enredo, no entanto o autor é um péssimo contador de história e um péssimo escritor. Li esta versão no original, e daí não sei se a tradução melhorou essas coisas, mas larguei o livro de tão mal que ele era. Enfim, não mudarei minha nota.

LPFaustini 06/02/2013

Charles Brokaw X Dan Brown - comparação inevitável
O Código de Atlântida para mim foi como um Dan Brown menos apelativo. Talvez seja melhor dizer que o romance é uma aventura "alla Indiana Jones" sem o Indiana Jones. Ou mesmo, com o Indiana Jones sendo substituído por uma policial russa, Natashya, que está entre os personagens principais, mas não é a estrela do livro. A estrela é um professor, chamado Lourds (ô nome infeliz), muito inteligente, charmoso, mas que sua melhor forma de ataque é um rolo de macarrão.

A trama é extremamente linear e não tem aquelas "viagens" e reviravoltas que Dan Brown utiliza em seus livros. A identidade dos vilões da história é revelada desde o início da trama, não deixando nada para ser explicado depois. Na verdade, é uma trama bem objetiva e quando você pensa que existe alguma coisa bem complexa acontecendo (no estilo Dan Brown), pare! Não é nada do que está pensando.

Estou comparando ao Dan Brown porque na minha opinião o estilo de escrever entre os autores é praticamente o mesmo. É uma trama que prende. Que nos dá muitas informações sobre coisas que você nunca iria saber e que são verdade (se você procurar no google, vai achar). É divertida e a leitura sai bem rápida. Porém, diferentemente do autor de "Código da Vinci" e "Anjos e Demônios", Brokaw divide a leitura e salta do ponto de vista dos protagonistas para o dos antagonistas, sem rodeios, sem mistérios. E isso é realmente interessante.

Novamente, a Igreja Católica é a vilã e é capaz de matar para conseguir o que quer. Nada contra, afinal é uma ficção. Mas quando fui comprar receei ao saber deste fato. Pensei: de novo? E por isso pedi de presente de natal. Mas com a leitura, descobre-se que na verdade é uma seita dentro da Igreja a real vilã, e que age em segredo e não tem o aval do Vaticano. Isso acaba poupando a história do clichê tradicional "Igreja x Mundo".

O livro só não mereceu as 5 estrelas pelo final que me decepcionou. Acreditava que algo fantástico aconteceria, afinal, estamos tratando de coisas fantásticas: Atlantida, um código secreto, instrumentos musicais mantidos intactos por milênios, metais não conhecidos pela civilização atual, linguas desconhecidas. Mas o romance se manteve pé no chão desde o início. E talvez seja isso que tenha acontecido. Um final normal para um mundo normal e comum. Tive a impressão que Brokaw falhou em nos tirar da realidade cotidiana e da normalidade de nossas vidas.

L.P.Faustini
autor do livro:
Lucci Argentino 17/08/2017minha estante
undefined

sagonTHX 18/11/2012

AVENTURA AGRADÁVEL
A compração é inevitável,mas, do meu ponto de vista, esse livro está mais para o estilo de Sam Bourne do que para Dan Brown. E, pra ser mais franco ainda, Charles Brokaw escreve bem melhor que o camaleão-charlatão Dan Brown.

Li o livro e gostei muito. Tem ação, mistério, aventura, suspense e, claro, conspiração envolvendo a Igreja Católica. Há alguns clichês típicos das histórias de ação, mas, no todo, a narrativa é descente e agradável e os personagens são convincentes. Os vilões Gallardo e Murani são odiosos.

O único senão que eu apontaria é a escolha do autor para o nome do protagonista Thomas Lourds. O tempo todo ele é referenciado como Lourds na narrativa, e fica difícil não ler o nome inglês como Lurdes. O que, para o macho viril não pega lá muito bem.

De resto, o livro é uma ótima opção para quem gosta de ação, aventura e mistério envolvendo arqueologia e civilizações perdidas. Mas, de cara, tire Dan Brown do caminho, ou isso vai estragar a sua leitura.

O livro é uma boa opção de leitura e merece ser visto. Pena que a compração com o Código Da Vince afaste a maioria dos interessados.

cassio 20/12/2012minha estante
vi esse livro hoje na saraiva e confesso que, pela sinopse do livro, pensei na hora "mais uma imitação de dan brown"... não que isso seja ruim, muito pelo contrário, sou fã do db, e gosto muito do sam bourne tbm... que bom, me interessei pelo livro, e talvez seja minha próxima leitura...